Procuradoria nega influência dos EUA no caso triplex e ataca defesa de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

O membro do Ministério Público ainda acusou a defesa de Lula de explorar na mídia a confirmação do elo entre Lava Jato e os EUA na tentativa de criar uma teoria da conspiração
 
Jornal GGN – O procurador regional da República Mauricio Gotardo Gerum, responsável por acompanhar o julgamento do caso triplex em segunda instância, acusou a defesa de Lula de “má-fé” após 3 novas provas terem sido apresentadas ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região na tentativa de anular a sentença. Entre elas, um vídeo onde uma autoridade dos Estados Unidos admite que houve cooperação informal com a Lava Jato e cita a condenação do ex-presidente como produto exemplar desta parceria.
 
Para negar influência dos Estados Unidos no caso triplex, Gerum usou dois argumentos principais: primeiro, disse que a Lava Jato em Curitiba firmou quase 400 acordos oficiais de cooperação internacional, mas nenhum diz respeito ao processo de Lula e, em segundo lugar, que não há nenhum outro elementos nos autos indicando que houve ajuda estrangeira.
 
Usando dados oficiais como escurdo, Gerum tangenciou o fato de que a defesa do petista reclama justamente da eventual troca de informações sem qualquer registro ou o devido acompanhamento do Ministério da Justiça, como determina a lei.
 
Além disso, ao destacar que obteve os dados no site da Lava Jato, Gerum denotou não ter entrado em contato com a Lava Jato em Curitiba para confirmar se houve ou não cooperação informal no caso triplex. 
 
Quando afirmou que não existe nenhum elemento nos autos do caso triplex que dê a entender que houve influência dos Estados Unidos, o procurador também ignorou que, por diversas vezes, a defesa de Lula foi impedida de questionar testemunhas de acusação sobre processos ou acordos de delação que estivessem sendo negociados em outros países.
 
Em um desses episódios, o juiz Sergio Moro chegou declarou que não iria “colocar em risco” um acordo entre a testemunha de acusação e os Estados Unidos por “caprichos” da defesa.
 
Àquela altura, já havia a suspeita de que essas testemunhas de acusação – em sua maioria, executivos que viraram réus e fizeram acordo de delação com os procuradores de Curitiba – poderiam estar sendo coagidas a incriminar Lula, com medo de que a Lava Jato pudesse se desdobrar em mais processos nos Estados Unidos ou em outros países onde a lavagem de dinheiro teria ocorrido.
 
Entre as testemunhas usadas contra Lula que se encaixam nesse cenário estão Milton Pascowitch, Augusto Mendonça e Eduardo Leite – os dois últimos, executivos do grupo Setal e Camargo Corrêa.
 
A Odebrecht, que passou meses resistindo à cooperação com a Lava Jato, é o exemplo de empresa que acabou sucumbindo e negociando não só a delação e o acordo de leniência no Brasil, mas também o pagamento de multa sem precedentes a outros países, para encerrar ações. Tudo graças à parceria entre o Departamento de Justiça estadunidense e a força-tarefa.
 
MÁ-FÉ
 
Sem entrar no mérito dessas questões, a Procuradoria decidiu partir para o ataque à defesa de Lula e, na manifestação ao TRF-4, pediu que a entrega das provas, principalmente o vídeo, fosse considerada “má-fé processual ainda que sem a aplicação de sanção”.
 
Em defesa da turma de Curitiba, Gerum escreveu que há “falta de conhecimento demonstrado pela defesa dos mecanismos de cooperação internacional, que tem na confiança recíproca um de seus pilares”, e disse que “não é minimamente aceitável que, a partir de um discurso, que não se fixou em casos concretos (a menção a este processo foi apenas ilustrativa de onde o combate à corrupção no Brasil chegou), surja a alegação de cerceamento de defesa e de nulidade da instrução.” 
 
Mas, segundo o vídeo do discurso de Kenneth Blanco, então vice-procurador geral adjunto do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ), o modus operandi com a Lava Jato era outro: as informações eram trocadas sem passar pelos canais oficiais, para evitar burocracias e perda de tempo. E somente se a prova compartilhada tivesse de ser usada num tribunal era que as autoridades, então, cumpriam com as formalidades exigidas numa cooperação internacional.
 
USO DA IMPRENSA
 
O membro do Ministério Público ainda acusou a defesa de Lula de explorar na mídia a confirmação do elo entre Lava Jato e EUA na tentativa de criar uma teoria da conspiração.
 
“De tão despropositada que se mostra, muito difícil de se afastar a ideia de que, ao apresentar esta prova, a destempo, e nas vésperas do julgamento dos embargos de declaração, dirigiu-se a defesa não a esta Corte, mas à imprensa, talvez, até mesmo, para fomentar teorias conspiratórias que reverberam entre os seguidores do ex-presidente Lula”, disparou Gerum. 
 
“(…) o erro foi deliberado com o propósito específico de tumultuar o processo, criando incidentes incabíveis, tudo com o propósito de retardar o julgamento dos embargos de declaração”, acrescentou. 
 
“De se reconhecer, portanto, a má-fé processual que orientou a apresentação das petições mencionadas, ainda que sem a aplicação de qualquer sanção, senão o próprio indeferimento dos pedidos formulados”, defendeu.
 
Gerum ainda disse que a defesa de Lula sofre de “ansiedade defensiva em demonstrar a inocência de seu cliente, mesmo após o caso já julgado em duas instâncias e mesmo após o prazo do último recurso admissível já ter se esvaído”.
 
O procurador sugeriu que a defesa aguarde a conclusão do julgamento de Lula e use as provas novas para pedir uma revisão criminal, numa fase em que o ex-presidente, então, já poderá estar preso. 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sempre que se toca nesse

    Sempre que se toca nesse assunto da interferência dos EUA na Lava Jato, caso confessado pelas próprias Instiuições americanas, vem algum sabujo do MPF por panos frios na fervura.

    Que isso camarada,  isso é tão claro que não há como esconder, e os motivos também são claros

    Uma pena que vocês como funcionários do Estado brasileiro, não tem a mínima noção sobre temas tão importantes como: comércio exterior e concorrência entre paises e corporações, geopolitica, defesa do interesse nacional

    Diante deste quadro, não há como fugir da nossa sina de pais bananeiro

    Que tristeza

    A ousadia de Lula colocou os EUA em estado de alerta e desencadeou a guerra híbrida

    https://josecarloslima.blogspot.com.br/2018/03/a-ousadia-de-lula-desencadeou-guerra.html

    Só há uma saída: a luta no lugar do luto:  muitas Mariellulas ecoando por ai para dar fim ao silenciamento dos corpos.

     

    Mariellula neles!

     

    https://josecarloslima.blogspot.com.br/2018/03/marielle-o-teste-drive-da-globo-para.html

     

     

    1. Teoria da conspiração só há

      Teoria da conspiração só há quando os eventos são nebulosos……

       

      Nesse caso foi tudo às claras, quebraram empresa brasileiras, desempregaram, patrimonio publico sendo entregue, gostaria de saber qual a vantagem para o país nesse tipo de acordo caracú…………………………..

  2. Esses mercenários do conluio

    Esses mercenários do conluio midiático penal pensam que teremos, de novo, esperar por 50 anos para que caia a ficha sobre o golpe por ordem e graça do Tio Sam.

    Dessa vez vai ter café no bule, aguardem parasitas golpistas.

  3. Como é mesmo o nome do tal

    Como é mesmo o nome do tal procurador regional? Ah! está aqui:Maurício Gerum. Pois é, Sr. Gerum, há sempre alguém que tem, de um jeito ou de outro, tentar explicar o inexplicável. 

    E começo por dizer que essa hitória de tentar tapar o sol com a peneira dizendo tratar-se de teoria conspiratória, já deu o que tinha que dar. O exercício do poder, em todas as epócas da história da humanidade, foi na maioria das vezes fruto de conspirações. Qual é a novidade. Mas acredite o senhor ou não, não é o caso aqui.

    Porque a íntegra e imaculada operação Lava Chato não deu à defesa de Lula o direito de ler sobre essa colaboração entre os EUA e o Brasil? O senhor algum dia leu sobre os documentos sobre a relação entre EUA e Brasil na preparação e realização do Golpe de 64? Tuod teoria da conspiração, não é verdade?

    Será que a provável indicação de Lula para receber o Prêmil Nobel da Paz faz parte também de alguma conspiração internacional para desmoralizar o Brasil e sua opreação Lava Chato?

    Quando a justiça é feita por debaixo do pano e precisa de acordos encobertos para poder increiminar alguém sem provas deixa de ser justiça.  O senhor alguma vez leu sobre os julgamentos de Moscou durante o stalinismo naquela país? 

  4. Eu quero saber quando vocês

    Eu quero saber quando vocês irão colocar esses “juízes” e “desembargadores” na prisão. Ou preferem ser escravos deles?

  5. Mas é o proprio estadunidense

    Mas é o proprio estadunidense que se gaba dessa cooperação “não oficial”,

     

    portanto que vá reclamar com ele, aliás, se é “não oficial” não haveria documentação que a comprovasse não?

    Só gostaria de saber desses doutos, qual a vantegem para o Brasil nesses acordos? Alguma empresa estadunidense ou algum cidadão será processado por informações prestadas por eles?

    1. Isso não é cooperação, é colaboracionismo

      Os EUA não cooperaram com a Lava Bosta, trata-se de colaboracionismo das nossas autoridades traíras.

  6. Mais cedo do que pensam tudo isso vira à superficie

    Teoria da conspiração… sei. Os proprios americanos nao escondem porque eles pensam que não precisam mais fazê-lo. De toda forma, todos sabem que houve e ha participação da CIA e o do Departamento de Justiça Americano nisso tudo. Desde as manifestações de 2013, passando pela derrubada de Dilma Rousseff, pelo desmantelamento da Petrobras e do pré-sal até essa condenação bastarda de Lula.

  7. Esses caras são ridículos em

    Esses caras são ridículos em seus argumentos. Como conseguiram chegar a esses postos da estrutura do Estado?

     

  8. Teoria da conspiração é a Rússia influenciando eleições nos EUA.

    Os estadunidenses começaram a acusar a Rússia de ter influenciado nas eleições dos EUA. Depois disso, eu entendi que essa coisa de os EUA manipularem eleições mundo a fora é uma coisa muito séria!!!

    1. Acusam a Russia de algo que eles fizeram muito pior

      Dentre muitas manipulações e golpes, foram os americanos que colacaram Boris Ieltsin no poder na Russia pos-Gorbatchev. Ieltsin não tinha condições de governar nem um boteco que dira a Russia que emergia dos escombros da Uniao Soviética. 

  9. Aécio e Temer negam que seus rabos estão presos nas mãos da JB$

    O Aécio Neves e o Michel Temer também negam que seus rabos estejam presos nãos mãos do Joe$ley Batista.

    A melhor defesa é o ataque.

  10. Inocência

    Como esses funcionários “públicos” muito mais bem pagos do que merecem gostam de afirmar para distrair a multidão de idiotas que acreditam, todo criminoso alega inocência. Não parece que este deve ser um dos casos?. . .

  11. Prezados Camaradas
    Vocês,

    Prezados Camaradas

    Vocês, como eu, devem estar cansados de ver estes sujeitos pedantes,com sua oratória pomposa, solene e vazia, e semi-letrados; praticamente vomitando asneiras em qualquer microfone

    Ninguém daria a pelota para o que um mané destes fala, a não ser por 2 problemas GRAVÍSSIMOS:

    1 – Cometeram crime de traição à Pátria (se não me engano é o único que merece pena de morte em vário países), porque abaixaram as calças e abanaram o rabo para uma potência estrangeira destruir nossa economia 

    2 – São FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, isto, são pagos por nós, a Sociedade, PARA PRATICAREM CRIMES contra a Nação

    Meu vira-lata tem mais dignidade do que estes caras, e não deixa ninguém nem bulir no portão de casa

    Os EUA descobriram que a “justissa” (incluído o mpf e mpe´s) de países subdesenvolvidos, por ser inculta, pedante e vira-lata; é capaz de destruir mais do que um ataque nuclear

    1. Boa, caro Luis! Não há outro

      Boa, caro Luis! Não há outro qualificativo para aquela turma exceto traidores. Do nosso país, de si mesmos…

      Uns ratos.

    2. E eles continuam

      E eles continuam tranquilamente transitando entre nós em cinemas, bares, restaurantes, aeroportos, sem serem molestados. Algo precisa ser feito, afinal de contas se a Mirella estivesse num carro blindado, não teria sido atacada.

       

  12. Gerum é apenas um.

    Gerum é apenas um.

    A classe média que acha os EUA bacanas é bem mais numerosa que isso. São empresários e trabalhadores, estudantes funcionários públicos e profissionais liberais, “cabeças de casal”, donas-de-casa e pimpolhos de várias espécies mas todos com algo em comum: aprenderam a trocar o próprio ouro por pedaços coloridos de vidro. Se assim não fosse, não estaríamos com flancos abertos para atque daquele estrangeiro contra nós.

    A boa é que dá para mudar esse jeito da gente pensar e sentir. A gente, digo, eu e você. E se para nós é difícil, para aqueles a quem o destino nos escolheu para educar, é bem mais fácil.

    1. Caro Renato e caros

      Caro Renato e caros camaradas

      Vejam esta notícia no PiG (!!): Trump propõe executar traficantes para frear epidemia de opióides nos EUA (https://acervo.folha.com.br/digital/leitor.do?numero=48220&anchor=6081925&pd=e2268d95f0bd2538d0a5d7a735bb52f2)

      Com isso, acho que eu e nossos camaradas podemos extrair algumas informações a respeito da sociedade que os hidrófobos daqui consideram sublime e exemplar:

      1: Os EUA são um país doente e uma sociedade doente, vazia em sua ausência plena de sentido. Será que o ultra-individualismo que os kataguiris daquele grupo mercenário (que recebe grana dos irmãos koch) será um dos responsáveis por isso?

      2: OS EUA, ao invés de se meterem com os outros, deviam resolver seus próprios problemas, ao invés de garimparem sociedades subdesenvolvidas atrás de traidores que as vendam por um capa de revista ou por uma citação num discurso

      Estes caras são silvérios do século XXI

  13. Respeitar as hierarquias oras!!!

    Gerum do céu, seja claro não enrole, pois você a patota do juizeco da primeira instancia e trf4 obedecem os ordens, quem as recebe do tio sam para distribuição é o janota a pf o temeroso etc etc.

     

  14. A Lava Jato em Curitiba não precisou negar os fatos

    O procurador regional não questionou a Lava Jato em Curitiba sobre a existência ou não de cooperação informal. Com isso, livrou os procuradores da República de Curitiba de se pronunciarem – e eles não precisaram negar os fatos. Caso negassem e os fatos fossem reconhecidos depois pelo judiciário como verdadeiros, estaríamos frente a falso testemunho em um processo judicial, o que já seria crime, independentemente do ataque de autoridades do Ministério Público à soberania nacional.

  15. PAREDÃO, FORCA, GUILHOTINA, TUDO SERVE PARA

    UM DESCLASSIFICADO COMO ESSE, BANDIDO QUE PROTEGE OS BANDIDOS DE TOGA. ELE FALA EM PROVAS SEM MOSTRAR PROVA NENHUMA, TAL QUAL FIZERAM O ESTRUME MORO E OS ESTRUMES DO TRF4.     NÃO HÁDIÁLOGO POSSÍVEL COM UM VERME, UM ESTRUME COMO ESSE…….SÓ PENA DE MORTE MESMO.     AFINAL, SE A OUTRA DESCLASSIFICADA, DESEMBARGADORA DO RIO DE JANEIRO PROPOS FUZILAMENTO DO DEPUTADO JEAN WILLYS, POR QUE NÃO PODEMOS, NÓS, PROPOR O FUZILAMENTO DE UM VERME DESSES E MAIS MORO, 3 PATETAS, ETC…..ATÉ MESMO DOS BANDIDOS DE DENTRO DO STF QUE FAZEM CARA DE PAISAGEM E NÃO QUEREM ENXERGAR A TERRÍVEL INJUSTIÇA QUE É A PERSEGUIÇÃO FEITA AO LULA,  SEM PROVA NENHUMA DO QUE O ACUSAM.        ALIÁS, SE A PRESIDENTa DO STF PREVARICA AO NÃO CUMPRIR COM SUA OBRIGAÇÃO DE PAUTAR A QUESTÃO DA PRISÃO PÓS SEGUNDA INSTÂNCIA, POR QUE ESSA COISA NÃO USA A VERGONHA NA CARA E QUESTIONA ONDE ESTARIAM AS TAIS PROVAS DA CULPABILIDADE DE LULA……SEJA HONESTA, DONA CARMEN, TENHA A VERGONHA NA CARA DE AVOCAR PARA SI O CASO DO LULA E DE OUTROS JULGADOS POR BANDIDOS PERSEGUIDORES COMO SERGIO MORO E LAIA DE DESONESTOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CURITIBA.      ENFIM, É DESANIMADOR E SÓ NOS RESTA MESMO TER ESPERANÇA NUMA REVOLTA POPULAR QUE BOTE PRA QUEBRAR TODA ESSA HIPOCRISIA CHAMADA DE POR JUDICIÁRIO, BANDIDOS QUE SE LOCUPLETAM DE VERBAS PÚBLICAS MUITO ACIMA DO TETO CONSTITUCIONAL DE SEUS GANHOS…..AH COMO SERIA BOM A LÂMINA DE UMA GUILHOTINA NO PESCOÇO DESSES ESTRUMES…..POR FAVOR, CONGRESSO NACIONAL, APROVEM A PENA DE MORTE NESTE PAÍS PARA ACABAR COM ESSES MALDITOSVERMES.

  16. Só corrigindo os companheiros

    Só corrigindo os companheiros nos comentários acima(ou abaixo?) : Onde foi escrito a palavra BRASIL, leia-se “ESSA PORRA”, cfe. foi citado no diálogo entre o ilustríssimo desconhecido Sérgio Machado e o triste senador Romero Jucá.

  17. Os trilhões do Pré-Sal que

    Os trilhões do Pré-Sal que iriam para Educação e Saúde era bem visto pelos estados unidos… 

    Os estados unidos apoiam governos populares…

    Os cursinhos que oficiais das FFAA faziam nos estados unidos (até1995 que eu sabia, hoje?) era sem interesse…

    Os estados unidos, Europa, Israel, Austrália querem o nosso bem…

    Rarrarrararrarara Que tristeza!

    E a maioria desses dotô foram formados nas universidades públicas paga por 200 milhões de brasileiros.

    Só mandando essa gente viver definitivamente nos parquinhos dos plutos e patetas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador