Um caso confuso de pedofilia

Um caso estranho, o desse casal de americanos acusado de pedofilia. Os argumentos do americano são bem mais convincentes do que o de Abdelmassih.

Da Folha

Libertado, acusado de pedofilia afirma ser vítima de preconceito

GRACILIANO ROCHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TAQUARA (RS)

Libertado após 13 meses de prisão, o piloto aposentado da Marinha dos EUA Frederic Calvin Louderback, 65, diz que não há provas que sustentem as acusações de pedofilia a que responde na Justiça e que pessoas foram coagidas a testemunhar contra ele.

O americano diz que se sente “discriminado” e critica a polícia e o sistema judiciário.
Ele e a mulher, Barbara Louise Anner, 73, e o casal de brasileiros André Herdy, 36, e Cleci Ieggli da Silva, 35, são acusados de atentado violento ao pudor, corrupção de menores, formação de quadrilha e produção e divulgação de imagens de sexo com crianças e adolescentes.

Os quatro, que vivem na comunidade naturista Colina do Sol, em Taquara (73 km de Porto Alegre), respondem ao processo em liberdade após um habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul neste mês.

Leia trechos da entrevista, de uma hora, concedida à Folha em um restaurante na cidade.

FOLHA – A polícia e a Promotoria o acusam de abusar sexualmente de crianças. O sr. fez isso?
FREDERIC LOUDERBACK – Não, eu sou inocente. Todos nós somos inocentes. Nunca houve gangue. A primeira coisa que a imprensa disse foi que estávamos vendendo órgãos e mandando crianças para o exterior, vendendo fotos na internet e criando uma gangue de pedófilos. Nada disso é verdade.

FOLHA – Um adolescente acusou o sr. e depois recuou dizendo ter sido coagido pela polícia.
LOUDERBACK – Eu sabia que a maioria das pessoas, até mesmo as pessoas coagidas em seus depoimentos contra mim, nunca disse nada. Elas nunca leram seus depoimentos durante o inquérito. Os depoimentos foram “sim, agora que estou pensando, eu realmente vi os garotos entrando na casa do Frederic”.
Isso foi o que disseram à polícia. Não disseram que eu era pedófilo. O que me surpreendeu foi que a promotora parece não ter lido o inquérito. Nunca houve provas no inquérito.

FOLHA – A polícia diz que a ONG New Faces, do sr. e da sua mulher, foi usada para atrair crianças.
LOUDERBACK – Acreditamos muito em serviço comunitário. As pessoas vieram a nós. Estávamos trabalhando pesado na Colina do Sol.

FOLHA – Mas as denúncias partiram de pessoas da Colina do Sol.
LOUDERBACK – O problema é que em 2005 compramos uma terra de gente que não tinha a propriedade. Essa foi a origem do problema, que aumentou em 2007, quando o dr. Herdy descobriu o registro em um cartório em outro Estado e descobriu quem era o verdadeiro dono. Iniciei um processo [para regularizar a terra]. Estive na prisão por 13 meses e as pessoas que cometeram a fraude estão muito felizes porque deu tempo para que me impedissem de registrar a propriedade.

FOLHA – Há um relatório da polícia de San Diego anexo ao inquérito que afirma que o sr. foi detido em uma investigação sobre pedofilia.
LOUDERBACK – É importante entender que a definição de detenção nos Estados Unidos é diferente da definição no Brasil. Fizeram-me algumas perguntas uma vez, somente uma vez, em 1980, mas foram perguntas sobre outras pessoas. O que veio de San Diego foi um documento ilegal. Os documentos enviados eram confidenciais e nunca deveriam ter sido enviados. Apenas uma parte dele foi usada. Omitiram duas partes. Já consultei um advogado nos Estados Unidos para iniciar um processo.

FOLHA – O sr. fez críticas ao sigilo do caso. Por quê?
LOUDERBACK – O motivo pelo qual não posso falar agora em minha defesa é a ordem de sigilo do juiz. Entretanto, a polícia não tem ordem de sigilo e a promotora não tem ordem de sigilo. É provavelmente a coisa mais difícil. Mais difícil do que ficar preso por 13 meses é não ter a liberdade de expressão, de defesa. Não é justo e acredito que viola a Constituição brasileira. É discriminação.

FOLHA – O sr. espera ser julgado com independência?
LOUDERBACK – Pelo bem das pessoas que trabalham no sistema judiciário, é imperativo que não haja preconceito ou algo parecido. É imperativo que o juiz pareça totalmente neutro. Mas fico surpreso porque o Ministério Público não é neutro. E eu acho que o sistema judiciário é muito lento.

Por Professor

Prezado Nassif:

Discurso bem estudado. Um pouco de contraditório para situar os leitores.

http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/noticias_interna,canal-8,ed-6,ct-502,cd-99928.htm

http://www.ccr.org.br/a_noticias_detalhes.asp?cod_noticias=2127

http://www.direito2.com.br/tjrs/2008/jan/17/aceita-denuncia-contra-acusados-de-pedofilia-em-taquara

Por Richard Pedicini

Entre o que a polícia disse que encontrou, e o que encontraram, há um vasta diferença. Podem ver aqui o que realmente pegaram:

http://www.ssp.rs.gov.br/portal/principal.php?action=imp_noticias&cod_noticia=9368#

Nos seis computadores que pegaram, os laudos de IC apontaram dez fotos “suspeitas”. Cinco estão no Orkut, sem ferir os termos de uso do site, aqui:

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=2351134863130798486&aid=1 – são os fotos ao ar livre, no sol. Os outros cinco são semelhantes
As “vítimas” fizeram uma manifestação ao frente do Forum de Taquara, pedindo a liberdade dos acusados, reprimido pelo poderes locais. Filme aqui: http://www.mp.rs.gov.br/imprena/clipping/id64350.htm

Fui para Taquara, falei com todas as “vítimas”, todas negam.

Fartas informações sobre o caso estão aqui: http://www.msri.org/~levy/Kafka

Luis Nassif

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vale relembrar o famoso caso
    Vale relembrar o famoso caso da Escola Base, no qual uma mãe psicótica convenceu a polícia e a imprensa de que os donos e funcionários da escola eram pedófilos.
    Vários foram sacrificados devido a essas falsas acusações.
    A raça humana às vezes me irrita.

  2. Sobre a pedofilia:
    Sobre a pedofilia:

    Seria interessante que vcs assistissem Law e Order S V U todo dia as 13 horas no canal 43 da Net.Reprisa as 19 horas.

    São histórias criadas num mundo verídico.

    Sinto informar:

    O meio mais fácil pra um pedófilo atingir seus intentos,é a internet.

    Fiquem atentos nas páginas que seus filhos frequentam na Interenet.

    É melhor ser taxado de ”’consevador”, do que progressista descuidado.

    E mais um detalhe:

    passe o tempo que passar, uma criança vitimada por um pedófilo, JAMAIS terá cura.( o trauma é eterno)

    então, sejam ”’conservadores”'( ao menos nisso)

  3. “LOUDERBACK – O problema é
    “LOUDERBACK – O problema é que em 2005 compramos uma terra de gente que não tinha a propriedade. Essa foi a origem do problema, que aumentou em 2007, quando o dr. Herdy descobriu o registro em um cartório em outro Estado e descobriu quem era o verdadeiro dono. Iniciei um processo [para regularizar a terra]. Estive na prisão por 13 meses e as pessoas que cometeram a fraude estão muito felizes porque deu tempo para que me impedissem de registrar a propriedade”:

    Ha pouco tempo eu avisei alguem do Parana que uma coisa parecida com isso estava pra acontecer com ele, que alguem queria a terra dele e era pra tomar cuidado -tinha varias coisinhas que ele nao percebia e eu percebia na historia, mas nao posso dar detalhes.

    No Brasil eh simples o bastante: pra que mais serve o judiciario?

  4. Roberto Locatelli:
    Roberto Locatelli:

    esse é um caso isolado.

    UFA.

    Em cada 1 000 000 000 000 pessoas acusadas de pedofilia, 999 999 999 999 é verdade.

    PáRA de citarem o ÚNICO caso injusto,mediante a zilhões que são justos.

    Isso é alvará pra pedófilo.E serve até como argumento pra advogados.

    Tá mais do que da hora, não citar esse caso.

    Ou vc conhece outro igual?

    Isso é jurisprudência pra pedófilos de carteirinha.

    A possibildde de acontecer novamente é o mesmo que acertar na mega sena.

    E vc conhece alguém que acertou 2 x na mega sena?( 6 números)?

    BASTA desse caso( só daqui trocentos anos acontecerá novamente)

  5. Anarquista,
    Não é bem
    Anarquista,
    Não é bem assim. Em um país escandinavo, houve uma enxurrada de denúcias de assédio sexual contra pais separados. Depois verificou-se que eram apenas mecanismos de pressão para rever pensão. Não sei se o caso foi abafado (e é por isso que não cito o nome do país), mas eu fui informado disso por uma fonte muito convincente.

  6. Desde o inicio, com as
    Desde o inicio, com as entrevistas dadas pela policia para o jornal da Band, ja percebia-se o viés moralista e hipocrita desta armaçao. O grande problema é que estes moralistas hipocritas sabem instigar a populaçao com suas mentiras. O naturismo deveria ser melhor compreendido nestas terras americanas, onde os indios sempre andaram nus e nem por isto tinham comportamento pedofilo. Qdo vi falar em venda de orgãos, deu pra perceber claramente a manipulaçao deslavada da opiniao publica. O certo é que o caso deveria servir de exemplo, com a puniçao severa das autoridades policiais e o afastamento imediato da promotora do caso. E os acusadores deveriam passar um tempinho em cana pra aprenderem a acusar sem provas….Ps: e se me permitem uma observaçao, é o tipo de noticia preferido pela Band, uma emissora comprometida com a hipocrisia (o Canal Livre com o Super Gilmar foi emblematico)

  7. Olá, Anarquista.

    É que lá
    Olá, Anarquista.

    É que lá nos EUA, aquela terra de (falsos) puritanos, qualquer coisa que pareça com carinho é encarada de modo suspeito.
    Uma aluna minha tem parentes lá, que são de ascendência italiana. Eles são muito de dar beijo, apertar bochecha, pegar no colo, essas coisas.
    Toda hora a polícia bate na porta deles, alertada por vizinhos que vêem as cenas de “pedofilia”.
    Um outro aluno meu, em sua primeira viagem de trabalho por lá, tentou ajudar uma moça a levar uma pilha de processos que, de tão pesados, estavam quase caindo dos braços dela. Pois não é que ele levou uma baita bronca da mulher, que o avisou que da próxima vez iria processá-lo por assédio sexual.
    Então, ajudar criança a carregar a mochila da escola, lá nos EUA, é pedofilia.

  8. Entre o que a polícia disse
    Entre o que a polícia disse que encontrou, e o que encontraram, há um vasta diferença. Podem ver aqui o que realmente pegaram:
    http://www.ssp.rs.gov.br/portal/principal.php?action=imp_noticias&cod_noticia=9368#
    Nos seis computadores que pegaram, os laudos de IC apontaram dez fotos “suspeitas”. Cinco estão no Orkut, sem ferir os termos de uso do site, aqui:
    http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=2351134863130798486&aid=1 – são os fotos ao ar livre, no sol. Os outros cinco são semelhantes
    As “vítimas” fizeram uma manifestação ao frente do Forum de Taquara, pedindo a liberdade dos acusados, reprimido pelo poderes locais. Filme aqui: http://www.mp.rs.gov.br/imprena/clipping/id64350.htm
    Fui para Taquara, falei com todas as “vítimas”, todas negam.
    Fartas informações sobre o caso estão aqui: http://www.msri.org/~levy/Kafka

  9. Sinceramente, esse tipo de
    Sinceramente, esse tipo de discussão, por parte de gente que não conhece os envolvidos e nem têm adequado acesso às informações sobre o caso, é totalmente inútil. Melhor esperar a Justiça julgar o caso.

    De qualquer forma, a reputação do médico já está arrasada. Assim como arrasaram a reputação do Dr. Joaquim Ribeiro Filho, sem que nenhuma das supostas “irregularidades” fosse comprovada. O resultado prático é que o Rio de Janeiro perdeu sua melhor equipe de transplantes.

  10. Taí ó:

    Duas
    Taí ó:

    Duas culturas diferentes:

    Roberto Locateli escreve sobre os EUA( e é bem isso mesmo)

    E Mario Abramo escreve sobre os paises escandinavos.

    Já nos anos 70, se vc fosse um hóspede e não dormissse com a mulher do cara,seria uma ofensa.

    Não quero entrar no mérito de outras culturas.E nem tenho como analisar.

    O que escrevi é em relação ao país em que vivemos:Brasil.

    Mas as considerações de Mario e de Roberto tbm são importantes no sentido de nos mostrarem conceitos e modus vivendi diferentes.

    Pra resumir|: GHANDI transava com as netas.( e não era pedófilo)

    Cultura deles,uai

  11. NUnca ouvi falar de pedofilia
    NUnca ouvi falar de pedofilia 1-praticada por casais 2-de idades vastamente diferentes 3-em colonia de nudismo 4-por gente que fez tudo que podia pra ser visto pela comunidade 5-inclusive patrocinando esporte comunitario, nesse caso, partidas de futebol.

    Tenho orgulho de tanto recorde brasileiro assim! Va ter recorde assim la no inferno!

  12. Mudando um pouco o foco da
    Mudando um pouco o foco da coisa, mas falando também de um episódio bem estranho, que o Nassif também fale da acusação de estupro que uma universitária inglesa fez ao jogador Robinho. De minha parte, acho que é muito improvável que o cara tenha feito isso, fora as circunstâncias todas serem bem esquisitas.
    Há aquela história de ele ter se ausentado da concentração do Manchester City sem a autorização da direção, o que lhe rendeu uma multa daquelas. Há também o fato de, segundo ele, ter vindo ao Brasil para resolver problemas familiares. Tudo isso entre o tempo em que teria ocorrido o suposto estupro e o depoimento de Robinho à polícia inglesa.

    Ainda nessa história toda, que não esqueçamos que Robinho inclusive teve a melhor das vontades para com a polícia inglesa. E como sabemos, alguém inocente tende a ajudar os investigadores ao máximo, dentro daquela base de “quem não deve não teme”.

  13. O caso do Robinho é uma
    O caso do Robinho é uma palhaçada.

    A prostituta que quer arrumar uma nota com pessoas famosas.

    Ela é universitáriia de dia e de viração a noite.

    O coitado do ingênuo Robinho( sem ironia) foi dar uns amassos nela( prostituta de LONGA data) e a dita cuja deu uma de freira,mesmo frequentando e tirando proveito da putaria.

    Tenha dó,vai.

  14. “Pra resumir|: GHANDI
    “Pra resumir|: GHANDI transava com as netas.( e não era pedófilo)”: se transava era sim, mas nao com um casal de idade intermediaria. Nao acontece naturalmente por mechanismo de selecao natural(kkkkkk) que eh muito simples de entender: velho cheira.

  15. Alguém sabe quando foi
    Alguém sabe quando foi iniciada a histeria pedófila? Foi com o surgimento da internet? Ou surgiu alguns anos antes? Lembro de uma revista feminina dos anos 80 (acho que da Editora Abril) que trazia uma matéria sobre o amor infantil e mostrava várias fotos de páginas inteiras de crianças nuas se beijando, se abraçando e até mesmo observando e apontando seus órgãos genitais. Se fosse hoje, seria um escândalo. Um apresentador de televisão, o Leão, gravou um disco em cuja capa ele está com um garoto no colo. Se fosse hoje… Uma banda de rock também teve uma capa sua acusada de ser material pedófilo e proibida de constar na wikipédia, na Inglaterra…

    Enfim, essa histeria não começou do nada. A pedofilia não surgiu de uma hora para outra como ponto de destaque nas mídias. Há algum interesse nesse celeuma todo, onde até o Papai Noel é acusado de molestar crianças. Uma interessante teoira é a de os fundamentalistas cristãos americanos começaram essa histeria para tomar os bens da Igreja Católica nos EUA, através de processos milionários, com cobertura explosiva de mídia. Não duvido. O Espírito Americano é pródigo em arrumar meios para aumentar o capital e ainda posar de “salvador”…

  16. Ivan Moraes:
    Ivan Moraes:

    mandou bem.

    Grande sacada.

    agora entenda:

    Cultura é algo que não devemos analisar e muito menos entender.

    Quer ver?

    por que em alguns países o homem pode ter 5 mulheres, e elas todas não podem nem mostrar o rosto?

    Até a bíbila( se ler com atenção) coloca a mulher num plano inferior. Não é curioso?

    Eu discuto sobre tudo.Toda hora dou minha cara pra bater.

    Mas não sobre cultura de povos.

    Até porquie gosto de carne de vaca.E tem lugar que ela é sagrada.Assim como o porco…

    Nessa, não entro não.

    Respeito.( embora não concorde)

  17. Vinte anos atrás não se ouvia
    Vinte anos atrás não se ouvia falar em pedofilia. “Apareceu” a internet, e parece que de repente o mundo virou uma selva de estupradores de menininhas e de tarados atacando garotinhos indefesos…

    Por trás disso tudo, há muito exagero com um pouco de verdade. Boa parte desse clima de histeria teve origem nos grupos religiosos ultraconservadores americanos que, na década de 90, estavam sedentos por motivos para impor censura e freios ao fluxo de informação na internet. Maníacos sexuais escondidos atrás de um computador e de um modem, esperando a oportunidade para devorar criancinhas inocentes, eram a justificativa perfeita para sua agenda.

    Que existem doentes mentais usando a internet como ferramenta para suas taras não há dúvida. Mas também não tenho a menor dúvida que caçadores de bruxas, reais ou não, causam muito mais dano à sociedade como um todo que eles.

  18. Fabio Augusto:
    Fabio Augusto:

    Pára…pára..pára…

    A pedofilia existe Antes de Cristo( sem abreviatura pra entender bem)

    E no mesmo período tbm os gays( inclusive I MPERADORES)

    O que aconteceu?

    Com a internet ela foi mais difundida.

    Só issso.

    O resto é palavratório.

    Mas é importante saber:

    O pedófilo não sabe o crime que está cometendo( na imensa maioria dos casos)

    Na visão dele,está fazendo um bem pra criança.

    essa falta de consciência é que torna o pedófilo INCURÁVEL( evidente que resumi,teria muito mais pra acrescentar,inclusive sobre o pedófilo cosciente( RARÍSSIMO)

    O ser humano é complexo:

    CALÍGula NÃO transou com a mãe por tesão.

  19. Anarquista,
    gandhi não
    Anarquista,
    gandhi não transava nem com a mulher – era brahmacharya – quanto mais mais com as netas…

    E, NADA, NADA tem a ver com a cultura hindu….
    Sei que vc é provocador, mass informe-se ao menos..

  20. anarquista, você conhece
    anarquista, você conhece pessoalmente a moça que acusou o Robinho?

    Pelo que li no seu post e pelo julgamento que você fez dela, conhece e conhece bem pra caramba..

    Então conta aí pra gente como é que ela e o jogador se conheceram, o que foi que ambos conversaram, quantas vezes sairam, outros casos semelhantes em que ela se envolveu, o que os pais dela pensam a respeito do caso, como é a personalidade dela, como ela se comporta na universidade, o que acham os possíveis namorados anteriores que ela teve, em que dia mê e ano ela nasceu, como foi sua infância…. Passa essas informações pra gente, pôxa.

    Tô pedindo pra você contar tudo isso porque pra se fazer um julgamento tão rigoroso sobre alguém (“universitária de dia e viração de noite”, “prostituta de longa data”, etc.) é preciso conhecer esse alguém muito bem.

    Como tenho observado aqui que você é um comentarista esclarecido, sensato, polido, culto, bem informado, ponderado, erudito e sagaz, tenho certeza que não faria um julgamente nesse patamar sem saber bulhufas sobre o réu.

  21. A imprensa sensacionalista e
    A imprensa sensacionalista e sedenta de sangue precisa de um freio para que casos iguais ao da COLINA DO SOL e da ESCOLA DE BASE não se repitam nunca mais. Afinal, o linchamento moral dos envolvidos é de matar rinocerante.
    A loucura fundamentalista religiosa e os 15 minutos de fama de alguns juizes, delegados e promotores não pode ficar impune, sob pena de vermos o direito de defesa das pessoas, previsto na Constituição, ser jogado na lata de lixo.

  22. Uia.
    Anarquista, acho q vc
    Uia.
    Anarquista, acho q vc tirou sua visão da Escandinávia dos filmes do Lando Buzzanca… ou das histórias do Gabeira. Não pense que, por ser o nudismo (atualmente upgradado pra naturismo) uma coisa relativamente normal, a sociedade é menos puritana. Aliás, em geral, a moral protestante é bem mais rígida do que a católica.
    O que eu quis dizer com o exemplo foi que, até em lugares mais “civilizados”, existem pessoas que acusam falsamente outras de pedofilia apenas tendo em vista ganhos laterais.
    Vc assiste Law&Order SVU? Eu não consigo mais, tenho o estomago fraco pra essas coisas. Talvez por ser pai, meu sangue costuma ferver qd vejo criança maltratada. E é por isso, pq o sangue de muita gente ferve tb, que esse tipo de processo deveria ser totalmente sigiloso.
    Não tenho a menor idéia se o fulano é culpado ou não. Não vou entrar no mérito das provas. O problema é que, novamente, o cara já tá condenado antes do julgamento. A “vox popoli”, sendo ou não “vox dei”, não conhece muito essas histórias de benefício da dúvida, de ônus da prova. Linch tá aí me não me deixar falando sozinho.

  23. Caríssimo Anarquista,

    Talvez
    Caríssimo Anarquista,

    Talvez com exceção de incesto (e talvez nem ele: ele era prática corrente em dinastias reinantes do Egito pré-romano e de outros estados antigos da Mesopotâmia e Mediterrâneo) quase tudo o que a cultura contemporânea, ocidental e cristã considera como “desvio sexual” , foi ou é aceito, tolerado ou incentivado por outros grupos sociais, atuais ou do passado.

    Isso inclui o que chamamos hoje de pedofilia: o conceito é muito mais recente e muito menos universal do que você pensa. Assim, essa história que “pedofilia existe Antes de Cristo” é ridícula.

    O ponto não é que a internet ter tornado a pedofilia mais difundida. Ela facilitou um monte de práticas, legais ou não: pedofilia, tráfico de drogas, terrorismo, estelionato, extorsão, invasão de privacidade… E sinceramente nem considero pedofilia o mais perigoso deles, olhando para a sociedade como um todo. Acima de tudo, o que eu acho mais terrível e muito mais perigoso, a longo prazo, é o espírito de vigilantismo, de caça às bruxas, de “justiça” com as próprias mãos e de histeria que vem pendurado nos caçadores amadores de tarados, traficantes e terroristas,

    Note bem – eu TAMBÉM pedofilia e incesto como crimes deploráveis. Só não quero transformar minha vida e a daqueles com quem convivo em sociedade em um pogrom eterno por causa disso.

  24. Caros Flaggsmasher e Fabio, a
    Caros Flaggsmasher e Fabio, a “pedofilia” não é uma histeria inventada por americanos. Está no nosso código penal, que é da década de 40. Manter relação sexual com menores de 14 anos é enquadrado como crime de estupro.

    Enfim, se vocês quiserem “pegar” menininhas e menininhos de menos de 14 anos, vão para outro país. Aqui são enquadrados como estupradores.

    E haja teoria conspiratória…

  25. Sou da Comunidade Praia do
    Sou da Comunidade Praia do Pinho e conheço um pouco o André Herdy que era seu presidente e suas posturas e atitudes jamais me induziriam a supô-lo um pedófilo.
    Vamos ver como fica, se é mais um caso tipo Escola de Base ou …

  26. Só observando as opinões dos
    Só observando as opinões dos comentaristas e ligando-as c/outras dos mesmos em relação à outros assuntos. Mto interessante notar certa “coerência” e previsibilidade d alguns…

  27. Caro Marko,
    Cuidado. Os
    Caro Marko,
    Cuidado. Os defensores da tese do “estado policial” podem acabar te acusando de querer preparar dossiês sobre os comentaristas…
    []s

  28. olha gente, isso tudo é muito
    olha gente, isso tudo é muito chato, eu convivi naj colina durante este perído,confuso e meu filho fazia parte da escolinha do Fritz, por quase 2 anos, e posso garantir a todos q nunk aconteceu nada com ele e ele tbm nunk presenciou nada com nenhum colega. è tudo muito estranho. Tem gente falando o que não sabe. O deppoimento dele foi redigido de uma maneira bm diferente do q ele falou. Só vendo o q se é capaz de fazer mudando apenas uma palavrinha.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador