Propaganda do DEM suspensa

Do G1

Ministro do TSE suspende propaganda partidária do DEM

PT acusa partido de fazer promoção do pré-candidato José Serra.
DEM pode recorrer para que decisão seja revista pelo plenário.

Débora Santos
Do G1, em Brasília

O corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Aldir Passarinho Junior, suspendeu, por meio de decisão liminar nesta quinta-feira (20), duas inserções do DEM autorizadas para veiculação em televisão. As peças estavam previstas para serem exibidas nesta quinta-feira (20) e nos dias 22 e 25 de maio. O pedido de suspensão foi feito pelo PT.

Segundo o partido, na última propaganda do DEM exibida na televisão, a legenda apresentou realizações atribuídas ao governo municipal que teriam contado com a “colaboração” do então governador de São Paulo, José Serra, hoje pré-candidato do PSDB à Presidência. A prefeitura de São Paulo é administrada por Gilberto Kassab (DEM).

Na inserção questionada, o DEM teria citado que “o Brasil está num bom momento, mas pode melhorar muito mais. Para isso é preciso trabalhar juntos, somar esforços”, diz o texto da propaganda do partido.

Na representação, o PT alega que o DEM fez propaganda eleitoral antecipada. De acordo com os petistas, o partido teria feito promoção do pré-candidato tucano.

O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), foi informado da decisão pelo G1. Ele disse que comentaria o assunto depois de consultar os advogados do partido.

O DEM pode recorrer da decisão no plenário do TSE. Mas, segundo assessoria do TSE, não há tempo hábil para reverter a suspensão da veiculação, porque para que o plenário analise é preciso aguardar a defesado partido.

Em sua decisão, o ministro afirma que, dado o momento pré-eleitoral, a exibição não poderia ser tolerada. “Tal conduta, no cenário de disputa eleitoral já deflagrado com o anúncio das pré-candidaturas à Presidência da República, não há como ser tolerada.”

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador