STF analisa pedido de trabalho externo dos condenados do mensalão

Jornal GGN – Na semana que marca a aposentadoria de Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte decidiu colocar na pauta de quarta-feira (25) os recursos dos condenados no julgamento da Ação Penal 470, mais conhecida como mensalão.

Após o ministro Luis Roberto Barroso, novo relator do processo, ameaçar avalizar as solicitações de trabalho externo e prisão domiciliar sozinho, Barbosa fez mais um movimento político e marcou o “Dia D” para os petistas José Genoíno e José Dirceu.

Também estarão em pauta da próxima sessão do Supremo – a última deliberativa antes do encerramento dos trabalhos do semestre – os pedidos de trabalho externo de outros três condenados: Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT; o ex-deputado federal Romeu Queiroz e o advogado Rogério Tolentino.

A tendênca é que Barbosa sofra uma derrota no plenário. Ele expediu a ordem para que Genoíno voltasse à prisão fechada e rejeitou o pedido de trabalho externo de Dirceu, além de ter cassado a autorização dos demais apenados. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já emitiu parecer favorável às solicitações de trabalho externo. O presidente da Corte deve, apenas, marcar seus últimos momentos no STF com mais um movimento rigoroso, se colocando contrário aos pedidos.

Leia mais: Barbosa atropela jurisprudência no caso Dirceu

Na última terça (17), Barbosa abandonou a relatoria da Ação Penal 470. O ministro alegou que os advogados dos condenados do mensalão passaram a atuar “politicamente” no processo, por meio de manifestos e insultos pessoais. Ele citou a discussão com o advogado de Genoíno, Luiz Fernando Pacheco, que teve de fazer uso da tribuna para cobrar celeridade na análise dos recursos de seu cliente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Sergio Moro aponta ligação de Carlos Bolsonaro com ‘gabinete do ódio’

14 comentários

  1. Estou quase certo de que

    Estou quase certo de que algum membro da quadrilha do Barman vai pedir vista do processo e adiar a decisão. Quem viver verá. Como este processo já sobreu uma série de inovações jurídicas, nem sempre seguinto a máxima de inocência até prova em contrário, acho que o Barroso poderia inovar também e permitir que as demandas fossem atendidas até que o julgamento final dos pleitos fosse concluído. Tenho até alguns nomes dos pedidos de visa. Podem ser do Fux ou do Dantas, digo, Mendes.

    • O Ministro que pedir vista,

      O Ministro que pedir vista, depois de sete meses de debates pelo país inteiro revelará ou que não mora nesse planeta ou que está fechado com a farsa. Cada ministro vota do jeito que quiser mas pedir vista seria adiar o sofrimento dos presos e manter os holofotes do STF. Vote contra, se entender adequado mas arrastar essa situação por mais tempo é declarar que está envolvido no projeto eleitoreiro que esse julgamento representa, desde sempre. De qq forma, um deles pode mesmo pedir vista mas não creio que seja algum dos ministros que já identificados como integrantes do grupo midiático. Pedido de vista, a essas alturas, talvez, CL, Teori ou MAM ( que é midiático para o bem ou para o mal; não tem jeito ).

      • Olha, se algum desses

        Olha, se algum desses ministros tipo Gilmar etc, fizeram o que fizeram desde sempre neste processo todo, pedir vistas é o de menos,  . . . . pede e a galera vai ao orgasmo . . . . parece que voce esquece que tudo isso é para ACABAR COM ESTA RAÇA . . . . vale tudo, e é na cara dura, faz que a globo segura . . . . .

    • … E acho que vai ser o

      … E acho que vai ser o Gilmar Mendaz.

      São tempos de “guerra” pra eles. Ele, vaidoso, já disse que é um bravo combatente. A intenção é enviar uma “mensagem” pra tropa.

  2. A imprensa não parará e

    A imprensa não parará e alardear que a mudança na condução do processo será consequencia do “aparelhamento ” do STF, enquanto que, na verdade, será o lento e gradual retorno do país à normalidade jurídica. Veremos como os ministros conduzirão este retorno.

    Abs generalizados!

  3. Não vejo a hora  de  Bokassa

    Não vejo a hora  de  Bokassa  tomar rumo  de Miami,frequentar a “Calle Ocho”,fazer amizades com os  “Gusanos”,rodeado de ouvintes decadentes  sobre  seus feitos  e vitórias  contra o mais importante  aliado  de   Fidel desde Che Guevara !

    Ide e não voltai !

  4. Ficar quietinho

    O Ministro barbosa terá que ficar quietinho, não podendo se manifestar, pois como se declarou suspeito não terá direito a voto algum. Fim melancólico. 

  5. .

    Joaquim Barbosa foi autor dos maiores arbítrios já praticados pelo STF desde o fim da ditadura militar e, há quem afirme, nem mesmo durante este obscuro tempo se chegou a tanto. O melhor que se faz é esquecê-lo e tentar restabelecer a ordem jurídica. Que ele vá para onde nunca deveria ter saido: Para o ostracismo.

  6. Joaquim Barbosa foi genial ao

    Joaquim Barbosa foi genial ao pedir aposentadoria antecipada do STF, vai deixar a bucha nas mãos de Lewandovski. Tudo contra o projeto do PT, se soltar os mensaleiros, por 84% do povo (que quer ver poderosos na cadeia) vai ser considerado obra de Dilma e do PT, se não soltar vai irritar a militancia. Sinunca de bico. 

    • Não, Walker, o relator é o

      Não, Walker, o relator é o Barroso. De qq forma, bastante interessante o seu comentário pq dá bem o nível da disputa política. ” tudo contra o projeto do PT “. Esse tipo de ” torcida” é um pouco perigosa, imagine como ficaria isso, se o PT, de fato, optasse por aparelhar o Judiciário e passasse a levar todas as decisões para a Corte?

      De resto, deixemos que a mídia pressione o STF, sozinha para depois não sairem dizendo que a “opinião pública” exigiu isso ou aquilo e os petralhas ofenderam os ministros e bla bla bla

  7. Joaquim Barbosa ja vai

    Joaquim Barbosa ja vai tarde,vai joaquim com sua dor e sua ira, vai ,vai pelotar a CPTM/METRO de Sao paulo,vai para seu ninho o ninho da maldiçao tucana, vai joaquim la e teu lugar la tem água da pior qualidade,vai joaquim la para seu grandioso apartamento nos ESTADOS UNIDOS DA AMERICA E AINDA LEVA 29.000,00 de aposentadoria e nós brasileiro pagaremos por um trabalho não realisado, vai joaquim ser feliz la em minas junto com Azeredo e o mensalão mineiro e depois da uma passadinha no cachueira e visita o torres,vai joaquim procurar sua sorte com o ARRUDA,Joaquim, como eu me enganei em relação a vc. vai joaquim para um lugar bem quente junto com seu pessoal e assim sendo o PsTF passa a ser apenas STF á  leva a sua CAPA o Sr. fica legal para saie na foto da GROBO.

  8. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome