Tribunais estaduais e federais destravam mais de 74 mil processos de corrupção

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A Justiça Federal e a Estadual julgaram 74.186 processos sobre corrupção, de janeiro a julho deste ano. O levantamento é do Conselho Nacional de Justiça, que estabeleceu uma meta para que os tribunais identifiquem e julguem todas as ações de improbidade administrativas abertas até dezembro de 2012, para a Justiça Estadual e Militar, e todas até dezembro de 2011 e pelo menos metade das ações de 2012, no caso da Justiça Federal e do Supremo Tribunal de Justiça.
 
Até agora, a Justiça Federal já ultrapassou o objetivo, julgando todos os processos de corrupção ajuizados em 2012 e 75,83% das ações até 2011. No total, a esfera Federal limpou 23.531 processos por improbidade administrativa e crimes contra a administração pública.
 
Já a Estadual cumpriu 35,77% da meta. Ainda assim, os valores são altos, considerando que o número de processos de corrupção na instância inferior é maior que na superior. No total, foram 50.655 julgamentos de combate à corrupção.
 
O crime de improbidade administrativa pertence à esfera cível, e se caracteriza por dano ao Erário, enriquecimento ilícito e violação aos princípios administrativos, quando há, por exemplo, o favorecimento econômico sobre uma compra ou contratação de serviços para a administração pública. 
 
E o crime contra a administração pública difere e o seu julgamento corre na esfera criminal. Abuso de poder, falsificação de documentos públicos, má-gestão, lavagem de dinheiro, ocultação de bens, emprego irregular de verbas públicas, corrupção ativa, entre outros.
 
De todos os processos julgados sobre corrupção pela Justiça Federal, mais de 85% são de crimes contra a administração pública. A nível estadual também foi esse o crime que mais apareceu: 72% do total já julgado.
 
Os tribunais que mais cumpriram a meta foram, a nível federal, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que corresponde à região sul, atingindo 85,3% da meta, e o Tribunal de Justiça de Alagoas, na esfera estadual, que alcançou 93,04% do objetivo.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Diálogo de gerações

    – Filho, você sabia que “A Justiça Federal e a Estadual julgaram 74.186 processos sobre corrupção, de janeiro a julho deste ano…Até agora, a Justiça Federal já ultrapassou o objetivo, julgando todos os processos de corrupção ajuizados em 2012 e 75,83% das ações até 2011?”

    -Puxa…! Que beleza pai! E alguém foi preso?

    -Por enquanto só o Zé Genoino e o Zé Dirceu, filho.

      1. Tornozeleira.

        Se você considera prisão domiciliar e “liberdade condicional” (sair para trabalhar e voltar pra grade) como “soltos” qual seria a concepção de liberdade? 

      2. Já estão soltos dentro da

        Já estão soltos dentro da Lei… os que estão soltos, apesar da Lei, é que são o problema. Certo, assim?

      3. repetitas juvant

        Sem meias palavras, te rotular como desinformado é um elogio à ignorância, portanto não se orgulhe por este tipo de tratamento. Má-fé tampouco te pertence, pois é das pessoas muito perversas, aquelas que podem, tem um plano e uma finalidade, as que têm o verdadeiro poder.

        Para falar, escrever e divulgar bobagens os argumentos invocados devem ser apresentados como algo que na duvida possa despertar duvidas para o leitor, quase uma verdade a ser avaliada em seguida. Agora como troll de direita morta(n)dela, um goebbel caricato o efeito é: quais os idiotas que pagam este coiso?

  2. Segue o diálogo:
     
    – Existe

    Segue o diálogo:

     

    – Existe algum prazo para o julgamento de processos que envolvam gente do PSDB, por exemplo?

    – Creio que não. Esses podem prescrever.

  3. Os numeros deprocessos

    Os numeros deprocessos jogados assim sao, com o perdao da palavra, irrelevantes.

    Quanto dinheiro publico foi recuperado?  Se for mil por processo estamos falando de 74 milhoes.  Cade o dinheiro?

  4. Caro Nassif e demais
    O número

    Caro Nassif e demais

    O número impressiona.

    Que tipo de corrupção, foi julgado no estado de SP?!Geralmente, quem acusa tucanos com provas, são processados.

    Saudações

     

  5. julgamentos
    Tudo isso pra desentupir cant. Pois nenhum bem é confiscado, ninguem é preso. Acho que esse mutirão foi pra arquivar processo. Brasil republica fe palhaços.

  6. levantamento

    Alguém poderia fazer um levantamento político desses números, dessa forma saberíamos a origem política dos gestores processados e condenados, quem sabe poderia ser mudado o conceito do partido mais corrupto do país… e mais, fazer uma estatística com uma relação corruptor x corruptos… 

  7. Metade dessas pessoas se chama Zé Dirceu

    Eu descobri que mais de 50% dessas 74.186 pessoas têm o mesmo nome: Zé Dirceu.

    Os outros se chamam José Genoíno ou  Delúbio Soares.

    É impressionante a coincidência dos nomes. Dois ou três se chamam João Paulo Cunha, como vi ainda hoje no Telejornal da Band nas notícias sobre um tal de “mensalão”..

    Nenhuma dessas pessoas se chama Geraldo Alckmin ou José Serra. Também não foi encontrado nenhuma Aécio Neves ou Aloysio  Nunes. Daniel Dantas, nem pensar! Demóstenes Torres, ausente. Carlinhos Cachoeira, também não. Verônica Serra, quá quá, quá, quá!  Gilmar Dantas, nobody has this name. Mas parece que foi encontrado um Boechart.

     

  8. Corruptor??????

    Quantos corruptores foram incriminados? Digo incriminados, pois querer que corruptor seja preso no Brasil é pedir demais. Aliás, tem algo mais sui generis que a condenaçao do Protógenes, inclusive com a perda do cargo na PF, a anulação da provas da operação (até o momento) e a boa vida do corruptor beneficiado com HCs no STF? Eita jabuticaba!!!!

  9. Prezado Nassif,
    A informação

    Prezado Nassif,

    A informação trazida a público nessa postagem carece de mais detalhes e informações. 

    Não é possível colher mais dados? Não há fonte a ser citada ou oferecida para pesquisa para se verificar os desdobramentos dessa empreitada?

    Os números são impressionantes, mas as consequências desses julgamentos são muito mais importantes para a sociedade, pois precisamos saber se a operação foi levar para o arquivo morto o que estava sob investigação ou se foi para – realmente – apressar os julgamentos e buscar o retorno ao erário público e a punição aos réus – corruptores e corrompidos. 

    O Brasil e sua eterna hipocrisia sempre nos leva ao lugar comum, como sabíamos na época em que se perseguia mulheres que abortavam e deixavam impunes as abortadeiras profissionais.

    Em qualquer cidade do Brasil sabia-se de pessoas – nome e endereço – que atuavam na empreitada de levar meninas e moças desesperadas para a prática do aborto, muitas vezes colocando em risco a vida de quem procurava o serviço que, hipoteticamente, era considerado um crime, tipificado no Código Penal.

    Os profissionais do aborto clandestino estavam sempre operando, na normalidade permissiva da nossa hipocrisia generalizada. E as vítimas eram admoestadas, no mínimo.

    É o caso da corrupção no Brasil – campo onde se repete a mesma hipocrisia – com a condenação aos corruptos, na maioria das vezes apenas nas páginas de jornal, nas conversas das pessoas em qualquer botequim, sem jamais se procurar o corruptor, aquele que viabiliza a prática do crime. Sem comprador, o vendedor de facilidades ilícitas não tem o que vender.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador