Djamila Ribeiro pergunta: quem tem medo do feminismo negro?

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Divulgação

Jornal GGN – Os desafios enfrentados pela mulher negra é a asserção que dá vida à nova obra da filósofa Djamila Ribeiro. Entre conceitos de empoderamento, políticas públicas e redes sociais, “Quem tem medo do feminismo negro?” reúne artigos publicados por Djamila na revista CartaCapital, entre 2014 e 2017. Para lançar o livro, a autora se junta ao público na tarde do dia 14 de junho em uma sessão de autógrafos, na Livraria Saraiva do Shopping Eldorado, em São Paulo.

No novo livro, a Mestre em filosofia política pela Unifesp apresenta um retrato autobiográfico. Logo no texto de abertura, Djamila recupera memórias de sua infância e da adolescência para discutir o que chama de “silenciamento”, processo em que a personalidade é apagada pelo próprio indivíduo, um dos resultados da discriminação.

O silenciamento que Djamila cita, foi sentido em sua própria pele. E foi só no final de sua adolescência, ao trabalhar na Casa de Cultura da Mulher Negra, que a filósofa entrou em contato com autoras que a fizeram ter orgulho de suas raízes e a levaram ao encontro da militância feminina, deixando de lado os traumas que provocaram seu desejo de se tornar invisível.

Na obra, que chega ao público pela editora Companhia das Letras, entre os temas discutidos está o aumento da intolerância às religiões de matriz africana e os ataques a celebridades negras, temática que esclarece conceitos de empoderamento feminino e interseccionalidade.

Ao longo das páginas também são abordados os limites da mobilização nas redes sociais, as políticas de cotas raciais e as origens do feminismo negro no Brasil e nos Estados Unidos. Entre os artigos, Djamila também discute obras de autores de referência para o feminismo, como Simone de Beauvoir.

Este é o segundo lançamento de Djamila Ribeiro, que foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Hoje, a filósofa e militante coordena a coleção Feminismos Plurais, da editora Letramento, pela qual lançou o livro “O que é lugar de fala”, em 2017.

Serviço

Lançamento  “Quem tem medo do feminismo negro?”, com Djamila Ribeiro

Local: Livraria Saraiva do Shopping Eldorado – Piso 1

Endereço: Avenida Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo – SP 

Quando: Quinta-feira, 14 de junho, às 18h30

Atenção: Confira as regras de participação abaixo. Evento sujeito à capacidade e ao horário de fechamento da loja.

 

– Serão distribuídas 300 senhas mediante a compra do livro, na loja Saraiva Shopping Eldorado, a partir do dia 14/06 durante o horário de funcionamento da loja.

– Será permitida 01 senha por pessoa e limite de 02 livros, sendo obrigatoriamente um livro do lançamento.

– Para facilitar o atendimento, não serão permitidas selfies e gravações na mesa de autógrafos, fotos de celular e câmeras pessoais serão permitidas no momento do autógrafo, desde que realizadas por um organizador do evento.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador