Renan anuncia pacote de medidas contra a “invasão” da PF no Senado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB) anunciou, na quarta (26), um pacote de medidas em resposta à prisão de quatro policiais legislativos acusados de obstruir investigações da Polícia Federal.

Renan fez um discurso na tentativa de amenizar os ânimos em Brasília, dada a crise entre poderes, mas disse que não poderia abrir mão de recorrer ao Supremo Tribunal Federal para suspender as ações da Operação Métis, com pedido para que todo o material apreendido seja devolvido à Polícia do Senado.

Os oficiais sob o comando do presidente do Congresso foram acusados de fazer varreduras em endereços de parlamentares em busca de escutas telefônicas. Renan Calheiros alegou que o trabalho focou apenas na retirada de grampos ilegais. A PF disse que José Sarney, Edson Lobão Filho, Gleisi Hoffman, entre outros senadores, foram beneficiados.

De acordo com O Globo, “além de ações no STF para delimitar o papel dos poderes — uma reclamação e uma Ação de Descumprimento de Preceitos Fundamentais —, Renan entrou com uma representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, e orientou os diretores da Polícia Legislativa a entrar no Supremo com habeas corpus preventivo contra novas prisões.”

O senador também pediu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que a PEC que acaba com aposentadorias de juízes e membros do Ministério Público condenados por crimes de improbidade administrativa seja votada com urgência, em resposta à categoria.

“Apesar da reação, Renan disse que, como chefe de Poder, não se furtará a comparecer a reunião marcada para sexta-feira com os chefes dos três Poderes para discutir segurança pública. A princípio, segundo ele, nem a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, nem o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, estão confirmados nesta reunião.”

A Folha de S. Paulo punicou nesta quinta (27) que Michel Temer acionou o presidente do PSDB e senador Aécio Neves para esfriar a crise entre Renan e Moraes.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O corporativismo é que o

    O corporativismo é que o grande problema do judiciário.

    Ex-senador Delcídio, pego em flagrante, foi cassado pelos seus ex-colegas. Já um juizeco de 1ª instância vai ao CNJ e sabe o que vai acontecer? Nada. E mais, praticamente não existe punição para juiz e é por isso que o legislativo precisar votar essa matéria com urgência. Se lembrarem bem, trata-se de uma efeito bola de neve, começou com os juízes dando carteiradas nos guardas de trânsito, aeroportos… agora já estão até invadindo outro poder da república sem a menor preocupação das consequências.

  2. Digo e repido, nessa briga

    Digo e repido, nessa briga entre o senado e o STF, já tenho para quem torcer.

    Torço pelo capeta botar mais lenha na fogueira e implodir essa bagaça toda.

    Uns são golpistas e outros conivente.

    Não sobra nada dessa raça.

  3. Piscou.

    Nesse embate, Teori piscou.

    Segundo noticiário, Teori acabou de pedir para parar com as investigações e mandar tudo para o STF.

    Renan está baleado, mas ainda não está morto….

    Depois do esculacho do Renan, o STF resolveu não pagar para ver, afinal, nestes tempos onde mãe não reconhece filho, tudo pode acontecer. Vai que o Senado faça uma “loucura” e começe a cortar os privilégios da casta judiciária…..

    É melhor não dar chance para o azar.

     

    1. Grande Renan, político

      Grande Renan, político admirado pela esquerda progressista.

      Grande homem de confiança do Governo Lula e Dilma

      Acho que o PT deveria lançar o Renan em 2018

       

  4. “Gente” da pior espécie

    Creio que o Brasil tem visto, nos últimos tempos, uma guerra pelo poder, travada por gente da pior espécie.

    A grande maioria trabalha para aquele pequeno 1% dos mais ricos, no evidente esforço de preservar essa proporção, e até dar uma “melhoradinha”.

    É extremamente preocupante que um Senador venha a público dizer que, em represália, vai agilizar a votação de uma Lei cujo objeto é muito, mas muito mesmo mais óbvio do que a tal desaposentação. Até corrijo, pois não há NADA de óbvio em impedir a revisão do valor de uma aposentadoria se o aposentado continuou a trabalhar.

    Ao contrário disso, um servidor público cometer atos criminosos e receber como “punição” uma rechonchuda aposentadoria, isso sim é uma ofensa, um tapa na cara do cidadão, é simplesmente nos chamar de idiotas.

    1. completando e pedindo desculpas

      …me desculpe ,mas um povo que elege essa classe de gente ,é um povo de idiotas ,e como tais nos tratam.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador