Sem divulgar motivo, Fux se declara suspeito para relatar inquérito de Cunha e banqueiro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux abriu mão de ser o relator do inquérito em que Eduardo Cunha é investigado por suspeita de receber propina para aprovar uma emenda parlamentar de interesse do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual.

Segundo informações do Estadão, Fux se declarou suspeito e não divulgou o motivo, pois como é uma decisão de foro pessoal, não existe nenhuma norma interna no Supremo que obrigue o ministro a fazê-lo.

O inquérito foi redistribuído na Corte e agora será relatado pelo ministro Celso de Mello [foto], decano do Supremo.

Nesse inquérito, os investigadores apuram a afirmação do ex-senador Delcidio do Amaral segundo a qual Cunha seria o “menino de recados de André Esteves, principalmente quando o assunto se relacionada a interesses do banco BTG, especialmente no que tange a emendas às medidas provisórias”, lembrou o jornal.

Esteves chegou a ser preso na Lava Jato, em novembro de 2015, mas foi posto em prisão domiciliar um mês depois. Delcídio também conseguiu o benefício após fechar um acordo de colaboração com a Lava Jato, no qual cita o ex-presidente Lula como mandante do crime de obstrução de Justiça. Lula é réu por conta dessa delação.

Delcídio contou à Lava Jato que, em troca de uma emenda à Medida Provisória número 608, o BTG Pactual, proprietário da massa falida do banco Bamerindus, o qual estava interessado em utilizar os créditos fiscais de tal massa, pagou ao deputado federal Eduardo Cunha a quantia de R$ 45 milhões”, dizia o documento apreendido.

A força-tarefa apreendeu na casa do assessor de Delcídio um bilhete com o valor.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cada vez mais, EC tem absolvição assegurada.

    Prezados,

     

    Seria cômico, não fosse trágico.

    O ‘guitarrista’ medíocre se declarou impedido; pelo menos desta vez foi menos indigno que o criminoso sérgio moro.

    Eis que, no sorteio ‘aleatório’, a denúncia contra o correntista suíço, eduardo cunha, cai para celso de mello – aquele nomeado por sarney e que, segundo o jurista Saulo Ramos, “é um juiz de merda” -. Sopa no mel, para grantir a absolvição do ainda deputado afastado, o maior corrupto e chantagista da política brasileira, usado para instaurar o golpe parlamentar e por isso protegidíssimo pela ORCRIM da Farsa a Jato e pelo STF. Somando a relatoria com os dois votos certos que já tinha, pela abolvição, eduardo cunha vai desfrutrar de sua fortuna, obtida por meio de diversos crimes, mantendo o cargo na Câmara Federal.

    Mas eles pensam que o povo não percebe essas coisas. Golpistas! Criminosos de Estado! Canalhas!

  2. Terror

    Ninguém tem coragem de mexer com o cunha, o “forum intimo” que ele se refere deve ser as calças borradas quando viu que se tratava do cunha.

  3. Simplesmente Fux não matou no peito e tirou o fiofó da seringa

    Qual é o medo que o FUX tem do Cunha? O que sabe o Cunha sobre o FUX.

    Mas pra que saber de tudo isso se “a verdade é uma quimera”?

  4. Foro íntimo?

    Quanta sutileza! Não haveria de ser este “mato no peito” a ter coragem para enfrentar o Eduardo Cunha. Se até o Sergio Moro, que “prende, mata e arrebenta” já devolveu o passaporte da mulher Claudia Cruz e está doidinho  para vê-la fugir e não mais voltar,  o  supremo togado está correndo de confusão. Vamos ver se o supremo togado, segundo Saulo Ramos, “juiz de merda”, também não vai declinar da nobre missão de enquadrar o Eduardo Cunha. Agora, se houver nova redistribuição e o novo sorteado for o Toga Falante. aí não resta a menor dúvida de que algo de podre esta acontecendo no Reino da Dinamarca.

  5. Cunha é do Rio, Fux é do Rio,

    Cunha é do Rio, Fux é do Rio,  se o Cunha se Fux o Fux se Cunha, se o Fux se Cunha o Cunha se Fux, resultado o Fux tem que se declarar suspeito se não o Cunha Fux com ele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador