Roberto Jefferson tem prisão decretada

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da Agência Brasil

Joaquim Barbosa determina prisão de Roberto Jefferson

Por André Richter

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou hoje (21) a prisão do presidente licenciado do PTB e ex-deputado federal Roberto Jefferson, condenado a sete anos e 14 dias de prisão em regime semiaberto na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Jefferson deverá cumprir a condenação em um presídio do Rio de Janeiro.

Barbosa rejeitou pedido de defesa de Jefferson, feito no final do ano passado,  para que o condenado cumprisse prisão domiciliar devido ao seu estado de saúde. Em 2012, o ex-parlamentar fez uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas.

De acordo com os advogados, o sistema penitenciário não tem condições de garantir o tratamento médico de Jefferson. Para justificar o pedido de prisão domiciliar, a defesa anexou aos documentos enviados ao STF a dieta que ele  deve seguir. A dieta prescrita pelos médicos e nutrólogos (especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar) inclui, no café da manhã, banana com canela, geleia real e pão preto. No almoço, o prato deve ser ter salada, arroz integral, carne ou salmão defumado e, no jantar, sopa de legumes.

Contrariando a posição da defesa, após perícia médica feita a pedido do ministro Joaquim Barbosa, os médicos do Instituto Nacional do Cancer (Inca) concluíram, em dezembro do ano passado, que o estado de saúde de Jefferson não indica necessidade de cumprimento da pena em casa ou no hospital. Segundo os médicos, o ex-deputado deve usar regularmente medicamentos e seguir dieta prescrita por nutricionista.

A Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio de Janeiro, responsável por efetivar o cumprimento da condenação, também informou ao Supremo que o sistema carcerário do estado pode cumprir as recomendações médicas sugeridas pela junta médica. Após a manifestação da VEP, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também emitiu parecer contra o pedido de prisão domiciliar.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ué, não vai pra Brasília em avião da PF c/câmeras da Globo?!

    Porque os que moram em SP vão pro DF e Bob Jeff não?

    Coisas que só trolls explicam … aguardem!

  2. Demorou 3 meses depois da

    Demorou 3 meses depois da prisão dos Zé Dirceu. E não acho que vai durar muito tempo. Num feriado qualquer arrumam um jeito dele sair. 

  3. Os advogados do ex-deputado

    Os advogados do ex-deputado poderiam solicitar que o preso ficasse na cela do José Dirceu. Excelente gourmet , Dirceu resolveria o problema da dieta do companheiro de cela …

  4. Não teve TV, por que ?

    Não teve TV acompanhando a cana dura do Jerfeson, por que ?

    Ele vai se entregar onde ? No RJ.

    Não vai de avião para Brasília ?

    Joaquim Barbosa só decretou, a contra gosto, a prisão do Jerfeson, porque já estava pegando mal deixa-lo, livre, leve e solto comendo salmão.

    Rapidinho ele ganha uma domiciliar.

    1. Pois é Gilson!

      Estava aguardando que o rasteiro Bob fosse conduzido algemado à Brasília, a exemplo de Genoíno, que na época, estava com 4 meses de restabelecimento de uma cirurgia seríssima, cujo acompanhamento será constante por toda a vida! Mas enganei-me!  O Bob ficará no Rio, na sua cidade! Os porcos são os beneficiados! Ele está curado, não está doente! Estou enojada!  Aproveito para elogiar a nossa incansável Cristiana!  Assino embaixo do seu comentário!

  5. PRISÃO PRÓXIMA DO JULGAMENTO DOS EMBARGOS

    Estou de olho nesta nova jogada.

    A prisão de Jéfferson foi muito próximo do momento da decisão dos embargos.

    Um ato contra o delator e outro, os votos para julgar improcedentes os embargos.

    Agora, ainda, com a negativa de prisão domiciliar para Jéfferson, passo a temer ainda mais o indeferimento para o Genoíno.

    Ademais, por que segurou tanto tempo o José Dirceu na prisão, sem dar a ele o direito de trabalhar, quando está no semi-aberto?

    A injustiça pode ainda continuar.

     

  6. pra papuda, ja!

    Cirurgia do pancreas com anestesico 4.M e 500 pilas

    pra ajudar pagar a multa ,ne

    Gratuito com direito ao Delubio cantar umas Operetas e o Ze operar

    Vamos ver seu estintos selvagens,se guenta

    Que maravilha.Boa Noite

  7. Gente, numa boa, eu acho que

    Gente, numa boa, eu acho que já está na hora de saber desses ministros do STF, o que eles estão querendo com essa AP 470. Não é possível que vão continuar com esse festival de loucuras, inclusive, colocando em risco a vida das pessoas. Primeiro, foi Genoíno e, agora, Roberto Jefferson. Ora, todo mundo sabe que RJ, tem problemas sérios de saúde; não tem uma parte do estômago e do intestino; seu organismo não tem capacidade de absorver nutrientes e, portanto necessita de alimentação e medicamentos especiais. Genoíno, por outro lado, corre o risco de morrer se voltar para a cadeia. Mas nada parece impressionar os que comandam o espetáculo. José Dirceu, trancado na Papuda há mais de três meses, sem direito a trabalhar… Deveria estar cumprindo pena em regime semiaberto mas está trancado, por força de manobras da própria justiça… O que, afinal querem os ministros do STF ou os que os comandam? Por mais que me esforce, não consigo ver ninguém ali, a vontade, com essa situação.
    Digam o que querem desses homens e mulheres que V. Excias, trancaram num julgamento farsesco. O que querem de seus familiares e amigos que não tem um dia de paz, há quase dez anos. Digam o que querem do Partido, que, apesar de todo o empenho de V. Excias, segue disparado na preferência do eleitorado brasileiro. Digam o que querem dos militantes e simpatizantes que não tem um minuto de trégua, Tb, há quase dez anos.
    Essa associação de Mídia com STF, confere períodos de descanso aos ministros que, esquecem os réus no recesso para dar umas voltas nos EEUU e Europa mas nunca às defesas, familiares, amigos, militantes e simpatizantes. Enquanto V. Excias, estão curtindo um dos trocentos recessos a que tem direito, a mídia está aqui fazendo o serviço sujo com o algoz de plantão; anunciando prisões, intimando condenados a pagar multas, forjando matérias para prejudicar os réus… Qual o objetivo? Enlouquecer os familiares e amigos dos réus? Levar a militância à exaustão? Oferecer um corpo ao ódio das elites?
    Esse ódio que alimenta nossa elite, nos faz entender como tantas pessoas puderam ser mortas e torturadas no Brasil. Não foi, apenas um silencio cúmplice mas um desejo profundo de desconstruir o outro.
    Mas esse ódio que move os ministros do STF, é menos prejudicial na Corte do que nas salas de aula onde eles lecionam como grandes quadros da universidades. É desse ódio que nascem os “ coxinhas” que estão nas ruas destruindo tudo o que não faz parte de seu mundo e agredindo todos os que devem sair de seu caminho para que passem com sua arrogância.
    E, esse ódio que move nossa Corte é que encontrou resistência em nosso companheirismo, solidariedade e lealdade. Os que estão ( pq ainda estão ) no banco dos réus do STF, são NOSSOS representantes e, só estão ali pq NÓS os elegemos para estarem onde estavam quando denunciados. Estavam lá pq NÓS decidimos assim. Estavam portanto, num lugar que não poderíamos/saberíamos estar; foram por NOSSA vontade, com o NOSSO aval para agirem em NOSSO nome. E, no lugar deles, nenhum de NÓS teria feito melhor. Portanto, nossa “ solidariedade”, não é favor, nem lavagem de dinheiro e menos ainda alguma maneira de afrontar o já insano ódio da Corte mas sim, nossa obrigação.
    Ao contrário dos ministros que votam com cara de paisagem, tipo, estamos fazendo isso obrigados ; nós somos responsáveis e solidários a nossos representantes pq fizemos essa opção, livremente, lá atrás.
    Do lado de cá, o ódio de V. Excias pode esperar, revolta, desespero, indignação, tristeza… mas ódio, nunca. Não faremos o jogo de V. Excias. Até pq, nesse caso, mesmo numa situação limite ( o corpo que essa Corte tanto deseja ) , o olho por olho, dente por dente, não valeria a pena; esses condenados significam MUITO para MUITAS pessoas, o que o STF teria para oferecer em troca? Nada ou ninguém…
    Portanto, parece que chegamos a um limite; as prisões são ou, pelo menos eram, o limite até aqui. Daqui para frente, o máximo que a Corte pode faturar são corpos…
    E, então? O que querem, afinal, V. Excias? Dos réus, do PT, do Governo, da base aliada, dos amigos e familiares, das defesas, dos militantes e simpatizantes… O que ainda querem? Pelo menos, tem alguma idéia do que querem os titereiros da Corte?
    O que, afinal foi encomendado a essa Corte? Condenações que inviabilizassem, politicamente, os réus? Prisões? Morte? É bom lembrar que além das condições de saúde, muitos dos condenados tem mais de 60 anos…
    Enfim, além de resistência, daqui para frente, o que o plenário do STF tem a faturar para a mídia, são corpos… Era esse o objetivo da AP 470 e seus idealizadores?

    1. Dessa Vaquinha Vou Participar Torcendo, Contra.

      Desculpe minha querida Cristiana, mas dessa vez não dá pra concordar contigo.

      Pessoas inocentes as quais eu admiro estão presas por culpa desse crápula, só faltava ele se safar da prisão pra acabar de completar o mapa do inferno.

      De qualquer forma sempre dá pra amenizar, como diz Zé de Abreu “dividir a pena”, participando da vaquinha quando a multa for estipulada.

      1. rsrsrs não vou participar da

        rsrsrs não vou participar da vaquinha, dele, não. Mas, não acho que a culpa seja dele; ele foi o detonador, não fosse ele, seria qq outro. Mas meu problema não é com ele, é com o que querem com esse julgamento que começa a ficar perigoso. Tudo tem um limite…

  8. Serenidade

    Venezia, repubblica era e até hoje se orgulha de ter tido como lema “Serenissima”. Era a forma serena como ela administrava a Justiça. O minúsculo capitão do mato o mau Joaquim do stf aplicando a um doente muito grave Genoíno pena fora de qualquer conceito de humanidade e agora ao desqualificado Jefferson em condições de saúde similares acha que aplicou a pena corretamente. Acha esta escrescência que pau em pt e ptb? equilibram o juizo.

  9. Desvendando o Véu

    Nassif: todos sabemos que essa de “mandar” prender o alcaguete Jefferson é conrtina de fumaça. Tanto que na AP 470 foi deixado para final. Neste meio tempo analisou-se as consequência, a repercursão das prisões anteriores. Tudo ensaiado com precisão cirurgica. Até a doença de X9 estava devidamente planejada. Primeiro prendeu Genoino, esperando que ele esperneasse para então conceder uma “especial”. Neste, o ENCOR confirmou a doença; no outro, os experts já disseram o contrário, que está saradinho da silva. Porém, acostumado a salmão, patê de foie gras e champanha francesa não se sentiria à vontade com as quintinhas do xelindró. Lembra do candidato Collor, que trouxe o Juiz do pleito para ministro? Aqui vai ser o inverso, mais o caminho é este. À boca muida corre que se a oposição conseguir o governo o perdão presidencial ao dedo-duro já está garantido. E que vai curtir com água de coco e escocês legítimo, nas Ilhas Caymãs, seus dias de gloria. Mas a culpa mesmo é do general Golbery, quando retirou de Brizola a sigla do PTB para dá-la de presente à Alzira. Foi o início da degringolada doutrinária e moral daquele que fora uma das maiores agremiações da política brasileira. O véu está desvendado. Cada um que traga sua contribuição ao tema.

  10. O Haiti eu sei que não é

    O Haiti eu sei que não é aqui. Por acaso o STF quer estabelecer uma nova Guantánamo em Brasília? A mando de quem?Roberto Jefferson não vai para lá, suponho que ficará no Rio de Janeiro. Ninguém sabe como foram as cobranças das multas de outros acusados. Nenhuma linha, nenhuma notícia. Estranho… Se não pagam, o que acontece? Nada?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador