Por temor, os ministros que voltaram atrás e impediram outro fim para Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Outro fim agora e por mais um ou dois anos
 

Foto: Arquivo – Nelson Jr./SCO/STF
 
Jornal GGN – Se o julgamento de ontem (04) no Supremo Tribunal Federal (STF) fossem as duas ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs) que questionam  a prisão em segunda instância e, na prática, poderiam modificar o entendimento atual da Corte, o resultado seria outro e Lula não seria preso.
 
A frustração gerada com isso, não fosse a “estratégia” da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, escancarada pelo ministro Marco Aurélio Mello, fez alguns daqueles que votaram a favor do Habeas Corpus se incomodarem, como se verificou nas posturas do próprio Marco Aurélio e de Ricardo Lewandowski.
 
A cosenquência natural esperada nos bastidores do Supremo é uma pressão para que tais ações, que modificam o entendimento atual sobre a Constituição e pudessem reverter a prisão de qualquer réu a partir da segunda instância, fossem pautadas o quanto antes.
 
Entretanto, se essa era a clara intenção de alguns dos ministros, outros optaram por recuar. Rosa Weber, o voto minerva, que se posicionou claramente contra a prisão em segunda instância, mas não acatou ao recurso de Lula, já havia recuado nos últimos minutos de julgamento. 
 
Estava em questão estender a liminar, o salvo-conduto de Lula para que ele não fosse preso até o Supremo julgar as ações declaratórias. “Eu não entendo, parece que eu já havia sido clara em meu voto”, disse Rosa Weber, com a expressão de cansaço e sem querer assumir qualquer risco de desempate a favor de Lula.
 
Durante a leitura de todo o seu voto, Weber deixou claro que, se um dia o Supremo revisasse a prisão em segunda instância, o que ela mesmo defende, enfatizava, Lula terá outro destino. Sairia da prisão, em outras palavras.
 
E quando o peso e a responsabilidade de conceder a ele, ao réu, a possibilidade de se manter livre enquanto o STF não se decide sobre o tema pano de fundo, a ministra deu para trás. Admitindo esse mesmo comportamento, ela é um dos nomes que se somou à massa dos demais 5 ministros da Corte em não querer pautar, tão logo, estas ações.
 
A confirmação foi dada pelo blog de Andréia Sadi, que diz ter conversado com alguns dos ministros. Ao lado de Rosa, o ministro Dias Toffoli também recuou: “Os ministros Dias Toffoli e Rosa Weber também são a favor da revisão – porém, segundo o blog apurou, não neste momento. ‘O País não aguenta mais. Sou presidencialista e Cármen Lúcia já decidiu que não vai pautar’, disse um integrante da Corte”, divulgou a coluna.
 
Se a fala não é de Toffoli, o ministro teria, ao menos, afirmado a um “interlocutor” que não acompanharia a posição de Marco Aurélio, se as ações fossem levantadas agora, neste momento. O tempo pensado em rever a prisão em segunda instância para estes votos beirantes? Daqui um ou dois anos, divulgaram os ministros a Andréia Sadi.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  “Os ministros Dias Toffoli e

     “Os ministros Dias Toffoli e Rosa Weber também são a favor da revisão – porém, segundo o blog apurou, não neste momento. ‘O País não aguenta mais. Sou presidencialista e Cármen Lúcia já decidiu que não vai pautar’, disse um integrante da Corte”, divulgou a coluna.

    Rosa Weber. Ela condena porque pode e como é escancarada a falta de caráter e de respeito a instituição Judiciário pelos ministros do STF não será surpresa se ela mudar de voto na questão segunda instância. Menos ainda Gilmar que tem em mãos todos os processos envolvendo o Psdb que com certeza absoluta serão arquivados sobrando apenas o Lula na masmorra.

    Quem assistiu o voto de Toffoli sabe o quanto ele é patético. Com certeza não votará a favor da revisão da segunda instância.

    Eu é que não mais esse país, não esses cachorros e cadelas golpistas do STF. Cúmplices de bandidos é o que são. Sabujos dos maiores ladrões que esse país já teve no poder. Carmém recebendo Temer e Moro quase beijando Aécio é a imagem mais perfeita da Justiça brasileira.

  2. Inocência tem limites.

    Inocência tem limites. Acreditar em Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Celso Mello? Pra mim esse placar de 6X5 com esse voto titubeante da RW foi combinado entre todos os ministros. Assim, Lula vai preso e a vacilante vota contra a prisão em segunda instância depois (com a maioria de novo, uai). Tanto é que psdb, dem, pig e demais bandidagens elogiaram a decisão.

    1. Sua mensagem explicita

      Sua mensagem explicita claramente: você não viu os votos e conclui baseado sabe-se lá onde de que os votos foram combinados entre todos os ministros.

       

      Foi uma sessão muito tensa, cheia de ironias, interrupções, apartes etc.

      Claramente, Lewandovisc, marco Aurélio, Ceelso e Melo e Gilmar foram vencidos pela manobra da Carminha.

      Enlamear todos é o mesmo que não enlamear nenhum.

      Não ajuda em nada, só confundi.

      triste momento da vida brasileira e não há expectativa de melhora.

      nosso campo (militância da Esquerda) é tão ruim quanto o deles.

       

       

  3. Uma das piores indicações, se

    Uma das piores indicações, se não mesmo a pior, para o Supremo. Os pré-requisitos para a nomeação são dois: ilibada reputação – aspectos éticos/morais, e NOTÀVEL SABER JURÍDICO – viés técnico. Está lá, cristalino no artigo 101 da CF.

    Isto posto, a perplexidade: por qual critério essa senhora foi indicada pelo governo Dilma para ser ministra? Fora de questão o quesito “reputação ilibada”. Sem sombra de dúvidas a ministra Rosa Weber preenche essa exigência de sobra. Mas os técnicos? 

    O currículo acadêmico acadêmico é paupérrimo. Só possuía(pelo menos na época da indicação) o diploma de “terceiro grau” no grau de Bacharel em Direito e só. Nada de pós-graduação. Nem mesmo no nível mais básico que é a especialização. Tão raquítico, lista cursos de extensão universitária(dois) para engordá-lo. 

    Já no campo profissional dedicou toda a carreira à Justiça do Trabalho, ou seja, um ramo bastante restrito. 

    Difícil entender o que levou a presidente Dilma a indicar uma pessoa tão desqualificada para um cargo tão importante. Quem a apadrinhou politicamente? 

    Aqui o currículo: https://goo.gl/KP9Mfr

     

     

     

    1. O $TF não toma decisões técnicas, toma decisões políticas

      O processo do Lula não é um processo técnico, é um processo político. Portanto, ainda que a Rosa-vai-com-as-outras-em-detrimento-das-suas-convicçõe$ fosse técnica, seu tecnicismo não serviria para nada no processo do Lula.

    2. Soneca
      A soneca, em todo julgamento que lhe é enfadonho dado seus parcos recursos cognitivos, só acorda prá cuspir, digo.
      , decidir.

    3. O notável saber jurídico alguns aparentam ter….

      … mas, NÃO RARO, agem de forma lastimável. 

      Quanto à REPUTAÇÃO ILIBADA, os arquivos da NSA podem conter muitas surpresas. Não sei se é esse o caso. Mas, atitudes titubeantes, inexplicáveis ao ponto de sequer temer o escracho…sei não…

  4. Porque a Carmem Lúcia não pauta as ADI’s?

    Porque a Presidenta do $TF não pauta as ADI’s?

    É só porque ela não quer ou por um motivo de força maior?

  5. Caro Nassif
    Meusdeuses, isso

    Caro Nassif

    Meusdeuses, isso é um golpe.

    Num golpe, que também é um ponto de rompimento com a Constituiçao, que se esgotou, que é uma peça de ficção.

    Os ministros do STF, que no passado estiveram com o MST, com o PT, era tudo momento, hoje, mostram a cara, são golpistas e o PT e o MST, entre outros,  são os inimigos.

    Não deram o golpe para permitir a volta do PT, e nenhum partido de esquerda.

    Não adianta acusar um e absorver outro, todos os 11 são golpistas.

    Pode-se falar que foi por temor, serve como desculpa, como mascara. Mas é por convicção. 

    Os 11, fazem parte do exército da casa grande.

    O exército e os 11, entre outros, estão juntos.

    Saudações

      

  6. Quer dizer, 
     
    conforme a

    Quer dizer, 

     

    conforme a maioria não concedo alforria aos escravos, não concedo liberdade à Tiradentes, deixo Joana D´Árc ser condenada à fogueira e Jesus ser crucificado, conforme a maioria…………………………………está explicado o destino que reservaram a Olga Benário…………é conforme a maioria…….

  7. “e já não podemos dizer nada”

    “Na primeira noite eles se aproximam  
    e roubam uma flor  
    do nosso jardim.  
    E não dizemos nada.  
    Na Segunda noite, já não se escondem:  
    pisam as flores,  
    matam nosso cão,  
    e não dizemos nada.  
    Até que um dia,  
    o mais frágil deles  
    entra sozinho em nossa casa,  
    rouba-nos a luz, e,  
    conhecendo nosso medo,  
    arranca-nos a voz da garganta.  
    E já não podemos dizer nada.”

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador