Sentença de Moro contra Dirceu será julgada pelo TRF4 na quarta

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O ex-ministro José Dirceu terá recurso a uma das sentenças impostas por Sergio Moro julgado na próxima quarta (13), no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
 
Em maio de 2016, Moro condenou Dirceu a 23 anos e 3 meses em regime fechado, sob alegação de que sua empresa, a JD Consultoria, recebeu propina da Engevix em esquema relacionado à Lava Jato. No mesmo ano, a defesa conseguiu reduzir a sentença para 20 anos e 10 meses, mas o Ministério Público Federal em Curitiba recorre para auentar a pena, argumentando que a reprimenda é “insuficiente”.
 
“Esta defesa acredita, sim, que houve alguns excessos lá e cá, e algumas prisões desnecessárias. Contudo, o que não se pode afirmar em hipótese alguma, como fez o Parquet, é que a ação penal foi tratada ‘sem o cuidado devido’, trazendo à sociedade o ‘recado desastroso da impunidade ou da reprimenda insuficiente”, diz a defesa de Dirceu.
 
“Ora, Excelência, estamos diante de uma das maiores penas impostas no curso da Operação Lavajato; estamos diante de um acusado que permaneceu preso preventivamente durante todo o curso da ação penal, e  assim permanece até os dias de hoje; estamos diante de um réu de 70 anos que foi condenado a uma pena de mais de 20!”, apelou.
 
No recurso ao TRF4, Dirceu tenta diminuir ainda mais o tempo de prisão. A sessão começa às 13h30.
 
O ex-ministro foi preso em 3 de agosto de 2015, na fase da Lava Jato batizada de Pixuleco. Ele ficou no Complexo Médico Penal de Pinhais, no Paraná, até 3 de maio deste ano, quando passou a usar tornozeleira eletrônica.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pra que julgamento se vivemos

    Pra que julgamento se vivemos em regime de excessão? Os juizes de hoje são os militares do regime médici. 

  2. O irmão siamês de sérgio moro em ação previsível

    Algum leitor atento e observador deste blog vê com surpresa esse julgamento ter sido marcado exatamente para quarta-feira, 13 de setembro de 2017? Algum leitor racional se surpreende que para a mesma data esteja marcado 2º depoimento que o Ex-Presidente Lula dará ao torquemada das araucárias? Algum leitor do GGN tem dúvidas de que joão pedro gebran neto é o duuplo, o irmão siamês de sérgio moro no TRF4? Algum leitor tem dúvidas sobre qual será o resultado do julgamento da apelação de José Dirceu?

  3. um GENERAL que por seu

    um GENERAL que por seu passado PAGOU pelas falhas do nosso modelo “político”

    ..um estrategista, que pela nossa HIPOCRISIA, já fora do Poder, sequer pode fazer uso do conhecimento obtido a titulo de consultoria

    SIM, ele pode não representar nenhum MODELO imaculado, mas reflete como poucos a realidade hipócrita da nossa sociedade

    De qq forma fica o meu reconhecimento  ..e a impressão de que o BRASIl ganharia muito amis ouvindo seus conselhos do que o mantendo preso

    nota final – pagando imposto em suas atividades, e mesmo fazendo LOBBY, pra mim NUNCA ficou claro qual foi o DANO que este HOMEM PÙBLICO causou ao BRASIL

     

  4. Isto apenas me entristece

    Dirceu e Vaccari

     São presos políticos. Não tenho a menor dúvida que  vão condenar   Dirceu. Até agora  o condenaram sem provas, o mantiveram preso ilegalmente, e agora neste momento tulmutuado da Lava jato, quando estão necessitando de fatos midiáticos,  eu tenho dúvidas sinceras que  a justiça prevaleça. Tudo que condenam em Dirceu é apenas por que querem condenar as políticas sociais do PT. Todas estão associadas a Lula e a ele. E ele foi o principal foco no mensalão, pois pensavam que atingindo Dirceu atingiriam o projeto. Mas nestes tempos onde um juiz de primeira instância dita as leis do país, com a conivência sádica  da mídia e de muitos outros, vão nos obrigar a mais uma vez presenciar mais um ato de bárbarie.  Quisera eu, que certos homens de toga que ainda não se perderam, (  e eu acredito que existam alguns ), se levantassem e dessem um fim a esta crueldade. 

    A delação de Pallocci e sua liberação para a mídia estão na cabeça dos sádicos no “timing”  certo para a condenação de Dirceu.  

    1. Dirceu: um resistente

      A mim também, Frederico Firmo, me entristece assistir à esse estado de coisas. Ver José Dirceu, Vaccari e Lula perseguidos dessa forma, praticamente sem direito a defesa, ainda que os advogados gritem aos quatro cantos a barbarie cometida por Sergio Moro e tantos silenciam. 

  5. A sinceridade de moro desmorona.

    Uma das condenações do José Dircxeu foi por ter “simulado” uma consultoria que não deu, consultoria à Odebrecht. Disse moro que era propina. A consultoria de Dirceu teria ajudado a Odebrech a ganhar uma concorrência internacional no Peru.

    Vamos aos fatos: No programa “Megaconstruções”, da TV americana (filmado anos antes da Lava a Jato), mostraram uma grande obra no Peru, túnel que passa sob os Andes e liga a Amazônia peruana à área deserta do Peru, a oeste. Secas terríveis afligem essa região do Pacífico, enquanto a parte amazônica sofre com inundações. o túnel é para transportar água da Amazônia para a região desértica ou semidesértica. O apresentador estava explicando como as obras estavam sendo feitas, quando reparei, em uma das tomadas, os operários entrando no túnel com macacões da Odebrecht. A máquina que entrava no túnel, e também foi filmada, tinha o nome Odebrecht escrito nela. A obra era falsa? Então a TV americana encenou tudo aquilo? moro ignorou tudo isso. A isso se chama ignorância ou má-fé?

  6. Beira ao mais deslavado

    Beira ao mais deslavado deboche o descarado simulacro de legalidade, encenados pelos diversos escalões do judiciário corrupto brasileiro. É estarrecedora a fouxidão moral desses marajás da republica subalterna do Bananal. Isso é uma praga!.

    Os canalhas, preocupam-se apenas com seus vencimentos, vantagens, ajudas de custo, aposentadoria gorda, e,  em manter as aparências, sustentando postura tão hipócrita e descarada.

    Demonizam tanto os políticos. Mas estes, nós é que os escolhemos, e os escorraçamos quando bem entender. Enquanto um traste dessa corriola direitosa, somos obrigados a sustentar os FdP, até depois da morte.

    Orlando

  7. Exatamente, prá que

    Exatamente, prá que julgamento???? Neste país, com esse judiciário que com clareza tem seu lado??  Com parte deste povo completamente alienado e, transformado em zumbis da mídia, prá que julgamento? Agora o golpis,digo mitchel, encontrando-se no “porão” do jaburu, com aquele que ele afirma ser bandido, ladrão, etc. etc., com malas de dinheiro prá lá e prá cá, com apto. abarrotado de dinheiro, com senador(?) mandando o coitado do primo pegar mala de dinheiro, e muuuuuito mais, aqui, não iria caber; aí não, eles não tem “convicção”. Ahhhh, faça-me um favor. Este país está acabado como nação. Não tem mais jeito não.

  8. Corrijam a chamada!

    Onde se lê: “Sentença de Moro contra Dirceu será julgada pelo TRF4 na quarta”, leia-se:

     

    “Sentença de Moro contra Dirceu será referendada pelo TRF4, não por coincidência no mesmo dia em que Lula irá depor perante Moro”

    1. Concordo. De forma alguma vao
      Concordo. De forma alguma vao livrar Zé Dirceu no mesmo momento em que Lula estará sob as garras do patético do moro.Ainda mais agora com mais uma acusação contra o Lula.

  9. Lula mais uma vez foi

    Lula mais uma vez foi denunciado pelo Ministèrio Público do Distrito Federal (juntamente com Gilberto Carvalho e outros) no âmbito da Operação Zelotes.

    Acusação: editar medida provisória, prorrogando medida anterior de Fernado Henrique, com benefícios fiscais para montadoras que atuassem no Nordeste e Centro Oeste.

    Não seria mais simples juntar todos os processos e acusar Lula por ter tido a petulância de ser Presidente da República?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador