Supremo aceita denúncia contra Garotinho por difamação e calúnia

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal (STF) instaurou nesta quarta-feira (25) uma ação penal contra o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), por crime de difamação e calúnia.

A ação contra o ex-governador foi movida por Giuliano GIacomo, um dos sócios da empresa GMF, que tem contratos com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio de Janeiro.

A empresa foi alvo de declarações de Garotinho em junho de 2010. Em seu blog pessoal, o deputado afirmou que a GMF tem “péssima fama” em Mato Grosso, é alvo do Ministério Público por suposto envolvimento em licitações fraudulentas e, além disso, que estaria na lista das 500 maiores devedoras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por maioria de votos, os ministros do STF entenderam que há indícios que justificam a abertura da ação penal. A defesa de Garotinho alegou ao Supremo que o texto tinha caráter informativo, por repercutir apenas afirmações dos funcionários da empresa. O processo sobre o mesmo caso, mas movido por Hiroshi Matsuyama, sóvio da GMF, também tramita na Corte.

Garotinho tenta viabilizar sua candidatura ao governo do Rio de Janeiro pelo PR, partido que apoia o PT no plano federal. Essa semana, o deputado conseguiu amarrar o PROS a sua base de aliados. Em troca, a legenda deve indicar o vice-governador na chapa de Garotinho, ou um nome para concorrer ao Senado.

Com Agência Brasil

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Deixa eu ver se entendi:
     
    Em

    Deixa eu ver se entendi:

     

    Em 2010 ocorreu o fato.

    Em 2014, na disputa eleitoral do RJ, a denúncia é aceita?

    Beleza.

    1. São os aprendizes do JB,

      São os aprendizes do JB, aquele que julgou o mensalão do PT antes do PSDB, com o único intuito de tirar o PT do governo, isto tudo em plena campanha eleitoral. Eu tb, apesar de gostar mt do povo do Rio, ver o Carioca e peemedebista Sérgio Cabral, tão favorecido pelo governo Federal, mas c/ “raivinha” do PT, por querer um candidato próprio, como o Pernambucano deolhos verdes( o neto), traiu o governo Federal, aliando-se ao digníssimo Aécio (o neto). É a “beleza” de nossa política, que quase ninguém quer mudar, inclusive o legislativo e o malfadado STF.

      1. Lenita, desde q a culpa dele se confirme, nao importa a data

        Nem contra Garotinho eu seria a favor de uma malandragem legal. Mas, se houver base jurídica real para impedi-lo darei uma festa para comemorar, o Rio nao merece Garotinho de novo. Seria poder total para as milícias. 

        1. Esse “Garotinho” (que nominho

          Esse “Garotinho” (que nominho mais ridiculo!) nao foi o cara que tentou obrigar os professores do Rio a ensinar criacionismoem pe de igualdade com Darwin?

        2. Estou contigo e irei a sua

          Estou contigo e irei a sua festa de  comemoração, se vc me convidar rsrsrs. Mas é que o outro comentarista estava um tanto indignado pela data.

          1. Ele nao deixa de ter razao sobre haver algo de suspeito nisso

            E, como eu disse, nem mesmo contra Garotinho aprovo malandragens. Mas se houver motivos justos para impedi-lo, darei a festa, rs. 

  2. Sou carioca mas não consigo

    Sou carioca mas não consigo entender o povo  fluminense.

    Esse cidadão está em primeiro lugar nas pesquisa de opinião para governador do estado.

    Se esse cidadão for eleito, adeus UPPS, Upas e todas as ações socias deste governo.

    Ele irá apagar do estado tudo que lembre Sergio Cabral, por quem também não morro de amores.

     Nunca o PT teve chances reais de ganhar o governo do estado como agora.

    O PT nacional tem que apoiar o Lindenberg, porque o PMDB daqui já se bandeou para o lado do Aécio, formando a chapa Aezão ( Aécio e Pezão).

    Rui Falcão,  dê mais atenção ao governo do RJ.

  3. Bah, 4 aninhos prum processo

    Bah, 4 aninhos prum processo ser iniciado no STF – é ele é originário – significa que o sistema judiciário está falido em todos os níveis. Talvez se não tivessem perdido preciosos anos com a encenação do tal “mensalão”, milhares de processos poderiam ter sido encerrados. Lastimável ouvir doutos personagens endeusando o “nada fiz”, “nada faço”, “nada farei”, mas quero 40.000 por mês, mais auxílio isso e aquilo (retroativos, sempre), por que sou “otoridade” e se insistir mando a segurança… Aliás, os seguranças do STF são concursados ou terceirizados? Quem analisa seus contratos? Quanto ganha um segurança do STF? Quantos seguranças lá existem?

  4. Difamacao e calunia?
    Bom, nao

    Difamacao e calunia?

    Bom, nao sou eleitor do Garotinho, mas se for processado por difamacao e calunia, porque nao a Veja / Globo / Folha ?

    O Garotinho se fez, o fez poucas vezes. E o PIG que mente, difama, acusa sem provas, calunia e mente diariamente. Nao acontece nada?

  5. Desde que o psdb perdeu o

    Desde que o psdb perdeu o governo federal, ele governa através do stf. Não que o garotinho seja um santo, mas o momento das decisões dos psdbistas da justiciaria, sempre acontecem quando é para beneficiar os que não tem voto popular. O poder mais corrupto da nação, justiça, ta´”lavando a burra” para seus afetos políticos e granudos. Mas, os au aus da classe média, que sempre pagam por tudo, apoiam esse tipo de malandro, aquele que, por ser experiente na malandragem de enganar, mostra uma imagem de ser “perfeito”, “honesto”, mas, que depois de eleito, manda essa classe média pagar mais impostos para que os malandros que ela ajudou a eleger. os usufrua. Pior, sem dar uma mereca para os que os elegeram..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador