Supremo adia decisão sobre Aécio e solta irmã e primo, além de assessor de Perrella

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: PSDB
 
 
Jornal GGN – A primeira turma do Supremo Tribunal Federal decidiu colocar Andrea Neves e Frederico Pacheco, irmã e primo de Aécio Neves, respectivamente, em prisão domiciliar. A decisão se estendeu ao assessor parlamentar de Zezé Perrella, Mendherson Souza Lima, que também será beneficiado pelo julgamento que ocorreu na tarde desta terça (20), marcado por reviravoltas nos votos de Luiz Fux.
 
Na semana passada, Fux havia ajudado Rosa Weber e Luis Roberto Barroso a formar maioria contra a liberdade de Andrea Neves. Hoje, porém Fux decidiu acompanhar Marco Aurélio Melo e Alexandre de Moraes no voto a favor da prisão domiciliar com monitoramento para o assessor de Perrella. Mendherson foi flagrado pela Polícia Federal recebendo parte da propina de R$ 2 milhões que a JBS afirmou ter pago a Aécio em abril passado. O dinheiro foi levado para uma das empresas de Perrella, suspeita de lavagem.
 
Marco Aurélio, Moraes e Fux entenderam que a prisão domiciliar com monitoramento seria suficiente para impedir que Mendherson tente destruir provas dos crimes. Além disso, segundo relatos do BuzzFeed Brasil, Marco Aurélio e Fux disseram, exaltados, que quem propiciou a soltura do assessor de Perrella foi o próprio procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
 
Isso porque Janot teria conseguido a prisão de Mendherson, Fred e Andrea alegando suspeita de corrupção, lavagem, organização criminosa e obstrução à Justiça por parte dos investigados. Mas só os denunciou por um crime, o de corrupção. Dessa forma, apontou Marco Aurélio, os três podem aguardar em liberdade e que o pedido de Janot para manter os três encarcerados não passa de “retórica”.
 
A sessão chegou a ser suspensa por 30 minutos após o voto de Fux sobre Mendherson. A princípio, o ministro havia sugerido a liberdade dele com uso de tornozeleiras. Depois do intervalo, voltou dizendo que sofreu um “lapso” e gostaria de mudar o voto para que o assessor de Perrella fosse remetido à prisão domiciliar. O passo seguinte foi reverter a prisão de Andrea Neves para a mesma modalidade disposta a Mendherson. Ao primo de Aécio foi debatido, inicialmente, o uso da prisão durante o dia e permissão para ir para casa apenas à noite. Mas ao final, também concederam a ele a prisão domiciliar
 
No final da sessão, Marco Aurélio empurrou o julgamento dos recursos de Aécio Neves para a próxima semana. Isso porque a defesa do tucano demandou que ele fosse julgado pelo plenário do Supremo, e não apenas pelos membros da primeira turma.
 
Assine
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que bom. É sempre bom agir

    Que bom. É sempre bom agir pra manter uma família unida. Gostaria de saber se Andréia poderá receber o irmão Aécio e assim limpar a bunda do mano, já que ele nem isso sabe fazer sem ela. E a cereja nesse bolo – fecal – veio do Zaratinni, líder do pt na câmera, criticando os petistas que torciam pro Aécio ir em cana. Quero ouvir o que ele vai dizer quando o Lula for em cana pelo Mouro por causa dum pedalinho e sendo visto no jornal nacional pelo Aécio livre leve e solto. 

  2. Olha o “acórdão”aí gente.O
    Olha o “acórdão”aí gente.O editor do pedaço tem razão quando baliza sua opinião para um grande acordo político,com o que restar do tsunami.Ou se faz um grande acordo por cima,ou despedaçemo-nos todos.Não há outra saída,goste-se ou não.Dúvidas a respeito?Sussurre aos ouvidos de Lula,e procure saber o que o PT acha a respeito.Sim,e FHC?Esse, não se leva a sério o que ele fala,pelos menos os que votam.

    1. Júnior 5 estrelas, esse

      Júnior 5 estrelas, esse acordão está me parecendo cada vez mais com o acordo que o escorpião fez com o sapo. O escorpião queria atravessar o lago e pediu ao sapo pra levá-lo nas costas. O sapo disse que de jeito nenhum, porque o escorpião o mataria com seu ferrão. Aí o escorpiao disse ao sapo que não faria isso de jeito nenhum, pois se matasse o sapo ele morreria afogado. O sapo pensou, viu lógica na proposta e topou. No meio do lago, o sapo sente uma picada, se vira e pergunta ao escorpião ” Mas por que você fez isso?   e o escorpião disse = “Não posso negar a minha natureza!”. Não preciso dizer quem é o sapo e quem o escorpião nessa história, né mesmo [rss] 

  3. Andrea Neves não pode ter contato com outros investigados

    Na decisão o STF disse que Andrea Neves não pode manter contato com os demais investigados. Um dos quais é irmão dela, Aécio. 

    É isso aí, pessoal: Andrea Neves não vai manter contato com Aécio!

     

    1. Visão Global dos Fatos

      Alan: se, como dizem, uma foto vale por mil palavras, você, com suas quatro, de finíssima e brilhante ironia, haveria de valer por um discurso de milhões de palavras, pois acertou no âmago do que todos nos estamos pensando. Parabéns…

  4.  
    Não sei se  é verdade, esse

     

    Não sei se  é verdade, esse povo inventa história.

    Dizem que o Aécio teria enviado flores aos ministros do STF.

    Resultado de imagem para fotos de caixão

  5. Pois é, não existe alegria

    Pois é, não existe alegria plena.

    Mas valeu pelo dia.

    Há muito tempo a esquerda não tinha um dia produtivo como hoje.

    Derrota dos golpista da CCJ do senado. O traidor do governo deve ter sido o Renan.Duplamente traidor

    Fachin retira do Moro três processos contra o lula.

    E o melhor de todos, o dible da vaga, a prova irrefutável e condundente que os advgados do Lula deu na Força Tarefa em especial ao juizeco Moro.

    O Triplex é da Caixa.

    E agora Moro, dá seu jeito mané. Se vira !!

  6. Então,  aquela ameaça de o

    Então,  aquela ameaça de o PSDB pular do barco do Temer tudo indica que não vai se concretizar.

    O Temer fica e com apoio dos tucanos aprova as reformas e serão felizes para sempre.

    O golpe desgorou?  

     

     

     

     

     

  7. Estou achando que aí tem

    Estou achando que aí tem truta.

    Tudo combinado.

    Janot detonado o Aécio e pressiona do STF.

    STF prende a irmã e o primo do safado.

    Cria-se expectativa, agora vai.

    Na hora do  vamos ver, na hora da verdade…

    Deu chabu !!

  8. O trabalhador honesto e pobre

    O trabalhador honesto e pobre hoje em dia é proibido de aceitar brindes  como canetas,canecas, bonés e etc… . Isso é o suficiente para patrões dar advertência e até mandar embora.

    Agora esse vagabundo pede propina, usa a irmã, fala em matar o primo, ferra com o Páis e ainda com excesso de próvas contra todos esses vagabundos vão acabar livres!

    Pobre Povo Brasileiro, com justíça parcial que só decide na maioria absoluta das vezes favorável aos ricos.

  9. Tem gente que acredita que o

    Tem gente que acredita que o mineiro será preso,

    ledo engano, instavel como é sweria um perigo para todos os larapios, se esquecem que ele era até pouco tempo atrás presidente do partido?? E ainda temos que ouvir a ladainha da concilição, que o Lula tem que dialogar com o ociólogo para o bem do país, blá blá blá blá………. são todos farinha do mesmo saco e não tem conversa com essa turma, só querem defender os seus intere$$es e o povo que se “exploda”…

  10. “ACORDÃO”: AÉCIO SOLTO? E “COM SUPREMO COM TUDO”, JUCÁ?

    “ACORDÃO”: AÉCIO SOLTO? E “COM SUPREMO COM TUDO”, JUCÁ?

    Por Romulus e Núcleo Duro

    Mais uma rodada, pessoal. Destaque MÁXIMO do dia:

    “(…) Tem ‘pautas’ do Acordão cujo preço é incerto, variável, de difícil estimação prévia…

    P.e., “prender o Aécio” pode sair… ‘barato’.

    Mas…

    Pode sair beeem ‘caro’ também, se ele pirar na cadeia.

    Aécio está looonge de ter a resiliência física e moral de uma certa ~PresidentA~…

    Aquela que, na juventude, atendia pelo codinome “Vanda”, na VAR Palmares, sabe…

    Em abstinência de… hmmm… “liberdade”, digamos… Aécio sempre pode acabar “causando”, né…

    Ou até morrer!

    Vide Mani Pulite…

    Afinal, “tem que ser um que a gente mata antes de ele delatar” – apud… Aécio (!), não é isso??

    Deve estar com o c* na mão.

    Porque o seu bem-estar deixa de depender dele na Papuda.

    Pode ser paranoia, mas nunca se sabe, né…

    Afinal…

    Cai tanto jatinho no Brasil…”

     

    LEIA MAIS »

  11. Relembrando…

    A volta que o mundo dá .

    Em 17 de fevereiro deste ano, a revista QuantoÉ (um das mais entusiasmadas apoiadoras dos larápios Aécio e Temer) mancheteava uma reporcagem com um desqualificado que afirmava que transportava malas de dinheiro para Lula .

    Resultado de imagem para venda de malas com dinheiro

  12. KKKKKKKKKK

    Dória e Alkmin que abram os olhos, aécim vem com tudo em 2018! E com a ajuda do Perrella, da PF e do STF, ninguém segura o mineirim..

    E coitados dos jornalistas que foram prás redes sociais comemorar. Andreia Neves tá na praça de novo, gente!

  13. Eu nem sabis dessa pauta

    Eu nem sabis dessa pauta animada pra hoje. Pra mim era só Aecim. O resto da quadrilha já tava na pauta ou veio por força “de conexão”? 

    1. Foi prá isso que o Teori foi

      Foi prá isso que o Teori foi assassinado, sem falar que pelo menos 9 tiveram o mesmo destino que teriam os delatores antes da delação: a morte…

      Filho de Teori diz que seu pai pode ter sido assassinado

      “(…) O problema é que as investigações começaram a ficar mais e mais perto e os líderes do PMDB viram como única saída, realmente, brecar a Operação a qualquer custo. Para isso, precisava do poder. Derrubaram a Dilma e assumiu o Temer. Do que eles são capazes? Será que só pagar pelo silêncio alheio? Ou será que derrubar avião também está valendo?

      O pai sabia de tudo isso. Sabia quanto cada um estava afundado nesse mar de corrupção. Não é por acaso que o pai estava tão afilho com o ano de 2017. Aflito ao ponto de me confidenciar que havia consultado informalmente as Forças Armadas e que tinha obtido a resposta de que iriam sustentar o Supremo até o fim!
      Não tem coisa que me embrulha mais o estômago do que lembrar que, no dia do velório do meu pai, diante de tanta dor, ainda tive que cumprimentar os membros daquele que foi apelidado naquele mesmo dia de o “cortejo dos delatados”.  Impeachment já!  Desculpem o desabafo, mas não tenho como não pensar que não mandaram matar o meu pai!

      http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2017/05/18/interna_politica,869932/filho-de-teori-insinua-que-mandaram-matar-seu-pai.shtml

      1. José Carlos

        Vendo como o Supremo vem agindo desde a morte do Ministro Teori, o filho dele tem toda razão de suspeitar do tal acidente. Parece que as “investigações” não deram em nada até aqui… Outro ponto, é bem possivel que tenham escolhido para “assassina-lo” naquele momento, pois seria providencial também pelo fato de o ministro estar de carona com um empresario famoso, com problemas no STF, deixando assim pairar suspeitas sobre Teori Zavasck. Enfim, paranoias à parte, no Brasil de hoje, no qual tem-se até juiz celerado querendo condenar uma pessoa sem uma unica prova apenas para fazer tabela com fascistas, midia e pontencializar seu nome, nada ou pouco me espanta.

      2. “acidente aéreo”

        Acidente aéreo já resolveu muita coisa no Brasil, desde Ulysses Guimarães e Severo Gomes, o Eduardo Campos até o Teori.

        Lembrei-me de uma frase do José Simão (Folha) ontem, sobre a viagem do Temer: “Temer vai para Rússia, depois para Noruega e depois vá à merda”

  14. Minha pergunta é: quem ou o

    Minha pergunta é: quem ou o que $$$$$$ é capaz de mudar votos desses salafrários do STF de uma semana para outra? 

    Bando de salafrários e salafrárias que atuam fantasiados de juizes. O Aécio é a cara deles. Hipócrita, dissimulado e corrupto. 

    Mais um aperto $$$$$$$$$$ e na semana que vem o Janot vai preso no lugar do Aécio. Ou arrumam um jeito de acusar o Lula de ser o dono da mala do Aécio. 

     

  15. Teori foi lembrado pelo Mineirinho?

    Pra mim o Mineirinho mandou um recadinho singelo aos “ministros”(sic) do “çupremo”: “Lembrem-se do que aconteceu ao colega Teori”…

    Ou então foi apenas uma questão de coerência, pois o “çupremo” foi um golpista de 1ª hora e, portanto, fez o que se esperava dele.

    Ou correu $$$

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  16. Silêncio premiado

    Aecim teve o seu silêncio premiado.

    Ao libertar os parentes soltaram pressão antes do Aecim abrir a boca. Deve haver togado por trás da eventual delação do Aecim.

    Falando em delação, quando todos esperavam Cunha delatar os seus “colegas”, aparece falando mal do Lula. Os delatores sabem o valor do “prêmo” da delação, em Curitiba.

  17. Janot há muito tempo conhecia

    Janot há muito tempo conhecia malfeitos de Aécio, de sua turma, e os protegia: nenhuma atitude tomou apesar de vários e variados documentos e informações sobre as atividade ilegais de Aécio. Por fim, agiu premido pela circunstância e, segundo voto de Fux (conforme notícia se tem) de maneira incompleta e faltosa (denunciou-os apenas pelo crime de corrupção o que não justificaria agora as prisões processuais pedidas). Parte inápta.

    Marco Aurélio, Ministro – de certa forma – garantista, votou de forma coerente e esperado. O único a ter substância.

    Fux, o craque que “mata no peito”, flexível e inconstante, estrela, midiático, que vota segundo conhecimento subjetivo (ou de grupos ou de homens comuns – Homer Simpson), sem maiores comprometimentos com procedimentos,  inquisitor em busca de verdade publicada e preso às circunstâncias alheias ao processo (sem mesmo terem sido alegadas), depois de um  discurso moralista no TSE e. num primeiro voto favorável à tese de Janot, por alguma circunstância,  jogo de cena (?), muda sua posição e responsabiliza Janot por ter oferecido denúncia incompleta. Inápto.

    Alexandre de Morais, tucano até a medula, Secretário de Justiça e, ao depois, secretário truculento de Segurança Pública de Alckmin e, por essas razões, Ministro da Justiça de Temer, deveria ter declarado seu impedimento para examinar processo envolvendo seu ex-chefe partidário, lider e “entourage”… (não se olvide, ainda, a ligação Aécio-Temer-partidários). Inápto

    Rosa Weber, ainda aprendendo Direito Penal e Processual Penal, julga segundo autoriza a doutrina (?), teve voto coerente com o primeiro momento. Inápta

    Barroso, o “bom mocinho”, aristocrata (?), do politicamente correto, midiático, estrela, subjetivo, atento ao que é publicado e a seu público, coerente com o primeiro momento.Inápto.

    Essa uma das turmas do STF. Isso o que se pretende ser chamado de Justiça. Isso que – muitas vezes – serve de exemplo ao resto da Magistratura brasileira, principalmente aos iniciantes… 

    1.  
      Justiça, dois pesos, duas

       

      Justiça, dois pesos, duas medidas:

      – uns processos andam, outros processos não andam;

      – uns acusados estão presos, outros acusados não estão presos;

      – uns obstroem a “justiça” se soltos ficarem, outros não obstroem a “justiça” se soltos ficarem:

      – uns são condenados mesmo não havendo provas, outros são absolvidos por falta de provas;

      – umas delações valem, outras delações (quando alguem buscado não é delatado) não valem;

      – uns lavam $$$ sujo nas delações, outros perdem a liberdade e o $$$ por não delatarem;

      – uns dizem que a delação combate o crime, outros que ela incentiva o crime

      – uns dizem que vale a pena corromper, outros que não vale a pena corromper;

      – uns dizem que vale a pena ser corrupto, outros que não vale a pena ser corrupto;

      – uns procuradores são – funcional ou processualmente – desleais, outros procuradores não são – funcional ou processualmente – desleais;

      – uns juízes são parciais, outros juizes não são parciais;

      – uns juízes combatem o crime, outros juízes julgam o crime e o acusado

      – uns juízes corrompem a Constituição, outros juízes respeitam a Constituição……

      E, assim, vamos dizendo que temos “justiça”, que ela é cega (ou enxerga bem), que “pau que bate em Chico também bate em Francisco”…

  18. Advogado do diabo….;

    Nada me deixaria mais feliz do que ver Aecim no xilindro…….mas……..penso que talvez,na minha opinião, o destino de Aesim e Lula podem estar “interligados”…….explico…..se predem Aecio, o que os impede de prender Lula?……..Vão passar por isentos e justos…..ja se Aecio fica livre, não vejo como podem prender Lula deixando Aecio soltinho, com todas as provas conhecidas de todos……não digo que não vão inabilitar Lula (e Aecio) para as proximas eleições, mas prender……tenho duvidas……me parece que rola um “acordo informal”, tipo nimguem dos graudos vai em cana……inclusive o Temerario…….sem nenhuma convicção….mas acho que a prisão de Aecio pode ser alegria de curta duração…..

  19. OPERAÇÃO MÃOS SUJAS 
    Na

    OPERAÇÃO MÃOS SUJAS 

    Na Itália, a polícia prende mafiosos e a Justiça persegue seu Capo. No Brasil, a justiça premia mafiosos e não julga o Capo di Tutti Capi.

  20. Ou sociedade, ou turba!

    Tem as fotos, as fitas, as malas, mas falta coragem para aplicar as leis…

    Talvez mais do que coragem, falta honra e caráter!

    Nos dias do mensalão uma plêiade de juízes dizia:

    “A justiça não pode ignorar os anseios da sociedade!”

    A mesma plêiade usando os mesmos canais agora diz:

    “A justiça não deve decidir sob os clamores da turba!”

    O Aécio conhece os caminhos escuros que levam aos donos do golpe!

    Não foi por piedade, foi por fraqueza!

    Ele como todos os outros políticos e juizes sabem que pedaladas não seria suficiente para o golpe!

    Todos eles sabem o que fizeram!

    Ninguem é inocente!

    E o resultado da mentira e da hipocrisia é mais mentira e hipocrisia…

    Não se constroi nada, muito menos uma nação sob a mentira…

     

  21. O círculo.

    A rede de relacionamentos “falou” mais alto.

    A justiça?

    Ora, a justiça aplica-se, com todo o rigor, aos de fora do círculo de relacionamentos ou aos inimigos da vez.

    Como muitos já sabiam, todos são cúmplices!

    “Eles se garantem….”

    E pretendem prender alguém por pedalinhos e triplex não usufruído…..

  22. Foi o que eu disse ontem.

    Foi o que eu disse ontem. Olho no Fux. A quadrilha do golpe sabia muito bem onde atuar, e atuou. Foi com tudo certamente, emcima do topetudo. Os “argumentos” devem ter sido muito convincentes. 

    Não há suspeitas sobre um membro do STF que pode entrar em alguma delação? Gilmar é hours concours. Alexandre é chover no molhado, já não tem reputação nenhuma.

    O Fux por suas ligações com o Cabral é sério candidato à ser delatado. Quem tem rabo preso cede à qualquer pressãosinha.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador