Por mudança de sede, Barbosa é criticado pelo CNJ

 
Da Folha de S.Paulo
 
Integrantes do Conselho Nacional de Justiça dizem que o presidente do órgão, ministro Joaquim Barbosa, negou acesso à informação aos conselheiros sobre o processo de mudança da sede dos prédios do CNJ, que sairão do Supremo Tribunal Federal para dois edifícios em Brasília.
 
Conselheiros atacam Barbosa –um deles disse que a recusa “pode ser classificada como ato de improbidade administrativa nos termos da Lei de Acesso à Informação”.
 
Eles reclamam que os prédios escolhidos para o CNJ não têm condições mínimas de segurança e pedem a prorrogação do prazo da mudança, prevista para este mês.
 
Em fevereiro, a ministra Maria Cristina Peduzzi enviou memorando com o pedido a Barbosa, assinado pelos demais conselheiros, o que foi rejeitado. A Folha teve acesso a um ofício enviado pelos conselheiros a Barbosa em 8 de abril, reiterando o pedido.
 
Procurado, o CNJ disse que não iria se manifestar sobre o ofício, mas que a ocupação do CNJ no STF foi uma medida “provisória” que já se estende por nove anos e que o STF “tem necessidade premente de reocupar a área onde outrora se localizavam os gabinetes dos ministros”.
 
Os conselheiros alegam não ter acesso aos custos da reforma. O CNJ diz que a obra nos dois edifícios custará R$ 12 milhões, com a reforma dos banheiros e recuperação estrutural de lajes e vigas.
 
Para aliados do presidente do STF, a resistência dos conselheiros deve-se à “perda de status” por terem de deixar o prédio do Supremo. Barbosa não se manifestou.
Redação

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tá vendo aí, Barbosa.

    Triste Barbosa,

    Abandonado pela esquerda, pelo centro, pela direita.

    Abandonado pela grande mídia.

    Abandonado pelos seus próprios pares.

    Foi o preço pago por todos os justiceiros da história.

    1. Será, Assis? Tô vendo a hora

      Será, Assis? Tô vendo a hora que os outros ministros vão passar rifa na sociedade para comprar o trono de ouro para Sua Alteza Real…. De uma certa forma, eu acho que a maioria dos ministros está adorando essa coisa de sentirem-se os deuses do Olimpo. Eles tem que tomar uma rasteira.

  2. Já eh inútil, agora jogam o
    Já eh inútil, agora jogam o “batman” ao mar.

    Cadê a coxinhada “apartidaria” que pregava “barbosa 2014”?

  3. Só quem já conviveu,

    Só quem já conviveu, trabalhou, ou se desentendeu no trânsito, ou num restaurante, etc, com juízes e desembargadores vai concordar e saber completar a minha frase:

    Eu quero mais é que essas “excelências” todas se…

  4. Por enquanto só foi

    Por enquanto só foi abandonado retoricamente e intra-muros. Até agora ele tem feito o que quer sobre tudo e sobre todos.

  5. Joaquim Benedito Barbosa

    Joaquim Benedito Barbosa Gomes (Paracatu7 de outubro de 1954) é um ex-advogado, ex-procurador da República, e atualmente professorjurista e magistrado brasileiro. É o atualPresidente do Supremo Tribunal Federal, sendo portanto o atual chefe do Poder Judiciário brasileiro 2 .

    Em 2013 foi eleito pela Revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo 3 . Foi incluído em uma lista de 10 brasileiros que foram notícia no mundo em 2013, elaborada pela BBC Brasil 4 .

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/ce/Joaquim_Barbosa-21-11-2012-edit.jpg/506px-Joaquim_Barbosa-21-11-2012-edit.jpg

     

    Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.

    Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em HelsinkiFinlândia e, após, foi advogado do Serpro (1979-84).5

    Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambos em Direito Público, pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993. Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro licenciado em 2006.6 Foi visiting scholarno Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003), . Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, naÁustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Foi indicado Ministro do STF por Lula em 2003.7

    Joaquim Barbosa é o primeiro ministro reconhecidamente negro do STF, uma vez que anteriormente já compuseram a Corte um mulato escuro,Hermenegildo de Barros, e um mulato claro, Pedro Lessa.8

     

    Este homem deve ser considerado uma das pessoas mais gratas para esta Nação.

    Mecheu num vespeiro histórico de desmando, de corrupção e de indiferença com os anseois da nação.

     

    Na minha opinião acho que ele deveria entrar para a politica, se quisesse mesmo nesta eleição seria eleito presidente.

     

    A melhor defesa Ilustrissimo Ministro Joaquim Barbosa, é o ATAQUE.

     

    De um berro e saia para cima desta camarilha de oportunistas que eles encolhem o rabo e saem em diaparada.

    1. Conde Rochester,
      Joaquim

      Conde Rochester,

      Joaquim Barbosa é criticado não por seus títulos,  mas por sua arrogância, seu destempero, seu desprezo pela lei e pela CF. Aliás,  com tantos títulos, as atitudes desse poço de mágoa e de maldade é mais censurável nele do em outros menos ilustrados.

      1. Joaquim Barbosa é o homem que

        Joaquim Barbosa é o homem que vai entrar para a história como aquele que iniciou uma nova fase no judiciario brasileiro.

        1. Uma fase despótica, com

          Uma fase despótica, com certeza!

          Um homem que venceu por seus próprios méritos deveria ter mais censo …de justiça! 

           

        2. Verdade. Será a breve fase em

          Verdade. Será a breve fase em que o judiciário rasgou a constituição e rastejou atrás de uma mídia canalha!

        3. Que nova fase caro caconde?

          A unica fase que ele fez, ilegal, criminosa e imoral e anticonstitucional foi contra o PT. Contra o PSDB e seu mensalão igualzinho ao do PT, mas com mais grana e esta sim publica, ele piou mansinho que nem passarinho. Foi mais dócil que um pussyzinho americano. Qual a nova fase caro nobre aprova? A fase covarde calhorda apoiada pela imprensa PIG ou a fase cagona sabendo que seu filhote seria corrido da globo e ele queimado em praça pública pela mesma impressa que o acolhe como um cão viralata lambe botas do patrão?

          1. Sou povo. Sou Brasil

            POr isto que digo que a oposição é bem chifrim para se mudar o poder neste País, com militantes aguerridos como vc a gente até desconfia que vc é ferrenho defensor de que os fins justificam os meios, né não?

            Agora comparem a impetuosidade dos militantes petistas com os dos outros partidos.

            Migão não sou ingenuo é lógico que para se manter o poder neste mundo animalizado é imprescindivel a truculencia e agressividade e que sim os fins justificam os meios, não precisa nem responder. A Russia é dominada pelos remanescentes daqueles que controlavam a KGB e somos testemunhas das atrocidades que estes sujeitos são capazes para se manterem no poder.

            Acontece que o brasileiro é um povo cordato, desejamos muito mais o dialogo do que o confronto bélico, desejamos muito mais, ser parecidos com a Dinamarca do que com a China, Cuba ou com a Russia.

            Este discurso agressivo e as praticas que fizeram com que o PT chegasse ao poder, ao que tudo indica não se esvairam, não bastou chegar ao poder? O discurso é para se manter a situação igual aquela que vcs criticavam?

            O Brasil avançou com o PT. Mas não o suficiente, o PT repete as elites conservadoras desde a monarquia, afrouxam um pouquinho o laço, mas não mudam nada efetivamente. É a velha luta do poder pelo poder.

            Francamente…

        4. Conde…

          não tem nada a haver com o comentário. Você não vai ligar o nome à pessoa, mas sou seu cliente. Corto cabelo no seu salão.

          1. Então vc é meu

            Então vc é meu correligionário.

            Se vc conhece minha capacidade profissional deve estar alinhado com minhas filosofias e ideologias.

                                                                  

             

            Sou o porta voz do povo. Ignorado, vilipediado, desprezado. Contudo feliz e sorridente. Sou brasileiro e não desisto nunca.

        5. O anti-judiciário

          Sem dúvida. Ele iniciou uma nova fase do judiciário, o anti-judiciário. Para quem não é muito chegado a leis, direitos, é de grande valor.  Quem não é muito chegado a leis ? Os fora da lei ? Então é para esses o anti-juridiário da era joaquinesca.

          1. Amiga… O judiciario que o

            Amiga… O judiciario que o povo conhece é o judiciario desde aquele tribunal que condenou os irmãos Naves.

            Mesmo que tenha alguma simpatia com o PT, fico chocado ao testemunhar que os militantes repetem as mesmas atitudes de tudo aquilo que criticaram para chegarem ao poder. 

            Houve o crime, tudo bem que a pratica de barganha politica para se administrar é corriqueiro, agora pretender manter o que a nação almeja modificar só porque o indiciado é companheiro, não se justifica.

            Se o Ministro Joaquim serve ao interesse de outro partido ou não, não vem ao caso, o importante que historicamente foi sinalizado uma mudança. Isto que interessa.

    2. Joaquim IA Barbosa…

      apesar de possuir um invejável currículo, só chegou ao STF por ser negro. A perversidade do juiz recalcado é justamente por ele ter consciência desse fato. É o único cargo que ele conseguiu tendo que se humilhar, e pedir a indicação, que passou pelo crivo do Ministro José Dirceu. Se existe mesmo inferno, pode ter certeza que no dia que ele morrer, o Cramulhão passa o comando pra ele.

      1. Anseio Popular

        Não é por nada não, mas o seu texto lembra raiva babosa muito proxima de vil preconceito. 

        Posso garantir, como o povo tem por este ministro uma consideração sem limite. E mais, se tivesse se candidatado para presidente, teria muita chance de la chegar.

        Porque ele não fez isto?

        Talvez porque conhece os meandros do poder e os mecanismos pegajosos que o caracterizam e como muitos outros personagens ilustres e dignos deste País que se afastaram-se da convocação civica para tal desiderato.

        Podemos garantir que o Brasil perdeu com isto.

  6. É só Joaquim Barbosa?

    “Triste Barbosa,

    Abandonado pela esquerda, pelo centro, pela direita. Abandonado pela grande mídia. Abandonado pelos seus próprios pares. Foi o preço pago por todos os justiceiros da história.”

    Assis, apesar de tudo isso Barbosa continua fazendo o que quer.

    Cada episódio que envolve Joaquim Barbosa desmoraliza ainda mais TODO o judiciário brasileiro.

    Todos os homens do “direito” brasileiro veem os absurdos que ele cometeu, comete e vai continuar cometendo até o seu último dia como presidente do STF e, incapazes de qualquer atitude, nada fazem.

    A começar pelos ministros do STF, que veem Barbosa, um ministro, fazer o que quer com a decisão de um plenário constituído por mais 10 ministros; eles.

    Não se fazem respeitar.

  7. O judiciário está colhendo o

    O judiciário está colhendo o que plantou, quando resolveram dar asas e ignorar os abusos de poder, as infrações cometidas contra a constituição, os imensos indícios de parcialidade, as grosserias a companheiros de corte, reporteres e políticos, o mau comportamento em tribunais e fora deles, o estrelismo, etc… O que o judiciário plantou cresceu, ganhou corpo. Portanto, pela lei da natureza, é natural que a sede e a fome, seja proporcionalmente maior. Então, o que fazer? Com a palavra o próprio judiciário, que é quem dispõe dos meios legais mais eficientes para dar um basta nesse autoristarismo. 

     

  8. Um dia eu vou entender a

    Um dia eu vou entender a necessidade que essa turma tem de mudar de prédio. Toma posse, muda de prédio. Onde se fala em reforma do Judiciário, tem alguém querendo mudar de prédio.

  9. ” Para aliados do presidente

    ” Para aliados do presidente do STF, a resistência dos conselheiros deve-se à “perda de status” por terem de deixar o prédio do Supremo…”

    Caramba, olha pra isso… Pessoal não sabe que o Imperador, não respira o mesmo ar que a patuleia? Tá certo o JB, dou força para que os demais ministros da Corte fiquem num quiosque na Praça e só adentrem o “palácio” qdo forem convocados. E, tb acho que os demais ministros não podem usar a mesma toga que o Imperador, a dele tem que ser diferente; de repente, bordar com fios de ouro um sol, um dragão… uma outra cor, talvez; o ideal seria um manto vermelho mas… Ainda vai chegar o dia em que vamos ver os demais ministros carregando JB nos ombros para a entrada em plenário e/ou o próprio desfilando pelas avenidas do país num magistradomóvel. Esse STF, além de incompetente é d’uma cafonice a toda prova.

    1. Um sol, símbolo japonês não é

      Um sol, símbolo japonês não é bem o caso. Um dragão, jamais, ele rasgaria em mil pedaços, e mandaria prender os bordadores do reino. Mas, adoraria um tucano ou uma águia, ou ambos, de asas dadas, bordados com fios de ouro em sua toga. Aquelas perucas usadas no período monárquico também caberiam bem ao novo status do judiciário.

  10.   Pô, mas outra reforma – já

      Pô, mas outra reforma – já não chegava o banheiro de R$100.000?? Esse cara é ministro ou mestre de obras?

    1. Ao povo as batatas

      Para nós o povão que como sempre estamos a margem das disputas nem sempre, ou quase sempre desonesta, da luta desregrada pelo poder neste País, ao ler um texto como este sentimos até vontade de vomitar.

      E como sempre temos que engolir em seco e continuar a dura batalha pela sobrevivência e continuar como espectadores impotentes, porque, impossibilitados em razão da lei eleitoral de sermos condignamente representados.

      A militancia do PT é conhecida desde sempre pela dedicação que beira ao fanatismo. O brasileiro médio repudia toda forma de extremismo, todo radicalismo, nos sentimos mal qdo testemunhamos qualquer atitude neste sentido.

      O PT demonstra neste episódio com o Ministro de forma cada vez mais chocante para a opinião publica do brasileiro médio a truculência da sua militância.

      O triste desta estória toda é que a gente não vê nesta militância a mesma dedicação, qdo se trata de defender os direitos deste povo para melhorar as condições de vida, acreditam que o que já foi feito esta mais do que suficiente, repetindo a pratica das elites conservadoras.

      E as manifestações de rua de junho do ano passado estão ai para comprovar.

      Só não aconteceu um golpe de estado por simples falta de interessados. Em 1964, por muito menos os militares tomaram o poder neste País.

      A impressão que fica é que – Não mecham com os companheiros porque a retaliação não medira conseqüências. Mesmo que estes não tenham razão alguma.

      Evidentemente que os outros partidos usam de artimanhas, nem sempre éticas e honestas, na luta pelo poder ninguém espera moderação, contudo, pelo menos para a opinião publica o comedimento é a atitude esperada.

      No caso com o ministro a militância tem se dedicado exageradamente, é até sinal de bom senso que se moderasse a defesa de seus pontos de vista. E se o Ministro um dia vier a ser presidente deste País? Vão fazer como sempre fazem os partidos políticos, principalmente o PMDB, esquece-se tudo e damos as mãos nas coligações futuras.

      E o povo?

      O povo oras…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador