As coleções literárias na era dos eBooks

Ebooks e o desenvolvimento de coleções

Do Bibliotecários sem Fronteiras

Definitivamente, o maior impacto do ebook nas bibliotecas será sentido pelo desenvolvimento de coleções e tudo o que ele envolve: seleção, aquisição, desbaste, descarte, inventários, avaliação, e política de desenvolvimento.

O desenvolvimento de coleções foi moldado para o período de escassez de produtos de informação e de recursos para a aquisição. Porém, para um período de abundância informacional como o nosso e, consequentemente(?), de barateamento dessa informação, muitas de suas atividades ficam sem sentido. Talvez seja cedo para falar disso, mas precisamos começar a imaginar um futuro sem a preocupação com o desenvolvimento de coleções. Ou, talvez, com uma preocupação menor.

Seleção. Selecionar livros é tarefa fundamental para qualquer bibliotecários. Analisar todos os critérios possíveis e decidir comprar um livro em detrimento de outro, quantos exemplares, é uma das tarefas mais belas de uma biblioteca, pois isso é decidir que livro sua comunidade irá ler. Agora, imagine que no lugar de optar por um livro ou outro você possa ter os dois que você considera interessante para a biblioteca e vários outros menos interessantes(na sua opinião, é claro, não na do usuário). É isso o que a Amazon permite com o seu aluguel de livros e que, mais cedo ou mais tarde, as editoras farão o mesmo. Para que selecionar se se pode ter tudo?

Aquisição. Adquirir significa dizer “é meu”. Nada mais explícito de um período de escassez. no entanto, já há um tempo que os livros não são mais vistos como produto e sim como serviço. Serviços são acessados. A tendência é que as bibliotecas adquiram cada vez mais o acesso a bases de dados de livros, algo bem parecido com o que já ocorre com os periódicos.

Desbaste e descarte. São atividades especificamente para o acervo físico. São atividades que daqui a alguns anos serão peça de museu. No máximo, haverá uma descontinuidade de serviço. Mas ninguém irá entrar no acervo para avaliar se um livro deve ir para o lixo ou para a restauração.

Inventário. Errei acima. Nada representa melhor a escassez do que o inventário. Que é verificar se os livros adquiridos estão no acervo. Vejo bibliotecas investirem alto em equipamentos de segurança e RFID para inventário. Seria melhor investirem em ebooks. Pois terão que investir de qualquer forma.

Política de desenvolvimento de coleções. Uma vez que o livro é um serviço, a política deverá incluir aspectos sobre quais serviços adquirir. Quais aspectos devem ser levados em conta. E também quais critérios norteiam os leitores de ebook.

E para você, como será?

P.s.: Essas ideias foram discutidas com a Professora Geysa Flávia da UFPB. A quem agradeço.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Calma lá. Quer falar sobre

    Calma lá. Quer falar sobre “compras”  on-line?

     

    Então vamos lá, lógico, só vou tratar a parte que me interessa. Já li mais de 20 livros no meu Galaxy S4 dos quais comprei apenas 3. Tenho mais de 100 livros em minha biblioteca., a maioria escritos há mais de 50 anos atrás.

    Digamos que vc seja um leitor aficcionado e que seja usuário da Apple. Como aficcionado vc gasta bastante(uma suposição apenas), então, depois de 15 anos, vc desenvolve um cancer por morar perto da uma térmica de bagaço de cana que faz com que vc coma alimentos contaminados com dioxínas e MORRE.

    AGORA É QUE VEM A PEGADINHA….

    Ao morrer, seus herdeiros ficam com seus bens e com aqueles US$10.000 que vc gastou na loja da Apple comprando livros.  MAs…tem certeza que aquilo é seu?

    Respondendo ao meu próprio questionamento: De acordo com O Contrato da Apple, aquilo NÃO  é seu. Seus herdeiros não ficam com nada e NÃO podem ler o livro no SEU aparelho. Isso de acordo com a Apple!!!

    Portanto, vc não compra NADA. Não há NADA a venda na loja Apple ou da google. Repito, não há NADA a venda la de acordo com O Contrato que VC assina!

    Eu compro…depois que regras forem definidas. Até lá, eu baixo 10 piratas para cada compra que faço!

    E foda-se estas empresas todas. A Google vende livros pelo mesmo preço de um livro de papel. Ta de sacanagem? Não compre!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador