Tipos de afastamento de políticos dos seus cargos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Impeachment, cassação, impedimento, deposição, afastamento, golpe. Denominações que são discutidas para a saída de um político do seu cargo e que, muitas vezes, são divulgadas sem os devidos cuidados à origem, significado e respaldo legislativo. Confira, a seguir, esclarecimentos sobre os tipos, condições e prazos para a saída de políticos.
 
Impeachment
 
O impeachment é o processo que envolve a cassação do mandato de um político do Executivo, tornando-o inelegível por oito anos. Há uma lei específica que delimita como ocorre esse processo, a Lei 1.079/50.
 
Nesse mecanismo de afastamento, o autor do pedido pode ser qualquer pessoa, o presidente da Câmara dos Deputados deve julgar procedente, uma Comissão Especial analisa o pedido e, então, é posta ao Plenário, quando precisa receber aprovação de dois terços dos 513 deputados. Assim, o processo é levado ao Senado, onde também necessita da adesão de dois terços dos 81 parlamentares. Nesse momento, quando chega à decisão dos senadores, a sessão de julgamento é guiada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da República fica afastado enquanto o vice assume, e tem o prazo de 180 dias. Sem a conclusão no período, o presidente volta às funções.
 
Nesse caso, o texto legislativo também informa que “o presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções”.
 
Cassação
 
Já a cassação de um presidente da República é um processo nas mãos do Poder Judiciário, sob a direção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e não do Legislativo. Quando um político é cassado há a perda do mandato e pode resultar na inelegibilidade, como ocorre nos casos em que o envolvido é julgado pela Lei da Ficha Limpa. Mas o respaldo legislativo está também na Lei nº 9.504/97, que dispõe sobre as eleições. O parágrafo 2º do artigo 30-A afirma que “comprovados captação ou gastos ilícitos de recursos, para fins eleitorais, será negado diploma ao candidato, ou cassado, se já houver sido outorgado“.
 
Também há condições específicas para a cassação do mandato de um presidente da República eleito. Na mesma lei, como autor da denúncia são delimitados partidos políticos ou coligações e devem seguir uma data limite, o prazo de “15 (quinze) dias da diplomação” para “qualquer partido político ou coligação poderá representar à Justiça Eleitoral“, relatando “fatos e indicando provas, e pedir a abertura de investigação judicial para apurar condutas em desacordo com as normas desta Lei, relativas à arrecadação e gastos de recursos“.
 
Já para deputados e senadores, um dos argumentos para a cassação é a quebra de decoro parlamentar, que é o abuso das prerrogativas de função e a percepção de vantagens indevidas. Neste caso, é de responsabilidade da Câmara e do Senado definir e julgar situações em que ocorre a quebra de decoro parlamentar. 
 
A regra define o prazo de 90 dias úteis entre a instauração do processo de cassação e o seu encerramento com votação em plenário. Entretanto, o prazo nem sempre é respeitado. No caso do ex-deputado André Vargas (PR), a representação foi protocolada no dia 9 de abril de 2014, mas a cassação do seu mandato só ocorreu no dia 10 de dezembro.
 
Assim que o processo é instaurado na Câmara, no caso de um deputado envolvido, ou no Senado, no caso de senador, escolhe-se o relator. O Conselho de Ética da Casa sorteia três nomes de todos os membros e o presidente decide quem é o relator. Dentre os parlamentares, ainda são proibidos de votar aqueles que pertencem ao mesmo partido político ou ao mesmo Estado do investigado. 
 
A partir dessa escolha, o relator apresenta um parecer preliminar e o encaminha para a Corregedoria da Casa, que analisa a suspeita de quebra de decoro. Aprovada pela Corregedoria, o investigado é notificado e, neste período, ele terá 10 dias úteis para apresentar sua defesa, enquanto o relator colhe provas, realiza diligências e oitivas. O parlamentar relator tem a partir de então mais 10 dias úteis para redigir o parecer final, que é levado novamente ao Conselho de Ética para ser votado. 
 
Se cassado, o parlamentar fica oito anos inelegível, ou seja, sem poder se candidatar a um cargo público.
 
Confira no infográfico, a seguir, como é formado o Conselho de Ética da Câmara hoje, que possivelmente analisaria a cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha. (crédito: arte de O Globo)
 
 
Intervenção
 
A intervenção militar, ao contrário do processo de impeachment que o autor do pedido pode ser qualquer pessoa e quem analisa é o Congresso Nacional, parte das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, Exército e Aeronáutica. Ocorre quando essas instituições contrariam suas responsabilidades previstas na Constituição – “sob autoridade suprema do Presidente da República”, destinando-se “à defesa da Pátria e garantia dos poderes constitucionais” -, e intervêm no processo democrático do país. Os termos “deposição” e “golpe” também são usados como atos consecutivos à intervenção militar. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como pedir afastamento de um político específico
    Boa noite…

    Gostaria de orientação sobre como pedir afastamento de um político por criação de leis sobre censura com base em religião..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador