Por critério adotado com Lula, dois ministros de Temer seriam afastados pelo STF

Do Justificando

Por critério adotado com Lula, STF teria de afastar dois ministros de Temer
 
Nesta quinta, 12, o Presidente Interino Michel Temer anunciou sua equipe de Ministérios, com 21 homens divididos para os cargos. Entre eles, pessoas de seu círculo íntimo que estarão à frente de pastas importantes como a Secretaria de Governo e o Turismo, assumida por Geddel Vieira Lima e Henrique Alves, respectivamente. No entanto, a depender do precedente do Supremo Tribunal Federal, o recente time de ministros pode estar prestes a passar por mudanças.

Isso porque em março deste ano a corte, por meio de liminar do ministro Gilmar Mendes, decidiu afastar o ex-Presidente Lula do Ministério da Casa Civil, sob a alegação de que ele estaria usando do foro especial conferido pelo cargo como rota de fuga da Operação Lava-Jato, conduzida pelo juiz federal Sérgio Moro. Atualmente, o Processo está para ser pautado para o plenário.

A relevância dessa decisão é que tanto Geddel, quanto Henrique Alves são investigados na Lava Jato por supostos recebimentos de verbas desviadas de contratos da Petrobrás. Além disso, assim como Lula, ambos não possuíam foro especial antes da nomeação ao ministério, diferentemente de outros ministros de Temer investigados na Lava Jato, como, por exemplo, o Senador Romero Jucá.

Questão é polêmica

Vale dizer que o afastamento de ministros por envolvimento na Lava Jato ocorreria apenas por coerência com o já decidido no caso de Lula, pois, do ponto de vista jurídico, a mudança do foro da primeira instância para o STF divide juristas quanto a benefícios e prejuízos e, além disso, quanto à ilegalidade ou não da nomeação. Para o Professor de Constitucional Pedro Serrano, a Suprema Corte tem toda a capacidade de seguir esse julgamento com responsabilidade. 

Já a Professora de Direito Penal Alice Bianchini ministros são beneficiados com o foro especial, conhecido popularmente como foro privilegiado. Isso porque o Supremo teria uma atitude mais garantista que demais juízes.

Em março, o Justificando entrevistou o Professor de Direito Constitucional pela Universidade de Roma, Pier Luigi Petrillo, que afirmou ver com preocupação a possibilidade de afastamento de ministros de estado pelo Judiciário, uma vez na sua opinião, a escolha para ministério é das funções mais discricionárias de um chefe do Executivo. “Na minha opinião, não é apenas estranho, mas anti democrático, o fato de um juiz possa constratar com o poder político sobre a nomeação de um ministro” – afirmou na ocasião

 

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. espere sentado

    No entanto, a depender do precedente do Supremo Tribunal Federal, o recente time de ministros pode estar prestes a passar por mudanças.

    O STF participa do golpe e já mostrou que pau que bate em chico não bate em francisco.

    O STF não fará nada contra o golpe.

    Já recebeu garantias de que será regiamente recompensado por permitir o golpe contra Dilma.

    O aumento para o judiciário vem aí  — o aumento que foi bloqueado por Dilma, lembra?

     

    1. O aumento é aquele que Dilma

      O aumento é aquele que Dilma tratou e não foi levado para votação pelo presidente e mesa diretora da casa?

       

  2. Cuidado!

    Por favor, não façamos intriga, o lema agora é “Ordem e Progresso” e pelo que noto este blog está em desordem, assim vamos ter que chamar o Min. da Justiça Alexandre de Moraes, o doce, para com a suavidade agora da PF e não mais da PM, abrandar as mentes revoltadas desses comentaristas comunistas, hehehehe

  3. Peraí, mas alguém já acionou

    Peraí, mas alguém já acionou a justiça ?!?

    Lembro que contra o Lula foram umas 50 liminares !!!

    Cade os advogados uma hora dessas ?!?

    1. Dois erros não fazem um acerto.

      Se ninguém entrou na justiça certamente pe porque se deu conta que é um absurdo completo o que fez o ministro Gilmar Mendes impedindo a posse do Lula mas até que valeria uma pergunta ao dotor Gilmau: o que ele acha da nomeação de investigados na lava-jato pelo Temer?

  4. Será?

    Será que Cardozinho vai ter peito pra entrar com ação no Supremo contra esses nomeados?

    Cadê a resistência?

  5. A questão é polêmica, é mesmo….////…????

    A questão é polêmica, é mesmo….////…????

     

    hum…claro, nessas horas a questão é sempre polêmica…quem vai encarar…o velho tempo das capitanias hereditárias voltou…agora esse pais tem dono…até dias atrás qualquer juiz de porta de cadeia poderia cassar um ministro bem como impedir a posse de Lula no gozo de todos os seus direitos civis e políticos…mas quem vai encarar essa turma de assaltantes que tomou de conta do cofrre..,

  6. Os atuais donos das

    Os atuais donos das capitanias hereditárias, como me disse o sr. clovis, o  porteiro do predio, esse pais agora tem dono,  quem vai encarar…

  7. Dúvida

    Com o governo do PT pode, e agora do golpe não? Mas que perderemos se os congressistas da oposição entrarem na justiça contra as arbitrariedades cometidas? A oposição não vai agir? Vamos ficar assistindo? Eu estou cada vez mais perplexo com os fatos.

  8. E se foram arquivados antes,

    E se foram arquivados antes, pedidos do pgr, pelo relator sorteado ou de oficio pelo pgr… como ficam os resultados?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador