Se Temer é inocente, Dirceu merece desculpas, diz Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Se Michel Temer for inocentado do processo em que é acusado de receber propina da JBS por meio de Rodrigo Rocha Loures, o Judiciário terá de pedir desculpas a José Dirceu por ter sido condenado com base em indícios muito mais frágeis do que os que existem contra o presidente da República. É o que dizem investigadores da Lava Jato ouvidos pelo jornal Valor Econômico, em condição de anonimato.
 
“Em conversas reservadas, investigadores apontam que, se Loures for condenado e Temer inocentado, o Judiciário teria que fazer um “pedido de desculpas” ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que teria sido condenado no processo do mensalão com base no chamado ‘domínio do fato’, com provas que seriam bem mais frágeis que as existentes hoje contra Temer”, publicou o Valor, nesta sexta (28).
 
A opinião dos investigadores está inserida em reportagem sobre o futuro do processo contra Loures caso a Câmara rejeite a abertura de investigação contra Temer, por corrupção passiva.
 
Se Temer só puder ser processado quando tiver encerrado o mandato, o Supremo Tribunal Federal deverá fatiar o inquérito e enviar as informações contra Loures para a primeira instância. Na tentativa de evitar isso, ‘a defesa de Loures tentará argumentar que o caso dele também deve ficar suspenso, aguardando o julgamento de Temer.”
 
A reportagem ainda especula qual seria o destino do processo contra Loures. Relator da Lava Jato, o ministro Edson Fachin poderia remeter o caso para a Justiça de Brasília, uma vez que o pagamento de propina a Loures foi combinado na capital, em reunião com um executivo da JBS. Nesse caso, o caso iria para as mãos do juiz Vallisney de Souza Oliveira, que também cuida da Zelotes e da Greenfield.
 
Outra possibilidade seria enviar a Justiça Federal de São Paulo, onde Loures foi filmado recebendo a mala de propina da JBS com R$ 500 mil.
 
As chances do processo parar nas mãos do juiz Sergio Moro, no Paraná, são “remotas”.
 
“Se a acusação contra Loures for remetida à primeira instância, tudo indica que será julgada de forma mais rápida que no STF, complicando a situação do ex-deputado e, indiretamente, também a imagem de Temer. Se a Câmara rejeitar a autorização para a denúncia contra o presidente, a acusação contra ele ficará suspensa, mas voltará a correr após a perda do foro privilegiado”, acrescentou o jornal.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dirceu já não tem mais como

    Dirceu já não tem mais como ser perseguido e humilhado pela justiça brasileira, e tudo de uma forma bastante cruel, que há pouco se deu mais uma maldade grande, com ele indo enterrar a mãe que sofreu tão ou mais que ele, por ser mãe.

    Quem viu até hoje algum ministro ou juiz Moro, ou seus procuradores citarem as circunstâncias daquelas dnúncias tão cheias de fotos, vozes e argumentos robustos de um presidente imoral?

  2. Lawfare! Lawfare! Lawfare!

    Se a Lava Jato honrasse o Direito, a Justiça e a Constituição Brasileira esse tipo de questionamneto não aconteceria.

    Todos os processos da lava jato estão contaminados. Precisam ser anulados, desmembrados e remetidos aos tribunais de origem.

  3. A LavaBunda bem podia lavar a

    A LavaBunda bem podia lavar a bunda de vez em quando.  Estao usando o nome de Jose Dirceu pra que mesmo?

    Pra “ameacas” contra o que cortou a grana!

    Vai pra puta que os pariu de uma vez, cambada.

  4. Tanto no dito “mensalão”,

    Tanto no dito “mensalão”, como agora, no “vazajato”, o mesmo picareta desM foi o autor do “voto” da ignorância da rosinha. Na época outros destemperados correram pra condenar o Zé e, agora, o baita picareta desM também corre e corre pra “matar” o Dirceu. Ou seja, sempre os mesmos merdiáticos a condenar sem qualquer prova eou evidência. Sem contar, obviamente, que o Zé Dirceu está fora do governo desde 2004 e o picaretaço do desM o condena por isso e aquilo sem qualquer materialidade. É um cretino.

    1. dd

      Peraí ! E o domínio do fato ?  E a “literatura” ?  Delenda Dirceu..

      Para   L   U   L   A   sobrou uma mísera   c o n v i c ç ã o.

  5. A criatividade da Lawfare.

    Contra o Zé Dirceu e todos os acusados sem prova do MENTIRÃO (Hildegard Angel)

    http://www.hildegardangel.com.br/para-historiadora-massacre-diario-de-12-anos-contribuiu-para-morte-de-marco-aurelio-garcia/

    os alquimistas do judiciário usaram uma adaptação da tal Teoria do Dominio do Fato que o jurista alemão que a desenvolveu desautorizou publicamente. Porque os midiáticos juízes colocaram um Turbante de Carmem Miranda em sua Teoria.

    Contra o Lula inventaram o crime de “Lavagem de Apartamento” que só existe na Literatura do Direito do menino atrevido de Curitiba.

    https://jornalggn.com.br/noticia/nassif-mr-bean-e-a-lavagem-de-apartamento-da-lava-jato

    Mas o Lula já avisou que vai começar a consultar o julgamento do POVO BRASILEIRO em agosto.

    https://www.youtube.com/watch?v=SAfWh8tpTek

     

     

     

     

  6. Desculpas não bastam

    As condenações de Dirceu por licensa literária ou evidências sem provas cabais não merecem ser desculpadas nunca. Ficou manchada nossa justiça por incompetência, parcialidade, desonestidade e covardia. Foram criminosas.

  7. José Dirceu é preso político.

    Julgamento político, sentença de condenação política, ‘justissa’ partidária e fazendo política. É vergonhoso! A verdadeira organização criminosa recebe salários nababesco do contribuinte da república bananeira.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador