Prisão de Lula ocorreu na “total” legalidade e Supremo vai garantir “pacto nacional”, diz Toffoli

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – Em artigo divulgado no El País na segunda (19), o presidente do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli escreveu que a prisão de Lula e o impeachment de Dilma Rousseff ocorreram dentro do “total respeito à Constituição e às leis”, e defendeu um “pacto nacional” para garantir a harmonia necessária para que o próximo governo possa recuperar o crescimento do País.
 
“Temos passado por episódios turbulentos nos últimos anos. Investigações envolvendo a classe política. Impeachment de uma presidente da República. Cassação de um presidente da Câmara dos Deputados. Condenação e prisão de um ex-presidente da República. Todos os impasses foram resolvidos pelas vias institucionais democráticas, com total respeito à Constituição e às leis”, anotou.
 
“Passadas as eleições, é necessário que o país retome o caminho do desenvolvimento, volte a crescer, gere empregos, recobre a confiança dos investidores, retome o equilíbrio fiscal e combata o aumento da violência no país. Por isso, venho propondo, no Brasil, a celebração de um grande pacto entre os três Poderes da República, com a participação da sociedade civil, adotando-se o diálogo e a ação coordenada na busca por objetivos comuns”, sustentou Toffoli.
 
Segundo o ministro, o “pacto envolve, com absoluta prioridade, que deliberemos sobre as reformas previdenciária e tributária/fiscal e enfrentemos os problemas da segurança pública. Nesse concerto, o papel do Poder Judiciário será o garantidor da segurança jurídica e da harmonia social.”
 
O Supremo, na visão do ministro, “exercerá o papel de moderador dos conflitos nacionais e garantidor de direitos”, mas é preciso que “a política volte a liderar o desenvolvimento do país.”
 
Para TOffoli, a “Constituição continuará a ser nosso mapa de viagem e o Supremo Tribunal Federal o timoneiro seguro e prudente nessa jornada, garantindo a solidez, a segurança jurídica e a paz social, função última da Justiça.”
 
Leia o artigo completo aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Toffoli abanando o rabo para

    Toffoli abanando o rabo para Bolsonaro… Ou para eu ser mais correto eu deveria dizer que Toffoli e o nazista estão abanando os rabos para os novos donos do Brasil.

  2. Diante

    da posição desse sujeito, a minha única surpresa resite no fato dele ter conseguido regidir, de próprio punho (coisa que duvido muito, uma vez que se trata de um analfabeto e alpinista social), um artigo para o Jornal El País. No mais, reafirmo a minha opinião de que: o PT de São Paulo é um ninho de escorpião; o Toffoli está buscando proteção e blindagem do Moro, uma vez que Ele (Toffoli) tem um telhado de vidro muito fino  e esse telhado tem nome: Resort Tayayá.

  3. A cadeira de presidente do stf está contaminada

    PQP….sem implementar a escola “sem os partidos deles” prevalece a escolas dos napoleões de hospício.

     

  4. A única coisa que Toffoli

    A única coisa que Toffoli quer garantir com esse pacto é o emprego dele.

    Esse rábula vagabundo admitiu que está a serviço da opressão e não tem mais nada a dizer a nenhum jurista brasileiro ou internacional.

  5. Se tudo está na “legalidade”,

    Se tudo está na “legalidade”, para que pacto ? O cabra do supremo, escoltado por um general, posiciona-se do lado que dá as porradas, para ele está tudo normal, mas precisa de um “pacto”  para eliminar de vez os direitos sociais e conter uma possível revolta popular.

  6. Antes das eleições, a geração de emprego era desnecessária?

    Passadas as eleições, é necessário que o país retome o caminho do desenvolvimento, volte a crescer, gere empregos, recobre a confiança dos investidores, retome o equilíbrio fiscal e combata o aumento da violência no país?

    ANTES OU DURANTE as eleições, não era necessária a retomada do caminho do desenvolvimento?

     

    Eu presto atenção no que eles dizem mas eles não dizem nada, yeah, yeah

  7. Jesus foi cruxificado,

    Jesus foi cruxificado, Tiradentes esquartejado, Joana D´Arc queimada viva assim como milharesde mulheres

     

    em um processo totalmente “legal”……., que essas otoridades todas vão lamber sabão…..pra não baixar o nivel…..

    1. ”’Jesus foi cruxificado,

      ”’Jesus foi cruxificado, Tiradentes esquartejado, Joana D´Arc queimada viva assim como milharesde mulheres”

      Caracas. Que comparação !

             Assim sendo, Lula deveria ir pra Sibéria.

               Com o manto profano e não sagrado.

  8. Esse comentário desse
    Esse comentário desse ministro não convence nem a ele próprio. Um golpe numa presidenta honesta e a prisão sem provas de um estadista mostra que as instituições estão funcionando mal…

  9. Lula e seus “muy amigos”

    Toffoli é outro do círculo de amizades próximas de Lula. 

    Lula nomeou Toffoli como Advogado Geral da União e o transformou em ministro do Supremo.

    Toffoli acabou de dar uma facada nas costas de Lula.

     

  10. A decisão do Comitê de

    A decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU sobre a perseguição que o Lula sofre do Estado brasileiro ocorrerá em março de 2019. Será uma decisão importantíssima e necessária para enfrentar o sistema de justiça brasileiro. Aqueles que são simpatizantes do presidente Lula e ainda não se posicionaram por terem dúvidas sobre a sua inocência não terão mais motivos para concordar com essa sentença injusta.

    Outro fator importante da decisão da ONU será ampliar a solidariedade internacional ao Lula. Vai ficar claro para o Brasil e para o Mundo a perseguição ao Lula. Essa decisão também será muito útil para a campanha pelo prêmio Nobel da Paz ao Lula cuja premiação ocorrerá em Outubro de 2019.

    O que ocorre no Brasil tem repercussão não só na América Latina como no Mundo. Por isso muitas lideranças comprometidas com a democracia e os direitos humanos estão atentas com o que ocorre no país. Lula representa uma bandeira mundial contra a extrema direita e o neoliberalismo, assim como representa a possibilidade de um mundo multipolar.

     

    1. A esperança está lá fora ?

      WILTON: Infelizmente, a maioria dos brasileiros está envenenada e considera Lula um corrupto porque sua condenação ocorreu por meio de um processo judicial. Além disso, quem o condenou é visto como um heroi, um paladino da Justiça.

      Penso que internamente ainda não há força política suficiente para pressionar os tribunais a reconhecer a inocência de Lula. Ainda mais com os democratas divididos em grupos e fazendo cálculos eleitorais. Só mesmo uma forte pressão externa poderia mudar esse quadro kafkaniano a que Lula está submetido.

      1. A “esquerda” nacional morreu

        A “esquerda” nacional morreu e a última facada em suas costas foi a prisão de Lula. Infelizmente, ele virou um mártir no momento que aceitou a prisão. Nunca sairá da cadeia. Paciência.

        O que resta agora à esquerda é sobreviver e ressurgir, mais experiente e competente em um futuro próximo. O momento atual não é para emoções fortes, mas para planejamento e paciência.

        Nadar contra o fluxo Bolsonarista agora seria inconsequência. Devemos deixar o animal se desgastar ao limite. Ele já mostra sinais de que não vai durar mais de 2 anos com as burradas que comete. E os 30 milhões de brasileiros que saíram da miséria não vão gostar nada de saber que o capitão quer deixá-los passar fome de novo…

        Vamos dar tempo ao tempo. Amanhá sempre é um novo dia.

  11. Este pacato-cidadão….

    me  remete  a  figura do  Bento XVI…Legítimo, mas non-sense  para  o cargo  herdado !!  Deveria  fazer  o  mesmo  ato nobre:  RENUNCIAR   diante  da  notória insignificância !!

  12. Me digam, como posso acredtar

    Me digam, como posso acredtar na justiça brasileira quando o presidente do supremo omite a informação principal de que NÃO EXISTE PROVA CONTRA O PRESIDENTE LULA NA SUA CONDENAÇAO E QUE POR ISSO A PRISÃO É UMA BARBARIDADE , UMA ATROCIDADE JURÍDICA  por si só e que ´o governo esta´infestado de gente com provas cabais contra si e que ninguém foi ou será preso?

    E quanto a pacto nacional, todos sabiam que ao eleger alguém da ala do “bem”para presdidente, a hipocrisia e cinismo iriam ser de arrombar úlceras malcuradas em gente que se preocupa com a moralidade de verdade. Ou será que teremos que falar de lorenzoni, p guedes, menina veneno…? Acabou, o brasil acabou!!!!

  13. Quem quer que fosse o

    Quem quer que fosse o presidente do STF faria o mesmo. O STF é assim mesmo: submisso defensor não do povo mas sim das máfias que usurpam o poder do povo via alienação. Não é uma casa independente, como se espera, por exemplo, do Jornalismo, uma outra instituição da república.

  14. Ele chamou para o STF a

    Ele chamou para o STF a definição!

    Extinguir os pecados e erros na canetada…

    Ou o STF ou a verdade…

    O STF continua fazendo politica…

    Impor seus erros aos outros?

    Dividir seus erros com a sociedade?

    Isso é certo?

    Isso é justo?

    Então nós não vimos nada do que aconteceu e como aconteceu?

    Eu continuo com a verdade…

    Não há como compactuar com isso!

    Hitler poderia afirmar que não havia holocausto…

    Ele acordava todos os dias e tomava café da manhã e pensava outras coisas…

    Tinha esposa e filhos…

    Devia rir e imaginar coisas…

    O holocausto acontecia longe dele…

    Então poderia não ter existido…

    Eles nunca irão aos locais onde a pobreza voltou por omissão deles…

    É um critério que cada pessoa tem, que pode de ter…

    Aceitar isso e tudo mais que está debaixo do tapete?

     

  15. Dois F

    Cinismo pouco é bobagem. 

    O pacto a que este verme se refere é o que o querido e sábio Rui Daher chama de Acordo Secular das Elites, em especial das oligarquias do judiciário e dos milicianos oficiais, o Exército. 

    Quem foi o responsável no PT por este asqueroso ter chegado a este posto? Isso é que um exemplo de cavalo de Tróia moderno, no caso, um Totó de madame. 

    Engraçado, ou trágico, que o discurso do patético parece o receituário do Consenso do Washington, se ninguém avisar, é capaz de se imaginar que se trata de um político neoliberal e não do presidente do Poder Judiciário – pensando bem, qual a diferença? estão mais preocupados em garantir aumento de mais de 16% numa crise do que, por exemplo, lidar com o encarceramento em massa, e a prisão provisória dos indesejados. 

    Segurança jurídica, respeito à Constituição, paz social? Ah, vá plantar batatas pra ver se colhe nabos, o que esse anticidadão está fazendo é dizer ao povo: “vocês vão ter que continuar sustentando nossa mordomia, e para isso, vamos usar os instrumentos da coerção judicial para garantir o Acordo Secular dos Parasitas do País (ASPA), e muita hipocrisia e novilíngua jurídica, afinal, vocês existem para nos servir, e não o contrário.” 

    Quer segurança jurídica e respeito à Constituição? Respeite a presunção de inocência e revogue a prisão antes do trânsito em julgado de sentença penal condenatória.

    Quer paz social? Faça o seu papel de juiz e cumpra a Constituição, abra a mão de aumentos e mordomias em favor de investimento público em políticas sociais. E não abuse da paciência do povo. 

    Eu disse que esse fulano seria pior que a Súcia, o que mostra que o país está combinando o caráter e a personalidade dos mandatários dos poderes Executivo e Judiciário (Súcia e Usurpador tinham em comum a vaidade tola, a decoratividade, a crença nos rituais tradicionais de fachada, um certo acanhamento público, e uma inanidade que exasperava até seus colegas golpistas; Totóffoli e Vergonhoso são militaristas, cínicos, caras de pau, repulsivos e covardes, igualmente fantoches do comando do GOLPE que, para maior efetividade, vêm com “chip de personalidade” (no filme “O homem bicentenário”, era um dispositivo que dava aos robôs maior semelhança com seres humanos), encenam firmeza e exercício enérgico de autoridade mas são meros capachos do interesse golpista nacional e estrangeiro – se der um grito, saem correndo para debaixo da primeira mesa ou para trás da primeira porta que aparecerem, rs. 

    Totóffoli, O Toga de Botas, o porta-voz do GOLPE no Poder Judiciário. Só nos resta torcer pelas raposas no Legislativo, que se mostram menos perigosas que as que vestem toga, coturno e usam a lei como arma letal numa guerra desigual. Nojo. 

     

    “Define a sua cidade” (Define a tua função, Judiciário!) 

    (http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/gregorio-de-matos-poemas/)

    De dois ff se compõe
    esta cidade a meu ver:
    um furtar, outro foder.

    Recopilou-se o direito,
    e quem o recopilou
    com dous ff o explicou
    por estar feito, e bem feito:
    por bem digesto, e colheito
    só com dous ff o expõe,
    e assim quem os olhos põe
    no trato, que aqui se encerra,
    há de dizer que esta terra
    de dous ff se compõe. (…)” Gregório de Matos, poeta satírico (“Por definião, todo poeta satírico é um poeta político”, João Carlos Teixeira Gomes, in https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-literatura/2279718). 

     

    Sampa/SP, 20/11/2018 – 12:36  (alterado às 12:48). 

  16. Fundo do Poço?

    Quando se pensava que, com Carmen Lúcia, o Supremo havia chegado ao fundo do poço, vem essa decepção aí, inacreditável. E o pior é que, depois dele, teremos Fux.  

  17. É nojento ver em que nível
    É nojento ver em que nível chegou a falta de vergonha e a usurpação da Constituição na boca desse….
    Tudo farinha do mesmo saco. Pode esperar que o Moro saira ileso do papelzinho que prestou de moça de cabaré para esse bando de urubu se fartar com a morte da democracia

  18. Ilegal é a manifestação do Toffoli

    O art. 36, III, da Lei Complementar nº 35/1979 dispõe que é vedado ao magistrado:

    Manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistério.

     

    Qualquer recurso do Lula já foi pré-julgado pelo Toffoli assim como qualquer recurso do Lula ao TRF-4 relativo ao Triplex foi pré-julgado pelo Thompson Flores quando ele afirmou que a sentença do $érgio Moro era “tecnicamente irrepreensível”. Isso é um país sem lei, exceto a lei do mais forte e a lei de Gérson. Ninguém respeita a constituição mas todos acreditam no futuro da nação. Que bosta de país é esse?

    Jaboticaba

  19. A doença neoliberal do mundo, a nova Síndrome de Estocolmo

    Trechos da profissão de má fé do Totóffoli no artigo acima comprova o diagnóstico: o Judiciário brasileiro, sempre tão honesto e justo socialmente (ironia ou heresia?), foi acometido de uma doença séria, a adesão neoliberal (onde as teses jurídicas no tal artigo?): o que o ministro obediente fez foi confessar que a função do Judiciário será continuar  a dar a “segurança jurídica” (em última análise, o poder de mandar prender, mandar pagar ou arrestar, fazer vista grossa para a violência de seus capatazes fardados, ou seja, a violência de Estado, uma redundância), necessária para a pilhagem – “podem roubar o país e o povo que nós aqui validamos, convalidamos, revalidamos, damos o verniz de legalidade que é nossa expertise, somos bons em ‘demolição e pintura de escombros’, ninguém percebe a destruição, ao contrário, acham que a demolição é reforma, e olha que beleza que está ficando, o povo está gostando!”, rs. 

    TV Boitempo (terceira palestra do professor Christian Laval na Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS/RS) – 

    Christian Laval: Bolsonaro, Trump e o neoliberalismo hiperautoritário [dublado]

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Ma5zlSI9gho&t=817s%5D

    https://www.youtube.com/watch?v=Ma5zlSI9gho&t=817s

     

    RT America – ON CONTACT: A History of Neoliberalism, Part 2

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=4jVflZWGrQk%5D

    https://www.youtube.com/watch?v=4jVflZWGrQk

     

    Sampa/SP, 20/11/2018 – 13:18 (alterado às 13:26). 

  20. Atravessando o Rubicão

    O que o boneco de ventríloquo de general diz é uma declaração de guerra à esquerda em geral.

    Na minha visão, a esquerda devia escantear totalmente esses “Haddad’s”, “Gomeses”, “Teixeiras” da vida que querem fazer pacto com o PSDB (tudo por cima, sem nenhum recurso às bases sociais), e apostar no confonto total (não a luta armada, um erro histórico, mas o confonto político-social). Greves, passeatas, mobilizações, campanhas de todo tipo, nos assumindo integralmente como esquerda (sem essa de se pintar de verde-amarelo e andar de mãos dadas com PSDB).

    Esses caras não tão de brincadeira! A ditadura é daqui pra muito pior, e a fala da marionete de toga só confirma: tá tudo dominado! Só nos resta a nós mesmos: a mobilização popular! Ou o suicídio em frente de uma tela qualquer.

  21. chocado mas não surpreso.

    Nem o texto presta. 

    Se fosse professor de direito, sociologia, etc, e um aluno escrevesse um texto tão fraco levava ZERO!

      1. Quantos Judas o PT escolheu

        Quantos Judas o PT escolheu para o STF?

        Ainmda mais depois de Joaquim Barbosa…

        Se Jesus tivesse escolhido 11 traidores e 1 servo fiel, isto seria indicação de algum problema, não é mesmo?

          1. No caso do STF, com milhares

            No caso do STF, com milhares de ótimas disposições disponíveis, com certeza é pura e simples burrice (e outras coisas mais).

  22. A total legalidade e o pacto

    Pensando bem,  no caso do  Toffoli não se trata de pacto.

    Toffoli está mais para paquito.

    Branco, bonitinho e escolhido mais pela ambição e  aparência que pela essência.

     

     

    https://imguol.com/c/bol/fotos/2013/11/19/nos-anos-90-claudio-heinrich-terceiro-da-esq-a-dir-trabalhou-como-paquito-no-xou-da-xuxa-1384896842527_900x500.jpg

  23. É repugnante ver como Toffoli

    É repugnante ver como Toffoli se oferece para ser a Meretriz da Babilonia do governo Bolsonaro sem ter relevância para sê-lo.

    Chama-lo de Judas é elogio. Judas era um desiludido com a pregação de Cristo com relação a Roma. Chamá-lo de Brutus também. Pois ambos tinham um motivo que justificavam o ato da traição.

    Quem seria Toffoli se Lula não o tivesse nomeado para o STF? O que ele é, mesmo sendo ministro. Um verme. Um sabujo sórdido a expelir pús nesse imenso tumor que é o Poder Judiciário brasileiro.

    1. Seu comentário foi ótimo
      Só queria que este hipócrita, este pulha, este vendido, segundo o Pai Jucá do Golpe… com stf com tudo, lesse o quê vc escreveu.

      Parabéns.

  24. E o galo cantou três vezes!

    Apos o aumento confirmado, Sergio Moro ministro da Justiça e tudo mais que vem pela frente, Dias Toffoli reafirma sua posição de pertencente à Casa Grande. Mas  tempo vira em que essa divida sera cobrada com juros, juro. E espero que quando esse dia chegar – ele vai chegar –  não haja conciliação possivel. 

  25. A princípio pode parecer
    A princípio pode parecer comédia, mas a única solução é pedir ajuda de fora, pq por aqui será feroz e vingativa administração que virá!!

  26. A condenação e execução de Sacco e Vanzetti também foram legais

    A condenação e execução dos Anarquistas Sacco e Vanzetti nos EUA também ocorreram dentro da legalidade.

  27. E Aécio, Cunha
    Esse traíra fala como se Lula fosse o responsável pela turbulência política dos últimos anos… cadê os processos contra árcio que Gilmar vive escondendo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador