Suspeitas e suspeitas, por Janio de Freitas

 
Da Folha de S. Paulo
 
Suspeitas e suspeitas, por Janio de Freitas
 
Os muitos convictos de que todo o vendaval de aparente moralização visa Lula, desde o processo do mensalão, devem estar reconfortados com a aprovação que lhes dá a Polícia Federal. O que não assegura, necessariamente, a exatidão da tese. Mas a PF levou tão longe o propósito de enquadrar Lula que acabou na situação original de ficar ela mesma sujeita às suas suspeitas.
 
No pedido ao Supremo para tomar o depoimento do ex-presidente, a PF sustenta que ele “pode ter sido beneficiado […] obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada à custa de negócios ilícitos” na Petrobras.
 
Ministro da Justiça no primeiro mandato de Lula, Marcio Thomaz Bastos deu à Polícia Federal uma nova estatura. Em abertura para investigação de crimes do poder econômico, em liberdade investigatória, em qualificação técnica e em quadros. E em conceito da corporação e dos seus integrantes. Antigos e recentes funcionários foram beneficiados, em muitas dimensões, pela nova PF. Tal benefício foi possível, aplicando-se a concepção exposta pela PF ao Supremo e ao país, por vários fatores.
 
Primeiro, haver um governo que nomeou um ministro disposto a fazer da PF e dos seus policiais o que, por diferentes motivos, nenhum antecessor fizera, desde o governo Jango. Segundo, ser um governo disposto a dar à PF e aos seus policiais o apoio e as condições materiais para a mudança de importância e de estatura que tiveram. Terceiro, sem o qual os dois anteriores seriam inúteis, dispor aquele governo de “uma base de apoio partidário” que aprovou os recursos e as medidas, diretas ou não, para dar à Polícia Federal e a seus quadros novo papel e nova estatura.
 
Se a “base de apoio” para isso era “sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal”, com “vantagens mesmo para o governo”, a PF, como parte do governo, fica incluída na suspeita que lança.
 
Outro trecho recusa a possibilidade de inexistirem, no governo, pessoas insuspeitas de conexão com negócios ilícitos na Petrobras. Sustenta a PF que “os indícios de participação devem ser buscados não apenas no rastreamento e identificação de vantagens pessoais por ventura obtidas pelo então presidente, mas também nos atos de governo que possibilitaram que o esquema se instituísse e fosse mantido”.
 
Está claro aonde a PF quer chegar: os atos de governo mencionados são as nomeações para a Petrobras. São frequentes os inquéritos de fatos graves ocorridos na PF –desaparecimento de grande quantidade de cocaína recolhida à polícia, engavetamento de inquérito, quadrilha de delegados, e outros. Na tese da PF, as nomeações dos autores de tais ocorrências, e outras feitas pelos demais governantes, implicaram o conhecimento da conduta que cada nomeado teria. Uma ideia estapafúrdia.
 
Se a Polícia Federal não apresentar indícios e argumentos menos suspeitos de desejo e autoritarismo, o alto número de convictos de haver caça a Lula vai aumentar muito. Pior para as pretensões, em 2018, de Aécio, Alckmin, Serra e Temer.
 
QUATRO PERGUNTAS
 
Se a retirada do “selo de bom pagador” do Brasil por uma das três empresas privadas que ganham fortunas dando ou negando esses selos justifica a tragédia escandalosa feita aqui, por que a concessão do selo em 2008 não mereceu escândalo positivo?
 
Pode-se acreditar na seriedade da empresa que rebaixa, com o Brasil e a Petrobras, a confiança financeira merecida pelos bancos Itaú e Bradesco, ambos entre os bancos privados de maior lucratividade no mundo?
 
A OAB deu um leve sinal de que agiria contra a interrupção, no Supremo, do julgamento sobre dinheiro de empresas nas campanhas. Pronto. O ministro Gilmar Mendes liberou o seu voto, retido há um ano e cinco meses. Pode ter tido outro motivo que não a delicadeza?
 
Foram mulheres que iniciaram o movimento pela proibição de saias curtas ou justas e decotes panorâmicos na Câmara. Mas por que acabar com o que ainda haja de proveitoso por lá?
Redação

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Abismo…

    O que esperar de uma polícia que processa escritores e blogueiros que fazem piadas e escrevem obras de ficção. Estamos falando de uma polícia que não tem controle externam, pintam e bordam certos da impunidade, no máximo o colega delegado da sala ao lado, o corregedor, abrirá uma sindicância para concluir que o investigado é amigo íntimo e por isso não há como punir…esse padrão se repete no MP* com seu CNPM, no Judicário com o CNJ, a mídia também não está sujeita a qualquer olhar externo,..e assim vamo que vamo rumo ao abismo…

    *MP – o STF acaba de decidir que o MP é órgão responsável pela investigação(https://jornalggn.com.br/resultados?g=MP%20tem%20poder%20de%20investigar) e, de quebra, pode engavetar as denúncias recheadas de provas como a Lista de Furnas, e engavetam sem que sejam processados por prevaricação, até mesmo pq a Globo é que decide o que prevaricar é não colocar petistas nas cordas, nesse caso vale a suposição, o disse-que-me-disse, a prisão antes da condenação ou antes mesmo de se averiguar, a condenção a décadas de prisão com base no dominio de fato(sem provas) para deleite da Casa Grande..,..,..uma lástima…

    1. É tudo uma questão de nível

      É tudo uma questão de nível … Polícia é polícia e nada mais que polícia. Procurador é procurador e só. Juiz é juiz. Nenhum, polícia (qualquer: estadual militar, civil, federal, rodoviária, alfandegária), procurador(qualquer também) e juiz (idem) têm formação humanista sólida. Só conhecem o que o concurso pede e depois de aprovados, nem isso. Não têm interesse em estudar fora do quadrado. São bitolados e gostam de ser. Vivem do status da função e isso lhes basta.

  2. Infelizmente, a pouca

    Infelizmente, a pouca tradição democrática do país levou para as instituições do estado a disputa política fratícida que ora se trava, temos, hoje, a PF tucana, o MPF tucano e o judiciário tucano.

    Todos sob o comando da mais nefasta e conservadora oligarquia do Brasil: a mídia.

    1. Concordo

      O que você chama de “pouca tradição democrática” eu chamdo de Democracia incompleta.

      Mas parece que os que se dizem defensores da Democracia não têm coragem de questionar isto. A possível (ou provável?) queda da Dilma é apenas uma consequência disto. Não adianta gritar apenas contra a consequência e deixar a causa intocável.

  3. “Pior para as pretensões, em

    “Pior para as pretensões, em 2018, de …Temer.”

    Este parece que está interessado em 2015. Pelo menos é o que anda espalhando, indiretamente, o “gato angorá”.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  4. Policia Federal

         O número de novos delegados do Departamento de Polícia Federal no governo de esquerda foi aumentado para cerca de 1700 delegados, mas que o dobro da era neo-liberal. Estes são, porém, egressos da classe média e foram nutridos pela imprensa sobre os pressupostos malefícios da esquerda e prol da hegemônia do neo-liberalismo. Assim,  a falta de exercício  do poder de comando pelo ministro da Justiça e o ranço neo-liberal condena previamente qualquer esquerdista, O Brasil não inova no panorama mundial na hostilidade da imprensa contra a esquerda, vejam o fenômeno  Jeremy Corbyn e tirem suas próprias conclusões.

  5. Os tão indignados agora com a

    Os tão indignados agora com a situação financeira da Petrobras,  são os mesmos que não se preocuparam tanto quando o FHC tentou vender a empresa para o estrangeiro.

    Ja tinha ate nome, Petrobrax.

    1. Isso jamais aconteceu, a

      Isso jamais aconteceu, a Petrobras nunca esteve na listagem do I e do II Plano Nacional de Desestatização e a venda de seu controle é uma IMPOSSIBILIDADE LEGAL, não tem nada a ver o nome com privatização, a Argentina vendeu sua petrolifera com o nome historico de YACIMIENTOS PETROLIFEROS FISCALES, que significa Jazidas de Petroleo do Estado.

      1. Certamente voce devia estar

        Certamente voce devia estar viajando pelo estrangeiro quando isso ocorreu.

        Foi assunto principal de manchetes e mais manchetes.

        Nada secreto.

        O genro do FHC, que na epoca era o chefe dos assuntos com o petroleo, defendia abertamente todos os dias pela imprensa a venda da estatal.

        Alias,continua repetindo o mesmo ate hoje.

        A barbaridade so não ocorreu porque entre os militares se iniciou uma mobilização contraria.

        Voce precisa se informar melhor  sobre o petroleo.

        Acha ate que os americanos não foram atras dele quando invadiram o Iraque.

        1. Tem toda razão Antonio

          Tem toda razão Antonio Rodrigues. Quem estava vivo e lúcido naquela época sabe muito bem disso, Funcionários da Petrobrás chegaram a se manifestar em defesa da empresa. Se alguém nega o fato de a Petrobrás ter estado sob ameaça de privatização nessa época deve ser alguém que não tinha entendimento das coisas.

      2. A privatização da Petrobrax

        André, o fato de a Petrobras não estar listada para privatização nunca inibiu a conhecida trupe FHC, Serra et caterva em atuar para reduzi-la e possibilitar sua venda. A sempre presente Chevron e seu interesse permanente indicam a possibilidade de venda.

        1. Negativo. Petroleiras

          Negativo. Petroleiras ESTATAIS são um risco politico alto demais para grupos estrangeiros comprarem. Está aí o caso

          YPF da Argentina, a REPSOL arriscou-se a comprar, pagou 20 bilhões de dolares e se ferrou, Madame Kirchner REESTATIZOU 8 anos depois da privatização e a indenização não chegou a 15% do valor que a Repsol pagou.

          A CHEVRON sequer participou do ultimo leião da ANP no mês passado. Hoje a PETROBRAS é invendavel por qualquer preço, nenhum Board aprovaria essa compra por causa do RISCO POLITICO.

          1. Ora Sr. André, nós sabemos muito bem como a privataria é feita..

            Ora Sr. André, nós sabemos muito bem como a privataria é feita.

            Primeiro o sucateamento doa empresa, coisa que ocorreu durante o período tucano, quando a Petrobras perdeu sua condição de empresa exemplar, apresentando falhas graves em todas as atividades, culminando no vexatório afundamento da plataforma P36, um espetáculo de incompetência e sucateamento com alcance  mundial.

            Depois vem a campanha dizendo que o sucateamento é a condição natural da empresa e passando a falsa idéia de que o Estado é incompetente para administrar uma empresa do setor. Aó mesmo tempo que é feito o sucateamento a empresa é dividida, ou melhor dizendo, esquartejada, para descaracterizá-la, reduzir sua imprtância, quebrar sua posição estratégica e disfarçar o ataque ao butim.

            Depois ela é vendida a preço de banana, financiado pelo BNDES e pago com moedas podres.

            O preço nominal da Vale foi coberto em três meses de lucro e mesmo esse valor foi pago a perder de vista com moedas podres. Qual é o risco político que os compradores da Vale tiveram?

            E a questão não é nem a Patrobras, mas sim o Pré-Sal. A empresa em sí não é o grande butim, mas sim o petróleo que ela tem o direito de explorar. A estratégia clara é sucatear, dividir e retirar as concessões da Petrobras, para que esta se desintegre diante dos concorrentes estrangeiros. Para isso esses concorrentes pagam muito bem certos políticos, jornalistas, policiais, procuradores, juízes, etc que não se importam em atuar contra o Brasil desde que sendo a favor do seu próprio bolso.

          2. O que foi vendido foi 23% do

            O que foi vendido foi 23% do capital da Vale e NÃO foi com moedas podres. O uso de moedas podres se deu nas privatizações do Governo Itamar, no ciclo de leilões do Governo FHC o uso de moedas podres foi na privatização de bancos estaduais, as privatizações de teles, eletricas e Vale foi com dinheiro vivo e oferta de 50% de financiamento.

            O pre-sal não é um negocio tão atraente depois da baixa do preço do barril e hoje as majors fogem de riscos ambientais, que são muito grandes em exploração maritima, especialmente após o desastre da BP no Golfo do Mexico, a companhia teve que pagar 26 bilhões de dolares de indenizações. No ultimo leilão do pre-sal não pareceu nenhuma major, só independentes.

          3. Citando

            1) O Sr. ataca aspectos acessórios em resposta, sem tocar no assunto essencial. A questão é que o Sr. afirma que não há interesse na privatização da Petrobras, o que não se sustenta à luz da realidade. Tergiversando por pontos acesórios o Sr. afirma que a Petrobras – uma das maiores petroleiras do mundo e a mais promissora no setor – não tem interesse algum para o mercado. Diz que o Petróleo não é um negócio atraente em função de um patamar momentâneo de preço, justamente o Petróleo que é a base da tecnologia que sustenta a sociedade contemporânea e que o Pré-Sal, a maior reserva descoberta nos últimos anos e que tem petróleo de alta qualidade não tem interesse por “riscos ambientais” (esquecendo-se dos riscos ambientais da exploração do xisto e de areias betuminosas, que despertam grandes interesses apesar de serem muito menos atraentes que o Pré-Sal.

            Resumindo o Sr. diz que o Petróleo é “uma coisinha” para o qual o mercado não dá muita importância e que a Petrobrás por isso não interessa a ninguém. Essas afirmações são simplesmente inverossímeis e os fatos acesórios citados pelo Sr. (acidente no golfo do México e reestatização da YPF) não chegam nem perto de ter alguma importância para justificá-las.

            2) A privataria tem essa característica de esconder o roubo do patrimônio público entre tecnicidades. Divide-se a empresa e depois fala-se: “isto aqui não foi pago com moedas podres”, mesmo que as moedas podres tenham sido usadas para pagar 8,9 bilhões de dólares das privatizações (“O Brasil Privatizado” de Aloysio Biondi, página 68). Divide-se a empresa em unidades menores e retalha-se sua propriedade em porcentagens obscuras de ações a ponto de se falar que o leilão que vendeu o controle acionário da Vale vendeu “apenas” 23% das ações, deixando-se de analisar todos os aspectos do sucateamento da empresa, subavaliação de seu patrimônio, superavaliação de suas dívidas e outras tecnicidades.

            É dessa forma que os estelionatários agem (não estou falando do Sr. e sim dos responsáveis pela privataria tucana), enrolam e tergiversam para enganar o trouxa e no caso da privataria o trouxa é o povo brasileiro.

            3) Deixo aqui algumas referências.

            “O controle acionário da Vale foi vendido em maio de 1997, com direito a financiamento oficial subsidiado aos compradores e uso de moedas podres… Custou a bagatela de US$ 3,3 bilhões. Hoje, o mercado lhe atribui preço 60 vezes maior, ou seja, rondando os US$ 200 bilhões. A companhia foi privatizada de forma perversa, atribuindo-se valor zero às suas imensas reservas de minério de ferro, capazes de suprir a demanda mundial por 400 anos. Além disso, a matéria-prima registrou elevação substancial de preço na primeira década do século 21.”

            in “A Privataria Tucana” de Amauri Ribeiro Jr., Editora Geração Editorial, página 70.

            “Nas primeiras privatizações, o governo chegou a aceitar que o pagamento fosse totalmente feito em “moedas podres”, isto é, títulos antigos emitidos pelo governo e que podiam ser comprados por até 50% do seu valor. A própria Companhia Siderúrgica Nacional foi “vendida” no leilão por 1,05 bilhão de reais, mas esse valor foi pago em sua quase totalidade, ou 1,01 bilhão de reais, com “moedas podres”, com apenas 38 milhões de reais pagos em dinheiro.”

            in “O Brasil Privatizado” de Aloysio Biondi, editora Fundação Perseu Abramo, página 17

            4) Por último quero dizer que não estou entrando em um debate acadêmico com o Sr., que obviamente tem muito mais conhecimentos e embasamento que eu, um reles cidadão qualquer. Apenas digo que os argumentos que o Sr. apresenta aos cidadãos comuns leitores do blog não tornam verossímeis suas afirmações referentes ao interesse do mercado internacional sobre a Petrobras e o Petróleo do Pré-Sal.

            De qualquer forma obrigado pelo debate e pela atenção em responder.

             

  6. Ministro da Justiça no primeiro mandato de Lula, Marcio Thomaz B

    Ministro da Justiça no primeiro mandato de Lula, Marcio Thomaz Bastos deu à Polícia Federal uma nova estatura. Em abertura para investigação de crimes do poder econômico, em liberdade investigatória, em qualificação técnica e em quadros. E em conceito da corporação e dos seus integrantes. Antigos e recentes funcionários foram beneficiados, em muitas dimensões, pela nova PF. Tal benefício foi possível, aplicando-se a concepção exposta pela PF ao Supremo e ao país, por vários fatores.

    Mesmo assim ainda existe funcionário que fez  política partidária conforme denuncia do Site VIOMUNDO.

  7. E o autor ainda elogia o

    E o autor ainda elogia o Ministro Marcio Thomas Bastos que deu liberdade total à PF. Como dizia o Imperador Galba, assassinado no Forum Romano, “”dai liberdade aos pretorianos e eles te matarão”.

  8. Desenvolveu-se um ódio

    Desenvolveu-se um ódio crescente conta a Dilma e consequentemente contra o PT, nos quadros PF. Motivo: negação do pedido de reestruturação das carreiras. O pedido da PF seria que o salário dos agentes fosse reajustado para o que hoje recebe um delegado e o salário dos delegados fosse equiparados ao salário dos promotores públicos. O reajuste salárial é negado desde 2011. Somente no final do ano passado, a categoria aceitou os 15% de ajuste que foram oferecidos em 2011.  Ou alguém acredita que é somente as reportagens da Veja e noticiários do JN que levaram aquele agente a praticar tiro ao alvo com a cara da Dilma  ?

     

    1. Você chegou no ponto correto.

      Você chegou no ponto correto. A conduta da PF não tem nada a ver com ideologia de direita, coxinhismo classe média, nada disso. É frustração com a conduta  autoritária e truculenta desse governo no trato com o servidor público, que já vem de longe.  Dilma está pagando caro por sua arrogância e obtusidade.

      1. Sim. Ela é odiada pelos

        Sim. Ela é odiada pelos servidores públicos federais.

        Não é à toa que o panelaço aqui em Brasília foi mais forte em Águas Claras, habitada predominantemente por servidores públicos.

        Eu vejo sua desaprovação entre vários de meus amigos servidores públicos. Aqueles que a defendem dizem que onde trabalham a ojeriza por ela é grande, a grande maioria, ou porque já esqueceram ou então não eram servidores na época FHC, não gosta dela. Os servidores reclamam que com as perdas sofridas e não repostas somadas as perdas que terão até o final de governo dela, todos os ganhos que tiveram durante o governo Lula serão perdidos. E aqueles que ganham bem, até hoje não aceitaram ser chamados de “sangue azul” pela Presidenta.

        A imprensa sempre tentou criar uma imagem negativa da Presidenta, a começar pela polêmica com o título escolhido no feminino, mas ela também contribuiu e muito para ser detestada, principalmente por seu modo de impor seu ponto de vista.

         

  9. mas claro que absurdo

    Mas claro, que absurdo… como delegados e envestigadores da PF podem TENTAR incriminar o dono do poder executivo, chefe do estado no período que ocorreu a roubalheira, ( ELE JÁ DISSE QUE NAIO SABIA DE NADFA PÔ) já que foi ele que nomeou a maior parte  dos servidores (por puro favor e bondade, logicamente) já que são simples CONCURSADOS que APENAS cumpriram todos os requisitos o processo legal …

    o mínimo que poderia se esperar da PF neste caso é a gratidão destes servidores no momento da investigação do caso… onde está a gratidão, o reconhecimento, o minimo de boa vontade para com aquele que fez a grande benevolencia de nomear alguém que se formou, estudou duramente e venceu se colocando entre os melhores entre todos os candidatos do país em suas áreas…

    vou te contar heim…. por isso não pode deixar de existir os cargos de confiança onde são nomeados aqueles que obedecem ordens, e não estão ligados a normas, regras ou leis chatas e incomodas que impedem o livre ação conforme seus indicados mandam…

    abaixo a PF, concurso público, momeações por métito e VIVA os cargos comissionados… que enchem a Administração Federal….

     

    1. Para não ficar parecendo um completo idiota…

      … volte já para o ensino fudnamental e faça novamente todas as lições de leitura e de interpretação de texto.

      Só depois leita o texto do Janio de Freitas novamente.

  10. Ou seja, os “politicos da

    Ou seja, os “politicos da PF”, acabaram de dá um atestado de bons antecendestes aos Lula.

    Ou então estão todos na mesma vala comum

    Esses coxinhas são um primor, são o  supra sumo da inteligência.

  11. Quem será mesmo que está se acovardando?

    Fico intrigado com as razões pelas quais aqueles que estão esperneando em defesa do mandato da Dilma com a alegação de que estão defendendo a Democracia se calem perante o silêncio arbitrário da PF quanto ao helipóptero, seu dono e seu conteúdo, as delações em que algum tucano foi citado e que o juiz deslumbrado disse que não vêm ao caso, as estripulias do “empresário” Waterfalls e aquela revista e tantas outras sujeiras escondidas debaixo do tapete da imprensa velha e decadente. Nem estou citano a recente convocação do Lula para depor sem motivo real.

    Estivessem mesmo preocupados com a Democracia, estariam indo para as ruas para levantar o tapete porque a depender do inútil que ocupa o ministério da Justiça e do “espírito republicano” do desgoverno, o tapete que esconde as sujeiras que citei será incinerado junto com toda a sujeira.

  12. O senso comum

    Ha na sociedade o pensamento médio de que corrupção tem origem na politica. A corrupção, no Brasil pelo menos, é hoje totalmente confundida com politica. Logo, para esse pensamento, homens politicos, quaisquer sejam eles, devem ser culpados de algo/alguma coisa. 

    Não é à toa que desde os problemas com a Operação Satiagraha, que essa mesma Policia que o governo Lula deu condições e poder para investigar, vem hoje atuando de forma politica, terrivelmente partidaria, persegue ao PT e em especial Lula e seus proximos. 

  13. Vcs estão proibidas!
    Atenção mulheres, há locais onde roupas insinuantes não são permitidas.

    Eu fico só imaginando a função desta roupa. Para que serve?
    A sim, o calor. …deve ser isso.

  14. Lamentável

    Um texto de quem opinou tanto, deu tiros para tantos lados, que agora não encontra mais o chão onde escorar seus pés e suas idéias.

    Ora, de que adianta uma PF com liberdade de apurar, se não pode ultrapassar determinado ponto ?

    A idéia é uma PF nos moldes da STASI ou na NKVD, que podiam, e deviam, investigar a todos, inclusive os membros do Partido e os mais próximos do seu criador, menos ao próprio ?

     

     

    1. Uma policia sem controle

      Uma policia sem controle politico torna-se um Poder acima do Estado. Porisso Stalin liquidava periodicamente com um tiro na nuca os chefes da NKVD quando sentia que eles estavam muito poderosos. O ultimo chefe da NKVD, Lavrenti Beria, ficou tão poderoso que se preparava para assumir o poder supremo após a morte de Stalin, só foi barrado pelo Exercito na pessoa do Marechal Zhokov, que o prendeu pessoalmente no Kremlin e o mandou executar.

      Napoleão dizia que se perdesse o controle da policia, chefiada por Joseph Fouché, seu governo não duraria um dia.

      Roosevelt temia J.Edgar Hoover, chefe do FBI,  que fazia dossiês contro todos os politicos.

      Hitler e a alta cupula nazista temiam Reinhard Heydrich, astucioso chefe da Gestapo e quando este foi assassinado por patriotas tchecos, diz-se (está inclusive em W.Shirer “Aascenção e Queda do III Reich”) que houve comemorações na

      Wilhelstrasse. Só um governo completamente estupido deixa de controlar a policia.

      1. Concordo com a tese central

        Concordo com a tese central do seu comentário, mas será que não poderiam ser dados  exemplos melhores?  Vivemos em um regime democrático e temos apreço pela democracia.  Citar Hitler e Stalin como modelo de conduta  governamental correta é jogar contra sua própria tese.

  15.  
    Parte significativa do

     

    Parte significativa do atual contingente da PF é formado por jovens concurseiros oriundos da classe média, atraidos por salários e condições de trabalho muito atrativos e adequados. Condições implementadas na última década. Esta aliás, foi uma das primeiras providência do governo Lula, dando cumprimento a compromisso assumido na campanha. “Reequipar e modernizar a Polícia Federal.” E assim  foi feito.

    Vale lembrar que à época a PF estava falida. Ou melhor, em estado de pré-coma, induzido por obra do governo do professor Cardoso. Não sei se pretendia privatizar também aquela instituição. Precarizar, afundar, ou, tacar fogo. Ai recolhe o que sobrou e vende. Era a estratégia do Serjão e dos saquaremas do FHC. Tanto, que a coorporação PF, nem viatura em condições de fazer uma diligência simples, tinha. Pra atender um chamado pra pegar um maconheiro numa boca de fumo era um deus nos acuda (naõ que fosse atribuição da PF, mas…pra não ficar no ócio). Um horror! Nem uma remuneração decente recebiam. Em compensação, não faziam porra nenhuma.

    No mais, concordo com o xará  O. Fogaça Filho, que diz :

    ” … Polícia é polícia e nada mais que polícia. Procurador é procurador e só. Juiz é juiz. Nenhum, polícia (qualquer: estadual militar, civil, federal, rodoviária, alfandegária), procurador(qualquer também) e juiz (idem) têm formação humanista sólida. Só conhecem o que o concurso pede e depois de aprovados, nem isso. Não têm interesse em estudar fora do quadrado. São bitolados e gostam de ser. Vivem do status da função e isso lhes basta.”

     

    Orlando

  16. onde vai ser o depoimento?


    o local e data do depoimento do lula é um momento para começar o expurgo no judiciário, mp´s e pf, que o país precisa.

    … da forma como disse o presidente da cut.

    chegou a hora do confronto.

  17. Engraçado a PF do Parana vem

    Engraçado a PF do Parana vem surprendendo pela eficiencia na Lava Jato mas parece que nos crimes de Contrabando de DROGAS e ARMAS que passeiam pelo estado e na Corrupçao que vem desde o tempo do senhor LUPION  nunca funcionou  Afinal a maior entrada de drogas e armas entram por este estado e os Bandidos e Larapios do Parana nao sao incomodados tai a verdadeira eficiencia da pf  !

  18. Há muito tempo no Brasil se

    Há muito tempo no Brasil se perdeu a lucidez do discurso!

    Qualquer ABSURDO  intelectual torna-se TEMA DE DEBATES POR DIAS E DIAS…

    A República dos Grampos do Gilmar Dantas ficou no ar durante SEMANAS e reduziu a ABIN e a PF e depois descobrimos que os EUA grampeavam BILHÕES de mensagens até alta altoridades, e a nossa republica dos Grampos?

    Como se defende disso?

    Cansei disso!

    A PF e MP caminham a passos largos para se tornarem INÚTEIS…

  19. Quatro perguntas facílimas de responder

    1 ª – Se a retirada do “selo de bom pagador” do Brasil por uma das três empresas privadas que ganham fortunas dando ou negando esses selos justifica a tragédia escandalosa feita aqui, por que a concessão do selo em 2008 não mereceu escândalo positivo?  Resosta. –  Foi exatamente em 2008 que a primeira amostra de petróleo de Pré-Sal, viu a luz do sol, confirmando as espectativas de que se trata de um óleo de excelente qualidade ( Graus º API ) e, sim, o escândalo positivo para a direita foram as mãos do Lula, molhadas com o ouro negro carimbando os macacões laranjas da Dilma e das outras autoridades presentes na plataforma de petróleo, entretanto o PIG tratou de não badalar muito ou dar ‘repercussãon total’  a  esse fato, pois nos tornamos quase uma Arábia Saudita, e não convinha a direita chamar muita atenção para que nós não levantássemos logo a guarda, defendendo nosso tesouro, e dando um tempo maior para os espertos bilionários petroleiros se articularem na estratégia para nos dar as costumeiras rasteiras, como aquelas que a repórter húngara nazista deu na menina, e no sr. com a criança no colo. Elementar meu caro Watson.

    2 ª – Resposta – Essas agências são os cães de guarda dos bancos, que roubaram os poupadores brasileiros em quatro planos econômicos diferentes, a maioria desses poupadores está idosa ou já morreu, e o STF em 2010 sem dar nenhuma explicação suspendeu os pagamentos das indenizações que estavam sendo pagas pelos bancos, pois perderam nas duas instâncias as ações movidas pelos poupadores contra esse ‘roubo’, imaginem o lucro que os bancos tiveram, nesses cinco anos, e quantos poupadores morreram nesse tempo?  Justiça é lenta pacas, e senta em cima da quando quer.

    3 ª e  4ª –  Deixo  para meus colegas comentarem.

  20. bandidos golpistas aliados da midia golpista

    é essa direita podre de rica e corrupta, aliás, rica pq corrupta, que quer dar o golpe, aliás, todas as vezes em que essa direita, após um certo período fora do poder (pq rechaçada pelo povo) quer voltar a mandar e dilapidar o pais, vem com essa história de faxina o que não passa de uma desculpa para golpear a democracia e a continuidade do país, esses ratos não conseguem esperar o pleito eleitoral pq sabem que não tem chances pelo voto, o inacreditável é que, se para derrubar Jango usaram as Forças Armadas, agora usam a PF, aliás, não é por coincidência que a PF serviu à ditadura militar até seu último suspiro: está no DNA…

  21. Eu tenho saudade daquele

    Eu tenho saudade daquele ministro de Lula – Márcio Thomaz Bastos. A gente sempre quer saber o que faz Dilma, que deve ler e ouvir a imprensa, não sentir-se insegura com um ministro tão sem ação como Cardoso. Parece que ela tem alguma razão para deixá-l permanecer no cargo, mas que não deixa transparecer. 

    Aliás, em matéria de escolha de gente desqualificada para assessorá-la, Dilma bateu o récord. Agora mesmo vemos nada menos que Moreira Franco saindo de sua zona de conforto, que vem desde o mandato de Lula, se juntar aos abutre do seu partido, PMDB. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador