Toffoli pode assumir lugar de Celso de Mello na Segunda Turma do STF, sinalizando derrotas para a Lava Jato

Jornal diz que articulação para garantir Toffoli na Segunda Turma está em curso. Outro ponto pesa a favor: evitaria que o novo ministro indicado por Bolsonaro seja constrangido

Dias Toffoli
Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Apesar de Luiz Fux, um entusiasta e homem de confiança da Lava Jato, estar perto de assumir o Supremo Tribunal Federal, com o fim da presidência de Dias Toffoli, a avaliação de membros do Ministério Público Federal é que a operação vai sofrer derrotas em série nos próximos meses.

Isso porque, em setembro, chega a aposentadoria compulsória do decano Celso de Mello. Com isso, a Segunda Turma do Supremo – que hoje já tem imposto algumas derrotas à Lava Jato – pode receber um novo ministro. E a articulação, segundo a Folha desta segunda (7), é para que Toffoli seja o substituto de Celso de Mello no órgão.

Dessa forma, haveria maioria para votar contra a operação dentro da Turma. A composição ficaria assim: Gilmar Mendes, Toffoli e Ricardo Lewandowski pelo lado do garantismo, e Cármen Lúcia e Edson Fachin, se não mudarem suas posições, continuariam votando a favor da Lava Jato. Atualmente, com Celso de Mello afastado por questões de saúde, a Turma tem empatado em várias questões e, em alguns recursos, o empate favorece o réu.

Folha ainda destaca que essa articulação tem outro peso a seu favor: evitar o constrangimento precoce do novo ministro que será indicado por Jair Bolsonaro para o lugar de Celso de Mello.

A Segunda Turma é o colegiado onde há julgamentos relacionados ao caso Queiroz, que atinge a família Bolsonaro. Se Toffoli assumir a vaga de Celso de Mello, no órgão, “o novo integrante do STF não precisaria enfrentar o constrangimento de analisar tema que afete quem o escolheu para a vaga”, diz o jornal.

A Segunda Turma deve julgar também os dois habeas corpus apresentados pela defesa de Lula sobre a suspeição de Sergio Moro e dos procuradores de Curitiba. Este julgamento pode fazer as três ações penais contra o ex-presidente, no Paraná, regredirem à estaca zero.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif: a notícia, dizem entendidos insuspeitos, não seria das melhores. A incerteza é das maiores. O BonecoDeVentrículo tem dado sinais que mesmo quando fala por bocas “avançadas” continua à sombra das Baionetas. Lembra de seus “assessores” VerdeSauvas? Tratando-se do SapoBarbudo, dizem fica como cachorro que foi atacado por onça e escapou — mija-se só em sentir cheiro da bichana. Portanto, vale de quem vai “soprar” esse voto. Salto no escuro. E, repetindo, a bala continua dona da razão…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador