Contos inéditos do escritor J. D. Salinger vazam na web

Jornal GGN – Três contos que nunca tinham sido publicados oficialmente pelo escritor J. D. Salinger vazaram na internet. Segundo a imprensa internacional, os textos foram disponibilizados por meio de um arquivo no formato pdf, composto por páginas escaneadas de uma publicação não oficial, intitulada “Three Stories” (três histórias, em português).

Entre os contos que vazaram na web está “The Ocean Full of Bowling Balls”, que estava disponível somente na biblioteca da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e poderia ser lido apenas sob supervisão. Salinger havia ordenado que o conto não deveria circular comercialmente antes do dia 27 de janeiro de 2060, segundo o Guardian, data em que a morte do autor completará 50 anos.

Os outros contos, intitulados “Paula” e “Birthday Boy”, eram uma exclusividade do acervo da Universidade do Texas. Antes do vazamento, o livro não oficial que reunia as três histórias citadas havia sido posto em um leilão online na versão britânica do site eBay, e posteriormente comprado por 67,50 libras (R$ 256,05), informa o site The Verge. De acordo com o site, a pessoa que adquiriu a obra fez o upload do conteúdo e compartilhou em um site de downloads.

Kenneth Slawenski, autor do livro “JD Salinger: A Life” e um estudioso da obra do escritor, afirmou ao site BuzzFeed que os textos citados “parecem ser verdadeiras transcrições dos originais e batem com as minhas próprias cópias”.

No final de agosto deste ano, os autores de uma biografia e de um documentário sobre o escritor haviam anunciado que ao menos cinco livros inéditos seriam publicados a partir de 2015. Sem lançar um novo livro desde os anos 1960, Salinger ficou recluso durante praticamente metade de sua vida, distante dos fãs e dos jornalistas, até falecer em 2010, aos 91 anos.

“Há uma paz maravilhosa em não publicar”, afirmou o escritor em 1974, em uma rara entrevista ao jornal The Independent. “Publicar é uma terrível invasão da minha privacidade. Eu gosto de escrever. Eu vivo para escrever. Mas eu escrevo apenas para mim e para meu próprio prazer”, completou Salinger, autor do estrondoso sucesso “O Apanhador no Campo de Centeio”, de 1951.

Com informações dos sites Guardian, The Telegraph, The Verve e BuzzFeed

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador