Procurador critica quem faz troça da deficiência de Lula, por Marcelo Auler

Do blog de Marcelo Auler

Procurador critica Moro por tratar Lula como “nine”
 
Marcelo Auler
 
No momento no qual as disputas políticas acirradas levam pessoas a perderem o senso da civilidade, se deixando dominar pela intolerância e o preconceito, surge uma voz chamando à razão e ao bom senso. Vem do Mato Grosso.

Trata-se de um artigo do procurador do trabalho Thiago Gurjão Alves Ribeiro. Ele não se posiciona no FlaxFlu político que se instalou no país, mas alerta para questões mais sérias que passam desapercebidas e que tornaram-se motivo de chacota ou brincadeira de mau gosto. Como ele lembra:

Os dados oficiais revelam que entre 2007 e 2013 ocorreram mais de 5 milhões de acidentes e mais de 100 mil trabalhadores ficaram permanentemente incapacitados para o trabalho no país. 

 Ou seja, uma multidão de vítimas de acidentes de trabalho mutiladas, que deveriam ser respeitadas. Para atingir na briga política o ex-presidente Lula, há quem faça troça com o fato dele possuir apenas nove dedos, vítima que foi de um acidente como torneiro mecânico.

Ribeiro não identifica nem o colunista “do jornal “O Globo”” nem o “agente público” com notória atuação na “operação Lava-Jato” que se refere, entre amigos, ao ex-Presidente como “Nine”. Nomeia apenas o senador Ronaldo Caiado pelo mau gosto de usar uma camiseta com uma mão estampada com apenas quatro dedos. Basta, porém, uma busca no Google com “nine”para localizar uma postagem antiga (junho de 2015) do Brasil 247  na qual consta:
Segundo o jornalista Ricardo Noblat, o juiz Sergio Moro se refere ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ‘Nine’, numa alusão a seus ‘nove dedos’; qualificar alguém em razão de uma deficiência física, como fez Ronaldo Caiado, com a camisa ‘Basta’, nas manifestações de março e abril deste ano, é uma atitude fascista;”
O artigo abaixo foi publicado no último dia 4 de abril na Gazeta Digital, do Mato Grosso. Por concordar que não é possível, mesmo em uma disputa política acirrada, as pessoas perderem o bom senso e se deixarem dominar pela intolerância e preconceito, republico-o.

Leia mais →

 

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Comentário.

    “Ele foi um mau presidente pois possui nove dedos.” Argumento ad hominem.

    Aposto que tem gente que põe a mão nos anéis da Viúva e que tem não apenas dez dedos, mas também vários braços, muitos braços, e corpos, muitos corpos…

     

  2. Que fofo né?

    O semi-deus deles, o Moro, trata o Lula como o “nine”… vai me dizer que não sabia disso seu hipócrita?

     

  3. COXINHA MORO

    Como pano de fundo , e onde tudo se explica , um preconceito que é destilado contra Lula há mais de 30 anos. 

    O preconceito explica a mentalidade dessa classe média rasteira e ignorante , sobretudo a da pauistana . Certamente que é dessa classe média as origens sociais do coxinha MORO. 

    Lula , eternamente retratado como nordestino , operário , pobre , ignorante , e caricaturado entre os valores artificiais dessa classe média sulista .  Na sua juventude , Moro deve ter escutado o então presidente da FIESP MArio Amato dizer que trocentos mil empresário deixariam o país se Lula fosse eleito em 1989 . 

    Ao contrário de seus antecessores na presidência – Sarney e Collor dispensam apresentações em termos de corrupção ; sobre FHC já se aventou várias vezes sobre contas no exterior , o dossiê Caymã (suspeitas de contas no exterior pertencentes a Sergio Motta com FHC) teve suas investigações interrompidas – o que se encontrou contra o ex metalúrgico após terem virado sua vida do avesso para tentar meterem-lhe na cadeia ?  Um apartamento no Guarujá e um sitio em Atibaia. 

    Como disse Eduardo Paes : Lula não perde essa mania de pobre. Esse é o maior preconceito contra sua pessoa .

  4. Vou contar uma estória

    Há 2 meses estive numa reunião de trabalho. Eram 9 advogados na sala de reuniões. Dos 9, sete achavam que Lula era aposentado por invalidez, por ter perdido o dedo mínimo esquerdo.

    Apenas eu e uma colega sabíamos que a aposentadoria de Lula era como anistiado político.

    Um dos colegas, inclusive, jurou de pés juntos que havia lido nas memórias do Frei Betto que Lula tinha colocado o dedo na prensa de propósito, pra conseguir a aposentadoria por invalidez. Disse ter lido que Lula inclusive havia bebido antes, pra aguentar a dor.

    Isso numa sala com 9 advogados, dos quais o mais rasteiro sou eu, que só tenho pós-graduação. Dos demais só tinha mestre pra cima, vários tendo estudado no exterior.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador