Livro com plano para reconstruir o Brasil pós-Bolsonaro é lançado nesta quarta-feira (7)

“Reconstruir a Democracia” chega ao público por meio de evento virtual, às 19h, no canal do Youtube da ADJC. Todos os autores participaram do lançamento

Capa de “Reconstruir a Democracia – União de amplas forças políticas e sociais para a luta ideológica”. | Divulgação

Jornal GGN – Uma obra que escancara as faces do bolsonarismo, mas – mais que isso – mostra os caminhos para superar este cenário trágico e retomar a democracia brasileira em sua totalidade será lançada nesta quarta-feira, 7 de julho. “Reconstruir a Democracia – União de amplas forças políticas e sociais para a luta ideológica”, livro organizado por Aldo Arantes e editado pela Anita Garibaldi e a Expressão Popular, chega ao público por meio de evento virtual,  às 19h, na canal do Youtube da Associação Nacional de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC). 

O lançamento será apresentado pelo doutor em Educação, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e secretário de Cooperação e Ações Prioritárias do Ministério da Educação da Argentina, Pablo Gentili. Os autores dos textos e colaboradores da coletânea também participaram do evento.

“Reconstruir a Democracia – União de amplas forças políticas e sociais para a luta ideológica” se desdobra em análises sobre o golpismo da guerra híbrida, tecnologia, neurociência, redes sociais, a judicialização da política, bolsonarismo, entre outros temas. A partir do diagnóstico desses pontos centrais, feito por especialistas em diferentes áreas relativas ao pensamento democrático e progressista, é discutido um programa tático, com propostas concretas. 

“O livro surgiu da constatação, pela ADJC, de que a extrema-direita, ao assumir a Guerra Cultural, conseguiu obter importantes vitórias no terreno ideológico e político e era necessário fazer um estudo aprofundado deste fenômeno para contribuir na formulação de um programa e de uma tática de luta ideológica para os setores democráticos e progressistas”, afirmam os organizadores do projeto, em nota.

“Só se pode denunciar o que se compreende. Por isso mesmo, este livro é composto por duas partes intrinsecamente associadas: primeiro passo, o entendimento do fenômeno; em seguida, a elaboração de formas de resistência a fim de superar as contradições e os impasses do bolsonarismo”, escreveu o professor João Cezar de Castro Rocha, autor do livro Guerra Cultural e Retórica do ódio: Crônicas de um Brasil Pós-político, no prefácio da nova obra. 

Acompanhe, a partir das 19h:

A obra reúne textos dos seguintes autores:

Professores João Cezar de Castro Rocha, Enoque Feitosa, Lorena Freitas e Mamede Said;

Advogados Aldo Arantes, Carol Proner, João Paulo dos Santos e Lúcio Flávio Dias;

Psicólogos sociais Paulo Maldos e Marcos Ferreira;

Especialista em redes sociais, Renata Mielli;

Jornalista e escritor Osvaldo Bertolino;

Neurocientista Sidarta Ribeiro;

Hackers Everton Rodrigues e Fabianne Balvedi.

Colaboraram na redação de textos também Antônia Mara Vieira Loguércio, Márcio Ortiz Meinberg, Rodrigo Duarte Maia, Guilherme da Hora Pereira, Ana Bock, Odair Furtado, Zeca Moura, Beá Tibiriçá, Anahuac de Paula Gil, Paulo Oliveira Kretcheu, Marcos Ferreira e Leandro L. Loguércio. 

Obra organizada por iniciativa de Aldo Arantes, coordenador nacional da ADJC, deputado na Constituinte de 1988, mestre em Ciência Política e membro da Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador