TRF4 nega a Lula direito de ir ao velório do irmão

 
Jornal GGN – Leandro Paulsen, desembargador no TRF4, em Curitiba, negou a Lula o direito previsto em Lei de Execução Penal de ir ao enterro de seu irmão Vavá, em São Bernardo do Campo. Paulsen indeferiu o pedido da defesa de Lula alegando que, ao ponderar todos os interesses envolvidos e diante da impossibilidade logística de ‘proceder-se ao deslocamento, impõe-se a preservação da segurança pública e da integrigadade física do próprio preso’. Paulsen declarou, ainda, na decisão, que o previsto no artigo 120 da Lei de Execução Penal é um direito que depende de razoabilidade.

 
Paulsen acatou a decisão da juíza de piso Carolina Lebbos e da Polícia Federal, negando o direito a Lula. A juíza singular pediu, ao ser instada a considerar a ida do ex-presidente a São Bernardo, que o Ministério Público e a Polícia Federal se manifestassem. A Polícia Federal alegou não ter aeronaves ou helicópteros para o traslado de Lula até São Bernardo, ou por estarem em Brumadinho (MG) ou em manutenção.
 
A PF, sob comando do Ministério da Justiça de Sergio Moro, afirmou que a Inteligência do órgão identificou riscos de fuga ou resgate do ex-presidente, atentados contra ele ou agentes públicos, comprometimento da ordem pública, protestos de simpatizantes e apoiadores ou de grupos contrários a Lula.
 
Ainda citou pedido do senador Lindbergh Faria de que as pessoas fosse ao local do enterro como forma de defesa da democracia e apoio ao ex-presidente. A PF afirmou que a tendência é de que a militância petista aparecesse em grande número para tentar se aproximar de Lula, pois que ainda exerce grande influência e liderança. Citou, como exemplo, a Vigília Lula Livre, que há 298 dias permanece junto à PF em apoio a Lula, e também das caravanas e dos atos como o abraço, faixas, mídias. A PF colocou como impedimento o movimento pela indicação de Lula ao Nobel da Paz, que já obteve 500 mil assinaturas.
 
Por fim, a PF alegou o alto custo e de que a oportunidade se transforme em ato político. E, para evitar intercorrências, a PF entendeu que seria preciso um grande contingente, desde a escolta até o traslado, o que não seria possível pois a PF de São Paulo não tem condições nem vontade de atender.
 
O PT ofereceu custear a aeronave para o transporte do ex-presidente até Congonhas. O oferecimento foi ignorado. A PF alegou ainda que tal aparato necessário ocasionaria ‘perturbnações à tranquilidade da cerimônia fúnebre’.
 
Paulsen, por seu turno, declarou na peça que foi justamente em São Bernardo do Campo, local do velório, a prisão de Lula chegou a oferecer risco à segurança pública e ao regular andamento das atividades da Justiça. E, por fim, alegou que a crise atual não permite tais gastos.
 
 
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Vítima de criminalização, professor universitário do Pará é absolvido de acusação feita pela Vale

19 comentários

  1. Escumalha

    Escumalha é o que sobrenada e não presta em uma fusão ou infusão. É o refugo. Estes sujeitos que agora sobrenadam, mostrando sua boçalidade e ódio, já apodreceram e suas vísceras estão expostas: não há como exercer tanto ódio e não sofrer as consequências…

    • O pior é que há. O que
      O pior é que há. O que aconteceu com os escravocratas? Nada. O que aconteceu com os militares? Nada. O que acontece com as polícias e milícias? Nada. Vou te dizer uma coisa: o ódio é a essência da nossa sociedade.

  2. Direito Natural? Lei? Desde o

    Direito Natural? Lei? Desde o golpe “com o STF com tudo” a única medida de justiça empregada pelos juízes contra Lula é aquela que os atenienses usaram na ilha de Melos em 416 aC: “Os fortes fazem o que podem e os fracos sofrem o que devem.” Quando derrotou Atenas em 404 aC, o espartano Lisandro não esqueceu o genocídio cometido pelos atenienses em Melos. Quando se vingar, a esquerda não deve esquecer nem perdoar o golpe “com o STF com tudo com tudo” e os abusos da Justiça Federal.

  3. O GRANDE MEDO

    BOM DIA

    As violências contra Lula não irão cessar. A lei existe para todos menos para Lula. Todos esses argumentos servem para encobrir mal e mal a vioência e o arbítrio. Lula irá morrer na cadeia, de desgosto. O atendimento será retardado ao máximo para que seja a morte irreversível.

    E, paradoxalmente, chama a atenção o Medo que esse homem com mais de 70 anos inspira nesses “poderosos” de merda que infelicitam esse país. Que no fundo, é o Grande Medo de uma revolta popular contra essas autoridades escravocratas, essa elite assassina, essa classe média facista cujo sonho é matar preto e ir comprar lixo em Miami. É isso.

    O que se lamenta, eu lamento, é não existir uma organização popular à altura para enfiar essa corja toda nos seus buracos.

    LULA LIVRE

    PS. O médico aqui de são paulo, que estuprou quase 200 mulheres anestesiadas está em casa, por razões humanitárias; Maluf idem, daqui a pouco João de Deus irá apresentar uma delação contra Lula e vai para casa também.

    Dizer que sinto nojo desses canalhas é muito pouco.

    Um abraço

  4. OS coturnos e botas avançam

    OS coturnos e botas avançam sobre o povo  ..o GOLPE esta em andamento  ..há que dizermos BASTA !!!!!

    Aonde estão nossos líderes pra conclamar o povo pelos seus direitos cidadãos ?

    Cadê os partidos, sindicatos, OAB. Cadê os homens de bem DISSIDENTES legalistas do Judiciário, FFAA e Forças policiais ?

    Quem deu direito a estes POUCOS brasileiros de pisarem insistentemente nas leis e na Constituição de TODOS ?

    ..que DEUS esteja com LULA e  tenha pena da nossa omissão e covardia

     

  5. desde o infame mensalão

    desde o infame mensalão iniciou-se o estado de

    exceção no país, com o golpe com stf e com tudo…

  6. O contraste entre Brasil e Turquia.

    Tentaram o mesmo golpe sujo na Turquia. Aquí, até agora foram bem sucedidos, e a escória domina o Brasil.  Na Turquia, milhares de juízes e militares foram caçados e presos e o golpe foi rechaçado por forças leais ao governo.  Mas não há mal que dure para sempre, cedo ou tarde, esses traidores da pátria, cheios de ódio e sedentos de sangue terão que prestar contas de seus malfeitos.

  7. Quem concretamente oferece

    Quem concretamente oferece risco à segurança pública é esse judiciário que se uniu aos que sequestraram a soberania popular. Esse regime autoritário que ocupa nosso país mostra não só  a maldade que o constitui, mostra também a força que o sustenta, que não é a legitimidade, mas a usurpação que os faz sempre precavidos, medrosos e falsos.

  8. O cadelo paulsen tá + realista que o rei
    O vira-lata tá mais preocupado com s integridade física do Lula do que o próprio Lula, por isso não é rszoâvel que Lula vá despedir-se do irmão.
    Que caxorreira desses lambe-sacos da burguesia

  9. A crise atual permite 17% de aumento
    A crise atual não impediu que esses ratos recebessem auxilio-moradia, entre outros penduricalhos, e que recebessem um aumento salarial de quase 17%.
    Hipócritas

  10. Talvez agora o ex-ministro da

    Talvez agora o ex-ministro da justiça,José Eduardo Cardoso,consiga entender o que é o poder do Estado trabalhar as leis como melhor lhe aprouver. Se o Estado,no mandato da presidenta Dilma,tivesse dado este tipo de resposta,muito provavelmente sequer crise teríamos. Bastava não ter deixado a PF achar-se detentora do poder de Estado que nunca lhe foi conferido,ela é um aparelho de Estado.

    Parabéns aos golpistas,sabem como poucos usar o Estado a seu favor.

  11. FARSANTE REDEMOCRACIA. ESTADO DITATORIAL ABSOLUTISTA

    O tempo é Senhor da razão. Nem o Governo Militar negou ao Presidente Lula, o Direito de ir ao Velório da sua Mãe. Na Democracia de Constituição Cidadã construída por Forças e Personagens dito Progressistas, percebmos o tamanho da palavra Humanidade. País de muito fácil explicação. 

  12. essas figuras de @#$%¨&*()@#%

    essas figuras de @#$%¨&*()@#% bem alto para acalmar, e depois digita.

    O Rovai postou que esse episódio mostrou que a defesa do Lula está errada. Não sei, acho que todos esperavam que permitiriam ele ir ao enterro do irmão. Mesmo que para mostrar “compaixão”. Não seria mais inteligente?

    PCinismo, covardia, mediocridade, e etc, são as palavras publicáveis num blog sério como o do Nassif. Primeiro a gente xinga or mais que fizessem do enterro um evento político, o que não está errado já que Lula une política e afeto, qual seria o perigo? Um pouco de ânimo para a militância, algumas imagens e frases para alimentá-la e pronto. Daí não sairia insurreição nenhuma.

    O governo, não o Bozo, mas quem realmente manda, com militares e tudo, no momento detém o controle pela força e pela política. Essa crise Flavio Bolsonaro pode provocar a troca do capitão pelo general, e só. O que pode até ser pior para a esquerda 

  13. Cinismo, covardia,

    Cinismo, covardia, mediocridade, e etc, são as palavras publicáveis num blog sério como o do Nassif. Primeiro a gente xinga essas figuras de @#$%¨&*()@#% bem alto para acalmar, e depois digita.

    O Rovai postou que esse episódio mostrou que a defesa do Lula está errada. Não sei, acho que todos esperavam que permitiriam ele ir ao enterro do irmão. Mesmo que para mostrar “compaixão”. Não seria mais inteligente?

    Por mais que fizessem do enterro um evento político, o que não está errado já que Lula une política e afeto, qual seria o perigo? Um pouco de ânimo para a militância, algumas imagens e frases para alimentá-la e pronto. Daí não sairia insurreição nenhuma.

    O governo, não o Bozo, mas quem realmente manda, com militares e tudo, no momento detém o controle pela força e pela política. Essa crise Flavio Bolsonaro pode provocar a troca do capitão pelo general, e só. O que pode até ser pior para a esquerda 

  14. O TRF4 …..

    …diz que Lula não pode ir ao velório por ser um preso político.

    A Juiza, quando proibe visitas a Lula afirma que esta fazendo porque ele não pode ter um tratamento diferenciado dos outros presos.

    A mesma juiza diz que Lula não pode ir ao velório do irmão,( direito assegurado em lei) pois Lula é um preso especial

    Alegando segurança determinaram a prisão de Lula  em solitária, para que não pudesse se comunicar .

    Agora alegam que a solitária é um privilégio devido a sua projeção política.

    E mais uma vez veremos o STF se curvar a uma juiza de primeira instância e ao chefe da PF, o ministro. Toffoli não quer protagonismo.

     

    E a cumplicidade da mídia escrita e televisiva é nojenta. Apenas reverberam as causas do impedimento, como se fossem causas reais.

     

  15. Toffoli manda prender o corpo de Vavá no quartel.

    Saiu no G1:

    O medo de ver Lula solto é tão grande que Toffoli, mudou o local da visita familiar, que agora será em um quartel.  Em plenas faculdades mentais,  Toffoli nos permite duas interpretações, tão absurdas quanto

    — Prender o corpo de Vavá no mesmo quartel até que seja liberado para o enterro

    — Vavá  ir visitar seu irmão junto com a família.

     

    Tudo isto pelo temor absurdo de que uma longa fila de condolências se formasse para ver Vavá e Lula juntos.

    O país já viu filas tão grandes com Getulio.

  16. muitas vezes dá vontade

    muitas vezes dá vontade de

    mandar esses caras do estado

    de exceção 

    praquele lugar….

  17. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome