TRF-4 mantém condenação de Lula em sítio de Atibaia e aumenta 5 anos de prisão

Segunda instância decidiu manter a condenação e aumentou a pena a 17 anos e 1 mês de prisão, cinco anos mais do que a decretada pela Vara Federal de Curitiba

Foto: Reprodução

Jornal GGN – A maioria do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) votou para manter a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do sítio de Atibaia. A segunda instância analisava a sentença e decidiu manter a condenação e aumentou a pena a 17 anos e 1 mês de prisão, cinco anos mais do que a decretada pela 13.ª Vara Federal de Curitiba.

O caso é decisivo sobre o futuro do ex-presidente, se ele poderá retornar ou não ao regime fechado. Isso porque a condenação de primeira instância aumentaria as contas para que o um sexto da pena na sentença do triplex do Guarujá (SP).

Por dois votos contra um, o colegiado formado por maioria de 3 desembargadores ainda discute os anos de pena contra Lula. O relator João Pedro Gebran Neto sugeriu ampliar a 17 anos de prisão em regime fechado, o que foi aceito.

A decisão contraria a tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e havia expectativa de que o processo retornasse à fase de alegações finais na primeira instância. “Não há fundamento jurídico que justifique a anulação da sentença para renovação das alegações finais, medida que se vê absolutamente inócua”, entendeu o desembargador Paulsen.

Para o desembargador Gebran, não houve a comprovação de prejuízo à Lula. “Em momento algum se demonstrou qualquer tipo de prejuízo com a inversão de ordem [das alegações finais], e nem houve inversão, houve prazo comum e entrega de alegações finais no mesmo prazo e na mesma data”.

 

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem esperava o contrário merece concorrer ao troféu Joseph K.
    Esses fdp querem um pretexto pra impor um regime de exceção. Talvez prender lula de novo seja o fósforo riscado dentro do paiol

    1. O TRF-4 tá se parecendo com o Paulo Coelho: Com raiva dos Milicos que o torturaram, o Paulo Coelho bateu no Raul Seixas, que, tal qual ele, também foi vítima de torturas.

      “É você olhar no espelho
      E se sentir um grandessíssimo idiota
      Saber que é humano, ridículo, limitado
      E que só usa 10% de sua cabeça animal
      E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial
      Que está contribuindo com sua parte
      Para nosso belo quadro social”.

      Raul Seixas, Ouro de Tolo

  2. Resumo da trama vergonhosa: decisões da 8ª Turma do TRF-4 favoráveis a outros réus não valem para Lula em situação semelhante e decisões do STF que possam beneficiar Lula são ignoradas pela mesma Turma. E, apesar de tantas evidências, os desembargadores não querem ser acusados de parciais. O pior é que, numa regrinha absurda, os tribunais superiores “não podem examinar” os processos, se auto-eximindo de corrigir os absurdos perpetrados nas instâncias inferiores. É a nossa “justiça”.

  3. O tribunal sulista dos homens brancos de sobrenomes europeus não se emenda, só mesmo alguém chegado à terra hoje para esperar algo diferente daquela turma.

  4. Sabe o que mais me irrita? Ver todo mundo lavajatista fazendo política e o Zanim republicaníssimo. Sempre mantendo o decoro. É impossível que não tenha sangue nas veias e cite pelo menos o caso em que a tal juíza substituta do moro foi desmacarada pelo próprio trf4. Não, ele não faz isso. Vai recorrer no stj e vai cair com um lavajatista, que monocraticamente dirá não ao Lula. Depois tentará stf e o fachim fecha a porta. Pelo amor de Deus gente, eu não aguento mais este filme macabro em que os caras batem , batem, batem e agem sempre do mesmo modo porque sabe que do lado do Lula os advogados querem porque querem ir pro céu porque não conseguem chamar os caras do que eles são de verdade: Cambada de fdp!!!!

    1. O blog só publica comentários que seguem a cartilha petista ou antigovernista. Fiz um comentário há pouco, equilibrado e ponderado, mas contrário. Não foi publicado. O que o blog ganha com esse sectarismo? Tenho observado que bons comentaristas que polemizavam e agitavam o blog….sumiram daqui. Querem posts com trocentos comentários iguais, coincidentes, obedientes. Ora, assim isso perde a graça e o sentido.

    2. E Lula só conseguiu essa colher de chá do STF pra ser libertado não foi por causa do republicano Zanin, mas graças ao Gleen Greenwald através da Vaza Jato. Se não fosse isso, Lula estaria preso em Curitiba. A esquerda não conseguiu por ela mesma UMA única vitória desde o impeachment de Dilma.

  5. O RESULTADO MAIS QUE ESPERADO:
    – GEBRAN (civilista) amigo íntimo de MORO a quem inclusive teceu elogios em seu próprio livro.
    – THOMPSON (ex-Presidente do TFR-4) é aquele que disse (em entrevista em 07/08/2017) que a sentença de MORO era irretorquivel apesar de não ter lido as provas dos autos e demostrar (sem perceber) certas contradições de seu pensar com as posições expostas por MORO na sentença.
    – As manobras para (1) a eleição do LAUS para a Presidência do TFR-4; para (2) a composição da 8a. Turma; para (3) a passagem da prevenção da 7a. Turma para a 8a. Turma
    Fontes (entre outras):
    https://www.brasil247.com/brasil/jornalista-do-intercept-resgata-dialogos-entre-gebran-e-deltan-na-vaza-jato
    https://jornalggn.com.br/artigos/a-barganha-em-que-bolsonaro-prometeu-o-mesmo-cargo-no-stf-a-moro-e-a-gebran-por-luis-nassif/

  6. Esse TRF 4 está brincando com fogo. Foi um julgamento com ódio e sarcasmo. Os números revelam a msg: 17 é o atual poder da república, precisa desenhar? Mais uma prova da barbárie que se instalou no judiciário. Mais uma vez jogaram a Justiça na lixeira.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador