Raquel Dodge questiona candidatura de Lula no TSE

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Na tarde de ontem, dia 15, a Procuradora-Geral da República Raquel Dodge afirmou que apresentaria pedido de impugnação da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, na hora certa. À noite achou que a hora certa havia chegado e apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o questionamento sobre candidatura Lula.

Quem analisará o questionamento de Dodge é o ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do TSE e relator do pedido de registro.

O registro da candidatura de Lula foi apresentado pelo PT na tarde desta quarta, após uma marcha e manifestação que reuniu cerca de 50 mil pessoas. Na manifestação, vários políticos e apoiadores da candidatura estavam presentes.

Outros dois questionamentos foram enviados ao TSE. O indefectível Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre (MBL) e o ator pornô Alexandre Frota. Os questionamentos dos dois personagens serão analisados pelo ministro Admar Gonzaga.

A defesa de Lula afirmou, em nota divulgada ontem, que o enfrentamento dos pedidos de impugnação se dará com ‘fundamento na lei’. E isso para estes já apresentados como os que venham a ser.

Raquel Dodge, em seus argumentos, defende que Lula está inelegível por ter sido condenado em segunda instância no caso do triplex do Guarujá. Como reforço de seu argumento, apresentou ao TSE a certidão da condenação emitida pelo Tribunal Federal da 4ª Região.

Para Dodge, com esta condenação, Lula só poderá se candidatar daqui oito anos, após o cumprimento da pena. Disse ainda que ele não está autorizado a fazer campanha ‘sub judice’, isto é, enquanto não sai o resultado final sobre a inelegibilidade. Segundo ela, a intenção é evitar que o ex-presidente tenha a campanha financiada com recursos públicos.

“Deve decorrer a rejeição liminar do requerimento, sem qualquer outro efeito jurídico que habilite o impugnado a ser considerado candidato sub judice ou a pretender o financiamento de sua candidatura com recursos públicos, que são destinados apenas a financiar campanhas dos elegíveis”, completou.

A defesa de Lula rebateu os argumentos da procuradora-geral em nota divulgada também na noite desta quarta-feira, dia 15. Afirmam que vão enfrentar os pedidos de impugnação com fundamento na lei e que não têm qualquer objeção à distribuição do processo ao ministro Barroso.

Leia abaixo íntegra de nota divulgada pelos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

NOTA DOS ADVOGADOS DE LULA SOBRE OS PEDIDOS DE IMPUGNAÇÃO DE SUA CANDIDATURA

Os advogados do ex-presidente Lula vão enfrentar com fundamento na lei os pedidos de impugnação do registro de sua candidatura presidencial, tanto os já apresentados como os que venham a ser apresentados à Justiça Eleitoral;

Os advogados não têm qualquer objeção à distribuição do processo de registro ao ministro Luís Roberto Barroso.

A manifestação técnica apresentada nesta quarta-feira (15) apenas consignou dúvida em relação à prevenção do ministro Admar Gonzaga, com o único objetivo de evitar eventuais nulidades. O ministro Barroso nunca se pronunciou publicamente sobre o tema.

 

 

 

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Já dizia o $upremo Ministro Edson Fachin

      “Toda celeridade em matéria eleitoral é importante para não deixar dúvida no procedimento”.

       

      Em matéria penal, ou civil, ou trabalhista, ou previdenciária, nem toda celeridade é importante.

  1. As perseguições que ficarão na história!!!

    Assim como os nomes dos perseguidores. Lula preso por um apartamento  originalmente de cooperativa de bancários, cujos acanhados cômodos denotam a simplicidade, haja vista o vídeo feito de seu interior e, o mais importante: em nome da OAS. E agora Moro planeja outra condenaçao por um sítio que pertence à familia Bittar, cujo patriarca é amigo de Lula desde a época de 70!  Enquanto isso os comprovados corruptos continuam livres! Aécio ( vide Lista de Furnas )  continua Senador da República. Perrela idem. E o que falar dos cabeças do atual governo? Que vergonha ! 

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/moro-confirma-perseguicao-a-lula-no-despacho-que-adiou-audiencia-por-

    1. De Palmério Doria, há pouco no Twitter:

       ”  Não se pode negar.  As coisas se nivelam. Coube a Kim Kataguiri e Alexandre Frota, contestar a candidatura de Lula; a Raquel Dodge, pedir a cassaçao do registro; e a Luis Roberto Barroso o relator do processo. Todos da mesma estatura. “

      Como não tenho twitter e só nesse espaço dou meus pitacos afirmo:  Está tudo dominanado!!!

  2. Lula está no pleno exercício dos seus direitos políticos

    Porventura, o Lula não está no pleno gozo dos seus direitos políticos?

    Se sim, porque não pode fazer campanha?

    Diz lá, Dojona Nojenta!

  3. Qual é mesmo o argumento da

    Qual é mesmo o argumento da promotora? A patética “condenação” dada por um sujeito que nem é um juíz de verdade e endossada pelos amigos dele indo contra todas as leis do país? Uma condenação que eu teria o prazer de rasgar na frente do oficial de justiça que tivesse a audácia de me apresentar uma peça vagabunda dessas?

    Dodge, uma condenação do criminoso Moro e dos amigos dele não vale nada. E se os brasileiros tivessem um mínimo de espinha você e os seus amigos agora estariam pendurados pelo pescoço diante de um crime desses contra o próprio país

  4. Se não estiver presente alguma causa de inelegibilidade…

    Se não estiver presente alguma causa de inelegibilidade, [sic], a Rosa Weber garantiu que o T$E indeferirá de ofício o pedido de registro de candidatura.

    A conferir:

    “Não será impugnação, será um indeferimento de ofício a compreensão de que NÃO ESTÃO PRESENTES ou as condições de elegibilidade OU ALGUMA CAUSA DE INELEGIBILIDADE”. – Rosa Weber, Ministra Presidente do T$E e Ministra do $TF.

     

    Ora, não estar presente alguma causa de inelegibilidade equivale a estar ausente alguma causa de inelegibilidade, o que, por sua vez, equivale a estar elegível. Se está elegíve e preenche todas as condições de elegibilidade, porque indeferir o pedido de registro de candidatura?

    Bingo!

  5. Efeito colateral

    Não é novidade que os golpistas se enrascaram com um efeito colateral imprevisto do esquemão que armaram, cujos desdobramentos cada vez mais complicam a situação dos mesmos ao longo da farsa que arquitetaram:

    QUANTO MAIS PERSEGUEM O LULA, O PT E AS ESQUERDAS, MAIS CRESCE O APOIO POPULAR AO LULA, MAIS ENCOLHE A REJEIÇÃO AO PT E MAIS SE UNEM AS ESQUERDAS.

    Ainda que os dispositivos golpistas instalados nas instituições consigam que a direita permaneça no poder, o apoio do povo a tais tramóias preservadoras do staus quo seguirá sendo corroído até a medula, até o dia em que a casa deles for derrubada.

    Delenda est golpistas!

  6. Greta Garbo quem diria?

    Greta Garbo quem diria? Acabou no Irajá…

    Uiii… Em companhia do Alexandre Frota, o ator pornô fake que precisa de prótese para exercer a profissão. E a procuradoria da república apud justiça brasileira reduziu-se a isso: institucionalizou o uso de próteses para poder atuar.

     

  7. A PGR donseguiu ser mais
    A PGR donseguiu ser mais rápida agora do que quando decidiu se dar 16% de reajuste salarial, para si mesma e todos os seus.
    Certamente manteve uma equipe de bravos procuradores de pé na porta da justiça eleitoral esperando o representante do PT dar entrada no registro de candidatura do Lula e fez fila para entrar com a impugnação.

  8. Um horror !

    …. trata-se da quadrilha do judiciário “.. com supremo, … com tudo” …. se articulando para manter seus privilégios ilegais às custas do povo oprimido e faminto do Brasil…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador