Temer vai gastar R$ 10 milhões para Forças Armadas fazer vistorias em prisões

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Ministério da Defesa informou na manhã desta quarta (18) que pretende empregar cerca de mil militares nas vistorias que serão realizadas nos presídios, por determinação de Michel Temer. Ontem, o presidente anunciou que não usará a Força Nacional, mas sim as Forças Armadas para socorrer estados que temem rebeliões em unidades prisionais.

Segundo o ministro Raul Jungmann, a previsão é do uso de 1 mil homens e cerca de 30 equipes na operação que ainda deverá ser discutida com os governadores interessados. “Como atuamos a partir da demana, esse número poderá vir a crescer”, disse o titular, segundo informações do jornal O Globo.

Jungmann disse que as Forças Armadas estarão prontas para atuar em até 10 dias. O orçamento destinado a esse projeto “pontual” será de R$ 10 milhões ou mais. Ele ainda afirmou que será definido um limite de tempo para que os militares fiquem nos estados e não haverá combate direto a facções, pois isso é papel da polícia.

Ainda de acordo com o ministro, os militares não vão lidar com qualquer tipo de rebelião. Eles serão enviados aos estados para fazer varreduras nos presídios, mas só entrarão em unidades quando estas estiverem sob controle dos estados. A função de detectar celulares, armas, drogas e outros “materiais ilícitos” está definido no decreto lançado nesta quarta, que viabiliza o uso das Forças Armadas por até 12 meses.

Temer não quis oferecer a Força Nacional por medo de cometer um desvio de finalidade, mas o uso das Forças Armadas foi considerado inconstitucional por criminalistas, segundo reportagem do Brasil 247.

Fernando Augusto Fernandes, por exemplo, avaliou que “há claro desvio das Forças Armadas que na forma do art.142 da Constituição Federal ‘destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais’. Assim, só há previsão de ação interna no caso em Estado de Defesa e de Sítio, justificados pelo art. 136, quando a ordem pública ou a paz social estão ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza’, o que exige aprovação pelo congresso nacional (art.49, IV.CF).”

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apesar da falta de programa,

    Apesar da falta de programa, de orientação, de previsão e de desculpas de última hora, o coverno golpistia vai mesmo retomar o uso das FFAA como sendo a de meros policiais? E as FFAA voltarão, porque esse pode ser apenas o primeiro passo, a ser sucateadas como nos tempos de Fernando Henrique Cardoso, o prícnipe dos sociólogos não lidos?

    A incompetência do governo golpista é alarmante. A falta de conhecimentos no campo da economia é assombrosa. O desrespeito às conquistas trabalhistas e sociais uma desfaçatez.

    Isso me faz lembrar a declaração de um jogador do Benfica de Portugal há alguns anos, quando o time lisboeta andava mal das pernas. João Pinto, o seu nome. Entevistado sobre a má fase do Benfica, João Pinto disse que todos estavam consciente e que iriam reagir. Sabia que estavam à beira do precipício, mas que com confiança dariam um passo em frente.

  2. A militarização do golpe

    caminha a passos largos; poucos se deram conta da presença da Força Nacional desde setembro de 2016 em alguns estados do Nordeste, no RN é frequente ver as viaturas da FN fazendo “rondas” na BR-304 que liga Natal, Mossoró e Fiortaleza… Temer não me engana, ele está vendo que seu governo de ratos e ratazanas provocará em meses alguns nichos de revoltas não previstas e não comandadas pela Globo, já comprou os milicos deixando-os fora da famigerada PEC da morte e agora começa a dizer pra eles “tamu juntos, defendam-me”; ele, se é mesmo o tal constitucionalista que alguns dizem ser, sabe como ninguém que a solução para o nosso hecatombe carcerário passa longe da militarização.

  3. Dez milhões para transformar

    Dez milhões para transformar militares em agentes penitenciários? Onde já se viu uma coisa dessas? Talvez no Haiti.

  4. Com Dilma “coração de leão”
    Com Dilma “coração de leão” Rousseff deposta, o infame #MichelTemer sem voto (clone de João Sem-Terra) assaltou a presidência junto com os insuportáveis barões da mídia. Onde está o nosso Robin Hood, Tahia Sarapo?

  5. A montanha vai parir um rato maior do que o governo golpista

    A montanha vai parir um camundongo maior do que a elite brasileira e seu governo golpista. Escreva o que eu estou adiantando.

  6. Tem tudo para dar Merda.

    Na realidade estas vistorias pelo exército tem tudo para dar errado. Militares são treinados para empregar força letal contra o inimigo, os equipamentos são adaptados para GUERRA e não para outra coisa, os efetivos não são terinados para lidar com prisioneiros que podem simplesmente reagirem de qualquer forma dependendo o seu humor, logo é uma verdadeira arapuca, tanto para o exército como para os prisioneiros.

  7. É mto investimento não prá pouco retorno mas para vultosos preju

    sem conta que as matanças nos presídios vai ficar mais intensa, porque militar é treinado para não pensar apesar de que Brecht diria:

    “O Vosso Tanque, General, é um Carro Forte

    “O vosso tanque, Genera, é um carro forte

    Derruba uma floresta, esmaga cem homens,
    Mas tem um defeito
    – Precisa de um motorista.

    O vosso bombardeiro, general,
    É poderoso:
    Voa mais depressa que a tempestade
    E transporta mais carga que um elefante
    Mas tem um defeito
    – Precisa de um piloto.

    O homem, meu general, é muito útil:
    Sabe voar, e sabe matar
    Mas tem um defeito
    – Sabe pensar!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador