Augusto de Campos é homenageado no Palácio do Planalto

Enviado por romério rômulo

Do blog do Planalto

Dilma homenageia artistas agraciados com Ordem do Mérito Cultural 2015

A presidenta Dilma Rousseff homenageou, nesta segunda-feira (9), os artistas brasileiros agraciados com a Ordem do Mérito Cultural de 2015, concedida a personalidades, grupos ou instituições, como reconhecimento por suas contribuições ao País.

A edição da Ordem do Mérito Cultural de 2015 teve como homenageado especial o poeta paulista Augusto de Campos – criador, ao lado do irmão, Haroldo de Campos, e de Décio Pignatari, do movimento nacional de poesia concreta, na década de 1950.
 
Dilma afirmou que Campos  “é exemplar de riqueza de nossa produção cultural”.

“Fundador, junto com Haroldo de Campos e Décio Pignatari, do movimento da poesia concreta no Brasil, Augusto de Campos antecipou o moderno, foi além dele, teorizou e poetizou o mundo. Desenhou poemas, fez tradução criativa, teve poemas musicados, outros poemas pintados. Tudo coerente com a dimensão verbal, visual, pictórica da escrita. Para nossa imensa alegria, a maioria dos laureados continua em plena atividade, enriquecendo a cultura brasileira”, anotou a presidenta.
 
Augusto de Campos se emocionou ao receber a comenda e comentou. “Fico naturalmente muito grato e honrado com a atribuição da Ordem do Mérito Cultural e especialmente pelo fato de ter sido escolhido como homenageado”. Ao todo, 32 condecorações foram entregues.
 
 
_IGV6667-Editar
 
Caetano Veloso, ao lado de Dilma Rousseff e Juca Ferreira. O cantor, acompanhado de vários músicos, fez um show durante o evento, no Palácio do Planalto.Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
 
A cerimônia foi realizada com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e de dezenas de convidados, entre artista, intelectuais e representantes de várias áreas de criação, pesquisa e cultura. O cantor e compositor Caetano Veloso, acompanhado de vários músicos, fez um show durante o evento, no Palácio do Planalto.

Em seu discurso, a presidenta Dilma disse ainda que o Brasil vive um momento especial. “Estamos diante da tarefa de continuar trilhando o caminho da democracia, da tolerância, do respeito às diferenças, da convivência democrática e solidária. Vocês, agraciados pela Ordem do Mérito Cultural, são fundamentais para o sucesso desta tarefa”.

Ela acrescentou: “Nós, brasileiras e brasileiros, nos tornamos mais fortes quando respeitamos e valorizamos essa diversidade. Quando, ao mesmo tempo, lutamos pela igualdade e somos plurais”.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O assunto cotidiano geral é

    O assunto cotidiano geral é manipulação total, promovida pelos canais tradicionais de informação.

    Pouco se fala, porem, de suas consequencias para a cultura.

    Uma midia decadente, por si so, ja seria nefasta para a vida cultural de um pais.

    A comunicação interage com as manifestações culturais, as impulsionando ou as escondendo.

    Os patrões da midia, alem de rifarem os jornalistas com ideias mais claras, decidiram tambem colocar na geladeira informações sobre os artistas autenticos.

    Dai esse breu em que vivemos, causando a impressão que os artistas morreram e so sobraram os defuntos, como Lobão, Roger e similares.

    É nesse momento que o governo deveria atuar, usando todas as armas ao seu alcance, para proteger a sociedade de tamanha distorção.

    As premiações oficiais seriam uma das armas ao seu alcance.

    E lamentavelmente vemos o MINC condecorar “artistas” como Daniela Mercury, ao som de Caetano Veloso.

    É para chorar.

    A impressão que sobra é que o governo não sabe nem distinguir a diferença entre cultura e entretenimento.

  2. Ontem no Jornal da Gazeta,o

    Ontem no Jornal da Gazeta,o escroto do “Neumane” fez uma crítica feroz em relação à condecoração ao poeta.Lamentavel…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador