Supremo cedeu a um “motim” e agiu como se fosse tutelado pelas Forças Armadas, diz PT

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal cedeu a um “verdadeiro motim judicial” e agiu como se estivesse sob a tutela das Forças Armadas. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, por sua vez, deixou explícito que a prisão de Lula é política, ao peticionar, citando especificamente o ex-presidente, contra decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello, que mandou soltar condenados em segunda instância que estão cumprindo a pena sem que o processo tenha transitado em julgado. É o que sustenta o PT em nota oficial lançada após Dias Toffoli, presidente da Corte, derrubar a decisão de Marco Aurélio.

“Ao revogar, de forma sem precedentes, a liminar do ministro Marco Aurélio, o presidente do STF, Dias Toffoli, cedeu a um verdadeiro motim judicial, com um claro viés político-partidário”, disse o partido em nota. “A decisão tomada às pressas e com precária base institucional demonstra claramente o alinhamento da presidência do Supremo, desde Cármen Lúcia, com soluções autoritárias que atendem ao objetivo de calar a voz de Lula no cenário político brasileiro”, sustentou o partido.

“A imprensa informa que a revogação da liminar do ministro Marco Aurélio foi precedida de uma reunião do Alto Comando do Exército para a avaliar as consequências de uma eventual libertação de Lula. Recorde-se que o comandante do Exército, general Villas Bôas fez uma manifestação indevida e hierarquicamente inadmissível ao STF na véspera do julgamento de um HC [habeas corpus] em favor de Lula. Os dois episódios sugerem uma tutela inconstitucional das Forças Armadas sobre a mais alta corte de Justiça”, acrescentou.

“A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, rebelou-se contra a Justiça e requereu a suspensão da liminar (o que não tem precedentes), e o fez especificamente em relação ao cidadão Luiz Inácio Lula da Silva, e somente a Lula, sendo que a decisão do ministro Marco Aurélio dirigia-se indistintamente a todos que cumprem prisão antecipada antes do trânsito em jugado.”
 
Ainda de acordo com o informe, o mais novo abuso contra os direitos de Lula será denunciado ao Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas).
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FATO – muitos brasileiros,

    FATO – muitos brasileiros, principalmente JORNALISTAS que ajudaram a urdir este golpe, TERÂO vergonha de terem colaborado com tamanha violência perpetrada contra a DEMOCRACIA brasileira.

    Aos militares, acostumados a golpear o povo que juraram defender, sempre se valendo de intrigas e cizanias, mais do mesmo, mais uma tentativa deles nos imporem suas crenças e interesses, normalmente desacompanhados de respeito, de debates e argumentos. Serão o que sempre foram, uns rinocerontes sem batalha nem glória.

    Agora, pra maioria dos brasileiros, um povo desarmado, ignorante, disperso, mal formado e informado, restará, um dia,  o socorro das forças e ideais estrangeiros.

    Pior mesmo será pra LULA da SILVA, que fora o reconhecimento hipócrita e tardio que a históra haverá de lhe dedicar em livros, a ele, por JUSTIÇA, em vida, pouco ou nada deverá ser retribuído.

    Quem sabe, quem sabe um dia seremos dignos das nossas próprias fantasias e alegorias ?

    https://youtu.be/bCMWxbR_Pl0

     

     

     

     

  2. Quer dizer que se o Lula não estivesse
    Quer dizer que a Raquel Dodge só recorreu dadecisão do Marco Aurélio porque o Lula seria contemplado?

    Se o Lula a pena imposta ao Lula não estivesse sendo executada antecipadamente ao trânsito el julgado da sentença condenatória, a Dojona não teria recorrido da decisão do Marco Aurélio?

    Há algum link para o recurso dessa sujeita?

    Que caxorrada.

    É que eu preciso ler para crer.

  3. o que não querem mesmo é oposição…

    esta ambição política dos que tomaram o poder, com STF, com tudo, somada à violação de acordos internacionais sobre direitos humanos, à proteção de políticos como Aécio e ao fato de terem começado a cagar solenemente para todas as garantias da nossa Constituição, apontam para algo assustador, o terrorismo judicial ( de Estado )

     

    muito cuidado blogueiros, jornalistas, comentaristas e artistas

  4. Já estamos na servidão

    Já estamos na servidão voluntária……

     

    A decisão do garoto do giumau é ilegal, não deve ser obedecida……..é outro que tem que ser denunciado aos organismos de direitos humanos internacionais……o medo desse povo é ser escrachado e perder a pose de democrata e cosmopolita……….parlamentares do PT, escrachem esse sem dó………….

  5. Duas frases significativas e um General

    Para a “consciência” do Sr Marco Aurélio foi dada oportunidade de manifestar-se em plenário. A atitude unilateral contrária a uma decisao colegiada é uma demonstração de indisciplina intelectual e de escárnio ao STF e à sociedade brasileira.
    MARCO AURELIO MELLO MERECE CASSAÇÃO!

    — General Paulo Chagas (@GenPauloChagas) 19 de dezembro de 2018 Marco Aurélio vem se manifestando em plenário há pelo menos um ano, e a decisão de Carmem de não colocar em pauta, jamais foi uma decisão colegiada. Mas foi sim um escárnio com a constituição, afinal como um presidente ou presidenta do Supremo pode desconsiderar um debate sobre uma questão constitucional, por mero alinhamento político e ideológico?  Como não falar de urgência quando direitos de cidadão e suas liberdades estão atingidas?  Um escárnio é Toffoli adiar para abril. Isto é condenar pessoas ainda com presunção de inocência  a mais quatro meses de prisão. Quem mostra indisciplina é o General que desrespeita a hierarquia entre poderes e desrespeita a Instituição Supremo. 

    Dias Toffoli tem a melhor oportunidade da vida dele para justificar a sua nomeação para a mais alta corte da magistratura brasileira, mesmo sem ter tido mérito para integrar a sua primeira instância.

    — General Paulo Chagas (@GenPauloChagas) 19 de dezembro de 2018E mostrando todo o seu desprezo pela corte e pelo seu presidente, o General expõe o seu menosprezo pelo  atual presidente do Supremo .

    1. sempre gostaram de um sistema de justiça servil…

      é assim que eles mantêm atualizado, pelo desprezo ( só como espinha dorsal )

       

      é a centralidade do Estado que está em disputa ( e cadê nossos políticos? aterrorizados? )

    2. Generito paulo Chagas falando merda…
      Como de costume, abacate vomirando merda.
      Não se cassam direitos políticos, cassam-se mandatos. Ministro do $TF não é mandarário.

      Não seria impitman, Generito?

      Se sim, com base em qual das hipóteses a seguir:

      Art. 39. São crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal: Ver tópico (204 documentos)

      1- altera, por qualquer forma, exceto por via de recurso, a decisão ou voto já proferido em sessão do Tribunal;

      2 – proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa;

      3 – exercer atividade político-partidária;

      4 – ser patentemente desidioso no cumprimento dos deveres do cargo;

      5 – proceder de modo incompatível com a honra dignidade e decôro de suas funções?

  6. O que assusta não é o fato

    O que assusta não é o fato das forças armadas, o judiciário,  a grande mídia estarem agindo desta forma…

    Estes eventos são consequência de uma determinação que se deu anterior a estes fatos!

    Certas pessoas de certas instituições abraçaram a ideia que grupos privados podem governar o Brasil!

    O que é aterrador é o fato que esta ordem, que este grupo, seguem uma NECESSIDADE que não é a de um governo do Brasil para os Brasileiros, isso partiu de valores econômicos de grupos privados!

    E não é para desenvolver o Brasil!

    O desemprego não vai desenvolver o Brasil.

    Os baixos salários não vão desenvolver o Brasil!

    A falta de ética na justiça não vai desenvolver o Brasil!

    Eles colocaram um objetivo na cabeça e vão segui-lo para quem?

    O Brasil é para dar lucro?

    Para quem?

    É irracional!

    O que ganham dificultando o acesso das pessoas a educação?

    A não ser mais violência?

    É isso que vai acontecer!

    Não precisa ser gênio para entender isso!

    1. Marcos Antônio

      Como concordo com vc ! “Com STF , com tudo” . Foi o que disse o Jucá. Agora entendo qual foi ou foram as partes envolvidos nesse golpe e o papel de cada um. Dos fardados foi segurar o STF , PGR e toda a justiça e polícia. Eu sempre disse que Lula e Dilma não  escolheram mal os componentes do STF e muito menos o PGR. Qualquer escolhido seria intimado a dançar conforme a música ou a marcha previamente escolhida. E não foi difícil, tendo em vista o verdadeiro terror que sentem pelo “comunismo”, influenciado pelos Isteites, sempre dispostos e colaborar com os militares brasileiros .

      Aos partidos, principalmente  falecido PSDB e o já comprometido com o Bolso , MDB foram incumbidos do Start.

      A mídia, nem precisa dizer nada, espalharam m…. pelo Brasil todo, fazendo a cabeça de pobres , ricos e classe média contra Lula e todo o PT.

      E os “patinhos ” de todas as cores cairam direitinho.

  7. Estes senhores deviam se preparar para o país que estão criando

    Mas temo que não. Estavam confusos no passado, se perdendo no presente e irão levar uma rasteira do futuro

  8. Visto de fora e por olhos
    Visto de fora e por olhos estrangeiros, parece que o regime democrático brasileiro há muitos meses que deixou de se basear na representação popular e obedecer a interesses privados e à tutela dos militares.
    Eu diria que nem é preciso mandar um cabo e um praça ao STJ, porque já lá estão um general, o Toffoli e o Fux sempre muito obedientes.

  9. Visto de fora e por olhos
    Visto de fora e por olhos estrangeiros, parece que o regime democrático brasileiro há muitos meses que deixou de se basear na representação popular e obedecer a interesses privados e à tutela dos militares.
    Eu diria que nem é preciso mandar um cabo e um praça ao STJ, porque já lá estão um general, o cabo Toffoli e o praça Fux sempre muito obedientes.

  10. É aterrador, já vivemos sob

    É aterrador, já vivemos sob tutela militar há meses e o povo acaba de legitimar essa tutela (ou ditadura mitigada) através das urnas. Algo inédito e mais aterrador ainda…

    Não se espere nada das instituições. Elas estão falidas, apodrecidas e no mais completo descrédito…

    O Brasil caminha para o mais completo caos, e as consequências são imprevisíveis…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador