A função de cada um na Operação Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Ministério Público Federal, na tentativa de esclarecer o papel das instituições envolvidas na Operação Lava Jato, conversou com o procurador da República Wellington Saraiva sobre as atividades de cada parte. 

Segundo Saraiva, a Polícia Federal conduz as investigações, mas não é a única com poder para tal. O Ministério Público também tem seus instrumentos de apuração e uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) igualmente pode correr em raia paralela.

No caso da Petrobras há duas CPIs, sendo uma mista. Mas dada a dimensão e alcance das atividades da PF e do MP, além da atuação da imprensa, os congressistas já avaliam que as comissões só serviram para repercutir o noticiário. 

Mas vamos por partes:

Polícia

“A polícia tem a missão, estabelecida na Constituição e nas leis, de investigar os fatos de natureza criminal. Essa investigação, em seguida, é enviada ao Ministério Público. Geralmente, a polícia faz a apuração por meio do inquérito policial, mas esse não é o único instrumento existente no Direito brasileiro para investigação de crimes. O Ministério Público pode fazer sua própria investigação, assim como as Comissões Parlamentares de Inquérito, as CPIs”, explicou Wellington Saraiva.

Ministério Público

“Encerrada a investigação feita pela polícia ou outro órgão, os documentos são enviados ao Ministério Público. A Constituição diz que cabe ao MP promover a ação penal, ou seja, o processo criminal contra alguém que será acusado por um crime, e o caberá, então, ao Poder Judiciário – após a coleta de provas junto ao MP e aos acusados – efetuar o julgamento da acusação”, disse o procurador.

Isso é o que acontece na Lava Jato. “A Polícia Federal e o Ministério Público trabalham juntos, lado a lado, de forma harmoniosa, para esgotar os fatos. O MP a PF [no Paraná] estão reunindo elementos que o Ministério Público Federal, em seguida, se entender que há provas suficientes para a acusação, oferecerá ao Judiciário por meio de denúncia.”

Logo, não é a penas a Polícia Federal que detém informações sobre a Operação que já respingou na presidente Dilma Rousseff (PT) e em seu antecessor, Lula, durante a última disputa presidencial.

Força-tarefa do MPF

Em função da magnitude do caso, o Ministério Público Federal decidiu fazer uma força-tarefa, formada por 9 procuradores com experiência no esclarecimento de crimes de lavagem de dinheiro. O grupo foi autorizado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O procurador regional da República, Carlos Fernando, contou que o grupo foi necessário “tão logo se verificou que o caso possuia ramificações inclusive na Petrobras. Seria impossível que apenas um procurador atuasse na Lava Jato”, disse ele.

Com informações do Ministério Público Federal

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Logo, não é a penas a Polícia

    Logo, não é a penas a Polícia Federal que detém informações sobre a Operação que já respingou na presidente Dilma Rousseff (PT) e em seu antecessor, Lula, durante a última disputa presidencial. . . . . . . . . COMO ASSIM RESPINGOU CARA PÁLIDA ????!!!! . . . . 

  2. pauta

    Infelizmente para o Brasil, o PIG continua ditando a pauta.

    Conduz o foco para onde é melhor para atingir os seus objetivos.

    Tem força o PIG na oposição. Vejo com tristeza que o PIG manda!

    Sua força vem do fato que TODOS  lhe dão crédito. Desde o mais simples peão até a presidencia da República!

     

  3. quando respinga é porque

    quando respinga é porque algum desses membros vazou para a grande mídia.

    então o problema é se houver conluio entre essas partes

    para prejudicar algum segmento da sociedade que essa

    colusão de interesses quer demonizar, destruir…. 

  4. Caro Nassif e demais
    O

    Caro Nassif e demais

    O principio é interessante, mas faltou avisar, que esse esquema em nada era diferente dos capitães de mato e das quilombolas, ou ainda, dos militares e dos aparelhos “comunistas”, e hoje do STF midiático e os petralhas.

    Saudações

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador