Um texto embalado em esperança e celebração

The End of Your Life Book Club, de Will Schwalbe. Ed.Knopf. 2012. (*)

“Ler não é o oposto de fazer. Ler é o oposto de morrer.”

A frase forte, certeza sólida, e a tonelada de sentimentos por trás do que a sentença representa, são o mote desta obra de Will Schwalbe.

Escrita como um último registro, um ritual de despedida de sua mãe, diagnosticada com um dos mais agressivos tipos de câncer, é uma história de não-ficção,  e uma poética descrição do relacionamento entre os dois protagonistas.

Mulher ativa e pertencente à classe média-alta norte-americana, membro de um tradicional círculo intelectual da costa leste, ativista das mais combativas na área de refugiados e direitos humanos, Mary Anne, após o retorno de uma missão no Afeganistão, recebe o fatal prognóstico: expectativa de vida de alguns poucos meses.O inclemente câncer pancreático já apresenta metástase e compromete o fígado e outros órgãos. Não há nada a fazer.

Desde a primeira página não existe a menor hipótese de um final feliz. A dúvida não é “se” Mary Anne vai morrer, mas “ quando” isto acontecerá, e o que restará desta triste porém delicadíssima experiência com seu filho.

Como aconteceria em qualquer família, o trágico acontecimento vai revirar a vida de todos. Mas para o filho do meio, e autor do livro, Will, vai ser dado o privilégio de conviver intensamente com sua mãe no derradeiro caminhar.

“Mal conseguimos lidar com a morte, nunca estamos preparados. Se nem aprendemos a viver, como se ensina o processo de morrer, a quem morre e a quem fica?”, indaga o autor. Como lidar com o caminho sombrio que leva ao fim inevitável e certeiro?

Trata-se de um livro denso, o assunto jamais permitiria ser menos que um daqueles textos de “cortar o coração”.

Mas é ao mesmo tempo uma belíssima obra sobre o amor mãe-e-filho.E do amor em comum que os une para sempre: a leitura.

Ler passa a ser amar, ajudar, curar,  fazer companhia, acarinhar.

Nas horas cotidianas compartilhadas na sala de quimioterapia, Will e Mary Anne vão conversar e refletir juntos sobre inúmeros livros.

Se as bombas químicas são injetadas nas veias de um, cabe ao outro alimentá-la de discussões, reflexões, memórias, debates, indagações, sobre os livros lidos na semana, neste tão peculiar Clube do Livro de apenas dois sócios.

Ambos possuem um olhar aguçado sobre a literatura.

Ela, uma intelectual de origem nobre, com repertório vastíssimo acumulado nos seus 73 anos de vida, mais de 50 deles vividos em países díspares como Cambodja e Sierra Leone. Ele, profissional do mundo editorial, acostumado a roçar cotovelos e manuscritos com alguns dos maiores nomes da escrita contemporânea.

Suas leituras saltam, sem barreiras, dos clássicos aos best-sellers,  da poesia aos mistérios, do realismo fantástico a livros espirituais e de autoajuda. Até a  Bíblia é lida com fervor por uma crédula Mary Anne, e com ateu  olhar, por Will. Não há preconceito e não há tema proibido nos encontros entre os dois.

Pairando absoluta sobre todos os cenários, a certeza que a leitura é fonte de coragem, de gratidão, de afeto, de encantamento, de sopros de vida. O autor nos relembra que os livros podem nos confortar, nos deslumbrar, nos ensinar e nos tornar pessoas melhores. Mesmo quando o futuro é tão cruel.

O que deveria ser um texto sobre a perda e a morte, acaba embalado em esperança e celebração. Celebração da vida, da Literatura e do amor em família.

(*) O Clube do Livro do Fim da Vida – Uma História Real Sobre Perda, Celebração e o Poder da Leitura, Editora Objetiva, 2013.

Serviço: Se vc quiser conhecer o importante trabalho de Mary Anne Schwalbe, na Womens Refugee Commission, visite:

http://womensrefugeecommission.org/press-room/852-memoriam-mas

 Se vc gosta de comer bem, o website de gastronomia do autor Will Schwalbe, Cookstr.com  , é um passeio certo e apetitoso:

http://www.cookstr.com/

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador