Procurador do caso Tacla Duran pede novo inquérito que pode atingir Lula

MPF quer que delação informal de executivo da Engevix, feita com base em “deduções”, seja apurada pela PF

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Um dos últimos atos do procurador da República Roberson Pozzobon em 2018 foi enviar ao juiz Sergio Moro um pedido de instauração de inquérito policial para apurar uma suposta conta bancárias na Espanha que um ex-funcionário da Engevix disse ter abastecido com propina para José Dirceu e Lula. O documento, com a solicitação, foi revelado pelo Estadão na segunda, 1, mas foi assinado ainda em 18 de dezembro e 2017 por Pozzobon e o procurador Julio Motta Noronha.

O pretenso delator é o ex-vice-presidente da Engevix, Gerson Almada, que está sob a ameaça de virar réu a qualquer instante. Ele foi denunciado pelos procuradores de Curitiba e acabou pedindo a Moro para prestar o depoimento no qual citou Lula e Dirceu antes que o juiz decida se ele vai ou não responder a uma ação penal. 

Almada admitiu, contudo, que não tem provas documentais do que diz sobre Lula. A “revelação” de que o ex-presidente possivelmente foi beneficiado pela suposta conta no exterior foi feita por “dedução”. O GGN abordou o assunto neste post aqui.

Pozzobon é o procurador citado no escândalo envolvendo o ex-advogado da Odebrecht, Rodrigo Tacla Duran, que estourou em 2016. 

Duran revelou que Carlos Zucolotto, amigo de Sergio Moro, cobrou propina para ajudar num acordo de delação com a Lava Jato de Curitiba. 

Após Zucolotto discutir os termos da delação com Duran por meio de mensagens que foram periciadas e entregues à CPMI da JBS, Pozzobon e outros membros da Lava Jato enviaram a Duran a minuta do acordo exatamente com o valor de multa sugerido pelo amigo de Sergio Moro, cerca de 5 milhões de dólares.

Leia também:  Cercado por investigações, Bolsonaro diz que indicaria Aras ao Supremo

A Lava Jato está convicta de que Duran ajudou a Odebrecht a operacionalizar o sistema de pagamento de propina no exterior. O ex-advogado está na Espanha, de onde conseguiu ter sucesso contra um pedido de extradição feito por Moro.

O juiz de Curitiba insiste em processar Duran no Brasil. Os procuradores da Lava Jato deveriam ter viajado para colher no exterior o depoimento do advogado, no dia 4 de dezembro, depois de Duran prestar depoimento à CPMI. Pozzobon e outros dois procuradores não compareceram.

No final de dezembro, no mesmo dia em que a defesa de Lula divulgou uma conversa com Duran na qual o advogado se compromete a prestar depoimento em ação penal contra o ex-presidente, falando sobre fraude no sistema Drousys da Odebrecht, os procuradores reagiram com mais uma ação penal.

No pedido enviado a Moro, os procuradores não citam Lula. Mas o Estadão, porta-voz da Lava Jato em Curitiba, mancheou que o inquérito servirá para apurar “conta de propinas atribuída a Dirceu e Lula na Espanha”. A solicitação foi feita no âmbito da denúncia apresentada contra Almada, que também envolve Dirceu e João Vaccari. A Lava Jato sustenta que a UTC e Engevix pagaram propina aos petista por meio da empresa Entrelinhas, entre 2011 e 2012. 

Autos nº: 5018091-60.2017.4.04.7000 

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

16 comentários

  1. A moura
    A que mora com ele (tem nome a rapariga?) já disse: “Não votem no nine, o réu larápio, o Lulão. Vote em gente de categoria, tipo nóis, o cheiroso e o João trabalhador, a gente fina do Brasil.”

  2. Nessa altura do campeonato os
    Nessa altura do campeonato os caras da força tarefa e o USA, já reviraram a vida financeira do Lula de cabo a rabo pelo menos umas 7 vezes. Devem ter usado até o supercomputador da NASA, para quebrar senhas inimagináveis.

    Se nada encontraram até agora, já era.

    No fundo quem está sendo sacaneado com essas denúncias falsas contra o Lula, são os operadores jurídicos envolvidos no caso.

    Os caras não tem prova de porra nenhuma, só querem aliviar suas barras acusando o Lula.

    Os “espertos” da Lava jato não percebem que estão dando uma de otário nas mãos dos verdadeiros ladrões do dinheiro público.

    Bando de Zé ruela babacas, lesa patria.
    Estão todos cegos por suas cóleras contra o Lula.

    • lula x mpf

      Até o momento não vejo pretendente a candidato à presidencia igual ou superior a Lula. Interesso saber  se Lula aprendeu .com oa erros básicos. Se ele sabe quais foram os erros e tem intenção em não incorrer neles é o candidato certo.

      Não mais me interesso saber se incorreu em corrupçao ou lavagem de dinheiro. Se ele for barrado considero que o Brasil vai atrazar em décadas para alcançar seu rumo. É isto ou guerra.

       Tenho 70 anos.e não dá prá brigar mas vou rever meu Portinho dia 24.

  3. Essa babaquice de denúncias

    Essa babaquice de denúncias contra Lula aos magotes, não engana mais, nem a dona Senhora, aquela velhinha que só Vai com as outras.

    Orlando

  4. Tô sabendo…

    Deve ser mais uma dessas contas das quais Lula não é titular, nem beneficiário, mas que foi movimentada pelo titular em proveito próprio e, no entanto… – estava à disposição do Lula, dotô Moro, eu juro!

  5. #TaclaFuraBolha

    Lava-Prato em desespero. Cartadas finais.

    DD, Preçobom e Mouro em pânico!

    Tacla Duran, nas colaborações premiadas com a España tá entregando tudo.

  6. Jornal GGN, me desculpa ! 

    Jornal GGN, me desculpa !  Parece aqueles escritos do Estadão e da Folha, que quando a gente lê o conteúdo, é o contrário da manchete. Considero mais adequado “Inquerito contra Dirceu e Lula pode atingir procurador da Lava Jato”. Bem, na verdade sabemos que nenhum inquérito vai atingir o procurador, mas que ele está mais enrolado que Lula e Dirceu, ah se tá !

  7. Esses procuradores da lava

    Esses procuradores da lava jato e os juizes envolvidos, são tão ou mais corruptos e deliquentes quanto qualquer um que esteja preso e acusado por eles. Se o Brasil fosse um país sério, já teriam sido processados , sentenciados e presos. Estão integrando uma ORCRIM usando todo o aparato do Estado.

  8. Landeria de Ratos anti-LULA.

    Quando a justiça voltar a ser JUSTIÇA e o Judiciário passar a ser só o que é pago para ser de acordeo com a Constituição do Brasil, o povo vai ver muitos desses investigadores partidários serem investigados pelas suas atuações fora-da-lei, com o claro intuito de beneficiar seus políticos preferidos e denegrir outros que consideram com o inimigos.

     A LEI HÁ DE PREVALECER E A DEMOICRACIA HÁ DE REINAR NO BRASIL

     

  9. Procurador Pozzobom

    Sobre a turma de Curitiba, basta dizer que criam fake news para reagir às informações de dr. Tacla Durán, comprovadas recentemente em outro país ao qual ele presta informações sobre a Odebrecht (Guatemala?, não me lembro). Se houvesse CNMP com isenção, esses moços deveriam ser afastados da força-tarefa por se terem tornado suspeitos de corrupção e de manipulação das investigações.

     

  10. Uma cilada contra Tacla Duran

    Abrindo o processo, com ajuda da midia (Estadao), contra Dirceu, Lula e o PT, e envolvendo Tacla Duran no meio, mais um pouco de barulho, dão um jeito de sujar o nome dele junto ao “distinto público” (leia-se coxinhas).

    Como ele não vai cair na arapuca de vir declarar ao Brasil, e nem pode, o processo morre por inanição ou segue en frente só contra Lula, suja o nome dele e serve para tirar o foco da denuncia de chantagem de propina contra Moro, sua mulher, Zucccolotto (cadê?) e o MPF dos Pinhais .

    Jogada de mestre da Panela de Curitiba…

  11. Encheu a paciência!

    Alguém avisa aos Golden Boys que já encheu o saco de tanta falcatrua em processos?

    Deu, chega, vira o disco! Que admitam que perderam, que estão inventando de novo. É importante. Não se importam que as empresas quebrem, ok. Mas precisamos que PAREM DE ENCHER O SACO com suas balelas para a gente ter um tempinho pra DESFAZER AS MERDAS que essa corja golpista toda jogou no nosso colo.

    Ninguém aguenta mais esses guris de apartamento.

  12. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome