PT pede inquérito contra Globo por escândalo nos EUA: vai ser pedagógico, diz

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
 
Jornal GGN – O PT entrou nesta quinta (16) com uma representação criminal na Procuradoria Geral da República, solicitando que a Rede Globo seja investigada por conta das revelações de que teria pago propina para obter os direitos à transmissão de torneios internacionais de futebol. Em nota, o partido disse que se Lula, com base em falas de delatores, é alvo de inúmeras investigações, a emissora então merece o mesmo tratamento por parte do Ministério Público Federal. 
 
Para o PT, a investigação contra a Globo no Brasil é uma medida necessária e pedagógica, para o grupo da família Marinho e para o resto da grande mídia. “Em primeiro lugar, porque será respeitado o princípio da presunção da inocência, que a Globo sistematicamente atropela ao acusar, julgar e condenar Lula e o PT”, disse.
 
“Também será adotado certamente o equilíbrio editorial. Os argumentos da defesa e as eventuais provas de inocência da Globo não serão censurados no “Jornal Nacional”, diferentemente do que ocorre em relação ao PT, Lula e Dilma, que tiveram até a prisão pedida em editoriais e artigos de sua rede”, acrescentou.
 
“A Globo aprenderá também que, no devido processo legal, quem acusa tem de provar e ninguém pode ser condenado com base apenas em delações premiadas.”
 
 
Leia, abaixo, a nota completa.
 
 
O Partido dos Trabalhadores decidiu apresentar à Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, Representação Criminal para que seja apurada oficialmente a notícia de que a Rede Globo praticou crimes em série, valendo-se de empresas e bancos em paraísos fiscais, para obter vantagens ilícitas na compra de direitos de transmissão de torneios internacionais de futebol.
 
A representação tem base nos depoimentos do empresário argentino Alejandro Burzaco à corte de Nova Iorque. O delator coloca a Rede Globo no centro do escândalo da FIFA mencionando pagamento de propinas de US$ 15 milhões a dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol, da Conmebol e da Fifa.
 
O delator citou nomes, valores, locais de encontro, contratos, configurando sem dúvida os chamados “indícios robustos” de prática criminosa, expressão que os comentaristas da Globo gostam de utilizar, de forma leviana, para se referir às acusações por delações contra o PT e contra Lula.
 
É inexplicável para o Brasil que o escândalo da FIFA seja investigado judicialmente nos Estados Unidos, na Suíça, na França e em outros países, há três anos, e tudo o que temos aqui seja uma suposta “investigação interna” em que a Globo tenha apurado em silêncio e absolvido a si mesma.
 
O monopólio da Globo na transmissão de torneios nacionais e internacionais, supostamente obtido por meios ilícitos, faz um tremendo mal ao futebol brasileiro, uma paixão nacional que mobiliza milhões de torcedores e impulsiona grandes negócios, especialmente nos setores de publicidade e comunicações.
 
Atuando como dona da bola, a Globo impõe seus interesses comerciais, estipulando datas e horários de jogos, prejudiciais aos atletas, aos clubes e ao público; determinando quais partidas e de quais clubes serão transmitidas e quais serão ignoradas; interferindo diretamente nas decisões das federações estaduais e da Confederação Brasileira de Futebol.
 
O Ministério Público, que apresentou seis denúncias contra Lula com base exclusivamente em notícias de jornal jamais confirmadas ou provadas, que se mobiliza para investigar a morte do cachorro da ex-presidenta Dilma, não pode ficar inerte diante de fatos que realmente escandalizam a sociedade.
 
Temos certeza de que a abertura dessa necessária investigação terá efeito pedagógico para a Rede Globo e a mídia que a segue. Em primeiro lugar, porque será respeitado o princípio da presunção da inocência, que a Globo sistematicamente atropela ao acusar, julgar e condenar Lula e o PT.
 
Também será adotado certamente o equilíbrio editorial. Os argumentos da defesa e as eventuais provas de inocência da Globo não serão censurados no “Jornal Nacional”, diferentemente do que ocorre em relação ao PT, Lula e Dilma, que tiveram até a prisão pedida em editoriais e artigos de sua rede.
 
A Globo aprenderá também que, no devido processo legal, quem acusa tem de provar e ninguém pode ser condenado com base apenas em delações premiadas.
 
E talvez aprenda, finalmente, que deve prestar contas de seus negócios à Justiça e de suas decisões editoriais ao público, pois, mesmo sendo uma empresa privada, opera, comercializa e lucra muito por meio de uma concessão que pertence ao país e não à família Marinho.
 
O PT considera que a investigação oficial do escândalo FIFA no Brasil é essencial para combater o crime e a impunidade, além de ser um gesto fundamental para devolver o futebol ao povo brasileiro.
 
Brasília, 16 de novembro de 2017
 
Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Precisa pedir???

    Por gentileza… vossas senhorias poderiam por um momento cogitar a ideia de talvez investigar a maior empresa da América Latina descaradamente corrupta??? É que tem aquela coisa… constituição… já ouviram falar… leis… crimes… essas coisas…

  2. Madalena arrependida

    Durante a gestão petista , socorreram a Globo e depois o homem do bau – no caso do banco panamericano. 

    E provavelmente já sabiam de tudo isso que rolava debaixo dos panos.

    Agora querem a vingança da mulher traída !

    1. isso é uma piada., ninguem do

      isso é uma piada., ninguem do PT tem coragem para enfrentar a REDE ESGOTO NÃO, estavam no PODER com toda força e ajudaram a REDE ESGOTO, agora vem com essa conversa, faz-me rir, agora sem chance., não tem ,mas PODER como antes não., agaora vcs deixaram a coisa mudar, entregaram o PODER  a TEMER, que usa todo o PODER a seu favor., TRISTE DO PODER QUE NÃO MANDA., ou seja, não e Poder.

    1. Não trabalhamos nem mais com imparcialidade…

      Não trabalhamos nem mais com imparcialidade…

       Mas que Raquel Dodge cumpra suas funções para que não seja presa(não agora, mas no futuro quando a democracia voltar) e destituída por colaboração com o crime organizado da Globo Golpista de Televisão.  O Xeque mate está dado para a Sra. Raquel Dodge e para todo o MPF! Ou cumprem suas funções ou pagarão todos com a cadeia!

    1. Não entendi nada.
      O PT está

      Não entendi nada.

      O PT está sonhando? Sendo irônico?

      Quem acredita que: “A Globo aprenderá também que, no devido processo legal, quem acusa tem de provar e ninguém pode ser condenado com base apenas em delações premiadas.”?  O PT tá chegando agora? Em que país o PT pensa que está?

      Esse discurso do PT está prá lá de sem vergonha.

      A parte pedagógica se existir é provar pela milésima vez que a lei é igual para todos, e mais igual para uns poucos.

  3. A TV globo antes de tudo é concessão pública
    O Código Brasileiro de Telecomunicações, em seu artigo 53 decreta que constitui abuso, no exercício de liberdade da radiodifusão, o emprego desse meio de comunicação para a prática de crime ou contravenção previstos na legislação em vigor no país… “Art. 58. Nos crimes de violação da telecomunicação, a que se referem esta Lei e o artigo 151 do Código Penal, caberão, ainda as seguintes penas: I – Para as concessionárias ou permissionárias as previstas nos artigos 62 e 63, se culpados por ação ou omissão e independentemente da ação criminal. II – Para as pessoas físicas: a) 1 (um) a 2 (dois) anos de detenção ou perda de cargo ou emprêgo, apurada a responsabilidade em processo regular, iniciado com o afastamento imediato do acusado até decisão final; b) para autoridade responsável por violação da telecomunicação, as penas previstas na legislação em vigor serão aplicadas em dôbro; c) serão suspensos ou cassados, na proporção da gravidade da infração, os certificados dos operadores profissionais e dos amadores responsáveis pelo crime de violação da telecomunicação. Art. 59. As penas por infração desta lei são: a) multa; b) suspensão, até trinta (30) dias; c) cassação; d) detenção. 

    Tá certo isto ARRRRNALDOOO?

  4. Apoiadíssimo, PT !!!   Fica a

    Apoiadíssimo, PT !!!   Fica a impressão que a nossa justiça não tá muito animada para investigar a Globo. Uma dica a PGR, não precisa fazer muito esforço investigativo, é só pedir aos americanos os detalhes do processo e, considerando que as provas lá são robustas, não apenas delações fajutas, mandar prender os três porquinhos. 

  5. A PGR Raquel está com a bola

    A PGR Raquel está com a bola por chutar.

    Se não chutar, ou seja, abrir aqui os procedimentos investigatórios ou importá-los já prontos dos EUA, saberemos a que veio.

    RAQUEL DODGE SOB PENA DE PREVARICAÇÃO DEVE DENUNCIAR A REDE GLOBO DE TELEVISÃO PELOS CRIMES JÁ SABIDOS PELO MPF MAS AMOITADOS CRIMINOSAMENTE EM NOME DA PERSEGUIÇÃO DA CADELA DE DONA MARISA PICADA POR UMA COBRA NO SITIO EM ATIBAIA QUE ELES, OS SEM VERGONHA E CORRUPTOS VENDIDOS À GLOBO DO MPF SABEM QUE É UMA FARSA GROTESCA.

    Art. 319 – Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:

    Pena – detenção, de 3 meses a 1 ano, e multa.

     

    Não há nenhuma outra saída à atual PGR que não seja denunciar TODOS os executivos e proprietários da REDE GLOBO DE MARACUTAIAS E GOLPES, inclusive aproveitando as investigações dos EUA e Suiça, no caminho inverso que o apátrida Moro faz!

     

      A representação tem base nos depoimentos do empresário argentino Alejandro Burzaco à corte de Nova Iorque. O delator coloca a Rede Globo no centro do escândalo da FIFA mencionando pagamento de propinas de US$ 15 milhões a dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol, da Conmebol e da Fifa. O delator citou nomes, valores, locais de encontro, contratos, configurando sem dúvida os chamados “indícios robustos” de prática criminosa, expressão que os comentaristas da Globo gostam de utilizar, de forma leviana, para se referir às acusações por delações contra o PT e contra Lula. É inexplicável para o Brasil que o escândalo da FIFA seja investigado judicialmente nos Estados Unidos, na Suíça, na França e em outros países, há três anos, e tudo o que temos aqui seja uma suposta “investigação interna” em que a Globo tenha apurado em silêncio e absolvido a si mesma. O Ministério Público, que apresentou seis denúncias contra Lula com base exclusivamente em notícias de jornal jamais confirmadas ou provadas, que se mobiliza para investigar a morte do cachorro da ex-presidenta Dilma, não pode ficar inerte diante de fatos que realmente escandalizam a sociedade.  

  6. Desculpem a expressão
    Desculpem a expressão grosseira.
    Mas para encarar a Globo aqui no Brasil, acho muito difícil e ainda não apareceu ninguém .
    Acredito apenas que Leonel Brizola se tivesse oportunidade faria.
    Lula tremeu, Dilma foi fritar ovos e preferia o controle remoto.
    Para encarar a Globo aqui no Brasil , se for homem tem que ser muito macho e ter culhão roxo.
    Se for mulher, tem que ser muito fêmea e ter grelo duro.

  7. A Globo é a ferramenta de marketing americana

    Sempre soubemos que a Globo pagava propina, mas agora temos prova, então, esta é a hora de partir para cima deles.

    A Globo tem muita força nos EUA, precismos de apoio da Europa. Como eu já disse, os EUA podem defender a sua aliada, mas os europeus não irão aceitar isso. E onde está a Wikileaks/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador