Zveiter, o dilema do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, por Marcelo Auler

Do blog de Marcelo Auler

Luiz Zveiter: o dilema do Tribunal de Justiça do Rio (2)
 
Por Marcelo Auler
 
Nesta segunda-feira (05/12/) ao ocuparem seus lugares no plenário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, seus 180 desembargadores estarão diante de um dilema ainda maior do que aquele que aqui nos referimos na postagem Luiz Zveiter: um dilema para o Tribunal de Justiça do Rio.

A pauta da reunião desta segunda é a eleição da nova administração do Judiciário fluminense para os próximos dois anos. O ponto alto, sem dúvida, é a escolha do futuro presidente, cargo para o qual Zveiter é candidato à reeleição (ele ocupou o posto entre 2007/2009). Com ele disputará a atual vice-presidente,  desembargadora Maria Inês da Penha Gaspar.

Trata-se de uma questão ainda sub judice, uma vez que a ministra Carmen Lucia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), não conseguiu levar a julgamento, na sessão de quinta-feira (01/12) a Ação Direta de Inconstitucionalidade  (ADI) 5310. Mas este não é o maior problema. Ao se reunirem hoje, os 178 desembargadores encarregados de escolherem o novo presidente, irão se deparar é com os fatos surgidos no final de semana, em especial no domingo (04/12). Como as manifestações populares ocorridas no domingo, em Niterói (ex-capital do antigo Estado do Rio de Janeiro), na porta do edifício do desembargador. Os filmes feitos por populares falam por si. Será que o Tribunal elegerá um presidente sujeito a ter a sua honestidade questionada na rua por populares?

Desde sexta-feira, o Radar da Veja noticia uma antiga suspeita envolvendo superfaturamento no prédio do Tribunal de Justiça do Rio, construído pela malfadada Delta Engenharia na época da presidência de Zveiter. Há suspeitas sobre um sobrepreço de R$ 30 milhões. Na postagem que fizemos antes, noticiamos que, segundo Rosinha Garotinho, Luiz Zveiter teve o nome incluído na delação premiada de Fernando Cavendish, dono da Delta. Agora, é o Radar quem afirma a mesma coisa.

Manifestantes que foram às ruas em Niterói, ao avistarem o desembargador em frente ao prédio onde reside,na Praia de Icaraí, mostraram o sentimento de desapreço que a população tem por ele. Em alguns vídeos feitos por populares o refrão é ouvido nitidamente:

“Zveiter, pode esperar,A sua hora vai chegar”.

Continue lendo aqui
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Rio atraves desta bancada

    O Rio atraves desta bancada de desembargadores deverá seguir o rito das duas ultimas eleições: elegeu o CU nha e por ultimo o Edir.

    Os revoltados que se contentem com isto que ai esta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador