Renato Duque deve fazer novas delações sobre políticos na Lava Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, deve entregar os políticos envolvidos na Operação Lava Jato para a Polícia Federal e MPF, nas investigações que correm no Supremo Tribunal Federal. A informação é de O Globo.
 
Duque está preso há quase cinco meses em Curitiba, sede das apurações da Justiça Federal do Paraná. Ele deve se encontrar nos próximos dias com o MPF para discutir acordo de delação premiada, em troca de redução da sua pena. 
 
Se confirmada a colaboração, Renato Duque deve submeter a homologação – a validação de suas informações – na Suprema Corte, e não na Justiça de primeira instância. 
 
Duque fechou contrato com outro escritório de advocacia, Arns de Oliveira & Andreazza, de Curitiba, o mesmo que conduziu a delação dos ex-executivos da Camargo Corrêa, Eduardo Leite e Dalton Avancini. Para fechar o acordo de cooperação, o ex-diretor da Petrobras deve auxiliar na apuração contra os investigados que detêm foro privilegiado, e por isso são julgados na última instância, e apresentar dados novos.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Delatados

    Será que todos os participantes dos diversos esquemas serão delatados, ou somente os do PT? ou melhor, ele será instado a delatar todos ou só aos que interessam aos acusadores?

  2. Alguém tem noticia do Almirante Othon?

    Alguem ai do Direito, me explique como é que uma pessoa pode ficar presa 5 meses sem julgamento. Aboliram o habeas corpus no Brasil?

    1. Informe-se

      O Marin e outros executivos da Fifa estão presos sem julgamento na Suiça desde maio. Tsurnaev, ficou preso dois anos por atos de terrorismo em Bolston, antes de ser condenado à morte. O goleiro Bruno ficou longo tempo preso antes de ser julgado. Isso acontece milhares de vezes por ano, em todo o mundo. Habeas corpus aplica-se em dadas condições.

  3. Fala MY WAY ,mas fala a

    Fala MY WAY ,mas fala a verdade e com provas,e para começar ,começa devolvendo o que roubou ,como o teu gerente Pedro Barusco .

  4. Brasil, um país prostituído

    Duque já está quase lá…

    Moro vai botar prá quebrar. Às favas com os escrúpulos e com a legalidade, nao tem sido assim?! Moro sabe que o Brasil foi colocado nas suas maos para ele “fazer o serviço”, aí, depois o stf toca de lá. Viva a “justiça” brasileira.!

    Duque é a “pecinha” da vez e vai fazer um estrago daqueles. Ele nao tem nada a perder, ao contrário. Depois de 5 meses aguardando o momento certo chegou a hora dele dar a sua preciosa contribuiçao  e “entregar o serviço conforme o combinado”, senao…

    Ele já deve estar fazendo planos para o futuro. Alguém duvida?? 

    Enquanto isso, Dirceu já esta na mao e é colocado em standy-by. O “resto” vai na sequencia lógica do jogo.

    Dá desanimo pensar no país que vamos ter daqui prá frente depois de todas as barbaridades que estamos vendo acontecer. O preço que nós vamos pagar será mais alto do que a maioria pensa. A paritir dessa lava jato as regras praticadas nesse “jogo” serao as mesmas utilizadas para tratar o cidadao brasileiro. Vai vendo..

    O Brasil perdeu muito mais do que dinheiro nessa..

    Quanto custa os direitos civis assegurados na constituiçao e os direitos humanos?? O povo brasileiro vai descobrir o valor desse valor da pior forma e nem vai desconfiar da onde é que veio o tiro. Um dos objetivos da lava jato era também a mudança do paradigma da nossa justiça. 

    Sem palavras..

     

     

     

    1. Luiza, você disse

      “Duque vai fazer um estrago daqueles” então a sua verborragia contra Moro e Lavajato é spor esse motivo, ou seja, se Duque ficasse de bico fechado acobertando todos os cúmplices, se o esquema criminoso sangrando as estatais ficasse encoberto, erntão tudo ficaria bem e o Badil não seria um país prostituído. Nunca vi tanta contradição e falta de senso em poucas linhas. 

      1. A lava jato prostituiu, sim, as leis e o Brasil

        Nao, Ana. O termo “prostituído” é no sentido de “comercio, barganha, estar à venda pela melhor oferta”. É isso o que eu penso sobre as delaçoes da lava jato –  é meio que “sendo boa a oferta, delato o que for melhor para quem estiver me beneficiando”, ou seja, sem nenhum comprometimento com a verdade real dos fatos, entendeu?? 

        A pressao psicológica exercida sobre os delatores traduzida em humilhaçoes de toda ordem, a exemplo do abuso do uso de algemas, buraco no chao como wc, visita de familiares praticamente inexistente, visita de advogado dificultada, ameaça de prisao com possibilidade reduzida de concessao de habeas corpus, além da ameçao de pesada imposiçao de condenaçao vai deixando o preso em desespero, desesperança  total  insegurnaça jurídica, porque arbitrariedades desse tipo resultam em coaçao e violencia moral. Aí, fragilizados, aceitam qualquer “oferta” que os retire da situaçao imposta.

        As elaçoes tem ocorrido assim. Os delatores sao seduzidos a vender a própria consciencia em troca de  “favorecimentos” desde que aceitem que palavras, acusaçoes e insinuaçoes sejam atribuídas “espontaneamente” à eles em confissao. Há denúncias de que as delaçoes chegam com texto pronto aguardando somente a assintura dos presos. Isso, para mim, é prostituiçao de ambos os lados – dos representantes da justiça e dos delatores, é “vender a verdade em troca de benefício próprio” pouco importando a pessoa vítima da “mentira negociada”.

        Quando a justiça de um país nao cumpre as próprias leis, nega direitos civis consagrados na Lei Maior, a própria Constituiçao, é porque se prostituiu, se vendeu. Depois da lava jato teremos um país prostituido.

        Aí de nós.

         

  5. UM DEPOIMENTO EXCLUSIVO, por R.Vianna

    Se der para publicar…

    Pertinente ao post: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/08/04/ate-o-fim-do-ano-vao-prender-o-lula/

    O Conversa Afiada reproduz de Rodrigo Vianna 

    “ATÉ O FINAL DO ANO, TENTARÃO PRENDER O LULA”: UM DEPOIMENTO EXCLUSIVO

     

     

    A frase que dá título a esse texto não foi dita por um militante petista desvairado. Nem por um jornalista (como esse que escreve) afeito a teorias da conspiração.

    Saiu da boca de um advogado paulistano, bem-sucedido, com sólida formação acadêmica (é também professor de Direito), sócio de um escritório na região da avenida Paulista.

    Detalhe: ele votou em Aécio no ano passado, mas não disse a frase em tom de “comemoração”, mas de alerta.

    […] A conversa aconteceu num encontro social privado, há alguns dias, antes portanto da prisão de José Dirceu. O advogado, a quem conheço há mais de 30 anos, tem na sua carteira de clientes alguns empreiteiros. Um deles está em prisão domiciliar, por causa da Lava-Jato,  e algumas semanas atrás foi obrigado a depor algemado em Curitiba – como forma de pressão.

    “Um homem de quase 60 anos, franzino, que não oferece nenhum risco físico às autoridades, foi obrigado a depor algemado durante várias horas, sob alegação de ameaça à segurança do delegado“, contou.

    Prisões sem provas, pressões físicas e psicológicas. A Lava-Jato transita num fio da navalha muito perigoso.

    […]

    Experiente operador do Direito, minha fonte está impressionada com o grau de truculência de delegados, procuradores e do juiz Sérgio Moro. Perguntei a ele (com veia sempre “conspiratória”) quem seria a cabeça pensante a traçar o roteiro da Lava-Jato: “Moro me parece frágil, mal preparado, tropeçando nas palavras nas inquirições…”, eu disse.

    E o advogado: “não se engane, ele pode não ser brilhante ao falar, mas o cérebro é ele. Moro se acha imbuído de uma santa missão, e vai seguir em frente, nem que pra isso tenha que destruir metade da República. Ele é uma personalidade perigosa para a democracia”.

    […]

    “É uma espécie de estado islâmico judicial, onde tudo é permitido; afinal há um objetivo final que é sagrado: combater a corrupção”. Algumas delações premiadas já chegam prontas, feito matéria da “Veja”: primeiro o editor escreve, depois o repórter acha alguma coisa que corrobore a tese. “Eles trazem a delação e dizem ao preso: você assume isso aqui? Sabemos que você sabe, fica mais fácil pra você”.

    Mas o que explicaria essa voracidade, voltada não contra todos os corruptos, mas contra o governo (PMDB e PT são os alvos, com o PSDB poupado)? Não haveria uma operação tucana, uma conexão com a mídia?

    “Pode haver alianças, mas são circunstanciais. Moro é bem tratado pela Globo, e faz o jogo. Mas não pense que a Globo ou o PSDB controlam cada passo dele e de todos envolvidos na operação”, foram as palavras do advogado, entre um gole e outro de vinho.

    Minha fonte, que votou em Aécio sob o argumento pragmático de que “o Brasil e a Dilma não vão aguentar o que vem por aí na Lava-Jato; se o Aécio ganhar, isso tudo estará pacificado” (foi essa, mais ou menos, a frase dele em outubro de 2014, quando nos reunimos num jantar a poucos dias do segundo turno), está convicto de que a guerra santa promovida por Moro tem um alvo: o ex-presidente Lula.

    “O Lula ainda não é a bola da vez, mas é a cabeça que os meninos de Curitiba querem sangrando numa bandeja”, disse o advogado. Segundo ele, muitos réus foram indagados nas últimas semanas sobre o que sabiam do “peixe grande”.

    […]

    E a prisão de Lula então é inevitável, dada a inação do PT e do governo?

    “Avaliação política eu deixo por sua conta” [o advogado disfarça, mas é também um arguto observador político]. “O que posso dizer é na seara jurídica:  posso apostar com você que até o fim do ano vão tentar prendê-lo; vai depender da postura do STJ e do STF nos HCs pendentes”.

    Ou seja: Moro precisa ter certeza que não vai passar vergonha, mandando prender Lula, mas tendo sua decisão revogada em 24 horas, num tribunal superior.

    “Quais seriam os próximos passos, antes do Lula?”

    “Aí não é informação, mas especulação minha e de vários advogados que atuam na Lava-Jato. Não é segredo. Vão tentar prender o Dirceu ou o Palocci, primeiro, nas próximas semanas. Depois vem o Lula.”

    Reparem, leitores. A conversa com esse advogado ocorreu na segunda quinzena de julho.

    O penúltimo passo foi dado. Dirceu está preso.

    Não há mais teoria conspiratória, pois.

    Lembremos que Vargas, em 1954, estava na iminência de ser preso pela República do Galeão, e por isso tomou a medida extrema em 24 de agosto.

    Espero que não caminhemos para o mesmo desfecho. Politicamente, Vargas salvou o trabalhismo com um tiro no peito. Foi o suicídio que salvou seu campo politico.

    Dilma, até aqui, com sua inação, de certa forma faz o caminho inverso. Preserva-se pessoalmente, mas leva todo o campo político do lulismo e do trabalhismo para um suicídio político.

    E Lula? A reação não pode mais levar semanas, ou meses. Acordos “pelo alto” (com a banca e a elite emprersarial) não vão adiantar. Vargas era estancieiro gaúcho, e foi pro cadafalso. Por que poupariam o metalúrgico nordestino?

    Moro não vai parar. Ele é o estado islâmico judicial.

    O advogado, minha fonte, fala que tentarão a prisão de Lula “até o fim do ano”. Minha impressão é de que o relógio se acelerou.

    Em 2015, o agosto terrível da política pode cair em agosto mesmo. Mas também pode cair em setembro ou outubro. Até lá, teremos um desfecho. 

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/08/04/ate-o-fim-do-ano-vao-prender-o-lula/

     

  6. No futuro, esse quadra da

    No futuro, esse quadra da história brasileira será reconhecida como INFAME. 

    Nunca, nem nos meus maiores devaneios céticos e pessimistas, imaginei que por conta da sanha de destruir um projeto político fossem solapadas as bases do Estado de Direito em nosso país. 

    Proclama arrogante e com ares de empáfia o Dr. Barbicha do Ministério Público “que nenhuma pessoa, num regime republicano, pode deixar de ser investigada”. Se possível, responderia ao Dr. Barbicha: 

    -Perfeito. Mas o Republicanismo prescinde de outros tantos princípios:

    *Instituições do Estado JAMAIS podem tomar partido. Seja no que for. 

    * Agentes do Estado, por mais que sejam suas excelsas funções, não podem se arvorar de “salvadores da pátria” nem acharem que os fins justificam os meios. 

    * Prisões só quando estritamente necessárias, conforme prevê a Lei, e jamais poderão ser usadas como meio de extração de confissões mediante a exploração do medo e a imposição de humilhações. 

    * Nenhum agente do Estado pode fazer pré-julgamento acerca dos indiciados em crimes. A palavra “culpado” só poderá imputada ao processado através de julgamento transitado em julgado. Antes disso, é má fé, sordidez e instrumentalização do aparato repressivo do Estado para atingir inimigos políticos. 

    * Nenhum agente do Estado pode se valer da imprensa ou mídias em geral para se promover ou incitar a opinião pública contra determinados pessoas ou grupos. 

  7. LEMBREM DO DISCURSO DE POSSE DA DILMA!

    Dilma pede paciência e propõe pacto nacional contra corrupção durante posse.

    Dilma também conclamou o povo brasileiro a fazer um pacto nacional contra a corrupção e classificou como prioritária a adoção de cinco medidas de combate à corrupção: transformar o enriquecimento ilícito em crime; transformar o crime de caixa dois também em crime; deter um mecanismo judicial que permita o confisco de bens obtidos de forma ilícita; adotar normais que aceleram o julgamento de casos envolvidos a desvios de recurso públicos e também a análise de casos de corrupção que envolvam políticos. “A corrupção deve ser extirpada. O Brasil sabe que não compactuo com qualquer ilícito ou mal feito”, disse Dilma.

    ISTO ESTÁ NO DISCURSO DE POSSE DA DILMA (VER PÁGINA DE ROSTO DO IG).

    RECONHECEMOS QUE OS VAZAMENTOS SÃO SELETIVOS. MAS SÃO VAZAMENTOS.

    O GOVERNO PARECE INERTE, MAS ESTÁ? O MINISTRO DA JUSTIÇA, APARENTEMENTE, ESTÁ CUMPRINDO APENAS AS ÓRDENS DA DILMA.

  8. Como diz o milenar provérbio

    Como diz o milenar provérbio chinês: a hipocrisia é a homenagem que a virtude faz ao vício. Divertido ver comentaristas que defendem princípios republicanos são os mesmos que defendem que a presidente deve escolher ministros do STF e PGR que se comprometam com a defesa do governo (e não do Estado). Acusam o Moro, juiz de primeira instância, sem citarem que todos os recursos em cortes superiores são negados. quero ver se as denúncias se confirmarem com provas. Para onde vão os argumentos? Vão fazer nova “vaquinha”?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador