TRT-CE vai pagar hora extra a 5 seguranças usados por Gilmar num fim de semana

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O desembargador Jefferson Quesado Junior, do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, determinou no último dia 7 o pagamento de hora extra a cinco funcionários do próprio tribunal que foram escalados para cuidar do transporte e segurança do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, durante um final de semana “prolongado”.

Segundo o despacho, os cinco colaboradores do TRT-CE trabalharam fora de seu expediente regular para atender à demanda que partiu do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em função de viagem a Fortaleza entre o dia 19 de outubro de 2017, uma quinta-feira, e o dia 22 daquele mês e ano, um domingo.

O desembargador observou que tratou-se de “trabalho extraordinário”, pois os funcionários tiveram de articular a segurança do ministro antes de sua chegada, além de acompanhá-lo em seus deslocamentos e permencer nos locais que ele visitou.

“Da análise dos autos, infere-se que as atividades desenvolvidas pelos agentes de segurança, antes mesmo da chegada do Exmo. Sr. Ministro Gilmar Mendes a esta cidade, configura trabalho extraordinário, conforme documentos 1, 4, 29 e 37, pois o acompanhamento da autoridade não restou circunscrito ao deslocamento de um local para outro, com horários agendados, mas consistiu em efetivar a segurança do Ministro em seus deslocamentos e permanência nos locais, até a liberação quanto ao término da jornada, no período de 19 a 22/10/2017.”

O mesmo despacho explica que o “serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.” 
 
À época, ventilou-se entre servidores do TRT-CE que Gilmar viajara a Fortaleza por motivos pessoais: para participar da cerimônia de casamento de uma das herdeiras de sua esposa, Guiomar. “Eu e diversos colegas servidores ficamos indignados com a utilização de recursos públicos para o deleite privado de um membro de poder”, escreveu ao GGN uma fonte do tribunal.
 
Além do efetivo para segurança, o magistrado usufruiu de veículo do TRT.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O desprezo pelo dinheiro público

    Mais um  episódio que envergonha o Juidiciário de modo geral e apequena o STF. Por que um ministro do STF (Gilmar Mendes) se presta a gastos públicos do TRT-CE durante quatro dias (dois dias uteis, um sábado e um domingo) no Ceará? Esse desprezo pelo gasto público acirra de forma grave a credibilidade da Justiça no Brasil, já bastante descraditada com a lerdeza do nosso dispendioso Judiciário. O STF precisa zelar pela sua imagem.

  2. Nao custa perguntar:
    “em

    Nao custa perguntar:

    “em função de viagem a Fortaleza entre o dia 19 de outubro de 2017, uma quinta-feira, e o dia 22 daquele mês e ano”:

    Gilmar viajou no aviao de quem?

  3. Má rapá!
     

    Se o elemento pegasse a sua pastinha, entrasse num ônibus urbano ou no metrô, descesse no ponto e fosse andando até o seu destino, estaria mais bem seguro do que cercado pelos cães de guarda do estado.( Não por sua importância, mas pela invisibilidade)

    Enfim, em tempos de desemprego qualquer ocupação é lucro, inda mais com horas extras.

      

  4. Do Couro Sai a Correia

    Nassif: tá tudo certo. Quêsses caras tão pensando? Dar um golpe nessas proporções de graça? Tá de brincadeira.

    Isso é só aperitivo. O grosso da conta inda vem…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador