Teori determina diligências em pelo menos 10 de 77 delações da Odebrecht

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na terça-feira (17) as primeiras diligências nas petições que tratam da homologação dos acordos de delação de executivos da Odebrecht. Segundo informações da Agência Brasil, o magistrado despachou em pelo menos 10 dos 77 documentos que chegaram ao STF em dezembro do ano passado. O conteúdo não foi divulgado em razão do segredo de Justiça imposto às investigações.

O portal ainda informou que, entre as possíveis ações de diligências, o ministro pode ter marcado audiências para que juízes auxiliares ouçam os delatores e confirmem as acusações ou ter determinado pedidos de ajustes nos acordos assinados com os investigadores da Lava Jato.

A expectativa é que a homologação seja assinada em fevereiro, quando o Supremo retorna aos trabalhos, após o recesso. O ministro poderá recusar delações se entender que os depoimentos não estão de acordo com a Lei 12.850/2013, que normatiza as colaborações premiadas. Nesta fase, ele só analisa os aspectos jurídicos, sem entrar no mérito do que foi dito pelos delatores.

Na próxima etapa, após a homologação, a Lava Jato poderá usar as delações aceitar por Zavascki para pedir aberturas de inquéritos.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo os acordos de delação premiada de 77 executivos em dezembro do ano passado. Os documentos estão sob sigilo e foram guardados em uma sala-cofre. Janot disse que pedirá a divulgação do conteúdo das delações assim que a homologação for concluída.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Deixa eu advinhar… Todas as

    Deixa eu advinhar… Todas as diligências envolverão o PT. O Teori promotor do golpe e protetor do Cunha jamais permitirá uma ação contra os seus protegidos políticos do Psdb e bando. Anda na linha imposta pelo Gilmar Mendes e a Globo/imprensa. Não é um juiz. É um títere fantasiado com roupa de juiz.

    1. Aparentemente, todos os

      Aparentemente, todos os partidos políticos serão envolvidos nas delações da Odebrecht, PSDB inclusive. Porem a tendência é que haja um volume maior de delações renvolvendo o PT, devido ao relacionamento quase carnal desse grupo econômico com o partido. Ou seja, os que ainda defendem o PT terão que se socorrer das duas únicas estratégias que lhes restam, o negacionismo e o argumentum ad hominem.

  2. Se não vazou nada é porque o alto tucanato está lá.

    Prezados,

    Estejam certos de que se os principais agentes políticos delatados fossem do PT ou tivessem alguma ligação com o partido, o Sr. Rodrigo Janot já teria providenciado os vazamenntos que costumamos ver nos últimos dois anos. Quando havia no rol dos delatados figuras públicas sem foro por prerrogativa de função, misturadas às que o têm, Janot e turma de Curitiba (PF, MPJ e sérgio moro) podiam fazer aquele jogo-de-empurra, atribuindo a outra instituição o vazamento criminoso de informações sobre processos que, em tese, deveriam ficar em segredo de justiça. 

    Mas agora não há como Janot escapar da responsabilidade. Se ele vaza, TODOS saberão que foi ele o responsável. Teori já se mostrou golpista, covarde e hipócrita; mas até agora não se pode chamá-lo de vazador.

    Pelas preliminares que vimos há quase um ano, as planilhas da Odebrecht são bastante ‘democráticas’ e nelas constam os nomes do alto tucanato, blindado e protegido pelo PIR/PPV e pela ORCRIM da Fraudea Jato. JS-tarja-Preta (o careca), Aécio Cunha (o mineirinho), Geraldo Alckmin (o santo), dentre outros, são listados como recebedores de milionárias propinas. A quadrilha inteira do PMDB, chefiada pelo traidor-golpista-usuropador-corrupto profissional, o verme michel temer, está toda na lista. Políticos do DEM, PP, PPS, PSC, PRB, PR, PT e outros também são listados.

    O desmonte das empresas brasileiras de construção segue em ritmo acelerado, enquanto a economia definha a cada dia. O PIG/PPV já mancheteou a delação da Camargo Corrêa. O mentiroso (pra não dizer outras coisas menos abonadoras) Henrique Meirelles já admitiu o óbvio: 2017 será mais um ano de recessão, o terceiro da série. Míriam Leitão e toda a criminosa e venal mídia comercial (o PIG/PPV) ainda insistiam, nos primeiros dias deste ano de barbárie e depressão, que a queda da inflação, o ‘ajuste fiscal’ e as ‘reformas’ neoliberais poderiam criar um cenário de retomada da confiança  e dos investimentos privados; é óbvio que ela e os patrões que vocaliza sabem que esse tipo de análise é uma fraude. Fraudulenta também foi a divulgação em meados de 2016 de uma previsão de crescimento de 1,5% do PIB neste ano de 2017; depois revisaram pára 1,2 %, 0,8%, 0,5%, 0,2% e agora Meirelles já admite estagnação. Eles ainda mentem; 2017 será mais um ano de retração na atividade econômica; afirmo isso há mais de seis meses, mesmo sem ser economista nem ficar debruçado em cima de planilhas e programas de análise e simulação de cenários macro e microeconômicos. Basta o obom senso, a observação, a eleitura atenta do que está acontecendo em setores como indústria, comércio e serviços. Se a indústria fica mais distante do cidadão comum, o comércio e os serviços estão ao alcance da observação da maioria.

    Portanto, “Fora Temer!”, “Fora golpistas!”.

    1. Cinismo mesmo

      Vergonha deve sentir uma p…. quando sente que cobrou mais do que o merecido, esses e essas do STF não têm a honra que têm essas senhoras.

  3. A desfaçatez dessa gente de Moro e do STF

    é tão abjeta, que eles agora não disfarçam mais o seu partidarismo em favor do PSDB e das estrelas do PMDB, impondo o “segredo de justiça” e o “sigilo”; quando se trata de alguma delação ou trecho de delação que cite alguém do PT ou alguém ligado a Lula, os textos aparecem primeiro no JorNazismo da Globo, com destaque para o JN, para só depois serem “analisados” por Teori e cia.

    “O conteúdo não foi divulgado em razão do segredo de Justiça imposto às investigações.”

    “O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo os acordos de delação premiada de 77 executivos em dezembro do ano passado. Os documentos estão sob sigilo e foram guardados em uma sala-cofre.”

  4. Tomara estar vivo para ver o

    Tomara estar vivo para ver o MICHELZINHO pedindo esmola, de porta em porta, com um saco nas costas. E, ver os políticos do psdb/dem/pmdb numa noite de sábado na cracolândia, exercendo o seu livre direito de consumir crak. E os doutores da justiça, um hospício lhes acolheria bem na sua decrepitude.

  5. “Hoje tem espetáculo?”

    “Do geito que as coisas estão, Supremo, pra mim, só de frango”

     

    Nassif: o veio garimpado pela RB já foi igualmente por outros portais e todos têm mais areia e cascalho que ouro. A areia vem do hoje Çu-premo. O cascalho, da PGR.

    Da areia (ÇTF) fica a dúvida — Por quê de 77 só 10 mereceram pressa em momento de recesso do Judiciário? Há urgência nesses? Ou seria seletividade? Algum desses foi objeto de vazamento pela grande mídia. Se eles estavam em “sala cofre” e constituíam “segredo de justiça” como a poderosa mídia conseguiu “furos”? Teriam eles chave do cofre? Os supostos vazamento invalidarão o fato?

    Do cascalho (PRG), tão tirando uma com a nossa. Talvez por estar em campanha de reeleição o Chefe busque no eleitorado os simpatizantes de sua pífia e parcial atuação na crise em que está mergulhada a Nação. Dai seu discurso de que divulgará nome dos envolvidos. Duhuvi-de-o-do que o faça, se houver nomes do seu “coração”, especialmente do Intelectual Tardio e sua corja.

    Não posso afirmar que esses 12,988% de casos averiguados, inicialmente, pelo Çu-premo não façam parte da campanha. Mas é tentador.

    Os 88,012% restantes viriam só depois do carnaval. Alguns, só depois de novembro de 2018. Mas, como diz o ditado, onde há fumaça há fogo. E as chamas tão altas…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador