Temer trocou emails com vice-presidente afastado da Caixa

Relatório produzido por auditoria independente aponta grau de proximidade entre Derziê, Temer e Moreira Franco; vice-presidente afastado chegou a ser convidado para assumir Secretário Executivo de Relações Institucionais da Presidência
 
Foto: Agência Brasil
 
moreira_franco_temer_e_cunha.jpg
 
Jornal GGN – O escritório Pinheiro Neto, contratado pela Caixa para produzir uma auditoria independente sobre as denúncias de corrupção no banco cita uma troca de e-mail entre o então vice-presidente da República, Michel Temer, e o vice-presidente afastado da Caixa Roberto Derziê de Sant’Anna. O relatório também afirma que existem “documentos que podem indicar, pelo menos, o atendimento de pedidos ou o fornecimento de informações de operações em trâmite na CEF, por parte de Roberto Derziê de Sant’Anna, a Moreira Franco [ministro da Secretaria-Geral da Presidência] e a Michel Temer”. 
 
Derziê é um dos quatro vice-presidentes da Caixa afastados por Michel Temer nesta terça-feira (17). A recomendação foi feita pelo Banco Central e o Ministério Público Federal endereçados ao presidente e à procuradora-geral da República, Raquel Dodge. No comunicado os investigadores do MPF pressionam Temer, alertando que ele poderia ser responsabilizado por futuros crimes cometidos pelos vice-presidentes do banco a partir do prazo final dado pelo Ministério Público para o governo afastar os executivos, dia 26 de fevereiro. 
 
Além de Dorziê de Sant’Anna, que é vice-diretor Corporativo da Caixa, foram fastados Antonio Carlos Ferreira (corporativo), Deusdina dos Reis Pereira (Fundos de Governo e Loterias) e José Henrique Marques da Cruz (Clientes, Negócios e Transformação Digital). Na recomendação original, o Banco Central e o MPF solicitaram o afastamento dos 12 VPs, porém a direção da Caixa e o Planalto decidiram fechar em quatro. 
 
Na troca de e-mails citada pelo escritório Pinheiro Neto, o gabinete do então vice-presidente da República escreve: “Conforme contato telefônico, segue o pleito para Superintendente Regional de Ribeirão Preto -SP”, assinada com: “atenciosamente, Michel Temer.”
 
A resposta do vice-presidente da Caixa foi que o pleito seria tratado com prioridade. Ao Estado de S.Paulo, o Palácio do Planalto disse que funcionários cuidam do correio eletrônico, portanto Temer não teria enviado diretamente nenhuma mensagem. Já Derziê contou que se tratava da indicação de uma pessoa para assumir um cargo de Superintendente da Região de Ribeirão Preto.
 
imagem.jpg
 
O relatório também avalia que “aparentemente” a relação entre Derziê e Temer aventada pela imprensa “pode ter algum grau de veracidade”, lembrando que Derziê de Sant’Anna é próximo do ministro Moreira Franco e foi convidado para ser Secretário Executivo de Relações Institucionais da Presidência da República, logo quando Temer assumiu.
 
Desde 2016 a Caixa está sob investigação no âmbito das operações Greenfield e Sépsis, a primeira sobre desvios em fundos de pensões de bancos e do governo e a segunda sobre irregularidades no Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), vinculado à Caixa. 
 
O MPF também revela que Derziê é apontando em troca de mensagens entre Eduardo Cunha e Vieira Lima como intermediador de interesses de Henrique Constantino, dono do grupo Gol, na Caixa. Sobre Moreira Franco, o vice-presidente teria concedido “informações relativas a status de operações em trâmite na CEF”, dizem os investigadores. 
 
Leia também: Novo estatuto da Caixa pode reconduzir vice-presidentes
 
*Com informações do Estado de S. Paulo
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais uma do bando

    O arcaico Temer funciona exatamente como um oligarca de velha republica: tudo que puder amealhar para si e seus pares através do Estato, farah. Acho até que na cabeça dele isso é normal, o Estado lhe deve por todos esses anos de dedicação a fazer conchavos politicos e articulações rastaqueras.

  2. Convites
     

    “vice-presidente afastado chegou a ser convidado para assumir Secretário Executivo de Relações Institucionais da Presidência”

    Pô, meu,

    ninguém me convida pra nada!

     

  3. Atualização de definição

    As definições de “decorativo” foram atualizadas com sucesso.

     

    Decorativo: adj. e s.m. – Pessoa contumaz em faltar com o decoro; aquele que vende o País e não cora, nem descora; aquele que na vice-presidência ou na presidência só fala coisas decoradas, enquanto “faz a festa”; lesa-pátria; chefe de quadrilha.

    Decorativo: adj. (chulo) o portador de certo órgão com entupimento uretral.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador