Fernando Horta
Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.
[email protected]

Um general contra a Rosa, por Fernando Horta

Um general contra a Rosa

por Fernando Horta

O episódio do dia 03 é apenas mais uma conta no imenso rosário de cretinices que fez a Rede Globo na história do Brasil. Demonstra, sem nenhuma dúvida, que ela é incapaz de conviver num ambiente democrático, e participativo. Globo e Democracia são conceitos opostos e irreconciliáveis, enquanto existir um, inexiste o outro.

A leitura de um “twitte” do comandante do exército em pleno Jornal Nacional é sórdida, baixa e mostra que, depois da morte de Roberto Marinho, a Globo queima capital social muito mais rápido do que consegue amealhar. Mesmo sendo perversa, a atitude da Globo não é diferente da forma como atacou os Diários Associados e o império de Chateaubriand para conseguir se fortalecer, tampouco se diferencia dos acordos espúrios para obter vantagens financeiras e políticas durante a ditadura, da ideia de subir a rampa do palácio com o corpo de Tancredo num caixão para simbolicamente empossar Sarney sem outra eleição, do caso da cobertura da eleição do RJ, em que tentou evitar que Brizola ganhasse, do famoso 3 em 1 do Lula na década de 80, da manipulação do debate com o Collor, da manipulação dos caras-pintadas, do vazamento dos áudios do Moro em jornal nacional, da transmissão num domingo do impeachment e etc. A chantagem sobre o STF é apenas mais um.

Desde o final da semana passada os analistas mais próximos do STF já haviam sinalizado a revogação do absurdo sobrepasso por cima da constituição que é a desconfiguração do princípio da inocência. Teve ministro até dizendo que “a partir do final da primeira instância o princípio da inocência vai se esvaindo” e não seria mais robusto. Mais ou menos como se uma mulher fosse ficando grávida até o nono mês, aos pouquinhos. Dez por cento grávida, depois dezessete por cento e assim até o 99% quando – se fosse perguntada – ainda poderia dizer “não estou completamente grávida”. O absurdo é imenso, mas estamos nos acostumando a ouvir absurdos do judiciário brasileiro. De forma assustadora, juízes e promotores, escolhidos por concurso, conseguem demonstrar nível cognitivo e de formação semelhantes aos políticos eleitos.

Levandowksy, Celso de Mello, Marco Aurélio, Dias Toffoli e Alexandre Moraes comporiam – vejam só – um bloco pró-constituição. Enquanto os neo-punitivistas Schmittianos como Carmem Lúcia, Barroso, Fachin e Fux levantariam a bandeira do “julgar segundo o clamor social” ou “contra o uso abusivo” das liberdades e do habeas corpus. Este último grupo num legítimo mau sentimento, com pitadas de psicopatia. Bile, disfarçada de moralismo justicialista medieval … enfim. A constituição pedia desesperada: “me deixem fora destes seus maus sentimentos”. Desde o final da semana passada, portanto, o ataque era sobre a ministra Rosa Weber. O machismo normal do brasileiro, mais a misoginia e o fato de a ministra ter origem no direito do trabalho faziam com que, à boca pequena, se tivesse Rosa Weber como a ministra mais “fraca”. No sentido de a mais suscetível às manipulações e a quem se poderia pressionar.

Diversos artigos de colunistas dos oligopólios antidemocráticos da mídia brasileira escreviam isto, chamando a atenção que ela poderia dar o voto do cinco a cinco (e daí manter a decisão já tomada pela absurda negação do princípio da inocência) ou ela poderia integrar o grupo dos constitucionalistas e dar alguma dignidade à corte. As pressões objetivavam colocar Rosa sob os holofotes, constrangê-la, jogar toda a discussão como se o foco fosse Lula. Rosa salvando Lula. Criaram-se mentiras, como se o julgamento fosse beneficiar assassinos, corruptos, e toda sorte de perversidades que só estariam presos por causa da santa ideia de prender antes do trânsito em julgado.

Ao que parece Rosa, contrariando os analistas-torcedores, se manteve firme.

A Globo, na iminência de ver cinco anos de golpismo sofrerem um revés constitucional, resolveu literalmente soltar os cachorros contra o STF.

Lembremos que em 64, 3 ministros que foram contra o golpe terminaram “sacados” do STF, sem nenhuma previsão legal. Os que se mantiveram, traíram os colegas para salvar seus postos. Borrados, a bem da verdade. A ideia voltou a ser usada. Não se sabe se o combalido general Villas-Boas soltou o twite por completa vaidade ou desconhecimento. Se é parte do golpe ou apenas um inocente útil. O fato é que os acontecimentos que ele colocou em marcha, dificilmente podem ser contidos.

Não é segredo que o exército é composto por uma imensa quantidade de fascistas. Este escuro e perverso grupo que cresce e é alimentado dentro dos quartéis, com dinheiro público, gasolina pública, armas e armamentos do povo brasileiro, só tem um objetivo na vida: acabar com os “esquerdistas”. As palavras de ódio e as práticas que eles sugerem para lidar com os “vagabundos” não seriam possíveis de serem descritas em um texto público. Quanto menor a patente, mais descarado é o fascista. Marielle “já foi tarde”, era uma “mulher de traficante”. Lula é um comunista ladrão que deveria ter os outros dedos arrancados, Dilma … enfim … as coisas vão daí para baixo. Foi exatamente esta malta que o general Villas-Boas liberou. Sendo que dois generais de pijamas já haviam se manifestado pela “intervenção constitucional”.

Tão logo o general se manifestou, outros quatro generais da ativa falaram em cavalos, espadas e gritaram os famosos e aberrantes “selva!”, afirmando estarem “apenas aguardando ordens”. Provavelmente depois de darem alguns berros com seus subalternos e mandarem avisar todos os oficiais para ficarem de prontidão, colocaram seus óculos Ray-Ban e se imaginaram voando para os “Istaites” para enfim conhecer os “líderes do mundo livre”. A velha e boa imbecilidade da Guerra Fria na qual, diga-se de passagem, estes generais foram criados e são subproduto. Ainda, vários vídeos circulam mostrando os outros fardados, as Polícias Militares, entrando em ônibus e colocando medo na população sobre “a esquerda queimar veículos”. Tudo no mesmo tom do “inimigo interno”.

Agora o Brasil está enredado. Se Villas-Boas se cala fica patente que ameaçou o STF. Se Villas-Boas se manifestar para repreender seus subordinados fascistas ele cai e a tropa passa por cima. Nada é pior para uma tropa que um líder vacilante. Se o STF aceita a chantagem, se calando, e nega o HC, mantendo a ruptura constitucional, o golpe segue com Lula e vários outros políticos (culpados ou não) sendo presos. (o fascismo não vai aliviar para ninguém). Se o STF afirma a constituição e o princípio da culpa só após o trânsito em julgado, a tropa vai cobrar de Villas-Boas suas palavras.

No meu entendimento, isto significa ou aprofundamento do golpe ou aprofundamento do golpe. Podemos escolher se pelas mãos militares ou pelas mãos togadas apavoradas pelas mãos militares.

Neste momento Aécio, que deu causa inicial a tudo isto, está escondido embaixo de sua cama sabendo que quem quer que ganhe a sua batata está assando. Penso que se arrepende até o último fio de cabelo por ter tirado Dilma. Temer não sabe que fim levará, aposto 50 golpinhos que em caso de golpe ele foge do país. Para Lula, nada está exatamente fora do script. Ruim de qualquer forma.

Eu gostaria muito é de saber da posição dos neo-punitivistas schmittianos. Será que suas excelências excelentíssimas hierofânicas Barroso, Fux, Fachin e Carmem Lúcia estão achando que agora o STF está “grande”? Antes estava se apequenando, estaria agora “engrandecendo-se”? Sendo ameaçado por “espadas e cavalos”, com gente gritando “selva!”? Quais ministros vão se fazer de loucos e apoiar o golpe para salvar a própria pele? Teremos no STF ao menos um ministro que denunciaria a violência militar, lembrando que no STF de 64 foram 3? Para onde vai o discurso dos “iluministas”, quando as cornetas forem tocadas?

Dia 4, de todas os desfechos possíveis desta embananada, apenas uma faz o Brasil voltar aos trilhos. Estamos com poucas chances. Mas somos brasileiros … e acreditar talvez seja a única coisa que nos resta.

Fernando Horta

Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. como previsto ..Agora a maré

    como previsto ..Agora a maré reflui, a água abaixa e muito se revela..

    ..hoje muitos, até os INCAUTOS, já conseguem ver além da linha d´água a bandeira americana camuflada, togas de centenas de magistrados e promotores boiando nas águas paradas ..inclusive conseguem ver que abaixo do umbigo, os MILITARES brasileiros se apresentam NUS em pêlo, desprovidos de qualquer vestimenta que disfarce suas VERGONHAS..

    ..vergonha acima de tudo por não saberem defender a democracia e a constituição deste país que uma elite PORCA E arrogante, mancomunada com interesses estrangeiros, INSISTE em fazê-lo anão

    Triste, tudo muito triste e nebuloso, quer com a história nos levando, ou NÃO, a um novo pleito ..quer com LUIZ INÁCIO ou qq outro no comando após 2018.

     

    ps – em tempo, não foi por falta de aviso  ..LULA infelizmente errou ao escolher DILMA ..confiou demais na sua aprovação de 85 % ..ele já tinha sido avisado e não acreditou ..o sistema não aceitava revisões fora de hora e versões unilateralmente contadas da história, afinal, Genoino e Dirceu, mesmo pela pena de Rosa, já haviam sido condenados sem provas

     

     

  2. Penso que o General Villas

    Penso que o General Villas Boas mandou esses “tweets” apenas porque já não tem mais o comando da caserna.

  3. Como advogado estou mais

    Como advogado estou mais interessado nos aspectos jurídicos da questão.

    Replying to 

    I present to you now the case of . This general threatened the Brazilian nation with a coup d’etat, which obviously will cause thousands of deaths, mutilations and endless tortures, to compel to allow the illegal imprisonment of Lula.

    Replying to   and 2 others

    Instead of waiting for mass crimes to be committed in Brazil, the ICC should begin to take “precautionary measures” in cases such as what is being now presented to the Court.

     

     

     

  4. As previsões se concretizando

    Na radio France Culture hoje de manhã se discutia os problemas brasileiros. Silvia Capanema que é historiadora na França, esclareu um pouco a dificil situação brasileira e a questão eleições18 com ou sem Lula. Eh evidente que tudo isso foi feito para que o PT não volte ao poder. O que fez o Gal. Villas-Boas ontem foi mais uma forma de dizer que a FFAA – junto a Sergio Moro, Dallagnol e todos os fascistas e oportunistas no Brasil – não vão deixar passar a possibilidade de Lula disputar as eleições. Tudo muito preocupante e, penso ja algum tempo, no atual estagio temos que ir para as ruas.

  5. Globo e general deram um tiro
    Globo e general deram um tiro nos próprios pés!
    Os generais estão blefando, não têm o apoio da população, as passeatas fiasco de ontem são um indicativo disso; nem do Congresso; nem do Supremo.
    O STF fará valer a sua hierarquia sobre o judiciário e restabelecerá a constitucionalidade.Não somente no que se refere ao princípio de presunção de inocência, mas também na existência de apenas três poderes independentes e harnônicos.
    A democracia sairá da UTI nesta tarde.
    O mais é pessimismo!
    #LulaLivre

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador