STF paralisa investigação contra Beto Richa por erro do Ministério Público

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Nelson Jr /TSE
 
Jornal GGN – O inquérito que investigava o governador do Paraná, Beto Richa, por desvios na Receita Estadual foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte rejeitou por 4 votos a 1 o seguimento das apurações contra Richa, porque a acusação traz um delator que não poderia ter fechado acordo com o Ministério Público Estadual.
 
Isso porque as acusações do ex-auditor da Receita Estadual, Luís Antônio de Souza, recaem contra o governador Beto Richa que, por sua vez, pela cargo, tem foro privilegiado no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Dessa forma, outra delação deveria ser fechada entre Souza e o Ministério Público Federal (MPF) do Paraná e não o estadual. 
 
A decisão já havia sido tomada pelo ministro Gilmar Mendes, ainda em dezembro do último ano, após a defesa de Beto Richa entrar com um Habeas Corpus no Supremo pedindo a suspensão das investiações. Gilmar é relator do caso.
 
Acompanharam essa posição os ministros Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli. Já o ministro Edson Fachin reconheceu que houve, sim, a usurpaçãzo de competência, ou seja, que outro órgão seria o responsável por investigar, mas que compete ao STJ decidir se paralisa ou não o inquérito.
 
No processo, desencadeado pela Operação Publicano, empresas de Londrina, no Paraná, teriam pago propina a agentes públicos e outros investigados em troca de benefícios fiscais na Receita Estadual. Luís Antônio de Souza, que é o delator do caso e era auditor, informou que parte do montante foi destinado à campanha de Richa às eleições em 2014.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nossa! Que surpresa!

    Um “erro” do MPE de um estado governado por tucanos que ajuda a livrar o governador tucano de alguma encrenca na justissa brazileira? 

    Isso non eksiste!

    1. mm

      Pensam que somos tontos? Esse MPzinho planta um erro, de caso pensado, pra melarTUDO que atinja tucanos.

      Ou é blindagem ou é prescrição.

  2. O processo de Lula está cheio

    O processo de Lula está cheio de erros e correu com o vento……

     

     

    mas não se larga uma amigo lojista no meio do caminho………..

  3. O cinismo do judiciário
    O cinismo do judiciário brasileiro não cansa de desafiar seus limites. Ser tucana ê garantia de impunidade.

  4. Brincadeirinha

    Nassif: não estaria eu comparando. Longe de mim. É que me contaram, há muitos anos atrás, um caso em que o representante da Promotoria tinha estreito relacionamento com um bandido de colarinho branco. O salafrário perdeu no Juízo originário, mas se recuperou Corte e então seu amiguinho recorreu ao STJ. Aí a maracutáia. Como foi negado seguimento ao especial ele interpôs Agravo de Instrumento para a subida. Naquele tempo quem formava o instrumento era o recorrente. Porém, de propósito, o representante da Promotoria deixou de juntar ao recurso um documento que era da substância do ato. Resultado, os autos foram recusados e proclamado o trânsito em julgado à favor do fascínora.

    Como disse, não que esteja comparando. Mas que, diante desses ladinos da Promotoria, que dá vontade, isto dá…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador