Zavascki garante a Youssef direito ao silêncio na CPI da Petrobras

Da Agência Brasil

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu hoje (24) habeas corpusque garante ao doleiro Alberto Youssef direito ao silêncio no depoimento marcado para amanhã (25) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras.

A decisão inviabiliza a acareação com Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, prevista para a sessão. Ambos assinaram acordo de delação premiada.

De acordo com a decisão do ministro, Youssef não poderá ser obrigado a assinar termo de compromisso para dizer a verdade e poderá ser assistido por seu advogado.

A acareação foi autorizada pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, após pedido dos membros da CPI.

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. COMO esse assunto chegou ao

    COMO esse assunto chegou ao supremo, gente?  Precisava de supremo pra dizer isso?

    So falta congresso ter direito de forcar fala que eh jurisdicao exclusiva do judiciario mesmo!

  2. Sugestão

    Lanço uma sugestão aos pacientes e laboriosos comentaristas deste blog: que tal enumerar, sintetizar e analisar as centenas (milhares?) de depoimentos de Youssef e verificar se, na linha do tempo, estes se prestaram de fato à elucidação de crimes ou, pelo contrário, tais depoimentos constituíram – eles próprios – crimes em série, na medida em que se prestaram a: 1) ajustar a “narrativa” intencionalmente tecida na operação “Vaza aos Jatos”; 2) anular a repercussão, criar contraponto ou distração em face de fatos havidos e publicados em datas imediatamente anteriores às da prestação de tais depoimentos, fatos esses que, por quaisquer razões, perturbassem ou pudessem vir a perturbar a narrativa intencional já citada; 3) prestar-se a instrumento de pressão sobre instituições, empresas ou pessoas, com finalidades espúrias; 4) eliminar eventuais dissonâncias entre as premiadíssimas delações de Youssef e de terceiros, ou mesmo inconsistências e inverossimilhanças verificáveis nos próprios depoimentos anteriores de Youssef.

     

    1. 1-depoimentos especificos

      1-depoimentos especificos deram a clara impressao de serem politicamente orquestrados por causa do amadorismo da PF e seus vazamentos.  Nao ha indicio claro que houve orquestracao geral, no entanto -por mais amadora que seja a PF.

      2-mais uma vez, o amadorismo de delegados de merda…  A impressao nitida que ficou no ar foi essa mesmo e eh muitissimo merecida.  O raciocinio falha ao nao constatar que havia um crescendo organizado atraz dos vazamentos sim, mas ele tinha objetivo implicito e explicito de criar massa critica pra derrubar Dilma e o caminho estaria “livre” pro gafe ambulante favorito dos delegados de merda.

      3-eu disse amadorismo da PF hoje?  Ficou a impressao que o objetivo era derrubar a Petrobras e as construtoras, algumas das quais realmente cairam.  Nessa narrativa (valida, diga se), quem pagou pelas finalidades espurias foi so alguns milhoes de trabalhadores mesmo.  Mais uma vez, pro judiciario e PF pairou no ar uma pessima e merecidissima impressao.

      4-esta dentro da linha investigativa fazer isso mesmo, nada de errado.

      Que fique claro:  TODAS as suas desconfiancas sao validas e ambos judiciario e PF as merecem pois trabalharam duro pra as merecer.

  3. recurso de youssef ao supremo???

    Meio perdido em meio a tantas delações já vazadas(intencionalmente?) ou liberadas (seletivamente?) e mais preocupado com as que o Juiz Moro já disse ter na pasta das “sigilosas”, fico a me perguntar se não seria o caso do STF, via Ministro Teori, recomendar ou determinar aos “acareados” desta manhã na CPI do Cunha que se abstivessem de citar apenas os “envolvidos” que detenham foro privilegiado. Quais as razões de estado para proteger aqueles envolvidos em corrupção explícita que não detém este “privilégio à brasileira”?

  4. Precisamos de uma lei que

    Precisamos de uma lei que proíba a instalação de CPI para apurar casos em que tanto o MP como a PF e o Poder Judiciário já desencadearam a abertura de processos. Que estas só possam ocorrer após a conclusão dos trabalhos já iniciados. Embora os poderes sejam independentes entre si, um pode atrapalhar o outro. Como o poder legislativo já possui um órgão técnico auxiliar para proceder todo e qualquer itpo de investigação, igualmente sigiloso, e é o poder com atribuições para fiscalizar os atos do poder executivo, se deixou de praticar tais atos, está automaticamente sob suspeição. E as CPIs, em certas circunstâncias, se configuram como meio de embaçar e atrapalhar investigações e punições. Penso que são responsábeis tanto os que desviam quanto os que, ganhando para evitar, deixam desviar. E tornam-se igualmente suspeitos. E, como suspeitos perdem autoridade ou legitimidade para procederem qualquer inquérito ou investigação. Até porque, muitos agentes suspeitos do poder executivo foram pelos próprios membros da CPI indicados.

  5. “RESERVO-ME O DIREITO DE

    “RESERVO-ME O DIREITO DE PERMANECER CALADO”; RESERVO-ME O DIREITO DE PERMANECER CALADO”.

    Essas CPI’s são muito mais um teatrinho. De que adianta ver esses parlamentares bem vestido, fazendo poses de investigadores, sendo muitos com o rabo preso, gastando energia, papel, e tanto mais, pra ver uma pessoa dizendo, nas entelinhas: “Não vou falar porque não quero, e você que vá pra p.q.p”.

    E ainda tem que diga que CPI vale alguma coisa, ainda mais quando esses agora chamados estão lá no Paraná, servindo a Sérgio Moro. Pra que repetir no Congresso o que já foi dito e até filmado? Falta do que fazer? necessidade de aparecer na televisão? 

  6. está certíssimo o supremo

    está certíssimo o supremo juiz zavascki

    doleiro-lobista youssef é um bandidão vacilão

    pero si, diante desses atores políticos é herói nacional.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador