Recurso para anular impeachment de Dilma faz aniversário na gaveta do Supremo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert Filho

Jornal GGN – Na próxima terça (29), o recurso que questiona a legalidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff e pede sua anulação completará um ano na gaveta de um ministro do Supremo Tribunal Federal. O caso está com Alexandre de Moraes – nomeado por Michel Temer para a Suprema Corte – e, segundo informações da assessoria da presidente deposta, aguarda manifestação do procurador-geral Rodrigo Janot, que tem priorizado assuntos da Lava Jato.

Abaixo, a nota completa publicada no site de Dilma.

No próximo dia 29 de setembro comemora-se o primeiro aniversário do ingresso do mandado de segurança da presidenta eleita Dilma Rousseff sobre a legalidade do processo de impeachment. Na peça, assinada pelo ex-ministro José Eduardo Cardozo, Dilma pede a anulação de sua condenação, determinada pelo Senado Federal em 31 de agosto. O caso está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes e aguarda manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

A defesa alega que não há motivos jurídicos plausíveis ou de justa causa que amparem a condenação da presidente eleita por crime de responsabilidade. Cardozo quer a imediata reintegração de Dilma em seu mandato presidencial, apontando que o processo de impeachment nasceu do desvio de poder do então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso por corrupção em decisão da Justiça Federal do Paraná.

“Em um Estado Democrático de Direito não pode ser admitida a invocação de falsos motivos jurídicos para a destituição de um Presidente da República”, sustenta José Eduardo Cardozo, no mandado de segurança. “Nele também não se admite um impeachment, sem que exista a ofensa formal. Uma cassação de mandato presidencial legitimamente outorgada pela maioria da população, com desatendimento ao disposto na lei maior do país, é uma ofensa profunda aos seus alicerces. É uma ruptura institucional. É uma violência profunda e uma histórica injustiça perpetrada contra o eleito e contra a sociedade que o elegeu”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vcs querem a volta de Dilma

    Vcs querem a volta de Dilma ?

    Jura mesmo ?

    Quem vai gostar é o meu neto quando empina pipa.

     

    Muito vento estocado !

    E depois dobra a meta sem meta.

    Espetacular !

      1. Engano seu :
        Tem mais um

        Engano seu :

        Tem mais um inquérito contra ele.

        C vai ser condenado ou não  é irrelevante.

        Perante a história, o cara está condenado há mais de 25 anos.

               Abraços !

  2. Só sai da gaveta quando não

    Só sai da gaveta quando não houver nenhuma chance de ela voltar. Aí, os mesmos que a chamaram de corrupta,  chama-la-ão de injustiçada. A Dilma é um enigma dentro de um segredo. Não consigo compreender a sua atitude sempre dentro do protocolo. Previsível demais. A despeito de toda a sua honestidade inquestinável, ela não compreende nada de política. Qualquer autoridade que tenha o mínimo de conhecimento dos meandros da política com todas as falcatruas feitas pelo temer já estaria de volta a presidência. Mas ela não aproveita os tempos, os momentos em que deve agir. Pode ser o seu grande mérito, porém acho que por isso contribuiu um pouco pelo o que está aí. Era inacreditável não ver desde o primeiro momento as armações contra o Pt feitas pela lava jato e o  janot, e ela indo de republicanismo. Deixou correr solto. Pensou que com a reeleição pelo voto direto  as instituiçoes iria funcionar pro hermetismo. Não dialogou, não fez nem de longe a batalha da comunicação. Foi o grande acerto ético do Lula e o seu grande erro político.

  3. Ópio do povo brasileiro

    O ópio do “povo”, ou melhor, de uma certa classe média estúpida e ignorante, atualmente é o antipetismo.

    Eles aceitam tudo! Mas tudo mesmo!

    Um usurpador comprovadamente corrupto e incompentente no poder, cercado dos maiores bandidos da história da política brasileira ( e olhem que a concorrência é dura!), comprometidos até o último fio de cabelo com a devastação total do país, doando o Brasil de bandeja pra esse tal de mercado. Acabando com as poucas riquezas que temos, inclusive a natureza, etc. etc… mil etc. 

    Enfim, eles aceitam o próprio diabo e vendem suas almas pelo ópio do antipetismo.

    É estarrecedor!

    (basta ver o comentário desse pobre senhor aí abaixo)

    1. A gênese do ópio do antipetismo

      Vânia, vou contar uma historinha só pra vc, não espalhe.

      Em outubro de 2001, a ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, aquela fazenda do Lula, comemorou 100 anos com uma grande festa no campus de Piracicaba. É uma escola tradicional e tradicionalista, daquela que os alunos sabem e cantam o hino, no melhor estilo universidade norteamericana, extensos gramados e tudo o mais. 

      A convite de uma cliente e grande amiga agrônoma, participei dessa festa, um domingo, do início da manhã ao fim da tarde, um dia inteiro de comemoração em grande estilo. Para ela, festa dupla: 100 anos de Esalq e 15 anos de formada. Todas as turmas se reúnem a cada 5 anos. 

      Para se aquilatar o naipe da festa, vamos falar de dinheiro, a caneca-convite (de cristal, gravada em relevo) para sapos de fora (eu) custava a bagatela de 120 mangos, em pleno 2001. Jamais pagaria isso, mas como disse, era convidado, pagaram pra mim. Então estamos situados quanto ao que viria em seguida. 

      Saímos de Campinas muito cedo naquele domingo, no carro dela, chegamos a tempo do café da manhã, impecavelmente servido ao ar livre para umas 5 mil pessoas, mas que podia ser o dobro, festa grandiosa mesmo. Café da manhã precedido do hino da escola, que todos cantaram perfilados e emocionados.

      Após o café da manhã, no aguardo do baita churrasco que viria, a orgulhosa agrônoma me botou no carro e foi mostrar a “sua escola”. Aí entrou em ação minha porção Fradim Baixim, do Henfil.

      Enquanto o carro percorria alamedas e gramados impecáveis, não resisti e comecei a gozação. Sem olhar para ela, fui apontando para o prédio central e disse que ali, quando chegássemos ao poder, iríamos instalar uma filial da Escola Nacional de Formação do MST, nos moldes da unidade de Cajamar, e que aqueles imensos gramados eram suficientes para abrigar umas 2 mil barracas de lona preta do MST, remover aqueles gramados inúteis e plantar mandioca, e segui nessa toada, sem me dar conta da transformação que acontecia ao meu lado. 

      Súbito, uma freada brusca. Olhei para ela e não a reconheci, tinha havido uma mutação tipo médico e o monstro. Estava com as mãos crispadas no volante, os olhos em chamas, ofegante, transtornada, estava virada no avesso. quando conseguiu falar, foi uma torrente de impropérios. A agrônoma não foi capaz de encaixar a piada, levar na gozação, tratava-se, por óbvio, de uma brincadeira. Demorou um bom tempo para voltar ao normal. 

      Apesar do incidente, o dia terminou bem, muito churrasco e uma cerveja impecável, como toda a festa. . Fui apresentado a uma renca de gente que não vale nada, e devo ter apertado a mão, por absoluto engano, do Xico Graziano.

      NOTA – 1. Estávamos em outubro/2001, e alguém dizer àquela altura que o PT venceria a eleição dali a um ano, seria puro delírio. 2. o germe do antipetismo estava ali, sempre ali, adormecido, e aflorou diante de uma “inocente” brincadeira.

      Não acabou.

      Em outubro/2006, no dia do segundo turno, lá de Óbidos (PA), sozinho no fundo do quintal da minha casa, diante da churrasqueira, da vodca e de muitas cervejas, mandei um torpedo para a minha – ainda – amiga (como disse, é a minha porção Baixim/Fradim que não sossega): “É Lula de novo, com a força do povo”. Recebi em resposta uma torrente de palavrões. 

      Tem mais: 

      Em 27.10.2014, a agora ex-amiga postou no Facebook: 

      27.10.2014

      Ontem fui jantar com meu filho em restaurante de Xxxxx. A Tv estava ligada e informando o resultado das eleições. Comentei com ele que estava triste pelo resultado. A atendente, com ar de deboche, disse que ali todos eram pTistas e estavam adorando. (sem sequer ser chamada a opinar…)
      Fui pagar a conta e solicitei que a taxa de serviço fosse excluída.
      Ela me questionou se o atendimento não tinha sido bom.
      Apenas respondi, que o salário dela já estava incluso no preço do alimento, e que a gorjeta ela já tinha do bolsa-família!!
      Simples assim!!!!
      A partir de agora, basta o meu imposto para sustentar programas compradores de voto.

      E uma dela amiga comentou:

      27.10.2014​

      Muito bom, fulana de tal. Cansei de trabalhar pra sustentar programas sociais, e ainda assim, ser taxado de elite branca opressora. Somos todos brasileiros mas não somos bobos. Está mais do que na hora de nos organizarmos para equilibrarmos essas forças e acabar com essa exploração mais do que injusta.

      Sacou o naipe? Aquela explosão na Esalq em 2001, que na hora não dei importância, era o prenúncio do que viria. Metade do país está afundado nesse ópio. 

      Resultado de imagem para esalq vista aérea

  4. Só será analisado após a

    Só será analisado após a aposentadoria do cabeça de ovo, isto se em seu lugar não entrar outro como ele.

    O PT não serve nem para indicar ministros ao supremo.  Se tivesse feito esta tarefa básica direito não teria sido defenestrado do governo.

    Também não sabe nomear ministro da justiça. A dilma passou todo seu mandato sem um. acabou sem mandato.

     

  5. Lagrimas de crocodilo

    Essa comoçao e falsa; para ingles ver. Dilma e uma incompetente que nunca mereceu o cargo que ocupou. E uma prova de que a intuiçao ou visao politica de Lula e uma enorme conversa mole.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador