Promotor de Justiça pode sofrer medida disciplinar por mensagem polêmica no Facebook

Jornal GGN – –A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou, nesta segunda-feira (10), uma reclamação disciplinar para apuração dos fatos atribuídos ao Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, na 5ª Vara do Júri, Rogério Leão Zagallo, relativos a comentários nas redes sociais. Na sexta-feira (7), às 20h01, preso em um congestionamento provocado pela manifestação do Movimento Passe Livre, contra o aumento das tarifas de ônibus, por meio de mensagem em sua página no Facebook, o promotor, via celular, incitou o uso da força pela tropa de choque contra os manifestantes.

Diversas manifestações ocorreram na internet, entre elas a do promotor Ségio Bruno Fernandes, que comentou a mensagem no post “O promotor que fala demais“, no blog Luís Nassif Online.

Em resposta às manifestações, Zagallo escreveu em sua página na rede social uma resposta em que diz entender como “lícita e válida” toda forma de protesto, “mas discorda da forma” como a manifestação do MPL aconteceu. Na resposta, o promotor disse: “todavia, não me retrato (da permanência em minha página) acerca do mérito do comentário, pois, não concordo com a forma de execução da legítima manifestação do grupo chamado MPL Movimento do Passe Livre.” A mensagem foi repassada ao Jornal GGN por meio da assessoria de imprensa do Ministério Público do Estado de São Paulo ( veja íntegra abaixo).

O promotor já apagou as mensagens de sua página na rede social.  Abaixo a mensagem que deu margem às manifestação e à reclamação disciplinar na Corregedoria – foi escrita, na sexta-feira (7), às 20h01, pelo promotor Rogério Zagallo:

Segundo ele, o texto “foi fruto de desabafo feito por pessoas que estavam há [sic] muito tempo paradas no trânsito, mas que tinham compromisso com seus filhos”. O promotor diz que se manifestou como cidadão. “Foi uma forma de expressão, jamais caracterizando aquiescência com execuções ou arbitrariedades”.

 

 

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Promotor incita à violência

    Orientado pela deusa do pensamento, puta,ae, esse puto, menino, criança (Houaiss 5), fazendo uso de ensinamentos que, acredito, não tenham sido ministrados pelos seus pais, expressou-se em linguajar chulo, corriqueiro em ambientes sórdidos e contumazes em achincalhe, não  em lupanares,( pois meretrizes se portam com mais respeito do que esse cidadão), e de baixo nível moral e intelectual, toda a sua iracúndia. Curso superior, carteira de autoridade, função exercida não são e nunca foram parâmetros ” para notório saber” e “reputação ilibada”. Contra a segregação partidária, já deveria ser motivo para perder o cargo de promotor e pela manifestação sobre tortura, deveria ser chamado, imediatamente pela Comissão da Verdade, pois se porta como um verdugo inclemente, impiedoso e traiçoeiro fazendo uso do cargo (carteirada Virtual) para denegrir a honra de cidadãos, incitando a violência policial, ipso fato, o revide civil,  afirmando ainda que arquivará o inquérito policial (truculência verbal) expressão que denota a sua incapacidade para o exercício do cargo, pois desrespeita e fará vistas grossas ao que preceituam as Leis, Códigos e Constituição, prejulgando os manifestantes como petistas, mostrando à sociedade sua preferência partidária,  demonstrando falta de capacidade intelectiva e discernimento para conviver socialmente. Lamento, também, a aprovação de várias manifestantes em seu favor, pois devem estar habituados à selvageria, ainda não atingindo a barbárie, sistema introdutório ao estado civilizado.(“A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado” – Friedrich Engels, Civilização Brasileira, 7ª edição – tradução Leandro Konder- 1981, p 21 e seguintes)

  2. Esse cidadão deveria ser

    Esse cidadão deveria ser demitido. isso é apologia e incitação ao crime, fora que ele é membro de um dos mais importantes órgãos da nossa democracia, que tem como função, inclusive, a de ser fiscal da Lei. Manifestação não é crime, fechar avenida muito menos (o próprio Governo faz isso sempre), mas matar ainda é.

    Fora Sr. Rogério Zagallo (bom tema para mais uma manifestação).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador