Video mostra Moro incomodado com questões sobre Aécio, vazamentos e abusos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – “Como a Lava Jato consegue descobrir o maior esquema de corrupção do Brasil, mas não consegue controlar os vazamentos?”
 
Não foi “um equívoco” quebrar o sigilo do blogueiro Eduardo Guimarães, com a desculpa de que ele não é jornalista?
 
O senhor não se arrepende de tirar foto sorrindo ao lado de Aécio Neves (PSDB), dando “munição” àqueles que alegam que a Lava Jato é parcial e usada como instrumento político? O senhor não vê conflito ético nesse episódio?
 
O que acha da proposta de Rodrigo Janot para criminalizar a famosa carteirada (uso de cargo público para obter vantagem pessoal) e abuso de imprensa (exploração de meios de comunicação, por autoridades que atuam em investigações e julgamentos, para divulgar casos e antecipar juízo de culpa sobre o acusado/investigado)?
 
As perguntas que o jornalista Ricardo Senra, correspondendo da BBC Brasil em Washington, fez em um encontro exclusivo com Sergio Moro, durante a passagem do juiz símbolo da Lava Jato pela Harvard Business School, em Cambridge, deixou o magistrado visivelmente desconfortável. 
 
O vídeo, publicado nesta segunda (10) pela BBC Brasil, mostra Moro incomodado com as perguntas espinhosas que foram pipocando ao longo do bate-papo, a ponto de pedir que pedir para que a entrevista fosse encerrada antes do previsto.
 
 
O desconforto de Moro começou quando o jornalista pergunta se ele não acha um “conflito ético” ter tirado fotos ao lado de Aécio Neves e Michel Temer, quando ambos são citados em delações da Lava Jato.
 
Moro respondeu, sorrindo, que não, pois o senador tem foro privilegiado e não tem qualquer possibilidade de ser julgado na primeira instância. Tampouco teriam, ali naquele evento com Temer, discutido qualquer caso que envolvesse a Lava Jato.
 
Depois dessa rodada, Moro foi questionado sobre a proposta da Procuradoria Geral da União para o projeto de lei contra abuso de autoridade. Apesar de ter participado de vários encontros promovidos no Congresso para debater o tema, Moro limitou-se a responder que não estava “suficientemente informado” sobre a proposta para emitir opinião.
 
Foi aí, por volta dos 6 minutos de vídeo, que ele olhou o relógio e disparou: “Vamos fazer o seguinte, viu? Mais uma pergunta e a gente encerra.”
 
Durante a entrevista, Moro também negou que a Lava Jato tenha caráter parcial; disse que alguns dos vazamentos criticados, na verdade, não foram vazamentos porque eram informações relacionadas a processos que deveriam ser de conhecimento público (caso de Lula) e negou-se a responder sobre a repercussão negativa da condução coercitiva de Eduardo Guimarães, pois trata-se de investigação pendente.
 
A entrevista completa está disponível aqui.
 
Assine
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “negou-se a responder sobre a

    “negou-se a responder sobre a repercussão negativa da condução coercitiva de Eduardo Guimarães, pois trata-se de investigação pendente”:

    Siiiimmmmm.  Trata se de cagada pendente.  E eu absolutamente odeios cus com bostas pendentes pelos cabelos.  Moro eh mestre nelas, aparentemente.

    1. Tem palavra para isto

      Ivan, a palavra para isto, em nossa riquíssima língua portuguesa, é badalhoca. Que, com o tempo, certamente passará a designar, nos dicionários, também certos juízes.

  2. ele

    não vê problemas em manter amizade com um viciado em cocaina, com varias overdoses publicas e suspeito de ser um dos braços do crime organizado de trafico no Brasil.

    Bandido bom é bandido morto

  3. Moro tá acostumado…

    … a um tipo de jornalismo amigo, chapa-branca, covarde e pau-mandado. Tem pau-mandado com diploma aos borbotões.

    Ele próprio parece reconhecer, num lapso que seja (o balbuciar é o sintoma, a pressa em terminar a entrevista, evitando a angústia), que há mais bajulação do que outra coisa, que ele não é tão bom quanto imagina (não há um problema ético se o ego é afagado pela parte que “não vem ao caso”).

    Chega a admitir que opina sem estar realmente informado. Em si, é atitude de muitas pessoas (até a minha)… mas… ELE? A imagem feita não é a realizada.

    BBC fez BarBeCue de Moro.

  4. os meninos..aiai…
     
    tão

    os meninos..aiai…

     

    tão deseperados eles…..o leite com pêra ta esquentando ne mesa mas eles não vem pq tem muita sujeira pra ‘ajeitar’ –  maquiar e arrumar com tanta convicção a ser atendida é difícil. fora q eles não leem muito e nem tem amigos de boa argumentação ou analise isenta pra “dar uma luz”. aí vem o desespero, normal.

    o certo é q o golpe já babou, ninguem mais quer estar na foto ao lado de golpista. agora os arautos e seus canalhas de estimação irão tentar fazer da descida uma coisa suave, mas a queda é inevitavel.

    contemple a beira do abismo. vcs foram ate aí. aprendam a não brincar com O Brasil.

  5. BBC = pimenta +pó de mico + limão azedo

    Moro tá acostumado a ganhar só levantada de bola da mídia amiga. Quando pegou um repórter trabalhando de verdade pela frente ele pediu pra sair…

  6. Em 6min a BBC demoliu o torquemada tupiniquim

    Prezados leitores, prezada equipe do GGN

    O trabalho de desconstrução desse juiz que age como nazifascistóide deve ser contínuo, implacável, impiedoso, assim como o GGN tem feito. Não se pode dar a ele um minuto de ‘refresco’, tem de ‘partir para cima’, denunciando todas as ilegalidades criminosas e arbitrariedades cometidas por ele, além, é claro, da indisfarçada atuação político-partidária, que agora ficou impossível esconder até das velhinhas de Taubaté.

    Notem que em menos de 10min um repórter da BBC fez perguntas demolidoras que o PIG/PPV JAMAIS fez a sérgio moro ou a qualquer dos comparsas dele na PF, no MPF e no Judiciário.

    FHC foi triturado num talk-show na mesma BBC, há alguns anos. No ano passado o ex-presidente foi nocauteado na Al Jazeera. Agora esse juiz provinciano não resistu a meia dúzia de pergntas incômodas que já deveriam ter sido feitas há tempos.

    Sem mídia e bajulação e sem o aparelho repressor do Estado (PF, MPF e PJ) ao seu dispor, sérgio moro é um verme moral, político e jurídico tal qual ‘MT’. 

    A valentia e violência que sérgio moro usa contra Lula só ocorre porque ele tem costas quentes, sendo protegido pelos tribunais superiores que já deveriam não só tê-lo advertido, mas processado, julgado e condenado.

    A covardia de sérgio moro fora do terreno em que ele domina – pelo fato do aparelho repressor brasileiro lhe dar guarida – mostra quão medíocre e mau-caráter ele é.

     

     

     

  7. A questão não é se é legal, é

    A questão não é se é legal, é se é ético, prudente. Moro sabe a diferença, está sendo é hipócrita: contra Lula – como contra tantos outros petistas como Dirceu e Genoíno – não há prova, como se diz no direito, cabal. E no caso de Lula não se pode dizer nem que foi imprudente, o que ele fez foi aceitar presentes, como FHC, por exemplo. Nunca houvera nenhum problema nisso. E ainda por cima Andreia Neves, irmã de seu amigo Aécio, não tem foro privilegiado…

    Mas Moro não se sente constrangido em participar de confraternizações com Aécio Neves, Geraldo Alckmin e Michel Temer. E pelo que se vê nas tais fotografias, uma participação prá lá de entusiasmada. É óbvio que são pessoas do mesmo “clube”, pessoas que não precisam dizer umas às outras sobre suas fraquezas pessoais, sobre seus “esqueletos no armário”, elas se conhecem. Junte-se a esse clube o “suspeito de costume”, conhecido de Moro, de Aécio e da turma faz tempo, Youssef e não é difícil entender porque Moro quer destruir Lula. Talvez não seja tão pessoal assim, talvez qualquer outro presidente da república que não fosse do “clube” estaria na mesma situação do petista, qualquer um que trocasse apoio do “clube” pelo apoio popular. E aqui, sim, talvez o PT tenha sido imprudente: sem apoio do “clube” deveria ter cuidado mais do apoio popular.

  8. Este juizeco não passa de um

    Este juizeco não passa de um GRANDE MERDA.

    Penso que em um curto espaço de tempo isto ficará muito claro para a maioria dos brasileiros, mesmo para os mais ignorantes.

    Esta cabra ainda vai acabar atrás das grades.

  9. Entrevista leve… fez perguntas que Moro está preparado

    1-Sobre o encontro com Aécio e Temer é óbvio que o Moro sempre vai responder que eles tem Foro Privilegiado… essa pergunta é bem fácil para ele. O certo é perguntar sobre Andrea Neves e outros operadores do PSDB que não tem Foro Privilegiado e não foram investigados, enquanto mulher de Lula e de outros operadores do PT foram presas.

    2-Mesmo que Moro não possa investigar Aécio, Temer e Serra, existe algum impedimento legal para ele ouvir testemunhos sobre os crimes que envolvem essas pessoas??? Ele pode parar um depoimento e pedir ao delator para não citar Temer pois esse tem Foro Privilegiado? O correto não seria reunir as provas e repassa-las ao STF que pode julga-los?

    3-Qual será a punição para politicos com dinheiro de propina na Suíça? A LAva-JAto vai legalizar esse dinheiro sem nenhum transtorno para o polítco???

  10. Eu sempre digo é muito

    Eu sempre digo é muito difícil defender quem não se defende. A dilma e o moro nos Eua, a vítima e o sabotador da república nos mesmo país e a vítima não chama o sabotador do seu mandato do que ele realmente é: O coveiro da democracia, um tirano de toga, um perseguidor do Lula. Quem Vê o exibicionista lá e não é do brasil acha que ele é um imparcial porque a vítima não o denuncia, assim como não denuncia a justiça brasileira, não denuncia a sabotagem da globo. Fica nessa de discurso politicamente correto, bem ao gosto do seu amigo Zé da justiça. Aliás, o que que o zé foi fazer num evento ao lado do Gilmar Mendes? Pelo amor de Deus gente, eu não aguento lmais tanta burrice, babaqueice que no fundo acho que é mesmo covardia.

  11. esqueceram de perguntar sobre

    esqueceram de perguntar sobre os outros amigos: Dória, Miriam Urubóloga e o filho urubuzinho, Roberto’s Marinho’s, Revista Veja, entre outros do tucanato e do PIG

  12. Moro

    Que cara mais medíocre ! Ainda mais c/ essa voz de “taquara rachada” !

    Penso que foi o escolhido para a LJ, por ser cegamente do PSDB e pela capacidade de ser tão cara de pau.

      1. Sabe o que me assusta?

        Sabe o que me assusta?

        O primarismo desse moro. O moço é fraco, ruim de serviço, sem cultura nenhuma, sem caráter, sem ética profissional e pessoal.

        Ontem li o documento sobre a pendenga do rapaz com a UFPR. Lamentável o nível desse juiz.

        Combinação infeliz de  burrice e arrogância.

        1. Trata-se de uma figura rude.

          Trata-se de uma figura rude. O único mérito dele é ser um poço de ódio contra Lula, seu desafeto politico. Isso excita os coxinhas. Moro joga para sua bolha de marionetes telelguiadas que foram as ruas pedir o golpe de Estado. Triste.

  13. Não boa, não precisa ser

    Não boa, não precisa ser futurólogo para prever que o final desse juiz vai ser muito ruim.

    Continuo achando que a medida que chaga o dia 3 de maio, ele entra em desespero.

    Ele não é bobo, e já percebeu que para enquadrar o Lula, líder mundial, vai ser foda.

    Ele sente a pressão o exterior de quem é o Lula.

    Ele deve está com o fiofó na mão.

    Esse Moro é maluco, mas não é doido

  14. Moro afirma que investigar
    Moro afirma que investigar vazamentos é como caça a fantasmas.
    Estranho, pois quando é do seu interesse, Moro sabe, muito bem, investigar vazamentos, tanto é que não teve dificuldades em identificar a fonte do blogueiro de esquerda, Eduardo Guimarães. Fez uso, inclusive, da ilegalidade da condução coercitva e da violação da liberdade de expressão.
    Agora, para apurar vazamentos feitos sob encomenda para a mídia golpista, certamente o “rigoroso” juiz encontra muitas dificuldades, assemelhadas à caça de fantasmas.
    Deve ser o mesmo fantasma que aterrorizou o usurpador no Palácio da Alvorada.
    Como é difícil caçar o fantasma da consciência!

  15. Ah se eu pego esse Lula…

    Quando eu penso que vou derrotar esse Lula na base da violência jurídica já que no voto nao posso fazer isso

  16. Na verdade ele foi para os

    Na verdade ele foi para os States receber instruções. Já repararam que cada vez que ele vai apresentar um relatório para seus verdadeiros chefes ele volta e apronta mais uma? Agora foi o vazamento sigiloso do Marcelo Odebrecht. 

    Moro, claramente, não pensa por si. Recebe ordens do Departamento de Estado. Seu preconceito contra os pobres, seu partidarismo escancarado e sua escassa cultura política fazem o resto.

  17. Sobre a página EU MORO COM ELE

    Vcs já deram uma olhada na página do Facebook que a esposa de Moro administra? Tem vários links que direcionam o visitante ao site  O Antagonista, do maior odiador do Lula, o Diogo Mainardi. Imaginem se fosse um juíz que tivesse investigando tucanos e pessoas ligadas a ele ficasse postando coisas do Brasil247..

  18. “Recordar É Viver”

    “Recordar é viver, eu ontem sonhei com você” — de Carnavais passados.

     

    Nassif: e veja que o pessoal nem perguntou sobre o BANESTADO.

    Aí é que o Hôme cala de vez.

    Aliás, seria bom uma revisão detalhada daqueles episódios. Quem sabe, pode elucidar certas cositas da SujaJato. Que você acha?

  19. Estão sendo programadas pessoas como máquinas?

    Estou já assustado com o coportamento de personalidades que estão no poder e os que apoiam eles nos seus intentos de acabar com o que se chama de pátria e etregar ela para as corporações. Tenho desde ontem uma teoria. Quem já leu sobre o funcionamento do cérebro, pela tomografia as áreas ativas aparecem mais do que as outras. Quando se cria hábitos, os neurônios que se conectam para esse fim, são como uma autoestrada, fica fácil seguir por ela, daí ser o hábito o meio mais fácil de as pessoas seguirem, difícel de mudar pois precisaria criar outros hábitos com novas conexões de neurônios. 

    Imaginem que se esses hábitos forem ideias positivas, que caracterizam tal pessoa como uma pessoa culta, decente. Agora, alguém quer controlar essa pessoa. Uma droga que fritasse os neurônios ativos, que por ser ativo seriam como alvos que atrairiam essas tais drogas, Não ocorreria rapidamente. Depois, por algum tipo de lavagem cerebral, se criaria outros hábitos de  interesse a quem ministre tais drogas, e que de tempos em tempos se precisaria de um reforço.
    Será que já existe isso? 

  20. Falando francamente.
    Moro não

    Falando francamente.

    Moro não tem filhos.

    Isto explica porque ele quer condenar os filhos dos outros brasileiros a se matar numa guerra civil.

    O problema do Moro pode ser facilmente resolvido por um caralho português:

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1522137514476738&id=100000415136357

    Sentado num caralho “made in Portugal” ele finalmente conseguirá engravidar a mulherzinha dele.

  21. Jornalista brasileiro só faz perguntas pertinenet para veículos

    estrangeiros de mídia!!! Se houvese alguma mídia nesse pais, de massa, que praticasse o jornalismo o pais não estaria nessa MERDA ( desculpe mas é a unica palavra que traduz o onde estamos).

  22. E ainda por cima é um frouxo…

    Como bem observaram os deputados Wadih Damous e Paulo Pimenta na última ida de Moro ao Congresso, ele NAO CONSEGUE encarar os interlocutores.

    Nao olha nos olhos…

    Sim, ele mente desbragadamente, é óbvio… mas falta ainda a tarimba de político para mentir olhando nos olhos.

    Fora a retorica sofrivel…

    E teve gente delirando com viabilidade eleitoral disso daí…

    rs


    http://www.romulusbr.com/2017/03/dilemas-da-vida-real-nao-sao-binarios.html

  23. Tudo que eu posso observar

    Tudo que eu posso observar desa bandalheira toda, promovida pelas gangues do judiciário, legislascivo(legislascivo mesmo), executivo e ffaa é que hoje já temos um cadáver: o Brasil. Quem será indicado pelo povão para gerenciar a massa falida em 2018???????

  24. Prezado Nassif, gostaria de

    Prezado Nassif, gostaria de um ponto de vista seu sobre a declaração recente de Modesto Carvalhosa sobre a necessidade de se destruir a Odebrecht para salvar o país da corrupção. 

     

    Acho que ele espelha muito do que vc está dizendo. 

     

    Na reportagem da Folha há um trecho, de um economista – o Marcos Fernandes Gonçalves da Silva – que merece uma leitura sua. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador