Por 61 votos a 20, Senado tira Dilma do poder, mas mantém direitos politicos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Atualizada às 14h20

Jornal GGN – Por 61 votos a 20, Dilma Rousseff, reeleita presidente da República em 2014 com cerca de 54,5 milhões de votos, foi afastada em caráter definitivo pelo Senado, nesta quarta (31), num processo de impeachment por crime de responsabilidade fiscal com motivos controversos. A sentença pela perda do mandato foi lida às 14h13 pelo ministro Ricardo Lewandoski. O Senado, contudo, manteve os direitos políticos de Dilma. Isso significa que ela pode ocupar cargos públicos.

Para fundamentar o impeachment, a oposição à presidente destituída alegou que pedaladas fiscais e decretos de créditos suplementares assinados entre 2014 e 2015 feriram a Lei de Responsabilidade Fiscal, acusação que a defesa de Dilma rechaçou com opinião de técnicos do próprio Congresso e do Ministério Público Federal, entre outros argumentos.

Com a saída de Dilma, Michel Temer (PMDB) assume a presidência da República até o final do mandato, em 2018. Essa é a terceira vez que o partido do vice de Dilma em duas eleições chega ao poder sem ter disputado o cargo majoritário nas urnas. Os precedentes são Itamar Franco, em função do impeachment de Fernando Collor, e José Sarney, pela morte de Tancredo Neves.

A posse de Temer está programada para acontecer às 16h, no Senado. Em seguida, Temer viajará à China para o encontro do G-20, deixando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), no exercício da presidência da República.

JULGAMENTO FATIADO

A pedido do PT, a destituição de Dilma do mandato presidencial foi desvinculada da condenação à perda de direitos políticos. Os senadores votaram em separado e a oposição à Dilma não atingiu os 54 votos necessários à aplicação da pena. 

O senador Renan Calheiros (PMDB), presidente do Senado, discurso admitindo que votou a favor do impeachment, mas disse que “depois da queda, não é necessário dar o coice”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

76 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. presidenta já!

    rui falcão deveria colocar o cargo imediatamente à disposição… de Dilma.

    um é a cara do pt de hoje. a outra é o simbolo do pt que todos aqui aparentemente sonham. CORAGEM.

    andei por um triz de me filiar logo a seguir às eleições. um lamentável episódio pessoal me tirou a ideia. hoje me filiaria sem pensar duas vezes se ela fosse a líder do partido.

    1. E no dia seguinte o partido

      E no dia seguinte o partido acaba. 

      Rui falcão é um desastre, mas Dilma é outro.

      O Republicanismo imbecil de Dilma exterminou um país !!! o aís nasceu em 7 de setembro de 1822 e morreu hoje !!!

      Futuro, riquezas, direitos, tudo nos será expropriado, pq Dilma por ser honesta deixou as corporações fora de controle !!!

      O Fiel conselheiro informava a amante diretora da Isto é.

      Quem mantém Zé da Justiça 5 anos no cargo não fica impune !!!

       

       

  2. Desabafo

    Dilma agora poderá usar seu controle remoto à vontade. Sugiro que ela requeira logo o direito de fazer omeletes semanais  com a Ana Maria Braga.

    Ao Zé Cardoso e suas lágrimas de consiciência pesada estão reservadas e garantidas páginas na História sobre seu protagonismo na destruição do Estado Democrático de Direito por causa de sua incompetência e omissão quando ocupou o Minstério da Justiça e nunca exerceu de fato as funções de um Ministro de Estado.

    E não dá para deixar registrar a ausência de outra nulidade chamada Mercadante que compôs com o Zé o grupo que manteve a Dilma alienada. Anda sumido nos últimos tempos porque a única lealdade que sempre desmonstrou em seus atos foi a lealdade a si mesmo e com sua ambição. Certamenta ganhará uma coluna semanal na Folha de SP em retribuição a sua simpatia pelo espírito democrático que aquele pasquim teve durante a ditadura militar.

    Dilma, Zé e Mercadante, a cada direito que eu perder, lembrarei de vocês.

    O desastre social que se aproxima e a destruição do que foi constuido pelo Lula tem a marca indelével de vocês.

    Só não desejo o ostracismo completo para vocês porque não desejo que algumém se esqueça do estrago no Estado Democrático de Direito que vocês ajudaram a alimentar.

     

    1. * * * * * * * * * * 
      10

      * * * * * * * * * * 

      10 estrelas para seu comentário !!!

      Zé Cardoso não é só incompetente !! É traidor !!! Informante da Isto é !!!

      Em pouquíssimo tempo saberemos da participação dele !!!

      Vai junto do Temer !!!

      1. Eu acrescentaria a esse trio

        Eu acrescentaria a esse trio mais um = o próprio PT. Como o partido em nenhum momento conseguiu quebrar a blindagem que Zé e Mercadante faziam em torno de Dilma e trazê-la para a realidade, principalmente na área econômica quando ficou claro que Dilma estava armando para si mesma uma bomba para o segundo mandato? Aqui no Brasil, a habilidade política permite que mesmo incompetentes como Sarney ou FHC nem sofressem a mais remota chance de um impeachment mesmo sendo claro que estavam levando o país pro buraco. Mas todos sabiam que a habilidade política de Dilma é quase zero; logo ela, mais do que qualquer outro presidente, tinha que se bancar por uma economia que crescesse pouco, mas crescesse. Alguém que quase não é lembrado na trincheira dos golpistas é o Levy, trazido pro governo por Dilma. Com o seu plano desastrado – que o Nassif já tinha alertado no início – a economia foi pro vinagre e aí o caminho ficou fácil pros golpistas. Enfim, agora o fato é que quem tem o título são os golpistas. Sinceramente, esses textos que dizem que Dilma é a campeã moral são muito bonitos,bem escritos, pensados mas pra nós, o povo que vai pagar o pato, não serve pra nada não. 

  3. That’s enough. Com isso vocês

    That’s enough. Com isso vocês brasileiros provaram que não podem ser levados a sério. I’m throwing in the towel, não vou mais tentar argumentar contra ninguém que diga que não se deve investir nesse país de terceiro mundo que vocês insistem em ser.

     

    Se querem ser uma Coréia do Norte, so be it.

  4. Ciro Gomes fala contra o

    Ciro Gomes fala contra o impeachment, chama todo mundo de canalha, e o partido dele INTEIRINHO votou a favor do impeachment…

    Será que ele arruma um ministério do Temer ???

  5. Enquanto isso
    Aeroporto de Frankfurt sendo e fechado…
    O Terror chegando a Alemanha…quem será que representa?

    Teremos o pior da política nos liderando quando a guerra chegar.

  6. Dia

    Dia triste,deprimente,angustiante e acima de tudo covarde.Não há o que comentar,exceto que o Brasil voltou a ser o pasto dos poderosos.

  7. A Constituição Federal foi

    A Constituição Federal foi pisoteada.

    O espaço para a política foi destruído.

    Que comece a guerra que vai despedaçar os golpistas e destruir tudo que eles mais amam. 

     

     

     

     

     

  8. A economia derrubou

    O desastre econômico promovido pelo PT no poder,  acaba de derrubar Dilma. Dilma jamais teria caído se o Brasil estivesse crescendo, inflação baixa, e baixo desemprego.

    1. Não alimentem os Trolls, mas vou alimentar um burro

      O FHC quebrou o Brasil três vezes e mesmo assim não foi destituido do poder. Tem o vídeo do doutor pedindo arrego e levando uma estocada do Bill Clinton em reunião do FMI.

      Golpe é golpe!

  9. É meu velho amigo. Estamos

    É meu velho amigo. Estamos caminhando nessas trincheiras desde o inicio deste século. Intensificamos em 2002, vimos gerar a crise internacional em 2005 e o seu nascimento em 2008. Discordamos de muitas tomadas e não tomadas de decisão neste processo. Nunca pensei que chegaria a assistir um momento desses no país. Rasgaram o meu título de eleitor e a crença que tinha nessa tal democracia que acabou permitindo essa humilhação nacional de 54 milhões de brasileiros e que outros tantos 50 elegessem este Congresso espúrio, esssa quadrilha que tomou de assalto o futuro dos meus filhos e dos netos que ainda não tenho. Li seu post ontem sobre a noite da humilhação após ter chorado tudo o que podia com a fala de Requião. Assim, hoje te digo, se as Ciencias Sociais e políticas não vislumbram no seu campo de estudo ruptura, caos e emergência, a Ecologia o faz desde o início da década de 70 do século passado com o conceito de resiliência. Panarquia, já lestes? Enfim a eficiência erode os sistemas e o nosso sai deste processo totalmente degradado. Um dos caminhos é o novo. O outro, repetir… repetir e repetir… Estaremos fadados a este destino? Confesso estar cansada. Com vontade que tudo vá para a …. Você sabe… o próximo é o Lula. Vão torná-lo inelegível. Só assim acreditam nos vencer nas urnas. Não pude deixar de não lembrar quando em nossos piores momentos você vinha sempre com a possibilidade de uma carta na manga… Dele. E sinceramente a única que vejo agora é jogar a merda toda no ventilador! Não consigo imaginar esse Golpista assumindo a cadeira legitima de Dilma as 16 horas de hoje sem sair algemado. Não consigo…

  10. Faço minhas as palavras do ou

    Faço minhas as palavras do ou da Lfmrodrigues. Nunca me filiei a partido nenhum. Hoje me deu vontade…mas o PT deve mudar radicalemente.

  11. Golpe Parlamentar

    Meu sentimento neste momento é de desesperança. Vi uma farsa acontecer às claras e nada pode ser feito para reverter seus resultados. Uma mulher honesta foi condenada por um tribunal de farsantes. Ficou claro nesse processo todo que nós, povo, não valemos nada. Nossos votos não valem nada. Nossa vontade não vale nada. Nossas necessidades não valem nada. Nosso futuro não vale nada.

    Não valem nada para esses que nos usurpam, nos aviltam, nos agridem com o poder. Mas não devemos nos deixar esmorecer. Essa luta histórica só pode ser vencida se não perdermos de vista o horizonte dos nossos desejos e vontade de justiça.

    Espero que uma bofetada como esta nos ajude a acordar do sono dos que abandonam a si mesmos. Que este momento sirva de flash de luz que ilumina a cena e nos permite ter uma idéia um pouco mais clara do que realmente acontece no desenrolar desse roteiro que é a história da sociedade e do estado brasileiros. Depois de uma bofetada assim fica difícil acreditar que o bem sempre vence o mal, as coisas não são tão simples assim.

  12. Conclamo a todos os

    Conclamo a todos os parlamentares que foram colocados em oposição ao atual e temerário governo que orientem suas ações conforme  procedeu o Baladeiro do Baixo Leblon enquanto esteve em oposição ao governo da Presidenta Dilma Roussef. PARALISEM O PAÍS ATÉ O LIMETE DE SUA FALÊNCIA.

  13.  
    Viva a ‘Prostituição

     

    Viva a ‘Prostituição Brasileira’!

     

    OS NOMES DOS(AS) INFAMES CANALHAS NAZIGOLPISTAS DE 2016!
    Direto para a lixeira da história!
    Amaldiçoados para sempre, nomes e partidos políticos!

    Acir Gurgacz PDT RO
    Aloysio Nunes PSDB SP
    Alvaro Dias PV PR
    Ana Amélia PP RS
    Antonio Anastasia PSDB MG
    Antonio Carlos Valadares PSB SE
    Ataídes Oliveira PSDB TO
    Aécio Neves PSDB MG
    Benedito de Lira PP AL
    Cidinho Santos PR MT
    Ciro Nogueira PP PI
    Cristovam Buarque PPS DF
    Cássio Cunha Lima PSDB PB
    Dalirio Beber PSDB SC
    Davi Alcolumbre DEM AP
    Dário Berger PMDB SC
    Edison Lobão PMDB MA
    Eduardo Amorim PSC SE
    Eduardo Braga PMDB AM
    Eduardo Lopes PRB RJ
    Eunício Oliveira PMDB CE
    Fernando Bezerra Coelho PSB PE
    Fernando Collor PTC AL
    Flexa Ribeiro PSDB PA
    Garibaldi Alves Filho PMDB RN
    Gladson Cameli PP AC
    Hélio José PMDB DF
    Ivo Cassol PP RO
    Jader Barbalho PMDB PA
    José Agripino DEM RN
    José Aníbal PSDB SP
    José Maranhão PMDB PB
    José Medeiros PSD MT
    João Alberto Souza PMDB MA
    Lasier Martins PDT RS
    Lúcia Vânia PSB GO
    Magno Malta PR ES
    Maria do Carmo Alves DEM SE
    Marta Suplicy PMDB SP
    Omar Aziz PSD AM
    Paulo Bauer PSDB SC
    Pedro Chaves PSC MS
    Raimundo Lira PMDB PB
    Reguffe sem partido DF
    Renan Calheiros PMDB AL
    Ricardo Ferraço PSDB ES
    Roberto Rocha PSB MA
    Romero Jucá PMDB RR
    Romário PSB RJ
    Ronaldo Caiado DEM GO
    Rose de Freitas PMDB ES
    Simone Tebet PMDB MS
    Sérgio Petecão PSD AC
    Tasso Jereissati PSDB CE
    Telmário Mota PDT RR
    Valdir Raupp PMDB RO
    Vicentinho Alves PR TO
    Waldemir Moka PMDB MS
    Wellington Fagundes PR MT
    Wilder Morais PP GO
    Zezé Perrella PTB MG

  14. Merecemos.Teremos mais 30
    Merecemos.

    Teremos mais 30 anos de direita no poder.

    Nada, ou quase nada, adiantou as lições da história e os 14 anos de governo do PT

    Qual a mente brasileira, senão de direita?

    Mente meritocrática, elitista, oportunista e descomprometida politicamente.

    Onde estão nossos filhos, estiveram nas ruas de amarelo, ou pelo menos “focados” na metitrocracia para o seu povir.

    Valeu à pena o pragmatismo que nos levou a este cadafalso?

    A vitória acachapante desde os movimentos de ruas até a fragorosa derrota na Câmara, no Senado, na Justiça, nos órgãos de classe, mas entidades, no MP, até na OAB, foi fruto de que?

    De uma sociedade que quer se manter na cultura da “casa grande e senzala”, que não quer aceitar a democracia, e prefere os acordos por debaixo dos panos.

    Que fizemos para acabar com a “gorjeta” na sua extensão mais comum, a do conhecido “agrado”?

    Idealizamos a sociedade, ou repetimos, como fruto do pragmatismo, os defeitos da nossa formação?

    Os governos optaram por fazer as necessárias, todos sabiam desde antes do governo Lula, as reformas de base, e ampliar e pulverizar a concentração das fontes de informação, ou preferiu comparecer ao enterro FÍSICO de Roberto Marinho e ir ao programa de Ana Maria Braga?

    Tanto tempo para propor um plebiscito para as reformas e só agora?

    A direita é que veio comendo pelas beiradas, até a retirada de Mantega e a entrada de Levy, troca que muitos letrados progressistas aplaudiram. Nesta área que é fundamental para governos na era do “it’s the economy”. Aqui a direta teve a certeza que era apenas questão de dias.

    Aguardemos mais 30 anos.

  15. Caio Baccini e Lino Bocchini

    1. Caio Baccini, 28 anos, ex-presidente do DZ-Pinheiros-PT:

    Junho de 2013 acabou em Agosto de 2016;

    2. Lino Bocchini, jornalista, ex-Carta Capital: 

    Não, não é “a hora da união do Brasil”, como dizem os golpistas. Não MESMO. Já que fizeram essa merda inominável que vai atrasar nosso país por décadas, o momento é de aprofundar essa divisão, as diferenças, de escancarar a face horrorosa do Brasil. É hora de lutar mais, muito mais. E não só no Facebook. Tem que brigar na rua, no prédio, no grupo da família, no almoço da firma. Pra sempre, sem trégua e sem perdão.

    em resumo: União do Brasil é o cacete

     

    1. Concordo, com ressalva: união

      Concordo, com ressalva: união do Brasil nem com cacete.  Nos termos desta escória , nem com cacete. 

      E já estamos nos organizando para continuar na rua. Vou achar um tempo e mandar para os blogs e para o face o que fizemos na semana da farsa e que vamos melhorar e continuar  fazendo aqui em Floripa.

       

  16. O Brasil não precisava, nem

    O Brasil não precisava, nem merecia isso. Damos um passo à frente e dois atrás. Nessa toada nosso futuro será sempre isso: futuro. Restará o passado pouco ou nada glorioso e um presente amargo. 

    O que estamos assistindo é o EPÍLOGO de uma CONSPIRAÇÃO, não um simples processo político. Uma trama cuja semente foi lançada desde que um esquema de Poder destoante assumiu as rédeas da Nação. Semente que nunca deixou de ser irrigada pelo ódio, pela intolerância e pelo o espírito revanchista. O projeto dos derrotados não foi só de retomada do Poder, mas de retorno a qualquer custo e sob os escombros de quem lhes ousou subtrair o protagonismo secular. 

    Vamos ligar os fios, como se diz no popular: poderia ter sido outro o desfecho? O PT e seus aliados da Esquerda só conseguiu segurar esses três mandatos e meio por duas razões: 1) As concessões que fez, paradoxalmente, a eles em nome da governabilidade; 2) O apoio da base da pirâmide em reconhecimento ao que foi feito por ela. De resto, foi sempre um “intruso” que na primeira oportunidade deveria ser escorraçado e humilhado. 

    Desde o dia em que vi o senador Romero Jucá se declarar “oposição” ao governo dei a este como condenado. A figura que me veio a mente foi de um suíno empanturrado que vira às costas e abandona o coxo onde se cevou. 

     

     

  17. O negócio não é roubar o voto
    O negócio não é roubar o voto do povo no PT. O golpe continuará e o objetivo é um só consolidar a ditadura de direita eliminando a esquerda em todas as frentes, usam a mídia o judiciário , pagam milhares de fascistas nas redes sociais para patrulhar disseminar o ódio, propagar mentiras e desinformação sobre a esquerda para conquistar o analfabeto político essa grande massa burra que faz o jogo da direita e só sabe reclamar depois por se ferrar. Acordem tirem o bumbum da cadeira, é hora de lutar contra essa ditadura de direita em todas frentes, ganhando coração e mentes.

    1. Perfeito seu comentário

      Infelizmente o que teremos daqui pra frente são as etapas do golpe que já começam hoje. Algumas delas: o Lulinha paz e amor (o republicano) será preso, o PT será cassado, os sindicatos e movimentos sociais serão esmagados. Em suma, toda a esquerda será esmagada.

       

  18. Senado

    Sujeitos elegantes (os golpistas), falam bonito. Brasil, pela categoria (e salário) dos seus Senadores parece ser a Bélgica ou algum outro país mais evoluído. Um dos Estados mais pobres do Brasil, Alagoas, aportou com todos os seus 3 votos pela impeachment. Lembro aqui que, em Alagoas, Dilma obteve mais de 62% dos votos, em relação ao Aécio.

    Como explicar então que 100% dos senadores votaram pelo seu impeachment? Existem dois povos? Um que vota em Presidente e outro grupo que vota em senador?

    Ocorre que a votação pelo senado é ESPERTA e TENDENCIOSA, onde o poder econômico se garante, tanto na eleição de 1 senador, onde o poder econômico é incontestável, ou, ainda, pela troca entre o Governo popular que luta pela Presidência, deixando ao partido sócio (tipo PMDB) o senador. Ainda, quando são eleitos dois senadores, o voto é dobro (o eleitor pode emitir dois votos): um pelo povo (quando consegue) e outro pelo poder econômico e a propaganda. 

    Não tem como o senado ter mais de 1/3 de representantes populares. Deu no que deu!

    1. É o sistema político pós-colonial.

      A elite brasileira quer assim e os países de primeiro mundo também querem para continuar mamando nas riquezas produzidas pelo povo brasileiro.

      E assim a vida segue. Está é a nossa guerra! Pacífica e menos dolorosa!

  19. Muitos foram os erros…
    Mas,

    Muitos foram os erros…

    Mas, olhando a história de forma reversa, a candidatura do cunha a presidência da câmera JÁ PREVIA AS PAUTAS BOMBAS e ele teve o apoio do Temer –  FOI UM GOLPE BRASILEIRO!

    Os EUA que de bobo NÃO TÊM NADA, lavaram as mãos, agora salve-se quem puder…

    Vamos acordar daqui a 20 anos COM A MISÉRIA MAIOR DO QUE HOJE!

  20. Programa eleito nas urnas em 2010

        Considerando que o Vice Presidente foi eleito a tira-colo da Presidenta, o mínimo que se pode esperar é que cumpra, fielmente, o programa de governo vencedor com 54.5 milhões de votos. Caso contrário de nada adiatará o discorso de muitos parlamentares de que houver estelionato eleitoral.

    1. Gostaria de ver novamente

      Gostaria de ver novamente aquela foto com garotas segurando um cartza com os dizeres: “Desculpe o transtorno, estamos mudando o país”.

      Deu no que deu.

  21. Não esquecerei e não

    Não esquecerei e não perdoarei aqueles que fizeram o que fizeram hoje. Nem que viva 1.000.000 de anos. 

    Agora quero ver o Temer entregar o que prometeu.

    Agora quero ver os direitalhas imbecis explicarem as atitudes de um governo que tanto queriam.

    Agora quero ver como esses golpistas sairão as ruas.

  22. Os avisos foram dados. TODOS

    O Golpe começou no dia seguinte em que a ex-presidente dilma foi reeleita. Poucos dias depois, o ÚNICO jornalista que apontava em direção ao Golpe, de início no TSE, era o Nassif. comecei a compartilhar, daí vieram as reações, de gente que considero, de amigos, que para não confrontar diretamente, vinham com aquele manjadíssimo “…tem um certo jornalista aí vendo fantasmas ao meio-dia”, e debochavam dos delírios” do Nassif. Vários amigos meus fizeram esse jogo de indiretas. Para mim, é claro. 

    Dia 6 de dezembro de 2014, dia do Sarau do Nassif no Magnólia, o Nassif já tinha escrito uns tantos artigos apontando para o que se deu hoje, e as pessoas não entendiam a teoria do “fogo de encontro”, os sinais estavam todos dados, o que o jornalista procurava fazer era combater o fogo com fogo. Mas cadê? A Igrejinha Fundamentalista estava inebriada. Golpe? Onde? Relou, estamos no Brasil do século 21, imagine só, que loucura é essa? Lembro-me de ter conversado sobre isso com o Nassif, de que uma grande parte não estava entendendo – ou não queria entender – o que estava acontecendo. Por exemplo, quando ele dizia, em 2014, que a “lava Jato nem tinha começado”, quando já achavam que tinha terminado. 

    Aqui eu peço ajuda à Lourdes Nassif para localizar o artigo do Luís Nassif escrito entre 3 e 6 meses após a eleição, onde o autor dizia com todas as letras “,,,ACORDE, PRESIDENTE, ESTÃO QUERENDO A SUA CADEIRA”. Já joguei no google e no buscador do blog diversas vezes, com variações, e não achei. 

    A última agora é endeusar dilma e sua coragem (PQP), tudo o que ela não fez em 5 anos, 7 meses e 28 dias, fez no dia 29 de agosto. Só que não valia mais nada, o jogo ja´estava jogado. Não livro a cara da dilma nem amarrado sob tortura.Não livro até o fim dos meus dias. Não livro. Tem de responder por isso, tem parte nisso, nunca vi o comandante sair ileos de um desastre. quem quiser brigar comigo, seja quem for, recomendo tirar ficha e entrar na fila. 

    1. Se não me falha a memória em

      Se não me falha a memória em 2011 o Rodrigo Vianna relatou uma conversa que Roberto Civita (que iniciava uma sequência ininterrupta de capas bomba da Veja), teve com políticos do PT que pediam moderação. A resposta que eles receberam é: “Não tem papo. Vai cair”. Ou coisa que o valha. Bem. Passaram 5 anos e ela caiu. Mas não foi por falta de aviso.

      O mesmo Rodrigo Vianna (se não me engano) publicou uma conversa que teve a uns 3 anos atrás com um promotor que dizia que o alvo da Lava Jato era o Lula. Na época a coisa tava tão longe que não acreditei. Errei.

      Lembro que outros, como o Altamiro Borges, sempre alertaram que o pior problema do PT era a falta de comunicação com o público e isto custaria caro ao partido e ao país. Está custando e a ferida não vai fechar tão facilmente.

      Em tempo: o golpe não foi contra a Dilma. Foi contra todos nós que assistimos, nas palavras de Aristides Lobo, completamente “bestializados”.

    2. a construção do golpe

      Fernando, o Nassif sempre teve um farol que apontava muito à frente. Ele já falava bem antes da data que você menciona. A Maria Inês Nassif, em um artigo didático data todo esse processo ainda em 95 com a primeira etapa do mensalão ( http://oemporiodocesar.blogspot.com.br/2016/05/a-construcao-do-golpe.html )

      Em 2012 escrevi o artigo “o risco que corremos”, também premonitório. Alguns achavam que era um exagero. Que o Brasil, então a 6° economia do mundo, não se submeteria a um golpe a lá Honduras e Paraguai. Eis o artigo: http://oemporiodocesar.blogspot.com.br/2012/10/o-risco-que-corremos_6.html

      1. Prezado, é isso

        E por que o farol que apontava muito à frente? Porque conhece – e estuda – o jogo político brasileiro desde sempre, e principalmente porque já tinha sobejos conhecimentos da personalidade, das falhas, da incapacidade de montar equipe de trabalho, de não ouvir ninguém, e do voluntarismo da ex-presidente, portanto foi somente juntar as peças. Agora, o grande problema da igrejinha é matar o mensageiro. Querem militância, não jornalismo. Salvei os artigos, vou ler mais tarde, agradeço. 

    3. Perfeito comentário

      Assino embaixo do comentário do Fernando J.

      A alienação da Dilma (ou seria seu mundo de Poliana criado por Cardoso e Mercadante?) só podia dar nisto.

      O Nassif alertava desde o dia seguinte às eleições de 2014. E já alertou diversas vezes que a saga não termina aí.

      PS.: considero importante deixar registrado que sinto-me privilegiado por ter o blog do Nassif como fonte número 1 de informação sobre política. JORNALISTA NOTA 10. Pena que a trinca citada acima vive num mundo paralelo da autossuficiência e sem internet para poder seguir o Nassif.

       

  23. A globo acaba de bater seu

    A globo acaba de bater seu recorde: ela participou plenamente de dois golpes contra o Brasil. Quem vai dar a merdalha de ouro para ela? Merdal ou Aécio? Tanto faz, cara de um, … a mesma cara de outro.

  24. Número Cabalista

      O número do PT  é  13, Dilma foi afastada no dia 31 ( 13 ao contrário), o resultado da votação foi às 13 :34, o ano do impeachmento 2016 ( 20,  dos votos favoráveis e 16 ( 61 ao contrário, votos contra) ..realmente a Cabala explica muita coisa !!!

  25. Ainda falta carimbar o STF de golpista

    O STF será provocado e repetirá a história de 64. 

    E assim, todos golpistas ficam devidamente identificados e etiquetados na prateleira da história. 

    E bola pra frente, vamos à luta porque o golpe não acaba aí.

    Agora se acirra a caçada ao Lula. Vão tentar jogá-lo na segunda instância e eliminar o melhor jogador do time adversário.

     

     

  26. *

    A Grande obra de Ficção….

     

     

    que tem momentos hilários….

     

     

    e nos mantem na ignorancia matemática onde  61 votos valem mais que 54.000.000 .

  27. O discurso de Dilma após a cassação

    Dilma ataca: voltarei!

    De cabeça erguida e ânimo inabalado!    publicado 31/08/2016 no Conversa Afiadadilma punho erguido.jpg

    O Conversa Afiada reproduz a íntegra do discurso feito há pouco por Dilma Rousseff:

    Ao cumprimentar o ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva,
    Cumprimento todos os senadoras e senadores, deputadas e deputados, presidentes de partido, as lideranças dos movimentos sociais. Mulheres e homens de meu País.

    Hoje, o Senado Federal tomou uma decisão que entra para a história das grandes injustiças. Os senadores que votaram pelo impeachment escolheram rasgar a Constituição Federal. Decidiram pela interrupção do mandato de uma Presidenta que não cometeu crime de responsabilidade. Condenaram uma inocente e consumaram um golpe parlamentar.

    Com a aprovação do meu afastamento definitivo, políticos que buscam desesperadamente escapar do braço da Justiça tomarão o poder unidos aos derrotados nas últimas quatro eleições. Não ascendem ao governo pelo voto direto, como eu e Lula fizemos em 2002, 2006, 2010 e 2014. Apropriam-se do poder por meio de um golpe de Estado.

    É o segundo golpe de estado que enfrento na vida. O primeiro, o golpe militar, apoiado na truculência das armas, da repressão e da tortura, me atingiu quando era uma jovem militante. O segundo, o golpe parlamentar desfechado hoje por meio de uma farsa jurídica, me derruba do cargo para o qual fui eleita pelo povo.

    É uma inequívoca eleição indireta, em que 61 senadores substituem a vontade expressa por 54,5 milhões de votos. É uma fraude, contra a qual ainda vamos recorrer em todas as instâncias possíveis.

    Causa espanto que a maior ação contra a corrupção da nossa história, propiciada por ações desenvolvidas e leis criadas a partir de 2003 e aprofundadas em meu governo, leve justamente ao poder um grupo de corruptos investigados.

    O projeto nacional progressista, inclusivo e democrático que represento está sendo interrompido por uma poderosa força conservadora e reacionária, com o apoio de uma imprensa facciosa e venal. Vão capturar as instituições do Estado para colocá-las a serviço do mais radical liberalismo econômico e do retrocesso social.

    Acabam de derrubar a primeira mulher presidenta do Brasil, sem que haja qualquer justificativa constitucional para este impeachment.

    Mas o golpe não foi cometido apenas contra mim e contra o meu partido. Isto foi apenas o começo. O golpe vai atingir indistintamente qualquer organização política progressista e democrática.

    O golpe é contra os movimentos sociais e sindicais e contra os que lutam por direitos em todas as suas acepções: direito ao trabalho e à proteção de leis trabalhistas; direito a uma aposentadoria justa; direito à moradia e à terra; direito à educação, à saúde e à cultura; direito aos jovens de protagonizarem sua história; direitos dos negros, dos indígenas, da população LGBT, das mulheres; direito de se manifestar sem ser reprimido.

    O golpe é contra o povo e contra a Nação. O golpe é misógino. O golpe é homofóbico. O golpe é racista. É a imposição da cultura da intolerância, do preconceito, da violência.

    Peço às brasileiras e aos brasileiros que me ouçam. Falo aos mais de 54 milhões que votaram em mim em 2014. Falo aos 110 milhões que avalizaram a eleição direta como forma de escolha dos presidentes.
    Falo principalmente aos brasileiros que, durante meu governo, superaram a miséria, realizaram o sonho da casa própria, começaram a receber atendimento médico, entraram na universidade e deixaram de ser invisíveis aos olhos da Nação, passando a ter direitos que sempre lhes foram negados.

    A descrença e a mágoa que nos atingem em momentos como esse são péssimas conselheiras. Não desistam da luta.

    Ouçam bem: eles pensam que nos venceram, mas estão enganados.

    Sei que todos vamos lutar. Haverá contra eles a mais firme, incansável e enérgica oposição que um governo golpista pode sofrer.

    Quando o Presidente Lula foi eleito pela primeira vez, em 2003, chegamos ao governo cantando juntos que ninguém devia ter medo de ser feliz. Por mais de 13 anos, realizamos com sucesso um projeto que promoveu a maior inclusão social e redução de desigualdades da história de nosso País.

    Esta história não acaba assim. Estou certa que a interrupção deste processo pelo golpe de estado não é definitiva. Nós voltaremos. Voltaremos para continuar nossa jornada rumo a um Brasil em que o povo é soberano.

    Espero que saibamos nos unir em defesa de causas comuns a todos os progressistas, independentemente de filiação partidária ou posição política. Proponho que lutemos, todos juntos, contra o retrocesso, contra a agenda conservadora, contra a extinção de direitos, pela soberania nacional e pelo restabelecimento pleno da democracia.

    Saio da Presidência como entrei: sem ter incorrido em qualquer ato ilícito; sem ter traído qualquer de meus compromissos; com dignidade e carregando no peito o mesmo amor e admiração pelas brasileiras e brasileiros e a mesma vontade de continuar lutando pelo Brasil.

    Eu vivi a minha verdade. Dei o melhor de minha capacidade. Não fugi de minhas responsabilidades. Me emocionei com o sofrimento humano, me comovi na luta contra a miséria e a fome, combati a desigualdade.

    Travei bons combates. Perdi alguns, venci muitos e, neste momento, me inspiro em Darcy Ribeiro para dizer: não gostaria de estar no lugar dos que se julgam vencedores. A história será implacável com eles.

    Às mulheres brasileiras, que me cobriram de flores e de carinho, peço que acreditem que vocês podem. As futuras gerações de brasileiras saberão que, na primeira vez que uma mulher assumiu a Presidência do Brasil, a machismo e a misoginia mostraram suas feias faces.

    Abrimos um caminho de mão única em direção à igualdade de gênero.

    Nada nos fará recuar.

    Neste momento, não direi adeus a vocês. Tenho certeza de que posso dizer “até daqui a pouco”.

    Encerro compartilhando com vocês um belíssimo alento do poeta russo Maiakovski:

    ”Não estamos alegres, é certo,
    Mas também por que razão haveríamos de ficar tristes?
    O mar da história é agitado
    As ameaças e as guerras, haveremos de atravessá-las,
    Rompê-las ao meio,
    Cortando-as como uma quilha corta.“

    Um carinhoso abraço a todo povo brasileiro, que compartilha comigo a crença na democracia e o sonho da justiça.

     

    1. “Ouçam bem: eles pensam que

      “Ouçam bem: eles pensam que nos venceram, mas estão enganados.”

      Quem é presidente do Brasil agora ??? 

      Eles nnos venceram !! Acorda !!!

  28. Séc. XXI Em nome de
    Séc. XXI

    Em nome de Deus,…, em nome de Deus,….

    Até a chacal professora….

    ….. Deus iluminou……

    Idade média.

  29.  A lista completa dos 61
     

    A lista completa dos 61 senadores golpistas. Jamais esqueceremos!

    31 de agosto de 2016 às 16h07

     

    Traidores

    SIM (a favor do impeachment)

    Acir Gurgacz (PDT-RO)

    Aécio Neves (PSDB-MG)

    Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP)

    Alvaro Dias (PV-PR)

    Ana Amélia (PP-RS)

    Antonio Anastasia (PSDB-SP)

    Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)

    Ataídes Oliveira (PSDB-TO)

    Benedito de Lira (PP-AL)

    Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)

    Cidinho Santos (PR-MT)

    Ciro Nogueira (PP-PI)

    Cristovam Buarque (PPS-DF)

    Dalirio Beber (PSDB-SC)

    Davi Alcolumbre (DEM-AP)

    Dário Berger (PMDB-SC)

    Edison Lobão (PMDB-MA)

    Eduardo Amorim (PSC-CE)

    Eduardo Braga (PMDB-AM)

    Eduardo Lopes (PRB-RJ)

    Eunício Oliveira (PMDB-CE)

    Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE)

    Fernando Collor (PTC-AL)

    Flexa Ribeiro (PSDB-PA)

    Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN)

    Gladson Cameli (PP-AC)

    Hélio José (PMDB-DF)

    Ivo Cassol (PP-RO)

    Jader Barbalho (PMDB-PA)

    João Alberto Souza (PMDB-MA)

    José Agripino (DEM-RN)

    José Aníbal (PSDB-SP)

    José Maranhão (PMDB-PB)

    José Medeiros (PSD-MT)

    Lasier Martins (PDT-RS)

    Lúcia Vânia (PSB-GO)

    Magno Malta (PR-ES)

    Marta Suplicy (PMDB-SP)

    Omar Aziz (PSD-AM)

    Paulo Bauer (PSDB-SC)

    Pedro Chaves (PSC-MS)

    Raimundo Lira (PMDB-PB)

    Reguffe (sem partido-DF)

    Renan Calheiros (PMDB-AL)

    Ricardo Ferraço (PSDB-ES)

    Ricardo Franco (DEM-SE)

    Roberto Rocha (PSB-MA)

    Romário (PSB-RJ)

    Romero Jucá (PMDB-RR)

    Ronaldo Caiado (DEM-GO)

    Rose de Freitas (PMDB-ES)

    Sérgio Petecão (PSD-AC)

    Simone Tebet (PMDB-MS)

    Tasso Jereissati (PSDB-CE)

    Telmário Mota (PDT-RR)

    Valdir Raupp (PMDB-RO)

    Vicentinho Alves (PR-TO)

    Waldemir Moka (PMDB-MS)

    Wellington Fagundes (PR-MT)

    Wilder Morais (PP-GO)

    Zezé Perrella (PTB-MG)

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/a-lista-completa-dos-61-golpistas-nao-esqueceremos.html

  30. SEGUNDO SEU HORÓSCOPO, TEMER

    SEGUNDO SEU HORÓSCOPO, TEMER SERIA TRAIDO LÁ PELO DIA 16, ACHO QUE A DONA QUE FAZ O HORÓSCOPO NÃO   ENTENDEU DIREITO E ELE FOI TRAIDO HOJE. A DILMA PODERÁ SER REELEITA E ELE NÃO, PATETA!

  31. Golpe: Por que duas votações? Ora, saiba ler nas entrelinhas!

    >>Golpe: Por que duas votações? Ora, saiba ler nas entrelinhas!, por Romulus

     

     

    ROMULUS

     QUA, 31/08/2016 – 18:36ATUALIZADO EM 01/09/2016 – 06:22

     

    Do Facebook de Maya Vermelha – a Chihuahua socialista (fiel escudeirinha de ‘Romulus’)

    GOLPE: Por que “duas” votações? Ora, saiba ler nas entrelinhas! O dia em que Dilma mostrou o que é “ganhar perdendo” – E de 7 x 1 (inverso do inverso do inverso)

    – Por que tanta preocupação de Temer e do PSDB com os direitos políticos de Dilma? Coisa curiosa, não?

    – Temer tem ataque de pelanca e dá soco na mesa: “não tolerarei desaforos!”

    – Recebe, de volta, valiosa lição de não outra que a Baronesa Margareth Thatcher, diva dos ultra-liberais que o acompanham.

    – Aécio e Temer se falaram depois da votação de ontem? Bom, então a orelha de Renan Calheiros deve estar queimando até agora…

    – E por último, a perfeita ilustração das expressões “ganhar perdendo” e, principalmente, “perder ganhando”: Temer e Dilma!

    *   *   *

    Votação 1: Dilma afastada.

    Votação 2: Dilma preserva direitos políticos.

    Confuso?

    Eu explico…

    LEIA MAIS »

  32. Art. 52. Compete
    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: I – processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 23, de 02/09/99) Parágrafo único. Nos casos previstos nos incisos I e II, funcionará como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se a condenação, que somente será proferida por dois terços dos votos do Senado Federal, à perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis.  CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988     História e Narrativa da Lei  No mundo dos vivos não há espaço para inocentes. Talvez para inconscientes, alienados e mentecaptos. Mas esses são inimputáveis. E quiçá portadores do maior mandato do divino.  Um poeta santo e um santo poeta nos prescreveram na história do pensamento crítico e cristão:  Tão breve é o amor, tão longo o esquecimento. Pablo Neruda  Passado e futuro não existem. Existe tão somente o presente do passado — que é a memória —, o presente do futuro — que é a esperança (e, talvez a ansiedade) — e o presente do presente que é a visão direta da realidade, no momento. O ser humano está sempre no presente, balanceado pela esperança — que o projeta para o futuro — e pelo amor — que resgata as inseguranças e incertezas do passado Santo Agostinho http://mundovelhomundonovo.blogspot.com.br/2016/09/art-52.html    

  33. O Tiro saiu pela culatra.

    A Verdade é que o povo, em sua maioria se aliou para tirar a Dilma e o PT do poder, achando que assim, suas vidas iriam melhorar;  Porque o PT e a Dilma eram sinônimos de corrupçao no Brasil; Bom, o povo conseguiu, conseguiu atirar no seu próprio peito; A Dilma conseguiu mostrar que ela é ficha limpa, conseguiu mostrar que não cometeu crime e foi verdadeira o tempo todo, e o PT, segue sendo perseguido como sempre foi; A Dilma, não foi injustiçada, o peso da insensatez, do ódio e da mentira, recairá  sobre o povo. ‘O tiro saiu pela culatra”. 

  34. Direitos políticos de Dilma

    Foi feito um acordão por cima para manter os direitos políticos de Dilma e, de quebra, abrir a guarda para salvar Cunha? Isto tudo é muito estranho. Renan articulou isto com Temer para prestar o serviço de ajudar a salvar Cunha? Que papo é esse que Dilma precisa garantir sua aposentadoria de r$ 5 mil? Tudo muito estranho. O PT aceirou o golpe e negocia este tipo de coisa com os golpistas? 

  35. Manutenção de direitos

    O art 52 da CF não se dissocia da Lei de impeachment

    Lei do Impeachment – Lei 1079/50 | Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950

    Art. 33. No caso de condenação, o Senado por iniciativa do presidente fixará o prazo de inabilitação do condenado para o exercício de qualquer função pública; e no caso de haver crime comum deliberará ainda sobre se o Presidente o deverá submeter à justiça ordinária, independentemente da ação de qualquer interessado.

    Ou seja, o prazo deve ser julgado após a condenação. Definiu-se prazo zero. Lembro que, embora fatiada, foi julgada concomitantemente.

    Além do mais a redação do art. 52 é frágil.

    Nos casos previstos nos incisos I e II, funcionará como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se a condenação…

    Ué… limitando-se à condenação?? Não há previsão clara direta de absolvição?? Só subliminar?

  36. Farinha pouca, meu pirão primeiro

    O judiciário, poupado pela Dona Dilma, agora terá de se posicionar, foi ou não foi golpe, é crime sem lei anterior a definí-lo ou não?

    Vai ser complicado, pois todos nesta quadra recessiva cruel, imposta por estes juros pornográficos confiscatórios que coloca nossa população na miséria, estão lutando por seu quinhão.

     O site Migalhas, o mais conceituado e isento na área jurídica, em parecer inocenta a dona Dilma.

    Os que ganham e os que perdem vão ao verdadeiro embate agora. 

    Fiquei quieto, eu o palpiteiro mor aqui do Nassif, pois já antecipava um resultado extravagante, como o que ocoreu, na verdade já tinha antecipado que na briga de dois, o terceiro leva vantagem, onde o cobertor é curto, muitos vão ficar ao relento, não têm mágica contra isto.

    O Temer não vai conseguir dar Rumo, Norte e Estrela para o Brasil, assim, …. a lambança e a exploração da banca com seus juros irá continuar.

    O excelente parecer do Migalhas está aqui:

    “O que está feito, está feito; o que está por fazer… está feito.”

    Joaquim Nabuco

    (Clique aqui)

    Epílogo

    O impeachment terminou, mas não sem antes aparecer mais um imbróglio jurídico. Ao permitir que a pena de inabilitação fosse votada em separado, o ministro Lewandowski transporta de volta às raias jurídicas o feito que deveria ser preponderantemente político.

    Sendo o impeachment um processo penal sui generis, por mais que se queira a todo momento compulsar o CPP, não é possível. No crime comum, como se sabe, a condenação é apartada da punição, e a dosimetria da pena deve ser calculada de acordo com a culpabilidade. No processo de impeachment não parece haver tal separação.

    O livrinho diz que a condenação do presidente da República será proferida por “dois terços dos votos do Senado Federal, à perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública”.

    A preposição “com”, s.m.j., está a implicar a ideia de companhia, de união. Mas se se lobrigou ali um advérbio de dúvida (“talvez”), fazer o quê ?

    Não fosse pela semântica, que parece pôr fim à questão, há o fato de que não há lógica em raciocínio diverso. Se o crime de responsabilidade é de tal grau a ponto de se apear do cargo o chefe da Nação que foi eleito democraticamente, nada mais óbvio que tal pessoa fique inabilitada por – pelo menos – oito anos.

    No caso, o que se fez foi um certo abrandamento da pena. Ficou-se, nitidamente, com dó. Então, o único raciocínio possível a partir da complacência é de que a conduta não tipificava o infamante crime de responsabilidade. De fato, se a menor das penas (inabilitação) não lhe é cabível, muito menos a maior (impeachment) lhe será.

    De maneira que, data vênia, assistimos ontem a um daqueles clássicos erros de quesito em júri, quando a resposta num sentido anula o quesito anterior e torna incompreensível o resultado.

    No processo penal comum, sabemos as consequências. Todavia, mantendo a coerência do quanto já dito, esse processo é de rito diferenciado. Em todo caso, a defesa de Dilma já recorreu ao Supremo pleiteando nova votação (MS 34.371 – relator, ministro Teori). (Clique aqui)

    Entre penas e absolvições, vamos e venhamos, migalheiro, nenhum escritor de novelas seria tão criativo ao escrever o último capítulo de um processo tão tumultuado e contestado quanto este.

    Fim ! (Será ?)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador