Youssef também apontou participação de Eduardo Cunha em esquema na Petrobras

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Doleiro disse ao MPF que o deputado fluminense recebeu dinheiro desviado da Petrobras. O ex-governador mineiro Antonio Anastasia também foi citado

Jornal GGN – O deputado federal fluminense Eduardo Cunha (PMDB), favorito na disputa pela presidência da Câmara, também foi citado como “beneficiário de propinas” na delação premiada do doleiro Alberto Youssef ao Ministério Público Federal, no âmbito da Operação Lava Jato.

Nesta quarta (7), a Folha revelou que o procurador-geral da República Rodrigo Janot pedirá ao Supremo Tribunal Federal que Cunha seja investigado por suposta participação nos esquemas de corrupção instalados na Petrobras. 

Segundo Youssef, Cunha recebeu valores por intermédio de Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB no esquema envolvendo a estatal de petróleo.

Antes da fala de Youssef sobre Cunha vir à tona, um agente da Polícia Federal que trabalhou como “mula” para o doleiro afirmou, também em depoimento às autoridades da Lava Jato, que entregou dinheiro em um endereço que, segundo lhe informaram à época, pertencia a Cunha. Após a repercussão do caso, a defesa do policial Jayme Alves de Oliveira Filho (mais conhecido como Careca) disse que ele não pode confirmar essa informação e que não citou o nome de Cunha.

Ao Estadão, Cunha disse que conhece Fernando Baiano e o recebeu em seu escritório, como faz com inúmeros empresários. Ele negou, entretanto, qualquer relação com Youssef e Careca. No Twitter, o deputado sustentou que as informações publicadas nos últimos dias têm caráter de “vazamento seletivo” para prejudicar sua campanha à presidência da Câmara Federal. A Folha destacou que o principal beneficiado nesse cenário seria o candidato do PT na disputa de 1º de fevereiro, o deputado Arlindo Chinaglia.

Anastasia é citado

Nesta quinta-feira (8), a Folha publicou que o ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB), eleito senador em outubro de 2014, também foi citado do depoimento do policial federal que entregava dinheiro desviado da Petrobras a pessoas indicadas por Alberto Youssef.

Segundo o doleiro, Anastasia, que foi vice-governador durante a gestão de Aécio Neves em Minas, teria recebido R$ 1 milhão em  espécie durante a campanha eleitoral de 2010. O agente federal disse que levou o montante a um endereço em Belo Horizonte e que, tempos depois, quando Anastasia foi eleito governador, reconheceu sua imagem como o repector dos recursos.

À Folha, Anastasia rechaçou a acusação, que classificou de “fora da realidade”. Ainda de acordo com o jornal, o depoimento está sob análise da Justiça Federal do Paraná e não foi enviado à Procuradoria-Geral da República ainda porque apenas agora, após eleito senador, Anastasia recuperou o foro privilegiado.

Leia mais: Anastasia e Eduardo Cunha: cuidado com os balões da Lava Jato
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quero o meu diploma de

    Quero o meu diploma de profundo conhecedor do comportamento humano. Parece que só agora o Brasil vai começar a desconfiar que Cunha e Anastasia não prestam e eu já estou carece de saber disso há muito tempo.

  2. É lógico que ele recebe.Está

    É lógico que ele recebe.

    Está na hora de USAR as investigações para o BEM do Brasil.  

    Sobre o PT tudo já foi dito, faltam os outros.

    Vai lá e use a informação para prejudicar corruptos. Será que é pedir demais?

  3. Caro Nassif e demais
    E alguém

    Caro Nassif e demais

    E alguém tem alguma duvida de que os donos da casa grande, que por uma questão de sobrevivência, cobra dos outros a honestidade que não tem?!

    Saudações

  4. O bloco reacionário pode

    O bloco reacionário pode estar extorquindo mais declarações de amor do eduardo cunha. Talvez ache que ele está ainda muito tímido. A ameaça é clara.

  5. Esse juiz é uma droga…

    Eduardo Cunha está longe de ser um político minimamente prestável, é uma loucura que tal “ser” seja eleito e reeleito pelos cariocas, mas se criticamos os vazamentos seletivos contra políticos que achamos que não merecem ter seus nomes enxovalhados sem provas, Cunha também deve ter o mesmo direito de ter seu nome protegido de notícias, que até PROVA em contrário, são meras fofocas eivadas de safadeza política, ainda que eu “desconfie” que EC é corrupto até a medula.

    Parece que, o que menos interessa nessa tal Operação Lava a Jato, é o ressarcimento e proteção da Petrobras, ao contrário, o que se vê é mais uma arma política, no caso chantagem, contra adversários e desafetos… Quem deveria ser preso era esse juiz que “enrola” o caso ad infinitum, enquanto deixa os vazamentos seletivos pairarem como uma espada de Dámocles sobre os supostos envolvidos, sem que ele tome nenhuma providência.

    A corrupção na empresa não foi inventada, mas a forma de adiar as consequências, de “fazer sangrar” os inimigos junto com nossa maior empresa, é uma “armação” engendrada no tucanato paranaense… Para eles tudo pode e tem que ser sacrificado no altar da guerra política.

    Um abraço.

  6. USE A INFORMAÇÃO PARA ….

    Athos e Sérgio, pergunto: E o PT tem culhão para fazer isso?

    Perigas esse meliante se tornar o presidente da Câmara e infernizar o PT.

    Aí, governo e parlamentares petistas, acordarão deste sono maldito provocado pelas picadas da mosca tsé-tse.

    Nos últimos anos quem realmente vai pra cima são os “éticos tucanos”. Deitam e rolam. Zombam do PT. Na cara dura!

    De vez em quando um parlamentar petista acorda, acho que toma uns goró em jejum, cria coragem e dá o troco.

    De vez em quando … PqP!

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador