Quem pode assumir o lugar de Teori Zavascki no Supremo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Ao contrário do que especulou a grande mídia na semana passada, ministros do governo Temer não são bem vistos pelo mundo jurídico para assumir o lugar de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal. Grace Mendonça (AGU), Alexandre de Moraes (Justiça) e até Flávia Piovesan (Direitos Humanos) circulam em algumas listas como cotados, mas as chances, segundo reportagens da Folha e do portal Os Divergentes, são bem pequenas.

Segundo o primeiro jornal citado, Temer foi aconselhado “a optar por um nome técnico, apartidário e discreto, com passagem em um dos tribunais superiores do país, evitando se indispor, assim, com os demais ministros da Suprema Corte ao escolher alguém com trajetória partidária ou que integre o governo federal.”

Aliados do presidente citam, nos bastidores, nomes ligados ao Superior Tribunal de Justiça e ao Tribunal Superior do Trabalho, como Isabel Galotti, Luis Felipe Salomão, Ricardo Villas Cueva e Ives Gandra Filho.

O tributarista Heleno Torres, que já foi cotado no governo Dilma Rousseff para assumir vaga no Supremo no lugar do aposentado Joaquim Barbosa, também estaria no páreo. Ele é próximo do ministro Ricardo Lewandowski e teve apoio do ex-ministro Luis Inácio Adams, da Advocacia Geral da União.

O PSDB paulista também estaria tentando emplacar um nome junto a Temer, o do ex-procurador do Ministério Público de São Paulo Luiz Antonio Marrey, que foi secretário estadual no governo tucano.

Veja a lista abaixo:

STJ

Herman Benjamin (atualmente no TSE)

Humberto Martins

Isabel Gallotti

João Otávio de Noronha

Luis Felipe Salomão

Mauro Campbell (Cotado para assumir lugar de Barbosa. Tem apoio de Eduardo Braga)

Roberto Villas Cueva

TCU

Bruno Dantas (apoio de Renan Calheiros)

TST

Ives Gandra Filho

OUTROS

Luiz Antônio Marrey, ex-procurador-geral de Justiça de SP

Sergio Moro

GOVERNO

Grace Mendonça

Alexandre de Moraes

Flavia Piovesan

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. REINA MAS NÃO GOVERNA

    Me chama a atenção essa história de que Temer vai indicar fulano ou ciclano para a vaga do Teori.

    Na verdade ele só vai indicar depois de receber a lista tríplice do órgão que detém a vaga, ou seja vaga do chamado QUINTO CONSTITUCIONAL.

    Issso sifgnifica que se o de cujus ocupava a vaga do QUINTO

    como advogado, a listra tríplice será apresentada pela OAB

    como procurador, pelo Ministério Público

    se de carreira, acho que pelo CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA.

    Em assim sendo como afirmar que Temer está entre esse ou aquele pretenso candidato?

    Ou muito me engano?

  2. Novo ministro do supremo
    Como não acredito em papai noel e seu que tudo isso é um jogo com cartas marcadas irão colocar um da mesma facção do governo, não esqueça que tudo isso e muito mais por vir fazem parte do sujo golpe de estado ocorrido no Brasil!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador