Luiz Roberto Guedes lança o livro “Como ser ninguém na cidade grande”, em São Paulo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O poeta, escritor, cronista, tradutor e letrista Luiz Roberto Guedes faz o lançamento de seu mais novo livro, “Como ser ninguém na cidade grande”, no dia 19 de setembro, quarta-feira, em São Paulo. Este trabalho traz uma seleta de melhores contos, escritos nos últimos vinte anos, e publicados em livros, revistas e jornais literários. Mas também traz alguns inéditos.

Segundo o escritor Roniwalter Jatobá, que assina a orelha do livro, as dezoito narrativas ‘propiciam uma multiplicidade de olhares sobre a cidade e seus viventes’, refletindo ‘um testemunho do nosso tempo, numa prosa direta e repleta da condição humana’. 

Guedes não é um iniciante, ao contrário, publicou numerosos títulos passeando por diversos campos literários. Na infanto juvenil começou com ‘Perdidos no trem fantasma’, em 1995 e o último foi ‘A saga do Gato do Negro’, em 2016. Na seara adulta, escreveu ‘O mamaluco voador’, em 2006. Contos, a exemplo do lançamento deste dia 19, o belíssimo ‘Alguém para amar no fim de semana’, de 2010.

‘Miss Tattoo – uma quase novela’, publicada em 2016, foi descrita pelo crítico Alfredo Monte como uma ‘taxonomia do tiozão’, que abrangeria desde ‘tipos descolados (que circulam pela noite), até tipos introspectivos, voltados nostalgicamente para os anos 80’. ‘É incrível a leveza da prosa de Guedes. Ele escreve como um autor policial norte-americano. Entretanto, é uma falsa leveza, ainda que o leitor ache tudo fluente, jocoso e mordaz. (…) É amargura no fundo do riso, é o ácido no suco da laranjeira ”. Esse estilo seco e despojado também foi observado pelo poeta, tradutor e editor Vanderley Mendonça: “Guedes é poeta e, impressionantemente, não usa o artifício poético em seus livros para criar imagens batidas e surradas buscando emoção fácil no leitor’, completou o crítico.

Saboreie um trecho deste novo trabalho de Luiz Roberto Guedes

#TRECHO

Grande João Vitorino. Parece que você nos mandou alguns originais nos últimos anos, não foi? É lamentável, meu caro, mas este país não lê, não valoriza o autor nacional. O que você trouxe aí? Morto sem chão? Qual é o assunto? Hum. Interessante. É compreensível, você lida com a realidade que conhece. O tema é sempre o grande problema de um livro, meu caro. That’s the trouble. Atualmente, ninguém quer ouvir falar desse tipo de regionalismo tardio: massacre de sem-terra, tribo dizimada, grilagem de terras, assassinato de missionário, matador de aluguel etc. O Brasil urbano está de costas pra esse Brasil do fundão. É pena, mas that’s it. A missão de um editor hoje é uma verdadeira cruzada. It’s really hard, my dear.

SERVIÇO: “Como ser ninguém na cidade grande”, contos de Luiz Roberto Guedes, Penalux, 2018, 208 páginas, R$ 40,00.

LANÇAMENTO: 19 de setembro, quarta-feira, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Al Janiah, Rua Rui Barbosa, n° 269, Bela Vista, S. Paulo.

 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como não ser ninguém na cidade grande

    Conheço a obra do escritor Luiz Roberto Guedes desde 2000 e o admiro desde então. Como disse o poeta: “ele escreve com leveza mas, na verdade é amargura no fundo do riso”.

    Parabéns Guedes!! 

  2. Como não ser ninguém na cidade grande

    Conheço a obra do escritor Luiz Roberto Guedes desde 2000 e o admiro desde então. Como disse o poeta: “ele escreve com leveza mas, na verdade é amargura no fundo do riso”.

    Parabéns Guedes!! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador