UFSC divulga nota sobre denúncia do Ministério Público Federal contra reitor

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Diante da recente denúncia do Ministério Público Federal envolvendo o reitor Ubaldo Cesar Balthazar e o chefe de Gabinete Áureo Mafra de Moraes, a Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) emitiu nota oficial na manhã desta segunda, dia 27.
 
A investigação do MPF foi aberta após a exibição de uma faixa em cerimônia realizada na Universidade em dezembro, com os dizeres: Agentes públicos que praticaram abuso de poder contra a UFSC e que levou ao suicídio do reitor. Pela apuração e punição dos envolvidos e reparação dos malfeitos!”.
 
O MPF usou esta situação para abrir investigação contra o reitor e o chefe de Gabinete quando em solenidade de comemoração de aniversário da Universidade e homenagem ao Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, morto tragicamente em decorrência dos desmandos e humilhações sofridos.

Leia a nota completa emitida pela Administração Central da UFSC abaixo:

NOTA OFICIAL
 
A Universidade Federal de Santa Catarina, por meio de sua Administração Central, reunida em Colegiado, vem expressar à comunidade brasileira sua profunda preocupação com as medidas tomadas pelo Ministério Público Federal em Santa Catarina, ao denunciar o Reitor, Professor Ubaldo Cesar Balthazar, e seu Chefe de Gabinete, Professor Áureo Mafra de Moraes, por crime de injúria contra servidora pública federal, visto não terem ambos proibido manifestação pacífica de membros da comunidade universitária durante solenidade de comemoração de aniversário da instituição e homenagem ao Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em dezembro passado.
 
A UFSC, como universidade plúrima e democrática, jamais cerceará a livre exposição de pensamento e a liberdade de expressão política, princípios garantidos na Constituição Federal, em seu artigo 5º. Como direitos fundamentais, decorrentes do princípio fundante da dignidade da pessoa humana, necessários à própria subsistência do Estado Democrático de Direito, estão acima de quaisquer outras considerações, constitucionais ou legais.
 
Não cabe ao Reitor, ou ao seu Chefe de Gabinete, proibir a exposição de cartazes ou faixas que representem oposição ao pensamento deles ou quaisquer outros. Somente em um ambiente de livre discussão é possível avançar no processo democrático e na produção do conhecimento.
 
Em pleno ano de 2018 é inconcebível que se promova a defesa da censura e da restrição aos direitos fundamentais à livre expressão e à reflexão crítica. Aliás, fortalezas de uma universidade. As questões agora em evidência não afetam somente os cidadãos. Mas implicam em ameaçar a retirada daquilo que, para as universidades em particular e a sociedade democrática em geral, é tão precioso: nossa vocação à crítica, ao exercício da cidadania e à construção do plural, contraditório e divergente.
 
A denúncia fere fortemente a autonomia universitária, outro importante princípio constitucional, caracterizando-se como um típico gesto que visa diminuir a importância da UFSC como uma das principais universidades do país, centro de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão
 
Florianópolis, 27 de agosto de 2018.
 
 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ignorância

    Evidente que este moço, que está em cargo de procurador, não entende nada de Universidade. Além disto, note-se que tanto do ponto vista ético, quanto da racionalidade, o Reitor Cancellier foi vítima de abuso de autoridade ao ser preso desnecessariamente e, nesta prisão espúria, ter sido humilhado, ter seu nome compurscado – o que foi o motivo de seu trágico suicídio. Sobre este moço procurador, não custa lembrar que quem paga seu fabuloso salário somos nós.

    Por outro lado, o que fica claro para mim é de que lado estariam algumas pessoas em um regime semelhante ao do nazismo de hitler.

  2. Dizem que Hitler e

    Dizem que Hitler e companheiros se esconderam naquelas bandas na rendição alemã. Não seria essa turma que persegue reitores da Universidade de SC descendentes desse bando?

  3. Sinceramente, a esta altura

    Sinceramente, a esta altura do campeonato, não sei se fico mais indignado com o MPF ou a inocência da administração da UFSC…

    Porque ainda me surpreendo com essas coisas? Deram um golpe, deitam e rolam na esquerda e ninguém nunca reage à altura. Vai entender.

  4. Os Constituintes não

    Os Constituintes não imaginaram o erro que estavam comentendo ao dar esse poder ao MPF….o Basil não tem vocação republicana e sim de golpes e de politicas regressivas

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador